Glaz Entretenimento<\/a><\/strong><\/span>, onde atuou como coordenadora executiva nos filmes \u201cCopa de Elite\u201d, \u201cOdeio o Dia dos Namorados\u201d, e nas s\u00e9ries \u201cHistorietas Assombradas para Crian\u00e7as Malcriadas\u201d, \u201cVida de Estagi\u00e1rio\u201d, entre outros.<\/p>\nEm entrevista para a AIC ela preparou algumas dicas para quem pretende inscrever um projeto, confira:<\/p>\n
AIC – No edital de estimulo de curta-metragem ser\u00e3o selecionados 15 curtas, com pr\u00eamios de R$ 80 mil por curta. Quem pode se inscrever?<\/b><\/p>\n
Luiza Favale:<\/b> O pr\u00eamio Est\u00edmulo de curta-metragem \u00e9 aberto a pessoas f\u00edsicas que comprovadamente residam no Estado de S\u00e3o Paulo h\u00e1 mais de 02 anos, e que n\u00e3o tenham dirigido filmes de longa-metragem. Os proponentes que passarem para a segunda fase ter\u00e3o que indicar uma empresa tamb\u00e9m sediada em SP h\u00e1 mais de 02 anos para firmar o contrato com a Secretaria.<\/p>\n
AIC – O que \u00e9 analisado pelos \u201cjurados – curadores\u201d? Como se destacar em meio a tantos projetos que ser\u00e3o enviados?<\/b><\/p>\n
L.F.: <\/b>O mais importante \u00e9 a originalidade e a relev\u00e2ncia do projeto. No caso de projetos de fic\u00e7\u00e3o e anima\u00e7\u00e3o a qualidade do roteiro \u00e9 um dos fatores preponderantes. Em anima\u00e7\u00e3o, a qualidade visual das artes de conceito ou do storyboard apresentados tamb\u00e9m contam muito. No caso de projeto de document\u00e1rio, uma boa pesquisa j\u00e1 feita e a indica\u00e7\u00e3o de personagens d\u00e1 for\u00e7a ao projeto. Evite falar apenas do tema no projeto, tente deixar o document\u00e1rio o mais palp\u00e1vel poss\u00edvel. Isso pode exigir uma pesquisa inicial mais extensa. A viabilidade tamb\u00e9m \u00e9 importante: mostrar que \u00e9 poss\u00edvel (e de que forma) realizar o filme com o pr\u00eamio do edital.<\/p>\n
AIC – Muita gente tem ideias para curtas, mas poucos tem paci\u00eancia para inscrever suas ideias em editais, j\u00e1 que isso exige um monte de adequa\u00e7\u00f5es, escrever justificativas e defender o projeto. Sem contar na formata\u00e7\u00e3o de tudo. O cineasta que est\u00e1 come\u00e7ando geralmente n\u00e3o tem a figura de um produtor cultural ou algu\u00e9m da \u00e1rea de produ\u00e7\u00e3o e faz tudo sozinho, na ra\u00e7a. Como fazer tudo isso, sem deixar passar nada?<\/b><\/p>\n
L.F.: <\/b>Realmente \u00e9 muito comum que diretores e roteiristas em in\u00edcio de carreira escrevam os pr\u00f3prios projetos. Projetos de curta-metragem s\u00e3o mais simples, e com paci\u00eancia e organiza\u00e7\u00e3o \u00e9 poss\u00edvel fazer isso sem transformar a tarefa num bicho de sete cabe\u00e7as. \u00c9 muito importante que o edital seja lido completamente, com seus pontos principais destacados. Normalmente eles possuem um cap\u00edtulo que explica passo a passo qual a documenta\u00e7\u00e3o a ser entregue e de que forma ela deve ser organizada. O mesmo acontece com o projeto t\u00e9cnico: o edital diz exatamente quais textos devem ser enviados e em que ordem. Sempre coloque os documentos e informa\u00e7\u00f5es na ordem indicada, e preste aten\u00e7\u00e3o se as p\u00e1ginas devem ou n\u00e3o ser encadernadas. Atente-se ao m\u00e1ximo de p\u00e1ginas permitidas em alguns textos. N\u00e3o entregar o projeto nos moldes solicitados no edital \u00e9 pass\u00edvel de inabilita\u00e7\u00e3o no edital. Sempre que surgir uma d\u00favida, entre em contato com o \u00f3rg\u00e3o que organiza o edital, eles costumam responder as d\u00favidas por telefone ou e-mail.<\/p>\n
AIC – Qual a dica para montar um or\u00e7amento adequado?<\/b><\/p>\n
L.F.: <\/b>Para fazer o or\u00e7amento \u00e9 necess\u00e1rio fazer um levantamento de todas as necessidades do projeto. Uma boa dica \u00e9 come\u00e7ar pelo cronograma de realiza\u00e7\u00e3o. Quanto mais r\u00e1pido for feito o filme, mais econ\u00f4mico em termos de loca\u00e7\u00e3o de equipamentos, cach\u00ea de equipe, loca\u00e7\u00f5es, etc. Muitas vezes ap\u00f3s realizar o or\u00e7amento vemos que \u00e9 invi\u00e1vel filmar o roteiro inicial, e \u00e9 necess\u00e1rio um novo tratamento de roteiro para simplificar algumas cenas e deixar o projeto fact\u00edvel com os recursos dispon\u00edveis.<\/p>\n
AIC – E na PROPOSTA DE DIRE\u00c7\u00c3O o que \u00e9 legal destacar. Qual a dica?<\/b><\/p>\n
L.F.: <\/b>Na proposta de dire\u00e7\u00e3o \u00e9 importante que se coloque qual a \u201ccara\u201d, o tom do filme e o ritmo do filme. \u00c9 poss\u00edvel fazer refer\u00eancia a outras obras audiovisuais ou de outras \u00e1reas como artes pl\u00e1sticas, m\u00fasica ou teatro. Uma dica que pode ajudar \u00e9 o diretor falar das \u00e1reas do filme separadamente: Decupagem, Fotografia, Som, Dire\u00e7\u00e3o de Arte, Dire\u00e7\u00e3o de Atores, Montagem, etc., mostrando como vai fazer todos os elementos do filme confluirem para um resultado harm\u00f4nico e que tenha a ver com o roteiro apresentado.<\/p>\n