{"id":9260,"date":"2014-03-19T09:00:58","date_gmt":"2014-03-19T12:00:58","guid":{"rendered":"http:\/\/www.aicinema.com.br\/?p=9260"},"modified":"2018-12-14T11:24:09","modified_gmt":"2018-12-14T13:24:09","slug":"interpretacao-e-direcao-de-cinema","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/interpretacao-e-direcao-de-cinema\/","title":{"rendered":"Interpreta\u00e7\u00e3o e Dire\u00e7\u00e3o de Cinema"},"content":{"rendered":"

Como o ator traz a emo\u00e7\u00e3o para uma cena rodeada por aparatos t\u00e9cnicos, c\u00e2meras e ilumina\u00e7\u00e3o de cinema? O cineasta sueco Ingmar<\/p>\n

\"ingmar<\/a>
Ingmar Bergman – o diretor que ficou conhecido por penetrar na alma dos personagens.<\/figcaption><\/figure>\n

Bergman, autor de algumas das obras mais valiosas do cinema, ficou conhecido pela forma como dirigia os atores em seus filmes. Como conseguia aproximar a c\u00e2mera do ator e arrancar seus sentimentos, fazendo com que sua lente captasse todo o drama da cena. In\u00e1cio Araujo, cr\u00edtico da Folha, escreveu em um artigo<\/b><\/a>: \u201cTalvez Bergman tenha sido mesmo \u2018o cineasta do instante\u2019, como definiu Godard em 1958: era o pensamento que ocorria mesmo que longinquamente a um determinado rosto que sua c\u00e2mera levava ao espectador. N\u00e3o penetrava na psique dos personagens. Penetrava na alma, de certa forma, mas sabia que s\u00f3 poderia faz\u00ea-lo por meio de seus corpos\u201d.<\/p>\n

F\u00f3rmulas prontas n\u00e3o existem, e cada diretor tem a sua forma de dirigir atores. No Brasil, \u00e9 muito popular, inclusive, a figura do preparador de elenco. Em todas as abordagens, ainda que diferentes, uma coisa \u00e9 certa: o ator tem que estar preparado para entrar no set, e o diretor, para gui\u00e1-lo e extrair o melhor da sua performance.<\/p>\n

Deixe seu e-mail e Receba…<\/b><\/p>\n

Convite para eventos gratuitos, entrevistas e dicas, promo\u00e7\u00f5es e descontos nos cursos da AIC<\/p>\n