{"id":9230,"date":"2014-02-28T10:16:02","date_gmt":"2014-02-28T13:16:02","guid":{"rendered":"http:\/\/www.aicinema.com.br\/?p=9230"},"modified":"2014-02-28T10:16:02","modified_gmt":"2014-02-28T13:16:02","slug":"veronica-stigger-coordenadora-de-criacao-literaria-da-aic-ganha-premio-da-biblioteca-nacional","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/veronica-stigger-coordenadora-de-criacao-literaria-da-aic-ganha-premio-da-biblioteca-nacional\/","title":{"rendered":"Veronica Stigger, coordenadora de Cria\u00e7\u00e3o Liter\u00e1ria da AIC, ganha pr\u00eamio da Biblioteca Nacional"},"content":{"rendered":"
<\/a>A escritora e coordenadora da Academia Internacional de Cinema (AIC), Veronica Stigger<\/a><\/b>, ganhou o pr\u00eamio Machado de Assis, na categoria de Melhor Romance, da Biblioteca Nacional. \u201cOpisanie \u015bwiata\u201d (Cosac Naify) \u00e9 o romance de estreia da professora de Cria\u00e7\u00e3o Liter\u00e1ria, ap\u00f3s tr\u00eas livros de contos, um livro mix de g\u00eaneros, e um livro infantil.<\/p>\n \u201cFiquei muito feliz com o pr\u00eamio Machado de Assis, ainda mais que o resultado foi anunciado alguns dias depois de a exposi\u00e7\u00e3o “Maria Martins: metamorfoses”, curada por mim, ter sido agraciada com o Grande Pr\u00eamio da Cr\u00edtica da APCA. Dois pr\u00eamios em um semana. Est\u00e1 bom, n\u00e3o?\u201d, comenta Veronica sobre a premia\u00e7\u00e3o.<\/p>\n O livro \u00e9 uma esp\u00e9cie de relato de viagens ambientado nos anos 30. A hist\u00f3ria central \u00e9 a de Opalka, um polon\u00eas de cerca de sessenta anos que, em sua terra natal, recebe uma carta por meio da qual descobre que tem um filho no Brasil \u2013 mais especificamente, na Amaz\u00f4nia \u2212, internado num hospital em estado grave. O pai decide viajar ao encontro do filho; no in\u00edcio do percurso, conhece Bopp, um turista brasileiro que, ao tomar conhecimento das raz\u00f5es da viagem de Opalka, resolve abandonar seu giro pela Europa para acompanh\u00e1-lo ao Brasil.<\/p>\n O livro, que segundo os cr\u00edticos, tem um \u201car de cinema\u201d, por conta de sua narrativa que lembra um road movie e um projeto gr\u00e1fico <\/a>vibrante, tomou forma enquanto a autora a escrevia. \u201cPara mim, a hist\u00f3ria e a forma n\u00e3o s\u00e3o coisas separadas. O\u00a0\u201cOpisanie \u015bwiata\u201d tem v\u00e1rias linhas narrativas e eu queria que houvesse uma diferencia\u00e7\u00e3o gr\u00e1fica que deixasse claras essas linhas, mas sem que se recorresse aos tradicionais it\u00e1licos ou negritos. Por isso, as cartas, os fragmentos de di\u00e1rio e os outros textos curtos \u2212 aqueles que imaginei terem sido recolhidos ou pelo menos lidos por Opalka durante a viagem \u2212 aparecem sobre um fundo azul clarinho. A narrativa em terceira pessoa est\u00e1 sobre um fundo claro. E os tercetos, que falam ao viajante europeu o que eles devem esperar da Am\u00e9rica Latina, se acham sobre um fundo azul escuro. O ar de cinema est\u00e1 nas primeiras p\u00e1ginas do livro. Imaginei a abertura da hist\u00f3ria como a abertura de um filme. Assim, depois das imagens da Pol\u00f4nia, as cartas s\u00e3o os primeiros textos que aparecem, como uma esp\u00e9cie de cena antes dos \u201ccr\u00e9ditos\u201d (o t\u00edtulo do livro e minha assinatura em duas p\u00e1ginas). S\u00f3 depois disso \u00e9 que v\u00eam as ep\u00edgrafes, a dedicat\u00f3ria, os cap\u00edtulos\u201d, conta Veronica.<\/p>\n Toda narrativa de fic\u00e7\u00e3o \u2013 todo conto, todo romance \u2013 se constitui a partir de alguns elementos fundamentais: narradores e pontos de vista, personagens, di\u00e1logos, descri\u00e7\u00f5es de pessoas, de objetos, de ambientes. O objetivo do curso de Cria\u00e7\u00e3o Liter\u00e1ria \u00e9 fornecer aos alunos, a partir de exerc\u00edcios de escrita e do estudo de autores cl\u00e1ssicos e contempor\u00e2neos, o conhecimento b\u00e1sico acerca de cada um desses elementos. \u201cO curso de Cria\u00e7\u00e3o Liter\u00e1ria \u00e9 dirigido tanto \u00e0queles que est\u00e3o come\u00e7ando a escrever quanto aos que j\u00e1 v\u00eam escrevendo h\u00e1 algum tempo. Cada oficina \u00e9 voltada para um dos elementos fundamentais da narrativa, seja ela conto ou romance: ponto de vista\/narrador, personagem, di\u00e1logo, descri\u00e7\u00e3o. A ideia \u00e9 exercitar esses elementos a partir da leitura e discuss\u00e3o de textos exemplares. Al\u00e9m disso, oferecemos um semin\u00e1rio transversal que aborda os principais g\u00eaneros liter\u00e1rios\u201d, conta. Para saber mais sobre o curso, clique aqui<\/span><\/strong><\/a>.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" A escritora e coordenadora da Academia Internacional de Cinema (AIC), Veronica Stigger, ganhou o pr\u00eamio Machado de Assis, na categoria de Melhor Romance, da Biblioteca Nacional. \u201cOpisanie \u015bwiata\u201d (Cosac Naify) \u00e9 o romance de estreia da professora de Cria\u00e7\u00e3o Liter\u00e1ria, ap\u00f3s tr\u00eas livros de contos, um livro mix de g\u00eaneros, e um livro infantil. \u201cFiquei …<\/p>\nNarrativa Cinematogr\u00e1fica<\/b><\/h4>\n
O Curso de Cria\u00e7\u00e3o Liter\u00e1ria da AIC<\/b><\/h4>\n