{"id":8208,"date":"2013-09-12T09:00:41","date_gmt":"2013-09-12T12:00:41","guid":{"rendered":"http:\/\/aicinema.com.br\/?p=8208"},"modified":"2013-09-12T09:00:41","modified_gmt":"2013-09-12T12:00:41","slug":"o-cinema-alem-do-cinema","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/o-cinema-alem-do-cinema\/","title":{"rendered":"O cinema al\u00e9m do cinema"},"content":{"rendered":"

Quem pensa em estudar em escolas ou faculdades de cinema quer normalmente trabalhar na produ\u00e7\u00e3o de filmes, em profiss\u00f5es que estejam diretamente ligadas \u00e0s diversas atividades que envolvem as etapas do fazer cinematogr\u00e1fico. Mas h\u00e1 muito mais campo para explorar: de alguns anos para c\u00e1, com a revolu\u00e7\u00e3o digital, o mercado audiovisual explodiu a demanda para novas atividades, onde os profissionais podem encontrar grandes oportunidades de colocar os talentos para funcionar. Selecionamos alguns casos bem sucedidos em \u00e1reas como games, produ\u00e7\u00e3o de eventos de cinema e de cria\u00e7\u00e3o de conte\u00fados educativos, apresentando novas possibilidades que v\u00e3o al\u00e9m do mundo das salas de cinema.<\/strong><\/p>\n

GAMES<\/b><\/h4>\n

Ex-aluna da AIC, do curso Filmworks, Carol Frattini hoje \u00e9 s\u00f3cia da \u201c44 Toons<\/a>\u201d, produtora de anima\u00e7\u00e3o que se originou como uma divis\u00e3o de uma outra produtora mais antiga, chamada \u201c44 Bico Largo\u201d. Nas duas produtoras, anima\u00e7\u00e3o e games andam juntos.<\/p>\n

\"Carol<\/a>
Carol Frattini – ex-aluna e s\u00f3cia da 44Toons<\/figcaption><\/figure>\n

\u201cO Ale McHaddo fundou a 44 Bico Largo, em 1996, como produtora de games. Na \u00e9poca, ele lan\u00e7ou “O Enigma da Esfinge”, at\u00e9 hoje um dos jogos nacionais para PC mais vendidos no Brasil (e recentemente relan\u00e7ado para iPad, na Apple Store). S\u00f3 em 2006, ele fundou a 44 Toons, dedicada a produ\u00e7\u00e3o de s\u00e9ries e filmes.\u201d, explica.<\/p>\n

Quase 20 anos depois da funda\u00e7\u00e3o, a \u201c44 Bico Largo\u201d j\u00e1 tem quatro jogos dispon\u00edveis na Apple Store e mais um na loja virtual Google Play.<\/p>\n

Segundo Carol, as artes produzidas \u2014 tanto para os aplicativos, quanto para os games \u2014 s\u00e3o feitas pela mesma equipe que produz a arte para as s\u00e9ries. \u201cUm animador pode tanto trabalhar em uma produtora de audiovisual como uma produtora de games. No fundo, tanto cinema\/TV quanto game \u00e9 sobre uma coisa: contar uma hist\u00f3ria. A diferen\u00e7a \u00e9 que no game voc\u00ea interage ativamente, enquanto no cinema e na TV, apenas imerge na hist\u00f3ria que \u00e9 proposta na sua frente.\u201d<\/p>\n

De fato, se pararmos para reparar, os mercados de games e de cinema e audiovisual em geral andam muito pr\u00f3ximos de uns tempos para c\u00e1. \u00c9 o que os especialistas em comunica\u00e7\u00e3o t\u00eam chamado de \u201cpensar a rela\u00e7\u00e3o transm\u00eddia\u201d, ou seja, criar diferentes tipos de aplica\u00e7\u00e3o de conte\u00fado para um mesmo produto principal. Assim, quando se pensa num filme ou num seriado, logo tamb\u00e9m surgem produtos paralelos oriundos dele, como os games, por exemplo. Ou vice-versa dos games para um filme ou seriado.<\/p>\n

\u201cHoje existe uma necessidade de se tirar o produto audiovisual de sua matriz prim\u00e1ria para migr\u00e1-lo para outras plataformas. Se voc\u00ea gosta de uma s\u00e9rie, vai procurar um aplicativo daquela marca para baixar no smartphone, ou um game para jogar no Facebook ou no site. Da mesma forma, se voc\u00ea tem aplicativo que vira febre, trata logo de fazer uma s\u00e9rie para TV, como aconteceu com o \u2018Angry Birds\u2019.\u201d, diz a ex-aluna da AIC.<\/p>\n

Segundo Carol Frattini, atualmente o mercado de produtos multiplataformas est\u00e1 em franco crescimento, principalmente para o universo infantil, onde h\u00e1 uma necessidade cada vez maior de se colocar a mesma marca em diversos meios. \u201cO foco neste assunto \u00e9 t\u00e3o grande que at\u00e9 em editais de capta\u00e7\u00e3o para longa-metragens se pergunta qual \u00e9 o potencial multiplataforma do produto.\u201d, alerta Carol aos interessados em garantir recursos para a produ\u00e7\u00e3o de seus pr\u00f3prios filmes.<\/p>\n

PRODU\u00c7\u00c3O DE EVENTOS DE CINEMA<\/b><\/h4>\n
\"Andr\u00e9<\/a>
Andr\u00e9 Albregard – ex-aluno e produtor da Mostra Mundo \u00c1rabe de Cinema<\/figcaption><\/figure>\n

Aluno do quarto semestre do Filmworks<\/a>, da AIC, atualmente, Andr\u00e9 Albregard entrou no curso com o sonho de formar sua pr\u00f3pria equipe de filmagem. Os caminhos profissionais, entretanto, o levaram a atuar profissionalmente na produ\u00e7\u00e3o de mostras de cinema.<\/p>\n

\u201cA produ\u00e7\u00e3o executiva de mostra de cinema foi um meio que encontrei de estudar cinema e conhecer filmes e pessoas que estejam interessadas nessa arte\u201d, conta Andr\u00e9. No ano passado, ele teve sua primeira experi\u00eancia nesta \u00e1rea dentro da pr\u00f3pria AIC, como curador do \u201cTela em Movimento\u201d, um evento promovido pela escola, que traz cineastas e seus filmes para realizar discuss\u00f5es de temas selecionados com os estudantes.<\/p>\n

Atualmente, ele trabalha com a produ\u00e7\u00e3o da \u201c8\u00aa Mostra Mundo \u00c1rabe de Cinema<\/a>\u201d, que acontece nos meses de agosto e setembro, em S\u00e3o Paulo e no Rio de Janeiro.<\/p>\n

O evento \u00e9 dedicado \u00e0 difus\u00e3o de acervo audiovisual de um conte\u00fado que raramente chega ao circuito comercial brasileiro e traz filmes que retratam a realidade pol\u00edtica, social e cultural dos pa\u00edses \u00e1rabes, al\u00e9m de abordar a presen\u00e7a da cultura \u00e1rabe na sociedade brasileira e latino-americana.<\/p>\n

\u201cNa produ\u00e7\u00e3o executiva, fico respons\u00e1vel por coordenar o or\u00e7amento do projeto, atender \u00e0s demandas dos patrocinadores, distribuidores dos filmes selecionados, exibidores, do Minist\u00e9rio da Cultura e dos demais parceiros.\u201d, explica Andr\u00e9.<\/p>\n

De acordo com ele, o mercado de produ\u00e7\u00e3o de festivais, hoje em dia, oferece amplas possibilidades para quem tem paix\u00e3o com o trabalho que envolve o cinema al\u00e9m da produ\u00e7\u00e3o de filmes. Andr\u00e9 avisa ainda que \u00e9 necess\u00e1rio ter comprometimento, capacidade de trabalho em hor\u00e1rios alternativos, boa reda\u00e7\u00e3o e organiza\u00e7\u00e3o para redigir projetos e controlar or\u00e7amentos.<\/p>\n

\u201cNo campo de cinema e produ\u00e7\u00e3o cultural n\u00e3o existem entrevistas e din\u00e2micas de grupo. O que h\u00e1 de fato s\u00e3o encontros e reencontros que podem render grandes parcerias profissionais. Por isso, \u00e9 importante muita disposi\u00e7\u00e3o para ir aos festivais, sess\u00f5es de cinema, debates em mostras, shows, pe\u00e7as de teatro, etc.\u00a0 Para fazer filmes ou lidar com qualquer manifesta\u00e7\u00e3o art\u00edstica – como produzir filmes, mostras e festivais -, \u00e9 necess\u00e1rio ir onde existem pessoas discutindo e produzindo esses conte\u00fados\u201d, conclui Andr\u00e9.<\/p>\n

PRODU\u00c7\u00c3O DE CONTE\u00daDO EDUCATIVO<\/b><\/h4>\n

Jornalista por forma\u00e7\u00e3o, a ex-aluna C\u00e1tia Reis sempre gostou muito de escrever e contar hist\u00f3rias. Foi isso que a levou, em 2005, a buscar o curso de roteiro<\/a> da AIC. Entusiasmada, no ano seguinte, ela tamb\u00e9m se inscreveu no Filmworks<\/a>.<\/p>\n

\"C\u00e1tia<\/a>
C\u00e1tia Reis – ex-aluna e s\u00f3cia da Tujal\u00ea<\/figcaption><\/figure>\n

\u201cQueria dominar a arte de escrever em linguagem audiovisual. O que aprendi no contato di\u00e1rio com colegas e professores ampliou muito meu olhar sobre toda a cadeia produtiva do cinema, o que hoje entendo ser fundamental para quem quer ser roteirista: conhecer melhor e de forma completa todo o processo de produ\u00e7\u00e3o de um filme.\u201d, conta C\u00e1tia.<\/p>\n

Depois da AIC, C\u00e1tia tornou-se uma pesquisadora acad\u00eamica e estuda hoje o uso do v\u00eddeo em da sala de aula. Ela tamb\u00e9m se aproximou do universo educativo e fundou a \u201cTujal\u00ea<\/a>\u201d: uma produtora com a proposta de transformar conte\u00fados did\u00e1ticos em m\u00eddias digitais.<\/p>\n

\u201cDe um ano e meio pra c\u00e1, em parceria com o Everton Sebben<\/a> (tamb\u00e9m ex-aluno AIC), passamos a focar nossos esfor\u00e7os na produ\u00e7\u00e3o de objetos educacionais. A maior parte da nossa produ\u00e7\u00e3o atual s\u00e3o v\u00eddeos, mas tamb\u00e9m desenvolvemos jogos e infogr\u00e1ficos.\u201d, completa C\u00e1tia.<\/p>\n

A ex-aluna da AIC v\u00ea boas perspectivas e um futuro promissor na \u00e1rea educacional para pessoas que t\u00eam boa forma\u00e7\u00e3o na \u00e1rea audiovisual. \u201cRecentemente, o Minist\u00e9rio da Educa\u00e7\u00e3o instituiu uma lei em que todas as editoras brasileiras que fornecem materiais did\u00e1ticos pro Governo, precisam, a partir de 2014, entregar junto com o livro impresso uma certa quantidade de materiais digitais. E a produ\u00e7\u00e3o desses objetos se configura como um novo desafio para o mercado.\u201d, diz otimista.<\/p>\n

Bem-sucedidos fora das telonas, em comum para nossos entrevistados fica o reconhecimento do aprendizado que receberam e um aviso para aqueles colegas que ainda estudam audiovisual e querem conquistar um lugar no mercado: \u201cAproveitem, que d\u00e1 saudades!\u201d.<\/p>\n

*Mat\u00e9ria feita por Paulo Castilho para a Revista ZOOM – fotos arquivo pessoal alunos. Foto em destaque anima\u00e7\u00e3o produzida pela empresa 44Toons.<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Quem pensa em estudar em escolas ou faculdades de cinema quer normalmente trabalhar na produ\u00e7\u00e3o de filmes, em profiss\u00f5es que estejam diretamente ligadas \u00e0s diversas atividades que envolvem as etapas do fazer cinematogr\u00e1fico. Mas h\u00e1 muito mais campo para explorar: de alguns anos para c\u00e1, com a revolu\u00e7\u00e3o digital, o mercado audiovisual explodiu a demanda …<\/p>\n

O cinema al\u00e9m do cinema<\/span> Leia mais »<\/a><\/p>\n","protected":false},"author":23,"featured_media":15575,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"","ast-site-content-layout":"","site-content-style":"default","site-sidebar-style":"default","ast-global-header-display":"","ast-banner-title-visibility":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","astra-migrate-meta-layouts":"","ast-page-background-enabled":"default","ast-page-background-meta":{"desktop":{"background-color":"var(--ast-global-color-4)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-gradient":""},"tablet":{"background-color":"","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-gradient":""},"mobile":{"background-color":"","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-gradient":""}},"ast-content-background-meta":{"desktop":{"background-color":"var(--ast-global-color-5)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-gradient":""},"tablet":{"background-color":"var(--ast-global-color-5)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-gradient":""},"mobile":{"background-color":"var(--ast-global-color-5)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-gradient":""}},"footnotes":""},"categories":[1],"tags":[],"acf":[],"yoast_head":"\nO cinema al\u00e9m do cinema - Academia Internacional de Cinema (AIC)<\/title>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/o-cinema-alem-do-cinema\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"pt_BR\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"O cinema al\u00e9m do cinema - Academia Internacional de Cinema (AIC)\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"Quem pensa em estudar em escolas ou faculdades de cinema quer normalmente trabalhar na produ\u00e7\u00e3o de filmes, em profiss\u00f5es que estejam diretamente ligadas \u00e0s diversas atividades que envolvem as etapas do fazer cinematogr\u00e1fico. Mas h\u00e1 muito mais campo para explorar: de alguns anos para c\u00e1, com a revolu\u00e7\u00e3o digital, o mercado audiovisual explodiu a demanda … O cinema al\u00e9m do cinema Leia mais »\" \/>\n<meta property=\"og:url\" content=\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/o-cinema-alem-do-cinema\/\" \/>\n<meta property=\"og:site_name\" content=\"Academia Internacional de Cinema (AIC)\" \/>\n<meta property=\"article:published_time\" content=\"2013-09-12T12:00:41+00:00\" \/>\n<meta property=\"og:image\" content=\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-content\/uploads\/2013\/09\/enigma_site1.jpg\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:width\" content=\"827\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:height\" content=\"354\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:type\" content=\"image\/jpeg\" \/>\n<meta name=\"author\" content=\"bertholdo_adm\" \/>\n<meta name=\"twitter:card\" content=\"summary_large_image\" \/>\n<meta name=\"twitter:label1\" content=\"Escrito por\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data1\" content=\"bertholdo_adm\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:label2\" content=\"Est. tempo de leitura\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data2\" content=\"7 minutos\" \/>\n<script type=\"application\/ld+json\" class=\"yoast-schema-graph\">{\"@context\":\"https:\/\/schema.org\",\"@graph\":[{\"@type\":\"WebPage\",\"@id\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/o-cinema-alem-do-cinema\/\",\"url\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/o-cinema-alem-do-cinema\/\",\"name\":\"O cinema al\u00e9m do cinema - Academia Internacional de Cinema (AIC)\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#website\"},\"datePublished\":\"2013-09-12T12:00:41+00:00\",\"dateModified\":\"2013-09-12T12:00:41+00:00\",\"author\":{\"@id\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#\/schema\/person\/212b69ec988b1ad61c7a74b94371e956\"},\"breadcrumb\":{\"@id\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/o-cinema-alem-do-cinema\/#breadcrumb\"},\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"ReadAction\",\"target\":[\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/o-cinema-alem-do-cinema\/\"]}]},{\"@type\":\"BreadcrumbList\",\"@id\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/o-cinema-alem-do-cinema\/#breadcrumb\",\"itemListElement\":[{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":1,\"name\":\"In\u00edcio\",\"item\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/\"},{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":2,\"name\":\"O cinema al\u00e9m do cinema\"}]},{\"@type\":\"WebSite\",\"@id\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#website\",\"url\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/\",\"name\":\"Academia Internacional de Cinema (AIC)\",\"description\":\"Fa\u00e7a parte da comunidade AIC. Alunos e professores percorrem festivais e trilham hist\u00f3rias de sucesso em empresas e produtoras de audiovisual.\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"SearchAction\",\"target\":{\"@type\":\"EntryPoint\",\"urlTemplate\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/?s={search_term_string}\"},\"query-input\":\"required name=search_term_string\"}],\"inLanguage\":\"pt-BR\"},{\"@type\":\"Person\",\"@id\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#\/schema\/person\/212b69ec988b1ad61c7a74b94371e956\",\"name\":\"bertholdo_adm\",\"image\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#\/schema\/person\/image\/\",\"url\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/3a1a6f1450562932f7dba52d35d55f02?s=96&d=mm&r=g\",\"contentUrl\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/3a1a6f1450562932f7dba52d35d55f02?s=96&d=mm&r=g\",\"caption\":\"bertholdo_adm\"},\"sameAs\":[\"http:\/\/bertholdo.com.br\"],\"url\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/author\/bertholdo_adm\/\"}]}<\/script>\n<!-- \/ Yoast SEO plugin. -->","yoast_head_json":{"title":"O cinema al\u00e9m do cinema - Academia Internacional de Cinema (AIC)","robots":{"index":"index","follow":"follow","max-snippet":"max-snippet:-1","max-image-preview":"max-image-preview:large","max-video-preview":"max-video-preview:-1"},"canonical":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/o-cinema-alem-do-cinema\/","og_locale":"pt_BR","og_type":"article","og_title":"O cinema al\u00e9m do cinema - Academia Internacional de Cinema (AIC)","og_description":"Quem pensa em estudar em escolas ou faculdades de cinema quer normalmente trabalhar na produ\u00e7\u00e3o de filmes, em profiss\u00f5es que estejam diretamente ligadas \u00e0s diversas atividades que envolvem as etapas do fazer cinematogr\u00e1fico. Mas h\u00e1 muito mais campo para explorar: de alguns anos para c\u00e1, com a revolu\u00e7\u00e3o digital, o mercado audiovisual explodiu a demanda … O cinema al\u00e9m do cinema Leia mais »","og_url":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/o-cinema-alem-do-cinema\/","og_site_name":"Academia Internacional de Cinema (AIC)","article_published_time":"2013-09-12T12:00:41+00:00","og_image":[{"width":827,"height":354,"url":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-content\/uploads\/2013\/09\/enigma_site1.jpg","type":"image\/jpeg"}],"author":"bertholdo_adm","twitter_card":"summary_large_image","twitter_misc":{"Escrito por":"bertholdo_adm","Est. tempo de leitura":"7 minutos"},"schema":{"@context":"https:\/\/schema.org","@graph":[{"@type":"WebPage","@id":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/o-cinema-alem-do-cinema\/","url":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/o-cinema-alem-do-cinema\/","name":"O cinema al\u00e9m do cinema - Academia Internacional de Cinema (AIC)","isPartOf":{"@id":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#website"},"datePublished":"2013-09-12T12:00:41+00:00","dateModified":"2013-09-12T12:00:41+00:00","author":{"@id":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#\/schema\/person\/212b69ec988b1ad61c7a74b94371e956"},"breadcrumb":{"@id":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/o-cinema-alem-do-cinema\/#breadcrumb"},"inLanguage":"pt-BR","potentialAction":[{"@type":"ReadAction","target":["https:\/\/www.aicinema.com.br\/o-cinema-alem-do-cinema\/"]}]},{"@type":"BreadcrumbList","@id":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/o-cinema-alem-do-cinema\/#breadcrumb","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"In\u00edcio","item":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/"},{"@type":"ListItem","position":2,"name":"O cinema al\u00e9m do cinema"}]},{"@type":"WebSite","@id":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#website","url":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/","name":"Academia Internacional de Cinema (AIC)","description":"Fa\u00e7a parte da comunidade AIC. Alunos e professores percorrem festivais e trilham hist\u00f3rias de sucesso em empresas e produtoras de audiovisual.","potentialAction":[{"@type":"SearchAction","target":{"@type":"EntryPoint","urlTemplate":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/?s={search_term_string}"},"query-input":"required name=search_term_string"}],"inLanguage":"pt-BR"},{"@type":"Person","@id":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#\/schema\/person\/212b69ec988b1ad61c7a74b94371e956","name":"bertholdo_adm","image":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#\/schema\/person\/image\/","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/3a1a6f1450562932f7dba52d35d55f02?s=96&d=mm&r=g","contentUrl":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/3a1a6f1450562932f7dba52d35d55f02?s=96&d=mm&r=g","caption":"bertholdo_adm"},"sameAs":["http:\/\/bertholdo.com.br"],"url":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/author\/bertholdo_adm\/"}]}},"amp_enabled":true,"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/8208"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/23"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=8208"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/8208\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/15575"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=8208"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=8208"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=8208"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}