{"id":7647,"date":"2013-07-15T22:05:29","date_gmt":"2013-07-16T01:05:29","guid":{"rendered":"http:\/\/aicinema.com.br\/?p=7647"},"modified":"2017-09-11T18:28:51","modified_gmt":"2017-09-11T21:28:51","slug":"aic-lanca-novo-curso-de-stop-motion","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/aic-lanca-novo-curso-de-stop-motion\/","title":{"rendered":"AIC lan\u00e7a novo curso de stop motion"},"content":{"rendered":"
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O novo curso de stop motion da AIC vai de 30 de setembro a 11 de outubro de 2013, de segunda a sexta, das 19h30 \u00e0s 22h30.<\/figcaption><\/figure>\n

J\u00e1 pensou em dar vida para seres inanimados?<\/p>\n

No mundo do audiovisual, existe uma t\u00e9cnica b\u00e1sica que d\u00e1 movimento \u00e0s imagens est\u00e1ticas. E o nome dela \u00e9 stop motion.<\/p>\n

A partir do final de setembro, a AIC vai promover um r\u00e1pido\u00a0curso<\/span><\/strong> noturno para ensinar esta linguagem (clique \u00a0no link curso para acessar a p\u00e1gina com mais informa\u00e7\u00f5es), mostrando como ela acontece na teoria e na pr\u00e1tica!<\/p>\n

As aulas ser\u00e3o dadas pela cineasta e artista pl\u00e1stica Nat\u00e1lia Machiaveli <\/span><\/strong>(clique no nome para ver o perfil da professora).<\/p>\n

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SOBRE O STOP MOTION<\/span><\/span><\/strong><\/span><\/h3>\n

A ideia parte do princ\u00edpio de que ao colocar na montagem quadro a quadro, fotografias em sequ\u00eancia, ganha-se o poder de dar vida a objetos inanimados. O efeito acontece gra\u00e7as ao chamado fen\u00f4meno da persist\u00eancia retiniana, que nos d\u00e1 a ilus\u00e3o de a imagem produzir um movimento cont\u00ednuo durante a hist\u00f3ria.<\/p>\n

\"Viagem
Cena do curta “A Viagem \u00e0 Lua”, de Geoge Meli\u00e9s.<\/figcaption><\/figure>\n

As origens do stop motion remontam ao m\u00e1gico franc\u00eas George Meli\u00e9s, que adaptou seu trabalho de ilusionismo para o cinema, tornando-se respons\u00e1vel pelas primeira anima\u00e7\u00e3o usada num filme, o cl\u00e1ssico e pioneiro curta “Viagem \u00e0 Lua”, de 1902 (clique aqui<\/span><\/strong> para assistir).<\/p>\n

A partir de ent\u00e3o, a linguagem que nasceu de forma simples e rudimentar, ganhou cada vez mais espa\u00e7o no mundo audiovisual.<\/p>\n

Com o passar do tempo e o desenvolvimento tecnol\u00f3gico, as produ\u00e7\u00f5es de anima\u00e7\u00e3o ganharam muitos recursos, gra\u00e7as \u00e0 incorpora\u00e7\u00e3o de novas t\u00e9cnicas trazidas pela realidade digital. O uso maci\u00e7o da computa\u00e7\u00e3o gr\u00e1fica na produ\u00e7\u00e3o de filmes, nos \u00faltimos 25 anos, criou um mercado para al\u00e9m do cinema, invadindo \u00e1reas como a\u00a0 publicidade, videoclipes etc. Por outro lado, mais recentemente com a populariza\u00e7\u00e3o das c\u00e2meras digitais e o crescente acesso \u00e0 web, as formas de produ\u00e7\u00e3o e veicula\u00e7\u00e3o deste formato est\u00e3o acess\u00edveis a qualquer um.<\/p>\n

Pensando no interesse cada vez maior sobre o mundo da anima\u00e7\u00e3o, a partir de sua t\u00e9cnica mais b\u00e1sica, surgiu o novo curso de stop motion da AIC: uma excelente maneira de aprender, na pr\u00e1tica, todas as etapas de produ\u00e7\u00e3o de um filme – da cria\u00e7\u00e3o do roteiro \u00e0 escolha dos personagens, cen\u00e1rios, fotografia, montagem e finaliza\u00e7\u00e3o de uma hist\u00f3ria audiovisual. N\u00e3o esquecendo, \u00e9 claro, da utiliza\u00e7\u00e3o da mec\u00e2nica usada em diferentes tipos de anima\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

\"Franthiesco\u201cA gente percebe esse boom<\/em> do mercado nos \u00faltimos anos e tem uma demanda boa para o aprendizado nessa \u00e1rea de stop motion\u201d, diz Frantiesco Balerinni, coordenador de cursos da AIC. A ideia do novo curso, segundo ele, \u00e9 trabalhar de forma pr\u00e1tica os conceitos audiovisuais para criar pequenos filmes de at\u00e9 dois minutos. \u201cSe tudo der certo, este ser\u00e1 o nosso primeiro passo para, quem sabe, iniciar com cursos mais focados e desenvolvidos especificamente para o universo da anima\u00e7\u00e3o\u201d, completa.<\/p>\n

\"natalia2_web\"Respons\u00e1vel pelo curso de stop motion da AIC, a cineasta e artista pl\u00e1stica Nat\u00e1lia Machiaveli \u00e9 graduada pela conceituada academia holandesa \u201cGerrit Rietveld Academy\u201d. Na entrevista abaixo, ela explica um pouco mais sobre as aulas, a experi\u00eancia dela e passa algumas refer\u00eancias de v\u00eddeos em stop motion.<\/p>\n

A ENTREVISTA<\/span><\/strong><\/span><\/h3>\n

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AIC \u2013 Como ser\u00e1 o conte\u00fado do novo curso? Para quem ele foi pensado?
\nNat\u00e1lia Machiaveli:<\/strong> O conte\u00fado do curso come\u00e7a pela t\u00e9cnica b\u00e1sica da mec\u00e2nica de movimento de anima\u00e7\u00e3o (que \u00e9 a mesma teoria para todos os tipos de anima\u00e7\u00e3o). Depois da teoria, pretendo passar o conte\u00fado de forma pr\u00e1tica. Vamos criar um filme de 1 a 2 minutos (lembrando que cada segundo de filme exige ao menos 12 fotos), para isso vamos discutir as ideias, fabricar os objetos a serem manipulados, produzir o set de grava\u00e7\u00e3o e animar! Durante o processo \u00e9 que surgem as dificuldades t\u00e9cnicas e vamos pontuando as quest\u00f5es a medida que elas aparecem. \u00a0Em princ\u00edpio, pensamos num p\u00fablico formado por jovens acima dos 14 anos e adultos de todas as idades, que sejam pessoas interessadas em cinema e arte, com ideias, quest\u00f5es e vontade de produzir.<\/p>\n

AIC \u2013 \u00c9 preciso ter experi\u00eancia anterior ou mesmo equipamento pr\u00f3prio?
\nN.M.:<\/strong> Alguns alunos j\u00e1 v\u00eam com experi\u00eancia em fotografia, ou em ilumina\u00e7\u00e3o, em dire\u00e7\u00e3o, em roteiro, todas essas s\u00e3o partes importantes ao produzir um filme e ir\u00e3o somar certamente. Mas n\u00e3o \u00e9 um requisito que o aluno tenha experi\u00eancia, mesmo porque acredito que esta oficina seja uma \u00f3tima porta de entrada ao cinema assim como \u00e0 anima\u00e7\u00e3o.\u00a0Quanto ao equipamento, \u00e9 preciso ter uma c\u00e2mera fotogr\u00e1fica e de prefer\u00eancia um trip\u00e9.<\/p>\n

AIC \u2013 Fale um pouco sobre o seu processo de trabalho e como o stop motion se encaixa no seu perfil, que inclui forma\u00e7\u00e3o em m\u00fasica e artes pl\u00e1sticas.
\nN.M.:<\/strong> Sempre fui muito interessada em diferentes m\u00eddias da arte. Desde menina estudei m\u00fasica, artes pl\u00e1sticas, poesia, atua\u00e7\u00e3o, e mais tarde, na academia de arte, o audiovisual. Nunca deixei de praticar nenhuma delas e o stop motion apareceu naturalmente da mistura de todas estas t\u00e9cnicas. Era uma maneira de pensar em grandes produ\u00e7\u00f5es, mas que podiam ser executadas em pequena escala. Uma t\u00e9cnica na qual podia usar minhas habilidades pl\u00e1sticas manuais, pensando na fotografia para v\u00eddeo.<\/p>\n

Dar vida a objetos que eu fabrico \u00e9 uma del\u00edcia! Muitas vezes componho as trilhas sonoras dos filmes antes de come\u00e7ar a anima\u00e7\u00e3o. A m\u00fasica sempre me inspira. Quando criei a oficina foi tamb\u00e9m pensando nas possibilidades que decorrem de aprender uma t\u00e9cnica de anima\u00e7\u00e3o mais manual. \u00c9 um fazer da anima\u00e7\u00e3o mais pr\u00f3ximo ao cinema, por ser\u00a0 f\u00edsico. \u00c9 preciso pensar na c\u00e2mera, posicion\u00e1-la e calcular seu movimento, pensar em ilumina\u00e7\u00e3o, cen\u00e1rio, manipular os objetos.<\/p>\n

Gosto muito de fazer anima\u00e7\u00e3o, mas tenho curtido tamb\u00e9m passar a t\u00e9cnica pra frente e observar como as diferentes mentes criativas que participam do meu curso a desenvolvem.<\/p>\n

AIC \u2013 A aplica\u00e7\u00e3o da linguagem do stop motion pode ser usada em muitas m\u00eddias diferentes hoje em dia, n\u00e9?
\nN.M.:<\/strong> Sem d\u00favida. A web \u00e9 uma plataforma incr\u00edvel, nela se pode ver e divulgar muita coisa. H\u00e1 muitos festivais de anima\u00e7\u00e3o inclusive acontecendo virtualmente. Alguns deles sequer existem fora da internet. H\u00e1 tamb\u00e9m muitos v\u00eddeos publicit\u00e1rios circulando na web e na TV que fazem uso de anima\u00e7\u00e3o stop motion. Muitos v\u00eddeo clips tamb\u00e9m. Na TV, anima\u00e7\u00f5es atuais ,como Pingu entre outras,\u00a0 s\u00e3o gravadas inteiramente em stop motion.<\/p>\n

AIC – Qual sua principal refer\u00eancia, o que te inspira no mundo da anima\u00e7\u00e3o?<\/strong>
\nN.M. –<\/strong> Para mim os mestres russos da anima\u00e7\u00e3o foram sempre uma grande fonte de inspira\u00e7\u00e3o. Tem quatro DVDs que t\u00eam anima\u00e7\u00f5es produzidas entre 1960 e 1990. A t\u00e9cnica mais antiga tamb\u00e9m \u00e9 bastante ousada. No quisito est\u00e9tico, minha linha \u00e9 bastante diferente, inspirada em diversas outras refer\u00eancias, mas gosto da maneira como eles utilizavam os materiais para falar algo sobre o conte\u00fado da anima\u00e7\u00e3o.\u00a0 V\u00e3o a\u00ed alguns exemplos, mas \u00e9 muito dif\u00edcil encontr\u00e1-los online, assim, passo apenas os tr\u00eas que encontrei. S\u00e3o eles:<\/p>\n

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Dream<\/b>, de\u00a0 Nina Shorina\u00a0(1988)