{"id":7337,"date":"2013-06-18T13:29:20","date_gmt":"2013-06-18T16:29:20","guid":{"rendered":"http:\/\/aicinema.com.br\/?p=7337"},"modified":"2018-12-10T12:18:07","modified_gmt":"2018-12-10T14:18:07","slug":"a-atriz-rejane-arruda-e-o-novo-curso-de-interpretacao-para-cinema","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/a-atriz-rejane-arruda-e-o-novo-curso-de-interpretacao-para-cinema\/","title":{"rendered":"A Atriz Rejane Arruda e o novo Curso de Interpreta\u00e7\u00e3o para Cinema"},"content":{"rendered":"
<\/b>Rejane Arruda<\/b>, atriz, professora e pesquisadora por voca\u00e7\u00e3o – como se define, \u00e9 uma das professoras do novo curso da Academia Internacional de Cinema, o Curso de Interpreta\u00e7\u00e3o para Cinema<\/a><\/b>.<\/p>\n Como pesquisadora e doutoranda na USP, realiza uma pesquisa intitulada \u201cO Ateli\u00ea do Ator-encenador\u201d sobre o que acontece entre o material de est\u00edmulo (que pode ser uma palavra de um texto, uma instru\u00e7\u00e3o do diretor, uma imagem interna, um movimento, um objeto, um som etc) e a resultante corporal em cena. \u201cUma esp\u00e9cie de articula\u00e7\u00e3o entre v\u00e1rias t\u00e9cnicas que vivencio e reelaboro em minha experi\u00eancia como atriz\u201d, conta.<\/p>\n Estreou no cinema com ningu\u00e9m menos que Ruy Guerra, em \u201cO Veneno da Madrugada\u201d (2004) e depois fez \u201cCorpo\u201d, de Rubens Rewald e Rossana Foglia, protagonizando ao lado de Leonardo Medeiros. Em 2008, o filme ganhou o pr\u00eamio de Melhor Filme no The Method Independent Film Festival, em Los Angeles, e ficou entre os 10 melhores da Mostra Internacional de S\u00e3o Paulo.<\/p>\n Tamb\u00e9m atuou em dois curtas: \u201cMedo de Sangue<\/a>\u201d, de Luciano Coelho, que estreou no Brooklin Internacional Film Festival e percorreu v\u00e1rios outros festivais e, o curta \u201cIminente\u201d, de Romeu Di Sessa, sobre uma personagem com S\u00edndrome do P\u00e2nico.<\/p>\n Dia 14 (pr\u00f3xima sexta), o longa \u201cRendas no Ar\u201d de Sandra Alves, que conta com Rejane no elenco, tem pr\u00e9-estreia no Festival FAM – Florian\u00f3polis Audiovisual Mercosul. \u00a0E em julho, a atriz filma em Porto Alegre, com Leonardo Remor. Al\u00e9m dos filmes, atua h\u00e1 20 anos em teatro e passou pela globo na novela \u201cO Cravo e a Rosa\u201d.<\/p>\n <\/b>Em entrevista para a Academia Internacional de Cinema, Rejane conta um pouco sobre como \u00e9 atuar em cinema e fala sobre o novo curso de Interpreta\u00e7\u00e3o para Cinema. Confira:<\/p>\n AIC \u2013 Qual a diferen\u00e7a em atuar para o cinema?<\/strong> AIC – Quais qualidades e t\u00e9cnicas um bom ator de cinema precisa ter? AIC \u2013 Por que fazer o curso de interpreta\u00e7\u00e3o para cinema? AIC – Que tipo de exerc\u00edcio e desafio o aluno ir\u00e1 encontrar no curso? AIC – Precisa ser ator? AIC \u2013 Qual a sua dica pra quem est\u00e1 come\u00e7ando? <\/b>O objetivo do curso de Interpreta\u00e7\u00e3o para Cinema \u00e9 analisar e refletir sobre os aspectos t\u00e9cnicos e art\u00edsticos que comp\u00f5em a<\/p>\n linguagem do cinema a partir da perspectiva do ator. O curso fornece instrumentos para que o ator tenha a compreens\u00e3o pr\u00e1tica e te\u00f3rica da rela\u00e7\u00e3o entre diretor e ator num set<\/i> de filmagem. Faz uma an\u00e1lise introdut\u00f3ria das escolas de interpreta\u00e7\u00e3o dentro do contexto hist\u00f3rico do cinema e seus desdobramentos. A dire\u00e7\u00e3o de \u201cn\u00e3o-atores\u201d e suas especificidades. Analisa o perfil do ator, constru\u00e7\u00e3o de um perfil de personagem, casting<\/i> e mise en sc\u00e8ne<\/i>. Ao todo s\u00e3o 42 horas distribu\u00eddas em 14 encontros que acontecem \u00e0s quintas, come\u00e7ando no dia 12 de setembro. Saiba mais<\/a> e inscreva-se<\/a><\/b>.<\/p>\n *Fotos Divulga\u00e7\u00e3o<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Atriz, pesquisadora e professora Rejane Arruda, atriz, professora e pesquisadora por voca\u00e7\u00e3o – como se define, \u00e9 uma das professoras do novo curso da Academia Internacional de Cinema, o Curso de Interpreta\u00e7\u00e3o para Cinema. Como pesquisadora e doutoranda na USP, realiza uma pesquisa intitulada \u201cO Ateli\u00ea do Ator-encenador\u201d sobre o que acontece entre o material<\/p>\n","protected":false},"author":23,"featured_media":15549,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"","ast-site-content-layout":"","site-content-style":"default","site-sidebar-style":"default","ast-global-header-display":"","ast-banner-title-visibility":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","astra-migrate-meta-layouts":"default","ast-page-background-enabled":"default","ast-page-background-meta":{"desktop":{"background-color":"var(--ast-global-color-4)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""},"tablet":{"background-color":"","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""},"mobile":{"background-color":"","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""}},"ast-content-background-meta":{"desktop":{"background-color":"var(--ast-global-color-5)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""},"tablet":{"background-color":"var(--ast-global-color-5)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""},"mobile":{"background-color":"var(--ast-global-color-5)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""}},"footnotes":""},"categories":[1],"tags":[],"class_list":["post-7337","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-sem-categoria"],"acf":[],"yoast_head":"\n<\/a>
A Entrevista<\/b><\/h4>\n
\nRejane Arruda<\/strong>:\u00a0Atuar em cinema \u00e9 diferente de atuar no teatro, especialmente pelo jogo com o enquadramento e pelo cinema muitas vezes (acredito que isto aconte\u00e7a bastante no cinema contempor\u00e2neo) exigir do ator uma esp\u00e9cie de atua\u00e7\u00e3o bastante naturalista \u2013 onde se v\u00ea a plasticidade de um pensamento, a inscri\u00e7\u00e3o da visualidade de um corpo cotidiano e \u00edntimo e onde as a\u00e7\u00f5es e as falas precisam ser apresentadas como impulso para que se d\u00ea um efeito de espontaneidade.<\/span><\/p>\n<\/a>
\n<\/b>R.A.:<\/b> Eu acredito muito na constru\u00e7\u00e3o para a desconstru\u00e7\u00e3o. Quer dizer, construir para esquecer e voltar sem querer, desdobrar. Improvisar com cadeias pr\u00e9-marcadas no corpo. Para que na hora a surpresa (e o novo) seja registrada pela c\u00e2mera.<\/p>\n
\n<\/b>R.A.:<\/b> O curso ir\u00e1 instrumentalizar o ator para uma inscri\u00e7\u00e3o na po\u00e9tica f\u00edlmica, para se virar melhor em testes e manejar melhor seu jogo com certos materiais em fun\u00e7\u00e3o do filme.<\/p>\n
\n<\/b>R.A.:<\/b> Ele vai viver certo percurso: desde a escolha de materiais at\u00e9 a cria\u00e7\u00e3o de cenas para o exerc\u00edcio de atua\u00e7\u00e3o no cinema – e a reflex\u00e3o sobre isto, a busca de refer\u00eancias, como situar seu trabalho.<\/p>\n
\n<\/b>R.A.:<\/b> N\u00e3o precisa ser ator mas precisa ter um certo desejo de estar no set, junto a c\u00e2mera, junto a condi\u00e7\u00e3o de imprevisibilidade que a cria\u00e7\u00e3o implica.<\/p>\n
\n<\/b>R.A.:<\/b> O curso \u00e9 interessante por juntar tr\u00eas refer\u00eancias, cabe\u00e7as e m\u00e9todos, experi\u00eancias, diferentes (eu o Cris<\/a> e o Henrique<\/a><\/b>). Ent\u00e3o uma dica boa \u00e9 fazer o curso mesmo. Acho que a gente pode trazer um referencial interessante para quem quer come\u00e7ar. E uma experi\u00eancia marcante tamb\u00e9m.<\/p>\nO Curso de Interpreta\u00e7\u00e3o para Cinema<\/b><\/h4>\n
<\/a>