{"id":7251,"date":"2018-03-20T20:40:19","date_gmt":"2018-03-20T23:40:19","guid":{"rendered":"http:\/\/aicinema.com.br\/?p=7251"},"modified":"2022-06-03T11:09:48","modified_gmt":"2022-06-03T14:09:48","slug":"profissoes-do-cinema-parte-3-edicao-direcao-de-arte-e-distribuicao-e-mercado","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/profissoes-do-cinema-parte-3-edicao-direcao-de-arte-e-distribuicao-e-mercado\/","title":{"rendered":"Profiss\u00f5es do Cinema – parte 3: Edi\u00e7\u00e3o, Dire\u00e7\u00e3o de Arte e Distribui\u00e7\u00e3o"},"content":{"rendered":"
Finalizando a s\u00e9rie de reportagem sobre profiss\u00f5es de cinema, nesta \u00faltima parte, um pouco sobre edi\u00e7\u00e3o (montagem), dire\u00e7\u00e3o de arte e Distribui\u00e7\u00e3o.<\/p>\n
<\/p>\n
<\/p>\n
<\/p>\n
<\/p>\n
A edi\u00e7\u00e3o \u00e9 a ess\u00eancia da arte cinematogr\u00e1fica. Nos tempos do cinema anal\u00f3gico, em que os filmes eram gravados em pel\u00edcula, a montagem era realizada manualmente, em um trabalho quase artesanal de colagem. Hoje, a tecnologia permite realizar esse processo digitalmente, por\u00e9m os conceitos para a constru\u00e7\u00e3o de ritmo e sentido permanecem os mesmos.<\/p>\n
O montar e professor da Academia Internacional de Cinema (AIC), inclusive se pensarmos do ponto de vista pr\u00e1tico, o montador (ou editor) \u00e9 o respons\u00e1vel pela organiza\u00e7\u00e3o, sele\u00e7\u00e3o e jun\u00e7\u00e3o do material filmado. \u00c9 ele quem combina imagens e sons criados pela equipe de produ\u00e7\u00e3o. Ao combinar elementos sonoros e visuais, ele cria rela\u00e7\u00f5es que produzem o sentido do filme. Mais especificamente, \u00e9 importante frisar que o montador tamb\u00e9m \u00e9 respons\u00e1vel pelo ritmo do filme. A velocidade na troca de planos, na inser\u00e7\u00e3o de elementos sonoros, ou a lentid\u00e3o dos mesmos conduzem o espectador pelo tempo e espa\u00e7o da narrativa.<\/p>\n
A edi\u00e7\u00e3o funciona como uma receita de bolo. \u00c9 preciso misturar os ingredientes na ordem correta e no tempo indicado. O editor ou montador \u00e9 a pessoa que realiza a dif\u00edcil tarefa de organizar e posicionar todas as pe\u00e7as desse quebra-cabe\u00e7a.<\/p>\n
Para editar imagens em sequ\u00eancias coerentes, \u00e9 preciso conhecer a fundo n\u00e3o apenas a linguagem cinematogr\u00e1fica e seus recursos, como tamb\u00e9m o filme que se quer contar \u2013 por isso, o editor tem uma rela\u00e7\u00e3o muito pr\u00f3xima com o diretor. O distanciamento dele do set de filmagem permite que monte a hist\u00f3ria de um ponto de vista novo, descartando o que n\u00e3o se encaixa na narrativa.<\/p>\n
Profissionais dessa \u00e1rea precisam ser extremamente organizados, concentrados e detalhistas. A montagem \u00e9 uma atividade solit\u00e1ria, realizada em uma sala escura e sem interfer\u00eancias externas, que demanda habilidades espec\u00edficas (conhecimento de t\u00e9cnicas e programas de edi\u00e7\u00e3o). Isso requer disciplina e paci\u00eancia. Contudo, \u00e9 o editor quem v\u00ea o filme pronto pela primeira vez; afinal, sua sala \u00e9 onde a \u201cm\u00e1gica\u201d do cinema acontece.<\/p>\n
<\/p>\n
<\/a><\/p>\n <\/p>\nDire\u00e7\u00e3o de Arte<\/strong><\/h3>\n