{"id":7251,"date":"2018-03-20T20:40:19","date_gmt":"2018-03-20T23:40:19","guid":{"rendered":"http:\/\/aicinema.com.br\/?p=7251"},"modified":"2022-06-03T11:09:48","modified_gmt":"2022-06-03T14:09:48","slug":"profissoes-do-cinema-parte-3-edicao-direcao-de-arte-e-distribuicao-e-mercado","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/profissoes-do-cinema-parte-3-edicao-direcao-de-arte-e-distribuicao-e-mercado\/","title":{"rendered":"Profiss\u00f5es do Cinema – parte 3: Edi\u00e7\u00e3o, Dire\u00e7\u00e3o de Arte e Distribui\u00e7\u00e3o"},"content":{"rendered":"

Finalizando a s\u00e9rie de reportagem sobre profiss\u00f5es de cinema, nesta \u00faltima parte, um pouco sobre edi\u00e7\u00e3o (montagem), dire\u00e7\u00e3o de arte e Distribui\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

 <\/p>\n

Edi\u00e7\u00e3o<\/strong><\/h3>\n

 <\/p>\n

\"Curso<\/p>\n

 <\/p>\n

A edi\u00e7\u00e3o \u00e9 a ess\u00eancia da arte cinematogr\u00e1fica. Nos tempos do cinema anal\u00f3gico, em que os filmes eram gravados em pel\u00edcula, a montagem era realizada manualmente, em um trabalho quase artesanal de colagem. Hoje, a tecnologia permite realizar esse processo digitalmente, por\u00e9m os conceitos para a constru\u00e7\u00e3o de ritmo e sentido permanecem os mesmos.<\/p>\n

O montar e professor da Academia Internacional de Cinema (AIC), inclusive se pensarmos do ponto de vista pr\u00e1tico, o montador (ou editor) \u00e9 o respons\u00e1vel pela organiza\u00e7\u00e3o, sele\u00e7\u00e3o e jun\u00e7\u00e3o do material filmado. \u00c9 ele quem combina imagens e sons criados pela equipe de produ\u00e7\u00e3o. Ao combinar elementos sonoros e visuais, ele cria rela\u00e7\u00f5es que produzem o sentido do filme. Mais especificamente, \u00e9 importante frisar que o montador tamb\u00e9m \u00e9 respons\u00e1vel pelo ritmo do filme. A velocidade na troca de planos, na inser\u00e7\u00e3o de elementos sonoros, ou a lentid\u00e3o dos mesmos conduzem o espectador pelo tempo e espa\u00e7o da narrativa.<\/p>\n

A edi\u00e7\u00e3o funciona como uma receita de bolo. \u00c9 preciso misturar os ingredientes na ordem correta e no tempo indicado. O editor ou montador \u00e9 a pessoa que realiza a dif\u00edcil tarefa de organizar e posicionar todas as pe\u00e7as desse quebra-cabe\u00e7a.<\/p>\n

Para editar imagens em sequ\u00eancias coerentes, \u00e9 preciso conhecer a fundo n\u00e3o apenas a linguagem cinematogr\u00e1fica e seus recursos, como tamb\u00e9m o filme que se quer contar \u2013 por isso, o editor tem uma rela\u00e7\u00e3o muito pr\u00f3xima com o diretor. O distanciamento dele do set de filmagem permite que monte a hist\u00f3ria de um ponto de vista novo, descartando o que n\u00e3o se encaixa na narrativa.<\/p>\n

Profissionais dessa \u00e1rea precisam ser extremamente organizados, concentrados e detalhistas. A montagem \u00e9 uma atividade solit\u00e1ria, realizada em uma sala escura e sem interfer\u00eancias externas, que demanda habilidades espec\u00edficas (conhecimento de t\u00e9cnicas e programas de edi\u00e7\u00e3o). Isso requer disciplina e paci\u00eancia. Contudo, \u00e9 o editor quem v\u00ea o filme pronto pela primeira vez; afinal, sua sala \u00e9 onde a \u201cm\u00e1gica\u201d do cinema acontece.<\/p>\n

 <\/p>\n

\"\"<\/a><\/p>\n

 <\/p>\n

Dire\u00e7\u00e3o de Arte<\/strong><\/h3>\n
\"dire\u00e7\u00e3o
Cen\u00e1rio sendo constru\u00eddo no est\u00fadio da AIC – aulas de dire\u00e7\u00e3o de arte e cenografia. Foto: Ale Haro<\/figcaption><\/figure>\n

 <\/p>\n

Em poucas palavras, o diretor de arte (ou production designer) \u00e9 o respons\u00e1vel por criar o conceito visual do filme e orientar sua equipe para a execu\u00e7\u00e3o dessas ideias. \u00c9 como se ele ajudasse a dar tridimensionalidade ao roteiro, por meio de cen\u00e1rios, objetos e figurinos, criando a realidade na qual os personagens ir\u00e3o habitar. \u00c9 esse profissional quem desenvolve (conceitualmente e na pr\u00e1tica) tudo o que depois ser\u00e1 captado pela c\u00e2mera.<\/p>\n

O trabalho abrange pesquisas e defini\u00e7\u00f5es sobre clima\/atmosfera, planejamento conceitual, escolha de paleta de cores, al\u00e9m do acompanhamento da constru\u00e7\u00e3o de cen\u00e1rios, produ\u00e7\u00e3o de objetos, figurino e maquiagem. Esse profissional tamb\u00e9m est\u00e1 presente na filmagem e na \u201cdesprodu\u00e7\u00e3o\u201d do set.<\/p>\n

Para Monica Palazzo, diretora de arte e professora da Academia Internacional de Cinema (AIC) a dire\u00e7\u00e3o de arte \u00e9 a mat\u00e9ria-prima para a\u00a0mis-en-sc\u00e8ne, o recurso material, pl\u00e1stico e est\u00e9tico respons\u00e1vel pela constru\u00e7\u00e3o da visualidade de uma pe\u00e7a audiovisual. \u201cGosto muito desta frase que uso para definir resumidamente a abrang\u00eancia e a responsabilidade do of\u00edcio: \u2018dos armarinhos \u00e0 constru\u00e7\u00e3o civil; do artesanato \u00e0s mais novas possibilidades digitais; a equipe de dire\u00e7\u00e3o de arte de um filme lida com o mundo ao nosso redor para inspirar-se, recri\u00e1-lo e invent\u00e1-lo para que os personagens trilhem suas hist\u00f3rias, o fot\u00f3grafo as ilumine e o diretor, as capte com maestria\u2019\u201d.<\/p>\n

Geralmente, quem se interessa pela \u00e1rea s\u00e3o as pessoas mais art\u00edsticas, observadoras, com a criatividade aflorada e alguma facilidade para lidar com desenhos, modelagem e perspectiva. \u00c9 uma carreira para quem gosta de colocar a \u201cm\u00e3o na massa\u201d e se adapta facilmente a novas circunst\u00e2ncias, por isso o esp\u00edrito de aventura tamb\u00e9m \u00e9 indispens\u00e1vel.<\/p>\n

 <\/p>\n

Distribui\u00e7\u00e3o<\/strong><\/h3>\n

A distribuidora do filme \u00e9 a empresa que comercializa o filme depois que ele est\u00e1 pronto. O sucesso nas bilheterias est\u00e1 totalmente atrelado a uma boa campanha de lan\u00e7amento. Nos grandes projetos, a distribui\u00e7\u00e3o come\u00e7a a ser pensada ainda na fase do roteiro. \u2018Para onde vai o filme? \u2019, \u2018Que p\u00fablico pretende atingir? \u2019, \u2018Quanto de p\u00fablico se espera? \u2019, \u2018Quais os festivais que pretende participar para adquirir status? \u2019. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio pensar nas janelas de distribui\u00e7\u00e3o depois que o filme sai dos cinemas, como os canais de v\u00eddeos sob demanda e os canais abertos de televis\u00e3o.<\/p>\n

O distribuidor ainda cuida de uma s\u00e9rie de outras quest\u00f5es como negociar a quantidade de c\u00f3pias que ser\u00e3o feitas e para onde elas v\u00e3o e as salas e os hor\u00e1rios que o filme ser\u00e1 exibido.<\/p>\n

Em resumo, um bom distribuidor precisa ter principalmente pr\u00f3-atividade e saber negociar.<\/p>\n

*Mat\u00e9ria de Paulo Castilho escrita em maio de 2013 e republicada em maio de 2018 com texto de Katia Kreutz e edi\u00e7\u00e3o de M\u00f4nica Wojciechowski \u2013 fotos\u00a0 Alessandra Haro e Yuri Pinheiro<\/p>\n

 <\/p>\n

Gostou? Ent\u00e3o que tal dar uma olhada nos cursos de edi\u00e7\u00e3o <\/a>e dire\u00e7\u00e3o de arte<\/a> da Academia Internacional de Cinema?<\/h3>\n

Entre em contato com a gente pelo WhatsApp<\/a> e venha vivenciar a real experi\u00eancia de fazer cinema! Aproveite para seguir a AIC no Facebook<\/a>, Instagram<\/a>, Twitter<\/a>, Linkedin<\/a> e YouTube<\/a> para ficar por dentro de todas as novidades.<\/h3>\n

N\u00e3o deixe de conferir a primeira<\/a> e a segunda<\/a> parte dessa s\u00e9rie incr\u00edvel de artigos sobre as profiss\u00f5es do mercado audiovisual.<\/h3>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Finalizando a s\u00e9rie de reportagem sobre profiss\u00f5es de cinema, nesta \u00faltima parte, um pouco sobre edi\u00e7\u00e3o (montagem), dire\u00e7\u00e3o de arte e Distribui\u00e7\u00e3o.   Edi\u00e7\u00e3o     A edi\u00e7\u00e3o \u00e9 a ess\u00eancia da arte cinematogr\u00e1fica. Nos tempos do cinema anal\u00f3gico, em que os filmes eram gravados em pel\u00edcula, a montagem era realizada manualmente, em um trabalho …<\/p>\n

Profiss\u00f5es do Cinema – parte 3: Edi\u00e7\u00e3o, Dire\u00e7\u00e3o de Arte e Distribui\u00e7\u00e3o<\/span> Leia mais »<\/a><\/p>\n","protected":false},"author":23,"featured_media":15967,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"","ast-site-content-layout":"","site-content-style":"default","site-sidebar-style":"default","ast-global-header-display":"","ast-banner-title-visibility":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","astra-migrate-meta-layouts":"","ast-page-background-enabled":"default","ast-page-background-meta":{"desktop":{"background-color":"var(--ast-global-color-4)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-gradient":""},"tablet":{"background-color":"","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-gradient":""},"mobile":{"background-color":"","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-gradient":""}},"ast-content-background-meta":{"desktop":{"background-color":"var(--ast-global-color-5)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-gradient":""},"tablet":{"background-color":"var(--ast-global-color-5)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-gradient":""},"mobile":{"background-color":"var(--ast-global-color-5)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-gradient":""}},"footnotes":""},"categories":[521],"tags":[],"acf":[],"yoast_head":"\nProfiss\u00f5es do Cinema - parte 3: Edi\u00e7\u00e3o, Dire\u00e7\u00e3o de Arte e Distribui\u00e7\u00e3o - Academia Internacional de Cinema (AIC)<\/title>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/profissoes-do-cinema-parte-3-edicao-direcao-de-arte-e-distribuicao-e-mercado\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"pt_BR\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"Profiss\u00f5es do Cinema - parte 3: Edi\u00e7\u00e3o, Dire\u00e7\u00e3o de Arte e Distribui\u00e7\u00e3o - Academia Internacional de Cinema (AIC)\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"Finalizando a s\u00e9rie de reportagem sobre profiss\u00f5es de cinema, nesta \u00faltima parte, um pouco sobre edi\u00e7\u00e3o (montagem), dire\u00e7\u00e3o de arte e Distribui\u00e7\u00e3o.   Edi\u00e7\u00e3o     A edi\u00e7\u00e3o \u00e9 a ess\u00eancia da arte cinematogr\u00e1fica. Nos tempos do cinema anal\u00f3gico, em que os filmes eram gravados em pel\u00edcula, a montagem era realizada manualmente, em um trabalho … Profiss\u00f5es do Cinema – parte 3: Edi\u00e7\u00e3o, Dire\u00e7\u00e3o de Arte e Distribui\u00e7\u00e3o Leia mais »\" \/>\n<meta property=\"og:url\" content=\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/profissoes-do-cinema-parte-3-edicao-direcao-de-arte-e-distribuicao-e-mercado\/\" \/>\n<meta property=\"og:site_name\" content=\"Academia Internacional de Cinema (AIC)\" \/>\n<meta property=\"article:published_time\" content=\"2018-03-20T23:40:19+00:00\" \/>\n<meta property=\"article:modified_time\" content=\"2022-06-03T14:09:48+00:00\" \/>\n<meta property=\"og:image\" content=\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-content\/uploads\/2017\/02\/foto_yuri_pinheiro_IMG_6821-e1504193012648.jpg\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:width\" content=\"2000\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:height\" content=\"715\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:type\" content=\"image\/jpeg\" \/>\n<meta name=\"author\" content=\"bertholdo_adm\" \/>\n<meta name=\"twitter:card\" content=\"summary_large_image\" \/>\n<meta name=\"twitter:label1\" content=\"Escrito por\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data1\" content=\"bertholdo_adm\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:label2\" content=\"Est. tempo de leitura\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data2\" content=\"5 minutos\" \/>\n<script type=\"application\/ld+json\" class=\"yoast-schema-graph\">{\"@context\":\"https:\/\/schema.org\",\"@graph\":[{\"@type\":\"WebPage\",\"@id\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/profissoes-do-cinema-parte-3-edicao-direcao-de-arte-e-distribuicao-e-mercado\/\",\"url\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/profissoes-do-cinema-parte-3-edicao-direcao-de-arte-e-distribuicao-e-mercado\/\",\"name\":\"Profiss\u00f5es do Cinema - parte 3: Edi\u00e7\u00e3o, Dire\u00e7\u00e3o de Arte e Distribui\u00e7\u00e3o - Academia Internacional de Cinema (AIC)\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#website\"},\"datePublished\":\"2018-03-20T23:40:19+00:00\",\"dateModified\":\"2022-06-03T14:09:48+00:00\",\"author\":{\"@id\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#\/schema\/person\/212b69ec988b1ad61c7a74b94371e956\"},\"breadcrumb\":{\"@id\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/profissoes-do-cinema-parte-3-edicao-direcao-de-arte-e-distribuicao-e-mercado\/#breadcrumb\"},\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"ReadAction\",\"target\":[\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/profissoes-do-cinema-parte-3-edicao-direcao-de-arte-e-distribuicao-e-mercado\/\"]}]},{\"@type\":\"BreadcrumbList\",\"@id\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/profissoes-do-cinema-parte-3-edicao-direcao-de-arte-e-distribuicao-e-mercado\/#breadcrumb\",\"itemListElement\":[{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":1,\"name\":\"In\u00edcio\",\"item\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/\"},{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":2,\"name\":\"Profiss\u00f5es do Cinema – parte 3: Edi\u00e7\u00e3o, Dire\u00e7\u00e3o de Arte e Distribui\u00e7\u00e3o\"}]},{\"@type\":\"WebSite\",\"@id\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#website\",\"url\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/\",\"name\":\"Academia Internacional de Cinema (AIC)\",\"description\":\"Fa\u00e7a parte da comunidade AIC. Alunos e professores percorrem festivais e trilham hist\u00f3rias de sucesso em empresas e produtoras de audiovisual.\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"SearchAction\",\"target\":{\"@type\":\"EntryPoint\",\"urlTemplate\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/?s={search_term_string}\"},\"query-input\":\"required name=search_term_string\"}],\"inLanguage\":\"pt-BR\"},{\"@type\":\"Person\",\"@id\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#\/schema\/person\/212b69ec988b1ad61c7a74b94371e956\",\"name\":\"bertholdo_adm\",\"image\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#\/schema\/person\/image\/\",\"url\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/3a1a6f1450562932f7dba52d35d55f02?s=96&d=mm&r=g\",\"contentUrl\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/3a1a6f1450562932f7dba52d35d55f02?s=96&d=mm&r=g\",\"caption\":\"bertholdo_adm\"},\"sameAs\":[\"http:\/\/bertholdo.com.br\"],\"url\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/author\/bertholdo_adm\/\"}]}<\/script>\n<!-- \/ Yoast SEO plugin. -->","yoast_head_json":{"title":"Profiss\u00f5es do Cinema - parte 3: Edi\u00e7\u00e3o, Dire\u00e7\u00e3o de Arte e Distribui\u00e7\u00e3o - Academia Internacional de Cinema (AIC)","robots":{"index":"index","follow":"follow","max-snippet":"max-snippet:-1","max-image-preview":"max-image-preview:large","max-video-preview":"max-video-preview:-1"},"canonical":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/profissoes-do-cinema-parte-3-edicao-direcao-de-arte-e-distribuicao-e-mercado\/","og_locale":"pt_BR","og_type":"article","og_title":"Profiss\u00f5es do Cinema - parte 3: Edi\u00e7\u00e3o, Dire\u00e7\u00e3o de Arte e Distribui\u00e7\u00e3o - Academia Internacional de Cinema (AIC)","og_description":"Finalizando a s\u00e9rie de reportagem sobre profiss\u00f5es de cinema, nesta \u00faltima parte, um pouco sobre edi\u00e7\u00e3o (montagem), dire\u00e7\u00e3o de arte e Distribui\u00e7\u00e3o.   Edi\u00e7\u00e3o     A edi\u00e7\u00e3o \u00e9 a ess\u00eancia da arte cinematogr\u00e1fica. Nos tempos do cinema anal\u00f3gico, em que os filmes eram gravados em pel\u00edcula, a montagem era realizada manualmente, em um trabalho … Profiss\u00f5es do Cinema – parte 3: Edi\u00e7\u00e3o, Dire\u00e7\u00e3o de Arte e Distribui\u00e7\u00e3o Leia mais »","og_url":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/profissoes-do-cinema-parte-3-edicao-direcao-de-arte-e-distribuicao-e-mercado\/","og_site_name":"Academia Internacional de Cinema (AIC)","article_published_time":"2018-03-20T23:40:19+00:00","article_modified_time":"2022-06-03T14:09:48+00:00","og_image":[{"width":2000,"height":715,"url":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-content\/uploads\/2017\/02\/foto_yuri_pinheiro_IMG_6821-e1504193012648.jpg","type":"image\/jpeg"}],"author":"bertholdo_adm","twitter_card":"summary_large_image","twitter_misc":{"Escrito por":"bertholdo_adm","Est. tempo de leitura":"5 minutos"},"schema":{"@context":"https:\/\/schema.org","@graph":[{"@type":"WebPage","@id":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/profissoes-do-cinema-parte-3-edicao-direcao-de-arte-e-distribuicao-e-mercado\/","url":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/profissoes-do-cinema-parte-3-edicao-direcao-de-arte-e-distribuicao-e-mercado\/","name":"Profiss\u00f5es do Cinema - parte 3: Edi\u00e7\u00e3o, Dire\u00e7\u00e3o de Arte e Distribui\u00e7\u00e3o - Academia Internacional de Cinema (AIC)","isPartOf":{"@id":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#website"},"datePublished":"2018-03-20T23:40:19+00:00","dateModified":"2022-06-03T14:09:48+00:00","author":{"@id":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#\/schema\/person\/212b69ec988b1ad61c7a74b94371e956"},"breadcrumb":{"@id":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/profissoes-do-cinema-parte-3-edicao-direcao-de-arte-e-distribuicao-e-mercado\/#breadcrumb"},"inLanguage":"pt-BR","potentialAction":[{"@type":"ReadAction","target":["https:\/\/www.aicinema.com.br\/profissoes-do-cinema-parte-3-edicao-direcao-de-arte-e-distribuicao-e-mercado\/"]}]},{"@type":"BreadcrumbList","@id":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/profissoes-do-cinema-parte-3-edicao-direcao-de-arte-e-distribuicao-e-mercado\/#breadcrumb","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"In\u00edcio","item":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/"},{"@type":"ListItem","position":2,"name":"Profiss\u00f5es do Cinema – parte 3: Edi\u00e7\u00e3o, Dire\u00e7\u00e3o de Arte e Distribui\u00e7\u00e3o"}]},{"@type":"WebSite","@id":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#website","url":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/","name":"Academia Internacional de Cinema (AIC)","description":"Fa\u00e7a parte da comunidade AIC. Alunos e professores percorrem festivais e trilham hist\u00f3rias de sucesso em empresas e produtoras de audiovisual.","potentialAction":[{"@type":"SearchAction","target":{"@type":"EntryPoint","urlTemplate":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/?s={search_term_string}"},"query-input":"required name=search_term_string"}],"inLanguage":"pt-BR"},{"@type":"Person","@id":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#\/schema\/person\/212b69ec988b1ad61c7a74b94371e956","name":"bertholdo_adm","image":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#\/schema\/person\/image\/","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/3a1a6f1450562932f7dba52d35d55f02?s=96&d=mm&r=g","contentUrl":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/3a1a6f1450562932f7dba52d35d55f02?s=96&d=mm&r=g","caption":"bertholdo_adm"},"sameAs":["http:\/\/bertholdo.com.br"],"url":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/author\/bertholdo_adm\/"}]}},"amp_enabled":true,"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/7251"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/23"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=7251"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/7251\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/15967"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=7251"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=7251"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=7251"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}