{"id":7200,"date":"2013-05-29T21:00:30","date_gmt":"2013-05-30T00:00:30","guid":{"rendered":"http:\/\/aicinema.com.br\/?p=7200"},"modified":"2013-05-29T21:00:30","modified_gmt":"2013-05-30T00:00:30","slug":"abc-dos-festivais","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/abc-dos-festivais\/","title":{"rendered":"ABC DOS FESTIVAIS"},"content":{"rendered":"
<\/p>\n
AIC – O que um filme precisa ter para entrar numa mostra ou festival importante? <\/b><\/p>\n
Michael Wahrmann<\/b>: Acho que essa \u00e9 uma pergunta muito complicada, pois tem diferentes tipos de festivais (aproximadamente 3-4 mil festivais de cinema no mundo) e ainda mais, diferentes tipos de filmes. Al\u00e9m disso, cada festival \u00e9 composto por um grupo de curadores com gosto variado. Do mesmo jeito que pessoas diferentes gostam de diferentes filmes. Cinema n\u00e3o \u00e9 uma ci\u00eancia, e n\u00e3o temos como definir objetivamente se um filme \u00e9 bom ou n\u00e3o. Tudo sempre \u00e9 discut\u00edvel e subjetivo. Do mesmo jeito, funcionam os programadores dos festivais. Mas acho que o mais importante \u00e9 nunca ter medo nem ficar preso ao que dizem os professores e amigos. Ningu\u00e9m sabe realmente nada sobre esse assunto. Tem filmes que podem ser detonados em uma banca da AIC mas ter o maior sucesso em festivais. E vice versa. Ent\u00e3o o mais importante \u00e9 acreditar no seu filme e n\u00e3o desistir.<\/p>\n
AIC – Qual a din\u00e2mica dos maiores festivais? <\/b><\/p>\n
M.W.:<\/b> Geralmente um festival importante j\u00e1 funciona como um chamativo para uma serie de convites para outros festivais e pode garantir uma longa carreira de festivais ao filme. Mas muitas vezes, um festival menor, pode funcionar como plataforma para descobrimento de um filme que pode ser convidado para um festival maior. Por exemplo, passar em um festival universit\u00e1rio pode levar a passar em um festival de curtas importante no Brasil, onde tem algum curador internacional que fica de olho no seu filme. E caso n\u00e3o tivesse passado no universit\u00e1rio, talvez ningu\u00e9m notasse a exist\u00eancia dele. E vice versa, muitas vezes um filme n\u00e3o \u00e9 selecionado no festival universit\u00e1rio, mas sim em Cannes, e a\u00ed tudo muda.<\/p>\n
Por exemplo, eu estreei meu primeiro curta \u201cAv\u00f3s\u201d, no festival de Super 8mm de Curitiba, um festival pequeno e de nicho, onde o curta ganhou v\u00e1rios pr\u00eamios. Quando fiz a inscri\u00e7\u00e3o do filme no festival de Berlin, ele j\u00e1 chegou como um reconhecimento anterior, que fez os curadores de l\u00e1 prestarem mais aten\u00e7\u00e3o no curta. Em grandes festivais, s\u00e3o milhares de inscri\u00e7\u00f5es e a gente precisa de alguma forma tentar se destacar.<\/p>\n
AIC \u2013 Que dicas sobre festivais voc\u00ea daria?<\/b><\/p>\n
M.W.:<\/b> A melhor dica para alunos da Academia Internacional de Cinema \u00e9 ler o manual de festivais que criamos. \u00c9 uma apostila muito ampla e did\u00e1tica que explica a melhor forma para se aproximar dos festivais. Como fazer as inscri\u00e7\u00f5es certas, como fazer capa, e muito mais.<\/p>\n
AIC – D\u00e1 pra medir a qualidade de um filme pela quantidade de mostras que ele passou? Ou de pr\u00eamios que ganhou? <\/b><\/p>\n
M.W.:<\/b> Olha, isso \u00e9 complicado. Pois al\u00e9m de um filme ser bom ou n\u00e3o, muitas vezes ele precisa de sorte. Pois festivais tamb\u00e9m tem muito jogo politico. Quem assistiu o curta inscrito? De que humor essa pessoa estava? J\u00e1 que cinema \u00e9 t\u00e3o subjetivo, \u00e0s vezes voc\u00ea pega algu\u00e9m na hora errada e o cara nem v\u00ea seu filme direito. Outras vezes voc\u00ea se inscreve e o curador, por acaso tem um interesse pessoal com a tem\u00e1tica do seu filme. Enfim, nunca se sabe. Pode ter um filme bom, que n\u00e3o teve sorte.\u00a0Mas de forma geral, \u00e9 importante vermos os filmes que tiveram reconhecimento em festivais, pensar e discutir sobre eles, pois s\u00e3o eles que mostram uma tend\u00eancia e descobrimento de novas linguagens.<\/p>\n
AIC – Como escolher para que festivais mandar cada filme? Essa sele\u00e7\u00e3o se faz apenas pelo tema do filme?<\/b><\/p>\n
M.W.:<\/b> Acredito que temos que ter um par\u00e2metro b\u00e1sico para essa quest\u00e3o. Uma esp\u00e9cie de estrat\u00e9gia. Definirmos uma quantidade de festivais ao longo de um ano, nacionais e internacionais e come\u00e7ar a enviar um por um. Se ap\u00f3s esse leva, n\u00e3o entrou em nenhum, a\u00ed, a vida do filme acaba a\u00ed. Se entrou em algum, tem que sentir a recep\u00e7\u00e3o do curta no festival e refletir em como prosseguir, se vale a pena tentar ampliar as inscri\u00e7\u00f5es. Naturalmente, quanto mais inscri\u00e7\u00f5es, mais chances o filme tem de ser selecionado.<\/p>\n
A princ\u00edpio, na AIC, fazemos uma primeira tiragem dos festivais mais importantes no Brasil e fora, que valem ter inscri\u00e7\u00f5es dos alunos.<\/p>\n
AIC – Existem algumas entidades nacionais que apoiam o envio de filmes para festivais internacionais, como \u00e9 o caso da ANCINE. O que voc\u00ea acha dessas iniciativas? Existe alguma dica para conseguir esse tipo de apoio? <\/b><\/p>\n
M.W.:<\/b> A ideia \u00e9 que os cineastas, geralmente, n\u00e3o tem a capacidade de representar seus filmes em festivais internacionais. Pois raramente os festivais pagam passagens internacionais e ajudam com os custos. Assim a Ancine – Agencia Nacional de Cinema\u00a0e o departamento de cinema do MRE – Minist\u00e9rio de Rela\u00e7\u00f5es Exteriores criaram v\u00e1rios mecanismos de apoio a filmes selecionados em festivais internacionais. Claro que \u00e9 uma iniciativa muito bem vinda, pois a participa\u00e7\u00e3o do diretor nos festivais \u00e9 extremamente importante para criar sua rede de contatos e representar seu filme.<\/p>\n
Dessa forma, as duas entidades criaram regras e uma lista de festivais para quais eles prestam apoio. N\u00e3o existe dica, pois o negocio \u00e9 bastante objetivo e claro. E no manual da AIC, existe um capitulo detalhando esses assuntos de forma bem clara, com a lista dos festivais que recebem apoio e como fazer o pedido.<\/p>\n
AIC – Voc\u00ea poderia citar alguns festivais que est\u00e3o com as inscri\u00e7\u00f5es abertas nos pr\u00f3ximos meses? <\/b><\/p>\n
M.W.:<\/b>\u00a0Vale destacar no Brasil os festivais de cinema de Gramado e Bras\u00edlia, como os mais importantes, que ainda est\u00e3o com as inscri\u00e7\u00f5es abertas. O Festival de curtas de S\u00e3o Paulo (Kinoforum), o mais importante dentro do mercado de curtas, fecha as inscri\u00e7\u00f5es agora, dia 31 de maio. Assim como o Curta Cinema, festival de curtas do RJ, que tamb\u00e9m esta com suas inscri\u00e7\u00f5es abertas e \u00e9 t\u00e3o importante quanto o de SP. Os dois festivais mais interessantes, jovens e com a mais exigente curadria, s\u00e3o do nordeste, a Janela Internacional de Cinema de Recife (dirigido pelo Kleber Mendon\u00e7a Filho, dir. Do Som ao Redor) e o Panorama Coisa de Cinema da Bahia em Salvador dirigido por um jovem casal de diretores. Os dois, com um olhar mais aberto e independente, tem v\u00e1rios curadores internacionais entre seus convidados e s\u00e3o uma \u00f3tima janela de exibi\u00e7\u00e3o de curtas, semelhante ao festival de Tiradentes que \u00e9 no come\u00e7o do ano que vem. E por ultimo, o FBCU, festival de cinema universit\u00e1rio, que \u00e9 o melhor lugar para come\u00e7ar exibir seu filme e conhecer gente nova.<\/p>\n
Saiba mais sobre o programa AIC NOS FESTIVAIS: Tudo que voc\u00ea sempre quis saber sobre festivais e n\u00e3o sabia para quem perguntar<\/a><\/strong><\/p>\n Veja o ponto de vista dos alunos que dirigiram \u201cIrene\u201d, curta que rodou festivais nacionais e internacionais:\u00a0ALUNOS NOS FESTIVAIS: FOI ASSIM COM \u201cIrene\u201d<\/a><\/strong><\/p>\n *Foto: Gustavo Louren\u00e7o<\/em><\/p>\n <\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" O professor Michael Wahrmann, que coordena o novo programa AIC NOS FESTIVAIS respondeu algumas perguntas sobre festivais e conta alguns segredinhos para quem est\u00e1 come\u00e7ando. Confira o que est\u00e1 por tr\u00e1s das grandes mostras e festivais. AIC – O que um filme precisa ter para entrar numa mostra ou festival importante? Michael Wahrmann: Acho …<\/p>\n