{"id":4216,"date":"2012-10-31T12:13:27","date_gmt":"2012-10-31T14:13:27","guid":{"rendered":"http:\/\/aicinema.com.br\/?p=4216"},"modified":"2019-01-03T14:52:05","modified_gmt":"2019-01-03T16:52:05","slug":"a-noite-dos-palhacos-mudos-tem-direcao-de-juliano-lucas-ex-aluno-da-aic","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/a-noite-dos-palhacos-mudos-tem-direcao-de-juliano-lucas-ex-aluno-da-aic\/","title":{"rendered":"‘A Noite dos Palha\u00e7os Mudos’ tem dire\u00e7\u00e3o de Juliano Luccas, ex-aluno da AIC"},"content":{"rendered":"
Inspirado nas tirinhas do cartunista Laerte<\/strong>, o quarto curta-metragem da carreira de Juliano Luccas<\/strong> estreou neste ano de 2012. Apesar do lan\u00e7amento recente, j\u00e1 participou da sele\u00e7\u00e3o oficial de dezenas de festivais<\/strong>, nos quais j\u00e1 ganhou diversos pr\u00eamios nacionais e internacionais<\/strong>, em v\u00e1rias categorias, como Melhor Filme, Melhor Produ\u00e7\u00e3o, Melhor Ator, Melhor Roteiro, Dire\u00e7\u00e3o de Arte, Fotografia e Men\u00e7\u00e3o Honrosa (veja lista detalhada no fim do post).<\/p>\n A hist\u00f3ria de\u00a0A Noite dos Palha\u00e7os Mudos<\/em>\u00a0\u00e9 uma f\u00e1bula urbana<\/strong>, contempor\u00e2nea, recheada de humor, que fala sobre a intoler\u00e2ncia<\/strong>. A trama conta a hist\u00f3ria de dois palha\u00e7os que perambulam pela noite com o objetivo de resgatar um companheiro sequestrado por uma organiza\u00e7\u00e3o que tem o objetivo de extermin\u00e1-los.<\/p>\n No blog do filme, \u00e9 poss\u00edvel saber um pouco sobre as escolhas t\u00e9cnicas e inspira\u00e7\u00f5es<\/strong> do diretor para realizar a obra:<\/p>\n “O filme se passa inteiramente \u00e0 noite. Para criar um visual contrastado usamos uma ilumina\u00e7\u00e3o pontual e quase teatral, c\u00eanica, com luz direta, dura, e vinda de pontos n\u00e3o realistas, formando o ambiente sinistro e l\u00fadico proposto pelo autor.<\/p>\n <\/p>\n O universo P&B \u00e9 rico em dramaticidade e linguagem, por\u00e9m para se dar maior profundidade e riqueza nas imagens, optamos por filmar em cores com a ideia de preto e branco explorada no figurino, dire\u00e7\u00e3o de arte e maquiagem com objetos e texturas em tons de preto, branco e cinza e destaque crom\u00e1tico para alguns objetos, como por exemplo, os narizes bem vermelhos.O restante foi desaturado na p\u00f3s-produ\u00e7\u00e3o.<\/p>\n As principais refer\u00eancias para este filme s\u00e3o o humor aliado ao visual de espionagem na \u00e9poca da guerra-fria do filme Dr. Fant\u00e1stico de Stanley Kubrick e a perfeita adapta\u00e7\u00e3o est\u00e9tica dos quadrinhos para o cinema conseguida em Sin City de Frank Miller e Robert Rodriguez.\u00a0”<\/p>\n Juliano decidiu contar essa hist\u00f3ria porque desde moleque\u00a0sempre foi f\u00e3 dos cartunistas Laerte e Angeli. Acompanhava as tirinhas e HQs\u00a0deles na revista Chiclete com Banana:\u00a0<\/em>“Sempre gostei muito de quadrinhos. Para mim, dentre as linguagens art\u00edsticas \u00e9 a que mais se aproxima da narrativa cinematogr\u00e1fica, principalmente pela decupagem que os quadrinistas usam. \u00c9 cinema puro!” confessa.<\/p>\n Ele n\u00e3o conhecia especificamente a hist\u00f3ria dos palha\u00e7os mudos, o que s\u00f3 aconteceu quando assistiu a montagem teatral super premiada de 2009, com o grupo circense LaM\u00ednima. “Assisti a pe\u00e7a e me apaixonei pela hist\u00f3ria, achei super cinematogr\u00e1fica e fui ler os quadrinhos. A est\u00f3ria estava l\u00e1, pronta pra virar um filme. Nesse sentido os desenhos me pautaram muito em termos de storyboard, s\u00f3 adequei as cenas pras loca\u00e7\u00f5es que tinha e criei alguns planos novos tamb\u00e9m.”, conta o diretor.<\/p>\n Para passar a hist\u00f3ria do papel para a telona, Juliano tamb\u00e9m abriu m\u00e3o de \u00a0alguns recursos que v\u00e3o de anima\u00e7\u00e3o at\u00e9 computa\u00e7\u00e3o gr\u00e1fica, mas sempre tomando cuidado pra n\u00e3o passar do ponto: “Usei muitos recursos de trucagens de efeitos especiais antigos tamb\u00e9m, como escalada na parede com a c\u00e2mera invertida e a parede no ch\u00e3o, como no seriado do Batman. Quis trabalhar esta est\u00e9tica mais retr\u00f4”, revela.<\/p>\n <\/p>\n Al\u00e9m da dire\u00e7\u00e3o, Juliano tamb\u00e9m \u00a0assina a produ\u00e7\u00e3o do filme. E, para ele, o contato direto como\u00a0aluno da Academia Internacional de Cinema<\/strong>\u00a0foi e continua sendo fundamental: em 2007, ele fez o curso\u00a0Intensivo de Cinema<\/a><\/strong><\/span>\u00a0e, atualmente, \u00a0faz\u00a0Estudos de Dire\u00e7\u00e3o<\/a><\/strong><\/span> aos s\u00e1bados (clique nos links para conhecer os cursos). “Tem gente da minha equipe neste filme que \u00e9 professor da AIC”, comentou, falando das excelentes oportunidades que o ambiente da escola sempre trouxeram para ele.<\/p>\n Para o futuro<\/strong>, Juliano tem grandes expectativas. Ele far\u00e1 sua estreia em longas-metragens<\/strong>. Primeiro com um document\u00e1rio<\/strong> po\u00e9tico e contemplativo\u00a0sobre\u00a0a vida e o processo criativo do dramaturgo, cen\u00f3grafo, figurinista e diretor Naum Alves de Souza<\/strong>, que criou os bonecos da Vila S\u00e9samo, fez o cen\u00e1rio e os figurinos do show falso brilhante da Elis Regina, dirigiu shows do Chico Buarque, entre outros grandes trabalhos art\u00edsticos, \u00a0ele come\u00e7a a rodar at\u00e9 maio do ano que vem.<\/p>\n Paralelamente<\/strong> a este projeto, deve come\u00e7ar a captar recursos para o primeiro longa de fic\u00e7\u00e3o<\/strong>, um road movie pelos pontos pitorescos e bem populares do interior do estado de S\u00e3o Paulo. Uma f\u00e1bula de amor e amizade entre duas crian\u00e7as com o nome provis\u00f3rio de Simplesmente Suellen<\/em><\/strong>. A previs\u00e3o \u00e9 estar rodando no inicio de 2014.\u00a0N\u00f3s da AIC estaremos torcendo!<\/p>\n – Conhe\u00e7a o\u00a0blog do filme<\/a><\/span>.<\/p>\nSaiba mais:<\/strong><\/span><\/h3>\n