{"id":30997,"date":"2025-02-20T13:50:15","date_gmt":"2025-02-20T16:50:15","guid":{"rendered":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/?p=30997"},"modified":"2025-02-20T13:53:51","modified_gmt":"2025-02-20T16:53:51","slug":"viviane-ferreira-destaca-a-conexao-entre-o-seu-cinema-e-as-raizes-familiares","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/viviane-ferreira-destaca-a-conexao-entre-o-seu-cinema-e-as-raizes-familiares\/","title":{"rendered":"Viviane Ferreira destaca a conex\u00e3o entre o seu cinema e as ra\u00edzes familiares"},"content":{"rendered":"

“\u00c9 importante essa troca de ideias. Porque eu realmente acredito em um mundo de trocas de energias, de saberes, de conhecimento. A minha expectativa \u00e9 sair daqui inspirada, reenergizada, retroalimentada”. <\/span><\/p><\/blockquote>\n

Foi assim que a cineasta e roteirista Viviane Ferreira\u00a0deu in\u00edcio ao terceiro dia da Semana de Orienta\u00e7\u00e3o<\/a> da Academia Internacional de Cinema (AIC).<\/span>\u00a0<\/span><\/p>\n

\u00a0<\/span>O evento que abre o ano letivo da AIC come\u00e7ou no \u00faltimo dia 17 com a presen\u00e7a do ator Antonio Saboia<\/a> e deu sequ\u00eancia, no dia 18, com a participa\u00e7\u00e3o da tamb\u00e9m cineasta Sabrina Fidalgo<\/a>. No dia 20, o encerramento \u00e9 com o diretor de fotografia do filme “Ainda Estou Aqui”, Adrian Teijido.<\/span>\u00a0<\/span><\/p>\n

Para Viviane, \u00e9 imposs\u00edvel falar do seu processo criativo sem compartilhar detalhes da sua origem. “Eu nasci em Salvador, no Coqueiro Grande, bairro onde eu digo h\u00e1 20 anos, desde que me mudei para S\u00e3o Paulo, que \u00e9 um para\u00edso”. A caracter\u00edstica de onde est\u00e1 suas ra\u00edzes familiares n\u00e3o \u00e9 \u00e0 toa. “Al\u00e9m de ser uma comunidade quilombola, na qual habitaram as minhas fam\u00edlias materna e paterna, o Coqueiro \u00e9 um daqueles o\u00e1sis dentro de uma cidade grande que compartilha um tanto de cotidiano rural”, explica. O bairro fica entre o bairro de Cajazeiras e a Estrada Velha do Aeroporto Internacional de Salvador, hoje chamada de Avenida Aliomar Baleeiro.<\/span>\u00a0<\/span><\/p>\n

\u00a0<\/span>E foi l\u00e1 onde ela come\u00e7ou a se conectar consigo mesmo e com as suas cria\u00e7\u00f5es. “\u00c9 um lugar que alicer\u00e7a quem eu sou e por quais lentes eu enxergo e sinto o mundo”.<\/span>\u00a0<\/span><\/p>\n

\u00a0<\/span>Sua rela\u00e7\u00e3o com Coqueiro Grande tamb\u00e9m serviu de refer\u00eancia para o que intitula de “estrutura da encruzilhada”. O que, nas suas palavras, significa a forma como ela pr\u00f3pria narra audiovisualmente as suas hist\u00f3rias.<\/span>\u00a0<\/span><\/p>\n

 <\/p>\n

A Estrutura da Encruzilhada<\/span><\/b>\u00a0<\/span><\/h2>\n

\u00a0<\/span>A linguagem \u00e9 dividida em tr\u00eas camadas e reflete a forma como Viviane lan\u00e7a o olhar para os seus personagens. A primeira est\u00e1 no campo do racional, do teleol\u00f3gico, do que a imagem traz para o espectador. A segunda bebe na fonte do semi-teleol\u00f3gico, que \u00e9 quando a pessoa v\u00ea o elemento, n\u00e3o o enxerga exatamente, mas entende que est\u00e1 tudo bem n\u00e3o saber. A terceira e \u00faltima \u00e9 a da ‘feiti\u00e7aria’, quando definitivamente n\u00e3o h\u00e1 interesse em explicar a cena, mas sim trazer para o p\u00fablico as sensa\u00e7\u00f5es do que est\u00e1 sendo reproduzido. “Com a camada da feiti\u00e7aria, eu tiro das minhas costas a necessidade de racionalizar e explicar tudo o que est\u00e1 no meu filme”, conclui.<\/span>\u00a0<\/span><\/p>\n

\u00a0<\/span>Essa percep\u00e7\u00e3o semi\u00f3tica traz um apontamento cr\u00edtico ao mundo de hoje. “O que realmente me interessa \u00e9 fazer sentir o tanto que o tempo acelerado do capital tem tirado de n\u00f3s e das nossas gera\u00e7\u00f5es o entendimento de si pr\u00f3prios”. \u00a0<\/span>\u00a0<\/span><\/p>\n

\u00a0<\/span>No evento, Viviane tamb\u00e9m revelou ter uma rela\u00e7\u00e3o de amor e \u00f3dio com os festivais de cinema. “Eu adoro os festivais para ver os filmes de colegas e conhecer novas pessoas, mas eu odeio a exist\u00eancia de premia\u00e7\u00e3o. Porque acho que ela rouba uma pr\u00e9-disposi\u00e7\u00e3o de conex\u00e3o com o outro. E tamb\u00e9m acho que a gente gasta muito na tens\u00e3o de que precisamos fazer um filme genial a ponto de um j\u00fari entregar uma estatueta de metal”. Mas \u00e9 enf\u00e1tica ao celebrar as vit\u00f3rias que o filme “Ainda Estou Aqui”, protagonizado por Fernanda Torres, tem colecionado no Brasil e no mundo afora. “Essa atmosfera de final de Copa do Mundo \u00e9 muito bonita, e \u00e9 muito menos sobre ostentar a quantidade de pr\u00eamios, mas sim sobre como o filme tem conseguido se conectar com as pessoas”.<\/span>\u00a0<\/span><\/p>\n

 <\/p>\n

Um Dia Com Jerusa<\/span>\u00a0<\/span><\/h2>\n

\u00a0<\/span>Antes da palestra, foi exibido o filme “Um dia com Jerusa”, dirigido pela Viviane. A obra \u00e9 de 2018, mas a ideia foi gestada muitos anos antes quando a pr\u00f3pria diretora trabalhava com pesquisas de mercado pelos bairros de S\u00e3o Paulo. No tr\u00e2nsito, dentro do \u00f4nibus, ela testemunhou uma senhora chorar e se emudecer ao perceber que ningu\u00e9m que ocupava o transporte p\u00fablico estava apto a ajud\u00e1-la, incluindo a pr\u00f3pria Viviane. “Digo que o filme nasceu de uma frustra\u00e7\u00e3o pessoal, de n\u00e3o ajudar uma pessoa que chorou e emudeceu por medo de me incomodar. Depois do que aconteceu, n\u00e3o dormi \u00e0 noite e corri para escrever o que eu tinha passado em um papel, como forma de desabafo”. E foi deste desabafo que, sob insist\u00eancia da s\u00f3cia da sua produtora \u00e0 \u00e9poca, nasceu o roteiro do filme. \u00a0<\/span>\u00a0<\/span><\/p>\n

\u00a0<\/span>A produ\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m lhe rendeu alguns perrengues. Dois deles, em especial, foram um roubo dentro do set de filmagem, que fez a equipe perder uma cena muito desejada por Viviane e a chuva artificial que o seu irm\u00e3o, e tamb\u00e9m s\u00f3cio, criou usando uma mangueira no lugar de equipamentos sofisticados.<\/span>\u00a0<\/span><\/p>\n

\u00a0<\/span><\/p>\n

Intelig\u00eancia Artificial e Pol\u00edticas P\u00fablicas<\/span><\/b>\u00a0<\/span><\/h2>\n

\u00a0<\/span>Ao longo da conversa, Viviane foi perguntada sobre a interfer\u00eancia da intelig\u00eancia artificial dentro do mercado audiovisual. Ao que ela respondeu com “duas identidades: uma de advogada e outra de artista”. A primeira \u00e9 de defesa da regulamenta\u00e7\u00e3o da tecnologia para que seja poss\u00edvel manter os direitos preservados dos autores, e a segunda, de forma direta, diz n\u00e3o ter medo algum da IA. “Me instiga tentar entender o funcionamento da IA, eu n\u00e3o tenho nenhum tipo de fobia. At\u00e9 mesmo porque o mercado muda e se transforma todos os dias. Quero ser amiga dessa tecnologia, mas, claro, desde que haja regula\u00e7\u00e3o”, pondera.<\/span>\u00a0<\/span><\/p>\n

\u00a0<\/span>Como criadora e defensora das pol\u00edticas p\u00fablicas do setor, Viviane relembra que sem elas seu filme n\u00e3o existiria, al\u00e9m de outros que foram importantes para a cena cinematogr\u00e1fica brasileira recente. “<\/span>Um Dia com Jerusa<\/span><\/i> nasceu a partir de uma pol\u00edtica p\u00fablica afirmativa da Secretaria do Audiovisual (SAV), da Ancine, na mesma \u00e9poca em que <\/span>Marte Um<\/span><\/i>, do Gabriel Martins, e Cabe\u00e7a de N\u00eago, de <\/span>D\u00e9o Cardoso<\/span><\/i>, tamb\u00e9m foram contemplados. \u00c9 ineg\u00e1vel que foram filmes que projetaram as nossas carreiras. Est\u00e1 a\u00ed a import\u00e2ncia de a\u00e7\u00f5es como essa”.<\/span>\u00a0<\/span><\/p>\n

\u00a0<\/span>No final da apresenta\u00e7\u00e3o, a cineasta apontou dois desafios enfrentados diariamente pelo setor: a regulamenta\u00e7\u00e3o do streaming, por defender que os direitos patrimonialistas da obra fiquem com o autor brasileiro e n\u00e3o com a plataforma estrangeira, e o enfrentamento \u00e0 ‘pejotiza\u00e7\u00e3o’ do audiovisual. “Se voc\u00ea n\u00e3o est\u00e1 em um set de filmagem, n\u00e3o h\u00e1 nenhum direito que te d\u00ea seguridade”. E completa: “Eu desejo que as pessoas enfrentem esses problemas com a mesma energia que torcem para o cinema brasileiro no Oscar”. \u00a0<\/span>\u00a0<\/span><\/p>\n

\u00a0<\/span>Viviane ainda deixou uma dica final para os convidados: “Siga acreditando na sua pr\u00f3pria criatividade e intui\u00e7\u00e3o. A cena independente n\u00e3o tem uma receita de bolo, e isso exige energia para se conectar com pessoas comprometidas com as hist\u00f3rias que voc\u00eas est\u00e3o dispostos a contar e a ser critivo no garimpo de oportunidades”.<\/span>\u00a0<\/span><\/p>\n

\u00a0<\/span>Sobre sonhos e desejos, at\u00e9 porque a conversa come\u00e7ou em clima de retrospectiva, a cineasta compartilhou a sua utopia: “que todas as pessoas que est\u00e3o nessa sala consigam contribuir para que a gente tenha um audiovisual cada vez mais potente e pujante”.<\/span>\u00a0<\/span><\/p>\n

Texto: Guilherme Mariano<\/em>
\nFoto:
Raiss\u00e0 Nashla<\/a><\/em><\/p>\n

\u00a0<\/span><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

“\u00c9 importante essa troca de ideias. Porque eu realmente acredito em um mundo de trocas de energias, de saberes, de conhecimento. A minha expectativa \u00e9 sair daqui inspirada, reenergizada, retroalimentada”. Foi assim que a cineasta e roteirista Viviane Ferreira\u00a0deu in\u00edcio ao terceiro dia da Semana de Orienta\u00e7\u00e3o da Academia Internacional de Cinema (AIC).\u00a0 \u00a0O evento<\/p>\n","protected":false},"author":2070,"featured_media":30998,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"","ast-site-content-layout":"default","site-content-style":"default","site-sidebar-style":"default","ast-global-header-display":"","ast-banner-title-visibility":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"default","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","astra-migrate-meta-layouts":"set","ast-page-background-enabled":"default","ast-page-background-meta":{"desktop":{"background-color":"var(--ast-global-color-4)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""},"tablet":{"background-color":"","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""},"mobile":{"background-color":"","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""}},"ast-content-background-meta":{"desktop":{"background-color":"var(--ast-global-color-5)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""},"tablet":{"background-color":"var(--ast-global-color-5)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""},"mobile":{"background-color":"var(--ast-global-color-5)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""}},"footnotes":""},"categories":[522,305],"tags":[],"class_list":["post-30997","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-entrevistas","category-o-que-rolou-na-aic","areacinema-arte","areacinema-atuacao","areacinema-cinema-completo","areacinema-direcao","areacinema-documentario","areacinema-edicao","areacinema-fotografia","areacinema-producao","areacinema-roteiro","areacinema-som"],"acf":[],"yoast_head":"\nViviane Ferreira destaca a conex\u00e3o entre o seu cinema e as ra\u00edzes familiares - Academia Internacional de Cinema (AIC)<\/title>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/viviane-ferreira-destaca-a-conexao-entre-o-seu-cinema-e-as-raizes-familiares\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"pt_BR\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"Viviane Ferreira destaca a conex\u00e3o entre o seu cinema e as ra\u00edzes familiares\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"Confira como foi a palestra da cineasta Viviane Ferreira na AIC.\" \/>\n<meta property=\"og:url\" content=\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/viviane-ferreira-destaca-a-conexao-entre-o-seu-cinema-e-as-raizes-familiares\/\" \/>\n<meta property=\"og:site_name\" content=\"Academia Internacional de Cinema (AIC)\" \/>\n<meta property=\"article:published_time\" content=\"2025-02-20T16:50:15+00:00\" \/>\n<meta property=\"article:modified_time\" content=\"2025-02-20T16:53:51+00:00\" \/>\n<meta property=\"og:image\" content=\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-content\/uploads\/2025\/02\/aic19_02-02-scaled.jpg\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:width\" content=\"2560\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:height\" content=\"1440\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:type\" content=\"image\/jpeg\" \/>\n<meta name=\"author\" content=\"monicaw\" \/>\n<meta name=\"twitter:card\" content=\"summary_large_image\" \/>\n<meta name=\"twitter:label1\" content=\"Escrito por\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data1\" content=\"monicaw\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:label2\" content=\"Est. tempo de leitura\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data2\" content=\"7 minutos\" \/>\n<script type=\"application\/ld+json\" class=\"yoast-schema-graph\">{\"@context\":\"https:\/\/schema.org\",\"@graph\":[{\"@type\":\"WebPage\",\"@id\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/viviane-ferreira-destaca-a-conexao-entre-o-seu-cinema-e-as-raizes-familiares\/\",\"url\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/viviane-ferreira-destaca-a-conexao-entre-o-seu-cinema-e-as-raizes-familiares\/\",\"name\":\"Viviane Ferreira destaca a conex\u00e3o entre o seu cinema e as ra\u00edzes familiares - Academia Internacional de Cinema (AIC)\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#website\"},\"primaryImageOfPage\":{\"@id\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/viviane-ferreira-destaca-a-conexao-entre-o-seu-cinema-e-as-raizes-familiares\/#primaryimage\"},\"image\":{\"@id\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/viviane-ferreira-destaca-a-conexao-entre-o-seu-cinema-e-as-raizes-familiares\/#primaryimage\"},\"thumbnailUrl\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-content\/uploads\/2025\/02\/aic19_02-03-scaled.jpg\",\"datePublished\":\"2025-02-20T16:50:15+00:00\",\"dateModified\":\"2025-02-20T16:53:51+00:00\",\"author\":{\"@id\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#\/schema\/person\/42b087fb2ed99fe31a6b3663ec5a7e10\"},\"breadcrumb\":{\"@id\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/viviane-ferreira-destaca-a-conexao-entre-o-seu-cinema-e-as-raizes-familiares\/#breadcrumb\"},\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"ReadAction\",\"target\":[\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/viviane-ferreira-destaca-a-conexao-entre-o-seu-cinema-e-as-raizes-familiares\/\"]}]},{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/viviane-ferreira-destaca-a-conexao-entre-o-seu-cinema-e-as-raizes-familiares\/#primaryimage\",\"url\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-content\/uploads\/2025\/02\/aic19_02-03-scaled.jpg\",\"contentUrl\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-content\/uploads\/2025\/02\/aic19_02-03-scaled.jpg\",\"width\":2560,\"height\":1440},{\"@type\":\"BreadcrumbList\",\"@id\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/viviane-ferreira-destaca-a-conexao-entre-o-seu-cinema-e-as-raizes-familiares\/#breadcrumb\",\"itemListElement\":[{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":1,\"name\":\"In\u00edcio\",\"item\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/\"},{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":2,\"name\":\"Viviane Ferreira destaca a conex\u00e3o entre o seu cinema e as ra\u00edzes familiares\"}]},{\"@type\":\"WebSite\",\"@id\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#website\",\"url\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/\",\"name\":\"Academia Internacional de Cinema (AIC)\",\"description\":\"Fa\u00e7a parte da comunidade AIC. Alunos e professores percorrem festivais e trilham hist\u00f3rias de sucesso em empresas e produtoras de audiovisual.\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"SearchAction\",\"target\":{\"@type\":\"EntryPoint\",\"urlTemplate\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/?s={search_term_string}\"},\"query-input\":{\"@type\":\"PropertyValueSpecification\",\"valueRequired\":true,\"valueName\":\"search_term_string\"}}],\"inLanguage\":\"pt-BR\"},{\"@type\":\"Person\",\"@id\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#\/schema\/person\/42b087fb2ed99fe31a6b3663ec5a7e10\",\"name\":\"monicaw\",\"image\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#\/schema\/person\/image\/\",\"url\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/2f3d893ca94905ee231ec01cd3507eaa?s=96&d=mm&r=g\",\"contentUrl\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/2f3d893ca94905ee231ec01cd3507eaa?s=96&d=mm&r=g\",\"caption\":\"monicaw\"},\"url\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/author\/monicaw-2\/\"}]}<\/script>\n<!-- \/ Yoast SEO plugin. -->","yoast_head_json":{"title":"Viviane Ferreira destaca a conex\u00e3o entre o seu cinema e as ra\u00edzes familiares - Academia Internacional de Cinema (AIC)","robots":{"index":"index","follow":"follow","max-snippet":"max-snippet:-1","max-image-preview":"max-image-preview:large","max-video-preview":"max-video-preview:-1"},"canonical":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/viviane-ferreira-destaca-a-conexao-entre-o-seu-cinema-e-as-raizes-familiares\/","og_locale":"pt_BR","og_type":"article","og_title":"Viviane Ferreira destaca a conex\u00e3o entre o seu cinema e as ra\u00edzes familiares","og_description":"Confira como foi a palestra da cineasta Viviane Ferreira na AIC.","og_url":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/viviane-ferreira-destaca-a-conexao-entre-o-seu-cinema-e-as-raizes-familiares\/","og_site_name":"Academia Internacional de Cinema (AIC)","article_published_time":"2025-02-20T16:50:15+00:00","article_modified_time":"2025-02-20T16:53:51+00:00","og_image":[{"width":2560,"height":1440,"url":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-content\/uploads\/2025\/02\/aic19_02-02-scaled.jpg","type":"image\/jpeg"}],"author":"monicaw","twitter_card":"summary_large_image","twitter_misc":{"Escrito por":"monicaw","Est. tempo de leitura":"7 minutos"},"schema":{"@context":"https:\/\/schema.org","@graph":[{"@type":"WebPage","@id":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/viviane-ferreira-destaca-a-conexao-entre-o-seu-cinema-e-as-raizes-familiares\/","url":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/viviane-ferreira-destaca-a-conexao-entre-o-seu-cinema-e-as-raizes-familiares\/","name":"Viviane Ferreira destaca a conex\u00e3o entre o seu cinema e as ra\u00edzes familiares - Academia Internacional de Cinema (AIC)","isPartOf":{"@id":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#website"},"primaryImageOfPage":{"@id":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/viviane-ferreira-destaca-a-conexao-entre-o-seu-cinema-e-as-raizes-familiares\/#primaryimage"},"image":{"@id":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/viviane-ferreira-destaca-a-conexao-entre-o-seu-cinema-e-as-raizes-familiares\/#primaryimage"},"thumbnailUrl":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-content\/uploads\/2025\/02\/aic19_02-03-scaled.jpg","datePublished":"2025-02-20T16:50:15+00:00","dateModified":"2025-02-20T16:53:51+00:00","author":{"@id":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#\/schema\/person\/42b087fb2ed99fe31a6b3663ec5a7e10"},"breadcrumb":{"@id":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/viviane-ferreira-destaca-a-conexao-entre-o-seu-cinema-e-as-raizes-familiares\/#breadcrumb"},"inLanguage":"pt-BR","potentialAction":[{"@type":"ReadAction","target":["https:\/\/www.aicinema.com.br\/viviane-ferreira-destaca-a-conexao-entre-o-seu-cinema-e-as-raizes-familiares\/"]}]},{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/viviane-ferreira-destaca-a-conexao-entre-o-seu-cinema-e-as-raizes-familiares\/#primaryimage","url":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-content\/uploads\/2025\/02\/aic19_02-03-scaled.jpg","contentUrl":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-content\/uploads\/2025\/02\/aic19_02-03-scaled.jpg","width":2560,"height":1440},{"@type":"BreadcrumbList","@id":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/viviane-ferreira-destaca-a-conexao-entre-o-seu-cinema-e-as-raizes-familiares\/#breadcrumb","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"In\u00edcio","item":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/"},{"@type":"ListItem","position":2,"name":"Viviane Ferreira destaca a conex\u00e3o entre o seu cinema e as ra\u00edzes familiares"}]},{"@type":"WebSite","@id":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#website","url":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/","name":"Academia Internacional de Cinema (AIC)","description":"Fa\u00e7a parte da comunidade AIC. Alunos e professores percorrem festivais e trilham hist\u00f3rias de sucesso em empresas e produtoras de audiovisual.","potentialAction":[{"@type":"SearchAction","target":{"@type":"EntryPoint","urlTemplate":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/?s={search_term_string}"},"query-input":{"@type":"PropertyValueSpecification","valueRequired":true,"valueName":"search_term_string"}}],"inLanguage":"pt-BR"},{"@type":"Person","@id":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#\/schema\/person\/42b087fb2ed99fe31a6b3663ec5a7e10","name":"monicaw","image":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#\/schema\/person\/image\/","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/2f3d893ca94905ee231ec01cd3507eaa?s=96&d=mm&r=g","contentUrl":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/2f3d893ca94905ee231ec01cd3507eaa?s=96&d=mm&r=g","caption":"monicaw"},"url":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/author\/monicaw-2\/"}]}},"amp_enabled":true,"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/30997","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2070"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=30997"}],"version-history":[{"count":2,"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/30997\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":31001,"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/30997\/revisions\/31001"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/30998"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=30997"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=30997"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=30997"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}