{"id":3069,"date":"2012-07-16T17:42:25","date_gmt":"2012-07-16T17:42:25","guid":{"rendered":"http:\/\/aicinema.com.br\/?p=3069"},"modified":"2017-07-13T16:47:24","modified_gmt":"2017-07-13T19:47:24","slug":"o-sucesso-da-locomotiva-filmes-produtora-de-eduardo-sertorio-e-andre-neves","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/o-sucesso-da-locomotiva-filmes-produtora-de-eduardo-sertorio-e-andre-neves\/","title":{"rendered":"O sucesso da Locomotiva Filmes \u2013 produtora de Eduardo Sert\u00f3rio e Andr\u00e9 Neves"},"content":{"rendered":"
A Locomotiva Filmes<\/a> \u00e9 uma produtora jovem. N\u00e3o s\u00f3 pelo pouco tempo de vida \u2013 a empresa foi fundada em 2009, mas tamb\u00e9m pelos jovens diretores, Eduardo Sert\u00f3rio e Andr\u00e9 Neves, que montaram a produtora aliando forma\u00e7\u00e3o acad\u00eamica com experi\u00eancias vividas em grandes empresas do ramo pelas quais passaram. Eduardo e Andr\u00e9 s\u00e3o ex-alunos do Curso Filmworks<\/a> e o maior objetivo deles \u00e9 produzir material de qualidade com profissionalismo. \u201cNossa din\u00e2mica de trabalho \u00e9 percorrer, ao lado dos nossos clientes e parceiros, um caminho de cria\u00e7\u00e3o e conhecimento, agregando experi\u00eancias at\u00e9 chegarmos a um produto final, satisfat\u00f3rio para ambos\u201d, conta Andr\u00e9. Al\u00e9m dos dois fundadores, outros alunos da AIC colaboram com os projetos da produtora. Gui Ashcar atua como diretor de cena e Gustavo Calenzani como roteirista.<\/p>\n O foco da produtora s\u00e3o filmes institucionais, publicit\u00e1rios e conte\u00fados para TV, web e cinema. Os resultados dos esfor\u00e7os s\u00e3o vis\u00edveis. A Locomotiva j\u00e1 carrega em seu portf\u00f3lio grandes clientes, como Rede Globo S\u00e3o Paulo, Editora Globo, 3M, Volkswagen, Audi entre outros.<\/p>\n Al\u00e9m dos clientes comerciais, a produtora tamb\u00e9m ganhou um primeiro pr\u00eamio internacional, no \u00fanico concurso no qual se inscreveu. No come\u00e7o do m\u00eas de junho, Andr\u00e9 e Eduardo foram para o M\u00e9xico receber – diretamente das m\u00e3os do ator e produtor Antonio Banderas, o pr\u00eamio Make it Short, pelo curta-metragem \u201cInspira\u00e7\u00e3o\u201d. O filme, escolhido entre mais de 2900 roteiros, ser\u00e1 usado na campanha da nova fragr\u00e2ncia feminina lan\u00e7ada por Banderas, o perfume \u201cThe Secret\u201d.<\/p>\n Confira mais sobre o sucesso da Locomotiva Filmes na entrevista de Eduardo Sert\u00f3rio.<\/strong><\/p>\n 1)\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0 <\/strong>Recentemente voc\u00eas ganharam o Make it Short, um concurso destinado a jovens diretores, realizado pelo ator e produtor Antonio Banderas. Como surgiu a ideia de participar e qual a import\u00e2ncia de um pr\u00eamio como esse para voc\u00eas e para a produtora?<\/strong><\/p>\n Na verdade o projeto chegou at\u00e9 a produtora via um amigo-ator-produtor, Roberto Lacava. Ele, juntamente com outro amigo, tinham sido escolhidos para filmarem um dos cinco filmes do concurso e precisavam de uma produtora com certa estrutura para realiz\u00e1-lo. A grande import\u00e2ncia de uma pr\u00eamio como esse \u00e9 a visibilidade que ele causa e a experi\u00eancia de passar por um evento internacional. Com certeza, por conta de ser vinculado a um ator de grande porte, muita gente que at\u00e9 ent\u00e3o n\u00e3o conhecia a produtora, agora ao menos sabe que ela existe. De certa forma nos coloca no mercado como tamb\u00e9m produtores de conte\u00fado e serve como portfolio para pr\u00f3ximas parcerias.<\/p>\n 2)\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0 <\/strong>Quando e como come\u00e7ou o sonho de fazer cinema?<\/strong><\/p>\n Desde muito pequeno sempre tive o sonho de desenhar hist\u00f3rias em quadrinhos, o que acaba resumindo essa resposta na minha vontade de contar hist\u00f3rias. O cinema pode ser considerado quase que uma hist\u00f3ria em quadrinhos em movimento, obviamente com toda a particularidade que o cinema tem, como uma arte mais ampla.<\/p>\n Vale dizer que essa conex\u00e3o entre os HQ’s e o cinema foi feita quando eu tinha mais ou menos uns 14 anos. Em um curso de desenho para quadrinhos que fazia, foi aberto um curso mais especifico de anima\u00e7\u00e3o, onde desenh\u00e1vamos cada frame da hist\u00f3ria, ou seja, sem a ajuda de computadores. Conforme o tempo foi passando a minha paix\u00e3o por cinema foi aumentando, a por desenhos diminuindo. At\u00e9 que decidi me dedicar a ela. O sonho de fazer cinema n\u00e3o esta sozinho, ele \u00e9 muito atrelado \u00e0 minha grande vontade de trabalhar com o universo de games, podendo assim explorar tamb\u00e9m a intera\u00e7\u00e3o do espectador com a hist\u00f3ria.<\/p>\n 3)\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0 <\/strong>Conte um pouco da sua trajet\u00f3ria.<\/strong><\/p>\n Comecei trabalhando em TV, onde tive a oportunidade de passar por diversas fun\u00e7\u00f5es, de cabo-men \u00e0 cinegrafista. Por\u00e9m nunca fiquei satisfeito trabalhando em televis\u00e3o, mas com certeza, adquiri habilidade t\u00e9cnica. Sou formado em publicidade, uma faculdade que no fundo empurrei com a barriga, mas que me fez ter a for\u00e7a de vontade de largar tudo para realmente estudar o que eu queria, que era cinema.<\/p>\n Em 2004 com 22 anos, entrei na AIC em Curitiba e acabei vindo para S\u00e3o Paulo junto com ela. Procurei passar por todas as \u00e1reas nos exerc\u00edcios da escola, antes de assumir a dire\u00e7\u00e3o de um curta, o que at\u00e9 virou piada na \u00e9poca por parte dos professores: “Quando \u00e9 que veremos um curta dirigido pelo Sert\u00f3rio?”. O “Hattari” foi meu primeiro curta e tem muito das minhas refer\u00eancias, que s\u00e3o basicamente, os HQ’s e games. Com esse curta consegui abrir algumas portas no mercado, e passei a trabalhar como assistente de dire\u00e7\u00e3o em algumas produtoras, at\u00e9 decidir abrir a minha.<\/p>\n 4)\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0 <\/strong>Como surgiu a ideia de montar a Locomotiva Filmes?<\/strong><\/p>\n Conforme o tempo foi passando, comecei a ter vontade de ter uma produtora. Em um trabalho que estava fazendo para outra produtora, conheci o Andr\u00e9 Neves, e descobrimos que t\u00ednhamos essa vontade em comum. Come\u00e7amos a colocar no papel e verificar as reais possibilidades de uma parceria se concretizar, e ap\u00f3s muitas reuni\u00f5es oficializamos a abertura da produtora, ainda com o escrit\u00f3rio sendo nossas pr\u00f3prias casas.<\/p>\n 5)\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0 <\/strong>A Locomotiva j\u00e1 tem grandes clientes no portf\u00f3lio. Como \u00e9 produzir para grandes clientes?<\/strong><\/p>\n \u00c9 importante ressaltar que apesar de serem grandes clientes, os nossos trabalhos com eles s\u00e3o de porte pequeno e m\u00e9dio. A produtora \u00e9 recente e ainda esta em desenvolvimento, ou seja, estamos batalhando para chegar a um n\u00edvel seguro de estabilidade no mercado. Assim sendo a alta qualidade do produto, em pre\u00e7os acess\u00edveis \u00e9 o foco principal para podermos concorrer com as grandes, sempre procurando superar expectativas. O relacionamento com os clientes tem sido \u00f3timo, acredito que principalmente por conta da \u00faltima parte citada.<\/p>\n 6)\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0 <\/strong>O que achou do o curso na AIC? Como ele acrescentou na sua trajet\u00f3ria?<\/strong><\/p>\n Algumas coisas foram fundamentais para mim, em primeiro lugar, a grande pr\u00e1tica que ele oferece. Al\u00e9m do conte\u00fado te\u00f3rico, o fazer filmes, em grande quantidade, cria uma familiaridade com o meio, e me fez aprender muito com os erros e acertos. N\u00e3o s\u00f3 no sentido no filme em si, mas com o relacionamento entre a equipe, o que pode ser a parte mais dif\u00edcil em uma arte criada em grupo. Em segundo lugar, a AIC d\u00e1 uma boa base para a defesa de projetos atrav\u00e9s dos pitchings, e prepara para a vida no mercado, que se trata de uma constante tentativa de convencer patrocinadores, equipe e clientes de que sua ideia \u00e9 boa. E para finalizar, algo que durante o curso, n\u00f3s alunos costumamos reclamar, acaba fazendo sentido depois, que \u00e9 o “fazer mais com menos”, ou seja, aprender a lidar com dificuldades, limita\u00e7\u00f5es criativas e obst\u00e1culos, e conseguir tirar disso tudo um produto\/filme bom, sem se prender a grandes luxos e pseudonecessidades.<\/p>\n