{"id":30264,"date":"2024-08-13T15:22:13","date_gmt":"2024-08-13T18:22:13","guid":{"rendered":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/?p=30264"},"modified":"2024-08-13T15:22:13","modified_gmt":"2024-08-13T18:22:13","slug":"12a-semana-de-cinema-e-mercado-inicio-de-carreira-no-audiovisual","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/12a-semana-de-cinema-e-mercado-inicio-de-carreira-no-audiovisual\/","title":{"rendered":"12\u00aa Semana de Cinema e Mercado: In\u00edcio de Carreira no Audiovisual"},"content":{"rendered":"

O \u00faltimo dia da 12\u00aa Semana de Cinema e Mercado<\/strong> da Academia Internacional de Cinema (AIC)<\/strong> recebeu os ex-estudantes da AIC Al\u00edcia Abe<\/strong>, Guilherme Dourado<\/strong> e Leonardo Tovani<\/strong> no painel \u201cEstudantes AIC: O Futuro no Audiovisual\u201d<\/strong>. O painel foi mediado por Carol Cherulli<\/strong> e abordou temas relevantes, como a import\u00e2ncia do coletivo no in\u00edcio da trajet\u00f3ria profissional, a percep\u00e7\u00e3o sobre o valor do pr\u00f3prio trabalho e a estereotipa\u00e7\u00e3o de corpos em produ\u00e7\u00f5es audiovisuais.<\/p>\n

Como Conseguir os Primeiros Trabalhos no Audiovisual<\/strong><\/h2>\n

Durante a discuss\u00e3o, todos os convidados enfatizaram a import\u00e2ncia do coletivo e do apoio dos amigos no in\u00edcio da carreira no audiovisual. Esse apoio pode vir tanto dentro da sala de aula quanto de amigos que acreditam nas suas ideias e trabalhos. Guilherme Dourado<\/strong>, por exemplo, compartilhou sua experi\u00eancia em Erguida<\/em>, um curta-metragem dirigido pela ex-aluna do Filmworks<\/a> Jhonn\u00e3 Bao<\/strong><\/a>, que foi vencedor de tr\u00eas trof\u00e9us no Festival de Bras\u00edlia do Cinema Brasileiro. Al\u00e9m disso, ele mencionou sua participa\u00e7\u00e3o em Serra do Arrimo<\/em>, de Thiago Fischer<\/strong>, que tamb\u00e9m foi premiado no Filmworks Film Festival<\/a>.<\/p>\n

\u201cDesde que vim para S\u00e3o Paulo, na AIC, encontrei pessoas que acreditaram em mim e no meu trabalho, o que me motivou a seguir em frente. Hoje eu entro em determinadas produ\u00e7\u00f5es se for pela porta da frente. O mercado tende a querer nos colocar em determinadas posi\u00e7\u00f5es, mas aprendi que precisamos entender o nosso valor e do nosso trabalho e valoriz\u00e1-lo\u201d, destacou Dourado.<\/p>\n

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Ator Guilherme Dourado compartilha sobre o trabalho do ator durante palestra na AIC<\/figcaption><\/figure>\n

Por sua vez, Al\u00edcia explicou que sua experi\u00eancia em Erguida<\/em> como diretora de fotografia provocou um debate importante sobre a presen\u00e7a de pessoas transexuais em produ\u00e7\u00f5es audiovisuais. Ela comentou: \u201cO filme retratava corpos trans e travestis. E a Jhonn\u00e3 teve o cuidado de escolher pessoas trans e travestis para compor a equipe. Pela primeira vez, estive em um set composto dessa maneira. Eu sou uma mulher trans operando uma c\u00e2mera, \u00e9 raro voc\u00ea ver isso\u201d.<\/p>\n

Leonardo, em sua fala, compartilhou que suas produ\u00e7\u00f5es como estudante na AIC o levaram a conquistar uma bolsa para estudar em um curso oferecido pela Warner Brothers Studio<\/strong> na University of Southern Calif\u00f3rnia<\/strong>. \u201cL\u00e1, eles n\u00e3o avaliavam os trabalhos apenas pelo resultado, pois acreditam que a arte n\u00e3o pode receber notas. No primeiro dia de aula eles explicaram que avaliam o profissional, sua reputa\u00e7\u00e3o, pontualidade e profissionalismo com os projetos e colegas. Essa experi\u00eancia me ensinou que \u00e9 isso que o mercado busca; n\u00e3o basta ter t\u00e9cnica, voc\u00ea precisa ser uma boa pessoa enquanto profissional\u201d.<\/p>\n

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Diretora de Fotografia, Alicia Abe, compartilha sobre produ\u00e7\u00e3o com equipe majoritariamente de pessoas trans e travestis<\/figcaption><\/figure>\n

O Que Estudar Quando Se Est\u00e1 Come\u00e7ando<\/strong><\/h2>\n

Durante a sess\u00e3o de perguntas da plateia, uma aluna do Filmworks I<\/strong><\/a> questionou sobre como estudar para o audiovisual al\u00e9m da sala de aula. Al\u00edcia<\/strong> ressaltou que o grande diferencial \u00e9 ter conhecimento sobre o funcionamento de cada \u00e1rea: \u201cQuando voc\u00ea entende sobre produ\u00e7\u00e3o<\/a>, dire\u00e7\u00e3o<\/a>, arte<\/a> e elenco<\/a>, fica mais f\u00e1cil e assertivo direcionar suas a\u00e7\u00f5es. Por isso, recomendo ter uma vis\u00e3o macro e participar de equipes em diferentes fun\u00e7\u00f5es, pois isso certamente te transformar\u00e1 em uma diretora melhor quando for produzir seu pr\u00f3prio filme\u201d.<\/p>\n

Leonardo complementou sua fala: \u201cMuitas vezes, ao conhecer outras \u00e1reas, acabamos nos interessando e surgem oportunidades de trabalho nelas. Por exemplo, eu n\u00e3o dirigi meu filme de conclus\u00e3o; em vez disso, editei<\/a> a produ\u00e7\u00e3o de um amigo de sala. Hoje, trabalho como editor e fa\u00e7o parte da Associa\u00e7\u00e3o de Montadores de Cinema<\/strong>.\u201d<\/p>\n

Guilherme<\/strong> tamb\u00e9m enfatizou a import\u00e2ncia do estudo e da valoriza\u00e7\u00e3o do cinema nacional: \u201cEstude filmes nacionais e assista a produ\u00e7\u00f5es nacionais. O que fazemos \u00e9 cinema nacional. Voc\u00ea n\u00e3o vai ser respeitado l\u00e1 fora se n\u00e3o for respeitado e n\u00e3o souber o que acontece aqui dentro. Temos um cinema e produ\u00e7\u00f5es riqu\u00edssimas. Estude diretores, elenco, assista ao cinema nacional!<\/p>\n