{"id":29693,"date":"2024-02-22T18:36:52","date_gmt":"2024-02-22T21:36:52","guid":{"rendered":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/?p=29693"},"modified":"2024-02-22T18:36:52","modified_gmt":"2024-02-22T21:36:52","slug":"diretor-ricardo-calil-na-semana-de-orientacao","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/diretor-ricardo-calil-na-semana-de-orientacao\/","title":{"rendered":"Diretor Ricardo Calil na Semana de Orienta\u00e7\u00e3o"},"content":{"rendered":"

Uma aula sobre processo criativo em document\u00e1rio! \u00c9 assim o resumo do terceiro dia da Semana de Orienta\u00e7\u00e3o com a presen\u00e7a de Ricardo Calil<\/strong><\/a>, diretor<\/a> e roteirista<\/a> de grandes produ\u00e7\u00f5es como Vale o Escrito \u2013 A Guerra do Jogo do Bicho<\/em> e Em Nome de Deus<\/em>, ambas dispon\u00edveis na Globoplay.<\/p>\n

O p\u00fablico ficou interessado sobre a sua nova obra, a hist\u00f3ria do Jogo do Bicho na d\u00e9cada de 70 no Rio de Janeiro e como essa pr\u00e1tica, proibida por lei, se esbarra com a criminalidade e o carnaval. Calil compartilhou suas experi\u00eancias como jornalista e documentarista, discutindo tamb\u00e9m sobre o preparo para as entrevistas e as fontes de onde obt\u00e9m novas hist\u00f3rias.<\/p>\n

Rela\u00e7\u00e3o entre Jornalismo e Document\u00e1rio<\/strong><\/h2>\n

Formado em Jornalismo, Ricardo possui uma perspectiva que destaca o document\u00e1rio como uma linguagem mais centrado no cinema do que no jornalismo. Calil defende que a ess\u00eancia do jornalismo reside na informa\u00e7\u00e3o, enquanto o document\u00e1rio visa proporcionar uma experi\u00eancia ao telespectador, seja de forma dramat\u00fargica, est\u00e9tica ou narrativa.<\/p>\n

\u201cDe um lado o jornalista tem um desejo de mergulhar, pesquisar e compreender temas espec\u00edficos, demonstrando organiza\u00e7\u00e3o de pensamento e constru\u00e7\u00e3o de pauta com aspectos importantes. Por\u00e9m, no momento das entrevistas \u00e9 diferente: no document\u00e1rio voc\u00ea n\u00e3o tem uma pauta a cumprir, \u00e9 preciso ouvir a pessoa e estar pronto para acolher o sil\u00eancio. O sil\u00eancio, pouco valorizado no jornalismo, ganha destaque nos document\u00e1rios, \u00e9 o momento que o telespectador processa a emo\u00e7\u00e3o.\u201d<\/p>\n

Contrastando, tanto o document\u00e1rio quanto o jornalismo carregam uma responsabilidade distinta da fic\u00e7\u00e3o: a \u00e9tica. Para Ricardo, profissionais que lidam com pessoas e eventos reais n\u00e3o podem tra\u00ed-los, pois, as vidas s\u00e3o impactadas pelo que \u00e9 narrado.<\/p>\n

Como foi estruturar a narrativa de Vale o Escrito \u2013 A Guerra do Jogo do Bicho? <\/strong><\/h2>\n

Segundo Ricardo, a ideia inicial consistia em um epis\u00f3dio por fam\u00edlia. Contudo, com as pesquisas e entrevistas realizadas, perceberam a necessidade de destacar a fam\u00edlia Garcia como o fio condutor da narrativa. Al\u00e9m disso, planejava-se uma abordagem em primeira pessoa, onde a hist\u00f3ria do jogo do bicho seria narrada pelos pr\u00f3prios bicheiros, em vez de especialistas ou narrador.<\/p>\n

Durante a p\u00f3s-produ\u00e7\u00e3o, houve uma aproxima\u00e7\u00e3o do material com a dramaturgia de fic\u00e7\u00e3o, analisando o arco de cada personagem, os pontos de virada em cada epis\u00f3dio e os protagonistas. “Fiquei muito feliz ao perceber que as pessoas consumiram a s\u00e9rie como uma obra de fic\u00e7\u00e3o, com diversas compara\u00e7\u00f5es com O Poderoso Chef\u00e3o<\/em>, Mulheres de Areia<\/em> e Succession”<\/em>.<\/p>\n

Com intuito de tornar a narrativa mais envolvente e garantir que o p\u00fablico n\u00e3o se perdesse na trama, a equipe optou pela inclus\u00e3o da narra\u00e7\u00e3o e recursos visuais. \u201cResistimos contra a ideia de ter uma narra\u00e7\u00e3o, mas algumas hist\u00f3rias se encaixaram depois que ela veio, deixando a hist\u00f3ria mais eletrizante. Al\u00e9m de recursos visuais como os quadros caindo, mapas e roletas, para que as pessoas acompanhassem o fluxo da narrativa\u201d.<\/p>\n