{"id":29693,"date":"2024-02-22T18:36:52","date_gmt":"2024-02-22T21:36:52","guid":{"rendered":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/?p=29693"},"modified":"2024-02-22T18:36:52","modified_gmt":"2024-02-22T21:36:52","slug":"diretor-ricardo-calil-na-semana-de-orientacao","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/diretor-ricardo-calil-na-semana-de-orientacao\/","title":{"rendered":"Diretor Ricardo Calil na Semana de Orienta\u00e7\u00e3o"},"content":{"rendered":"
Uma aula sobre processo criativo em document\u00e1rio! \u00c9 assim o resumo do terceiro dia da Semana de Orienta\u00e7\u00e3o com a presen\u00e7a de Ricardo Calil<\/strong><\/a>, diretor<\/a> e roteirista<\/a> de grandes produ\u00e7\u00f5es como Vale o Escrito \u2013 A Guerra do Jogo do Bicho<\/em> e Em Nome de Deus<\/em>, ambas dispon\u00edveis na Globoplay.<\/p>\n O p\u00fablico ficou interessado sobre a sua nova obra, a hist\u00f3ria do Jogo do Bicho na d\u00e9cada de 70 no Rio de Janeiro e como essa pr\u00e1tica, proibida por lei, se esbarra com a criminalidade e o carnaval. Calil compartilhou suas experi\u00eancias como jornalista e documentarista, discutindo tamb\u00e9m sobre o preparo para as entrevistas e as fontes de onde obt\u00e9m novas hist\u00f3rias.<\/p>\n Formado em Jornalismo, Ricardo possui uma perspectiva que destaca o document\u00e1rio como uma linguagem mais centrado no cinema do que no jornalismo. Calil defende que a ess\u00eancia do jornalismo reside na informa\u00e7\u00e3o, enquanto o document\u00e1rio visa proporcionar uma experi\u00eancia ao telespectador, seja de forma dramat\u00fargica, est\u00e9tica ou narrativa.<\/p>\n \u201cDe um lado o jornalista tem um desejo de mergulhar, pesquisar e compreender temas espec\u00edficos, demonstrando organiza\u00e7\u00e3o de pensamento e constru\u00e7\u00e3o de pauta com aspectos importantes. Por\u00e9m, no momento das entrevistas \u00e9 diferente: no document\u00e1rio voc\u00ea n\u00e3o tem uma pauta a cumprir, \u00e9 preciso ouvir a pessoa e estar pronto para acolher o sil\u00eancio. O sil\u00eancio, pouco valorizado no jornalismo, ganha destaque nos document\u00e1rios, \u00e9 o momento que o telespectador processa a emo\u00e7\u00e3o.\u201d<\/p>\n Contrastando, tanto o document\u00e1rio quanto o jornalismo carregam uma responsabilidade distinta da fic\u00e7\u00e3o: a \u00e9tica. Para Ricardo, profissionais que lidam com pessoas e eventos reais n\u00e3o podem tra\u00ed-los, pois, as vidas s\u00e3o impactadas pelo que \u00e9 narrado.<\/p>\n Segundo Ricardo, a ideia inicial consistia em um epis\u00f3dio por fam\u00edlia. Contudo, com as pesquisas e entrevistas realizadas, perceberam a necessidade de destacar a fam\u00edlia Garcia como o fio condutor da narrativa. Al\u00e9m disso, planejava-se uma abordagem em primeira pessoa, onde a hist\u00f3ria do jogo do bicho seria narrada pelos pr\u00f3prios bicheiros, em vez de especialistas ou narrador.<\/p>\n Durante a p\u00f3s-produ\u00e7\u00e3o, houve uma aproxima\u00e7\u00e3o do material com a dramaturgia de fic\u00e7\u00e3o, analisando o arco de cada personagem, os pontos de virada em cada epis\u00f3dio e os protagonistas. “Fiquei muito feliz ao perceber que as pessoas consumiram a s\u00e9rie como uma obra de fic\u00e7\u00e3o, com diversas compara\u00e7\u00f5es com O Poderoso Chef\u00e3o<\/em>, Mulheres de Areia<\/em> e Succession”<\/em>.<\/p>\n Com intuito de tornar a narrativa mais envolvente e garantir que o p\u00fablico n\u00e3o se perdesse na trama, a equipe optou pela inclus\u00e3o da narra\u00e7\u00e3o e recursos visuais. \u201cResistimos contra a ideia de ter uma narra\u00e7\u00e3o, mas algumas hist\u00f3rias se encaixaram depois que ela veio, deixando a hist\u00f3ria mais eletrizante. Al\u00e9m de recursos visuais como os quadros caindo, mapas e roletas, para que as pessoas acompanhassem o fluxo da narrativa\u201d.<\/p>\n <\/p>\n Como documentarista, sua refer\u00eancia em escola e linguagem \u00e9 Eduardo Coutinho, sendo uma de suas t\u00e9cnicas o rigoroso preparo, obtendo todas as informa\u00e7\u00f5es sobre o entrevistado e a hist\u00f3ria em pauta. No entanto, no momento da entrevista, \u00e9 fundamental deix\u00e1-la de lado e, simplesmente, ouvir, mantendo total aten\u00e7\u00e3o e escuta no entrevistado.<\/p>\n “Olho no olho, equipe concentrada e silenciosa, ouvindo o que o entrevistado est\u00e1 falando. Ser ouvido \u00e9 muito precioso para a pessoa que est\u00e1 dando a entrevista; as pessoas desejam ser ouvidas com aten\u00e7\u00e3o”, destaca Calil.<\/p>\n Calil destacou que na linguagem documental, n\u00e3o apenas eventos sociais, criminalidade ou as pautas quentes s\u00e3o relevantes para contar a hist\u00f3ria. Falou da import\u00e2ncia de outros assuntos serem abordados. \u201cNas entrevistas de Vale o Escrito indici\u00e1vamos conversas sobre a vida pessoal dos personagens,\u00a0 quer\u00edamos saber sobre a rela\u00e7\u00e3o com os filhos, a fam\u00edlia, o carnaval. N\u00e3o est\u00e1vamos interessados s\u00f3 nos assuntos urgentes, mas no drama humano que essas pessoas ofereciam\u201d.<\/p>\n Ricardo comentou que, diferentemente de outros trabalhos, a equipe teve bastante tempo para estabelecer contato com os entrevistados, prepar\u00e1-los e explicar sobre o projeto. Al\u00e9m disso, mencionou que outras pessoas dariam entrevistas, enfatizando a import\u00e2ncia de ouvir todos os envolvidos na hist\u00f3ria. Ele compartilhou que houve casos em que um entrevistado demorou at\u00e9 1 ano para aceitar participar. No que diz respeito ao julgamento pessoal, Ricardo destacou a necessidade de bloquear os julgamentos.<\/p>\n “Tudo foi amplamente discutido; eles tinham ci\u00eancia de que n\u00e3o est\u00e1vamos ali para julg\u00e1-los ou conden\u00e1-los. Eu tento bloquear ao m\u00e1ximo os julgamentos morais. Quero apenas ouvi-los, mesmo quando est\u00e3o falando sobre crimes”, partilhou Ricardo.<\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n Ricardo acumulou experi\u00eancia com duas produ\u00e7\u00f5es para a Globoplay, integrando o n\u00facleo de document\u00e1rio de Pedro Bial. Para ele, essa parceria gerou maior confian\u00e7a na plataforma, solicitando uma \u2018b\u00edblia\u2019 mais concisa. Apesar disso, negocia\u00e7\u00f5es ocorreram durante a produ\u00e7\u00e3o ao perceberem que a hist\u00f3ria estava seguindo um caminho diferente do inicialmente proposto.<\/p>\n Por\u00e9m, ele observa que as plataformas internacionais, como Prime Video, Netflix e HBO+, t\u00eam abordagens distintas, exigindo uma ‘b\u00edblia’ mais detalhada. Na Globoplay, n\u00e3o senti limita\u00e7\u00f5es quanto ao tema ou \u00e0 abordagem. Espero que isso n\u00e3o mude, j\u00e1 que o mercado est\u00e1 seguindo para um novo formato.”<\/p>\n Quando se trata de encontrar hist\u00f3rias para document\u00e1rios, Calil enfatiza que n\u00e3o existe uma regra r\u00edgida. No caso do Cine Marrocos<\/em>, seu interesse foi despertado ao ler uma not\u00edcia sobre a ocupa\u00e7\u00e3o de refugiados em um cinema de S\u00e3o Paulo, onde antigamente, foi um dos mais luxuosos da Am\u00e9rica Latina e palco do primeiro Festival Internacional de Cinema de S\u00e3o Paulo.<\/p>\n Al\u00e9m disso, Calil destaca que algumas produ\u00e7\u00f5es surgiram a partir da leitura de biografias, como Eu Sou Carlos Imperial<\/em>. Outras oportunidades surgiram por meio de convites de outros realizadores que j\u00e1 tinham uma hist\u00f3ria pronta.<\/p>\n No dia 09 de mar\u00e7o, a AIC d\u00e1 in\u00edcio ao Curso de Document\u00e1rio Semestral<\/a>. A partir das 09h30 da manh\u00e3, os interessados em document\u00e1rios foram convidados, durante a palestra, para uma aula aberta e gratuita, onde ser\u00e3o apresentados document\u00e1rios realizados na AIC.<\/p>\n Nesta quinta-feira (22) recebemos o \u00faltimo palestrante da Semana de Orienta\u00e7\u00e3o.<\/p>\n Quinta, 22\/02 \u2013 Heitor DhaliaRela\u00e7\u00e3o entre Jornalismo e Document\u00e1rio<\/strong><\/h2>\n
Como foi estruturar a narrativa de Vale o Escrito \u2013 A Guerra do Jogo do Bicho? <\/strong><\/h2>\n
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Como se preparar para as entrevistas de um document\u00e1rio?<\/strong><\/h2>\n
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Como entrevistar pessoas que s\u00e3o criminosas, tendo assassinatos em seu hist\u00f3rico? Algum momento sentiu medo?<\/strong><\/h2>\n
Como \u00e9 fazer uma produ\u00e7\u00e3o para um Streaming? <\/strong><\/h2>\n
Onde encontrar hist\u00f3rias para document\u00e1rios?<\/strong><\/h2>\n
Aula de Document\u00e1rio aberta ao P\u00fablico <\/strong><\/h2>\n
Semana de Orienta\u00e7\u00e3o <\/strong><\/h3>\n
\n17h exibi\u00e7\u00e3o de \u201cO Cheiro do Ralo\u201d
\n19h bate-papo com o Diretor<\/p>\n