{"id":29667,"date":"2024-02-20T17:14:27","date_gmt":"2024-02-20T20:14:27","guid":{"rendered":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/?p=29667"},"modified":"2024-02-29T06:39:01","modified_gmt":"2024-02-29T09:39:01","slug":"roteirista-raul-perez-da-inicio-a-semana-de-orientacao","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/roteirista-raul-perez-da-inicio-a-semana-de-orientacao\/","title":{"rendered":"Roteirista Raul Perez d\u00e1 in\u00edcio \u00e0 Semana de Orienta\u00e7\u00e3o 2024"},"content":{"rendered":"
O roteirista<\/a> Raul Perez<\/a> abriu a Semana de Orienta\u00e7\u00e3o 2024 <\/strong>compartilhando dicas e ensinamentos sobre o universo do roteiro. Ele apresentou o que considera ser o “kit sobreviv\u00eancia” para aspirantes na \u00e1rea e compartilhou sobre a sua pr\u00f3pria jornada no mercado audiovisual.<\/p>\n Raul contou um pouco sobre sua hist\u00f3ria e revelou que seu interesse pelo audiovisual come\u00e7ou aos 8 anos, ao descobrir o canal MTV e considerar os videoclipes como “a melhor coisa que a humanidade j\u00e1 inventou”. Sua trajet\u00f3ria inclui contribui\u00e7\u00f5es no in\u00edcio da SPCine, atuando na comunica\u00e7\u00e3o e nas pol\u00edticas institucionais. Atualmente, integra a equipe de roteiristas da s\u00e9rie Sintonia<\/em>, da Netflix, e Anderson \u201cSpider\u201d Silva<\/em>, da Paramount+.<\/p>\n Ao compartilhar dicas para se tornar um bom roteirista, Raul enfatizou a import\u00e2ncia de ler roteiros, analisar os pontos de viradas das narrativas e escrever suas pr\u00f3prias hist\u00f3rias sem receio de errar.<\/p>\n Raul destacou os editais e laborat\u00f3rios como uma das melhores portas de entrada para o mercado. Ele encorajou a constru\u00e7\u00e3o de uma rede de contatos, enfatizando que todos dentro da escola s\u00e3o uma potencial rede profissional. Tamb\u00e9m sugeriu a presen\u00e7a em festivais e eventos cinematogr\u00e1ficos para conhecer e se apresentar aos profissionais do mercado.<\/p>\n \u201c\u00c9 importante saber que todos voc\u00eas aqui s\u00e3o uma rede de contato um do outro. Se conectem pelas redes sociais. Voc\u00eas est\u00e3o aqui trocando cart\u00f5es e se conhecendo profissionalmente. Saber quem s\u00e3o as pessoas que voc\u00ea pode se juntar para entrarem em um edital no futuro\u201d.<\/p>\n Raul falou um pouco sobre todas as \u00e1reas que um profissional pode atuar, destacando as seguintes:<\/p>\n <\/p>\n O roteirista compartilhou que a ideia para um projeto pode vir de qualquer lugar, das redes sociais a apresenta\u00e7\u00f5es ou uma hist\u00f3ria que ouviu. \u201cEu escrevo uma hist\u00f3ria que eu ouvi em um bloco de nota e depois tudo o que eu vejo sobre aquele tema vou adicionando ali. Se eu fosse contar a minha vida como suspense ela teria alguns pontos de virada que se fossem comedia seriam outros. Ent\u00e3o \u00e9 bom olhar sua hist\u00f3ria em diferentes tons para entender onde ela combina mais”.<\/p>\n Para ele, \u00e9 considerado um projeto a partir do momento que se tem um protagonista, o universo, o ponto de vista, g\u00eanero e o tom.<\/p>\n <\/p>\n Raul contou sobre seu processo como roteirista das salas de roteiro das s\u00e9ries que trabalhou. “O passo a passo \u00e9 voc\u00ea escrever o epis\u00f3dio designado a voc\u00ea, depois envia ao chefe da sala de roteiro, ele faz as altera\u00e7\u00f5es e manda para o player. S\u00f3 depois desse momento, fazemos as altera\u00e7\u00f5es que consideramos um novo tratamento.”<\/p>\n Questionado sobre propor novos acontecimentos \u00e0 hist\u00f3ria ele enfatiza que \u00e9 importante propor com consci\u00eancia sobre o andamento da narrativa, o or\u00e7amento e se faz sentido com o contexto da produ\u00e7\u00e3o.<\/p>\n Jhonn\u00e3 Bao<\/strong>, aluna do Filmworks<\/a>, perguntou como ocorre a negocia\u00e7\u00e3o de determinadas pautas nas salas de roteiro. \u201c\u00c0s vezes, esperamos que a mudan\u00e7a aconte\u00e7a de uma vez, de maneira linear, mas ela \u00e9 n\u00e3o linear. Na minha experi\u00eancia, vivi todo tipo de situa\u00e7\u00e3o e acredito que estamos agora entrando em volume (aumento no n\u00famero de profissionais negros). \u00c0s vezes, o mercado n\u00e3o est\u00e1 totalmente preparado para nos receber, e acho que uma das coisas mais importantes \u00e9 que, quando chegamos, n\u00e3o podemos aceitar est\u00e1gios n\u00e3o remunerados. Precisamos ter um m\u00ednimo de estrutura e par\u00e2metros de trabalho dentro do mercado audiovisual\u201d, respondeu Raul.<\/p>\n Com rela\u00e7\u00e3o \u00e0 pauta racial, ele tamb\u00e9m incentivou a classe a estar mais unida para reivindicar quest\u00f5es espec\u00edficas, sabendo que h\u00e1 espa\u00e7os abertos e outros n\u00e3o. \u201c\u00c9 importante considerar se voc\u00ea deseja estar em determinados locais, mas jamais ser um motivo para desist\u00eancia\u201d.<\/p>\n Raul trouxe as tabelas sindicais<\/a> como refer\u00eancia de sal\u00e1rio para roteiristas e disse que sim, \u00e9 poss\u00edvel ganhar bem como profissional da \u00e1rea. \u201cSim, tem como ganhar dinheiro como roteirista! Principalmente quando voc\u00ea v\u00ea a realidade salarial do trabalhador brasileiro. Voc\u00ea percebe que ganha o que uma parcela enorme de popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o ganha. Mas, de forma globalizada e, considerando o retorno que essa produ\u00e7\u00e3o dar\u00e1 para as plataformas, \u00e9 um sal\u00e1rio pequeno\u201d.<\/p>\n Quando h\u00e1 uma lacuna nos investimentos governamentais e um boom<\/em> de plataformas de streaming, essas passam a ditar o cen\u00e1rio da produ\u00e7\u00e3o audiovisual no Brasil, mobilizando grandes recursos financeiros e contratando muitos profissionais, incluindo roteiristas. Este \u00e9 um momento crucial de uni\u00e3o para evitar que as multinacionais determinem os rumos do trabalho no audiovisual.<\/p>\n Luca de Oliveira<\/strong>, rec\u00e9m-sa\u00eddo do ensino m\u00e9dio, indagou sobre a possibilidade de espa\u00e7o para novos g\u00eaneros e narrativas, considerando uma satura\u00e7\u00e3o de g\u00eaneros no Brasil. Raul respondeu: \u201cSobre o que vir\u00e1, n\u00e3o h\u00e1 como prever, mas posso dizer que prefiro ser otimista com os p\u00e9s no ch\u00e3o. A ind\u00fastria deseja garantias m\u00e1ximas de retorno, por isso investe significativamente em g\u00eaneros que j\u00e1 demonstraram sucesso\u201d.<\/p>\n Ele finalizou a noite com uma mensagem otimista. \u201cEu sigo sendo roteirista porque quero escrever sobre coisas que eu n\u00e3o vejo, escrever sobre o que a televis\u00e3o ainda n\u00e3o me mostrou. Eu levei 29 anos para virar roteirista porque achei que as pessoas n\u00e3o estavam interessadas no que eu tinha a dizer. Uma hora deixei de resistir, porque se vai dar certo ou errado,\u00a0 o melhor ainda \u00e9 tentar.\u201d<\/p>\n Clique aqui<\/strong> <\/a>para ter acesso a apresenta\u00e7\u00e3o do Raul, que gentilmente disponibilizou o PDF para os participantes da palestra.<\/p>\n O evento segue com palestras gratuitas at\u00e9 o dia 22. Fa\u00e7a sua inscri\u00e7\u00e3o e participe.<\/p>\n <\/p>\nComo entrar no mercado de trabalho?<\/strong><\/h2>\n
Onde um roteirista pode trabalhar?\u00a0<\/strong><\/h2>\n
\n
\n
Como come\u00e7ar um roteiro?\u00a0<\/strong><\/h2>\n
Como funciona uma sala de roteiro?\u00a0<\/strong><\/h2>\n
Narrativas Pretas dentro de salas de Roteiro<\/strong><\/h2>\n
Roteirista ganha dinheiro? <\/strong><\/h2>\n
A presen\u00e7a dos streamings para roteiristas<\/strong><\/h2>\n
Semana de Orienta\u00e7\u00e3o 2024<\/strong><\/h3>\n
\n
\n18h exibi\u00e7\u00e3o dos curtas \u201cEntre\u201d, \u201cAdelaide, aqui n\u00e3o h\u00e1 segunda vez para o erro\u201d e \u201cDesacuendando o Acuenda\u201d
\n19h \u2013 bate-papo com a Diretora<\/li>\n
\n17h30 exibi\u00e7\u00e3o de \u201cCine Marrocos\u201d
\n19h bate-papo\u00a0com\u00a0o Roteirista e Diretor<\/li>\n
\n17h exibi\u00e7\u00e3o de \u201cO Cheiro do Ralo\u201d
\n19h bate-papo com o Diretor<\/li>\n<\/ul>\n