{"id":29383,"date":"2023-12-05T10:47:02","date_gmt":"2023-12-05T13:47:02","guid":{"rendered":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/?p=29383"},"modified":"2023-12-05T10:47:02","modified_gmt":"2023-12-05T13:47:02","slug":"trilhando-o-caminho-dos-festivais-nacionais-e-internacionais","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/trilhando-o-caminho-dos-festivais-nacionais-e-internacionais\/","title":{"rendered":"Trilhando o Caminho dos Festivais Nacionais e Internacionais"},"content":{"rendered":"

Decidir quais festivais de cinema nacionais ou internacionais merecem receber seu curta ou longa-metragem pode ser um desafio, mas as recompensas potenciais justificam o esfor\u00e7o. Entre os principais benef\u00edcios, destaca-se a <\/span>oportunidade<\/span> de os festivais serem uma vitrine para que distribuidoras descubram e invistam em seu filme, delineando estrat\u00e9gias para explor\u00e1-lo em diferentes janelas de exibi\u00e7\u00e3o, que v\u00e3o de salas de cinema a cat\u00e1logos de companhias a\u00e9reas.<\/span><\/p>\n

Enquanto os canais de televis\u00e3o aberta, sejam p\u00fablicos ou privados, oferecem espa\u00e7o limitado na programa\u00e7\u00e3o para filmes, as plataformas de televis\u00e3o por assinatura apresentam mais possibilidades. O v\u00eddeo sob demanda, como os servi\u00e7os de streaming, que operam atrav\u00e9s de modelos de assinatura, tamb\u00e9m pode ser um destino promissor para sua obra como \u00e9 o caso de doze filmes realizados por estudantes do Curso\u00a0Filmworks<\/a> , da Academia Internacional de Cinema (AIC), selecionados e dispon\u00edveis na plataforma de S<\/a>treaming \u00c0 La Carte<\/a>, do renomado\u00a0Cine Petra Belas Artes<\/strong>. A ideia \u00e9 <\/span>alcan\u00e7ar o maior n\u00famero de espectadores poss\u00edvel e, <\/span>talvez,<\/span> pavimentar o caminho para o\u00a0 pr\u00f3ximo projeto.<\/span><\/p>\n

Por que os Filmes precisam estar em Festivais?<\/h2>\n

Outras vantagens de ter seu filme exibido em festivais incluem a cria\u00e7\u00e3o de uma audi\u00eancia engajada e o preparo da obra para sua estreia oficial. Ser selecionado para um festival pode atuar como um catalisador, gerando interesse do p\u00fablico e proporcionando um impulso vital ao projeto<\/span> para quando chegar<\/span> em qualquer dessas janelas de exibi\u00e7\u00e3o.<\/span><\/p>\n

Esse artigo se prop\u00f5e a ser um ponto de partida para sua pesquisa sobre quais s\u00e3o os melhores festivais para elaborar uma estrat\u00e9gia de estreia e divulga\u00e7\u00e3o. Selecionamos alguns dos festivais mais renomados no Brasil e no cen\u00e1rio internacional, al\u00e9m de listar algumas plataformas onde o filme pode ser hospedado ap\u00f3s seu circuito pelos festivais, uma op\u00e7\u00e3o particularmente atraente para curtas-metragens.<\/span><\/p>\n

A lista de festivais existentes \u00e9 vasta, com muitos atendendo a especificidades como g\u00eanero, subg\u00eanero e temas abordados. \u00c9 importante compreender quais festivais demandam que o filme selecionado seja uma estreia exclusiva mundial (o que possui um peso maior para os festivais maiores), internacional ou nacional, e direcionar as primeiras inscri\u00e7\u00f5es para esses festivais. Os que n\u00e3o exigem estreias exclusivas podem ser considerados em uma segunda etapa de submiss\u00f5es.<\/span><\/p>\n

Crie uma estrat\u00e9gia de divulga\u00e7\u00e3o\u00a0<\/strong><\/h2>\n

Uma reflex\u00e3o <\/span>a ser feita antes de elaborar uma estrat\u00e9gia de circuito de festivais \u00e9 qual o objetivo da obra nesses eventos. Busca-se exposi\u00e7\u00e3o? Premia\u00e7\u00f5es em dinheiro? Conseguir um agente? Prest\u00edgio? Estabelecer contatos para futuros projetos? Independentemente do objetivo, \u00e9 fundamental tra\u00e7ar a estrat\u00e9gia antes de iniciar as inscri\u00e7\u00f5es.<\/span><\/p>\n

Conhecer a composi\u00e7\u00e3o do j\u00fari \u00e9 uma informa\u00e7\u00e3o valiosa na hora de esbo\u00e7ar essa estrat\u00e9gia e filtrar os festivais. \u00c9 preciso tamb\u00e9m ficar atento a festivais que visam primariamente arrecadar dinheiro com as inscri\u00e7\u00f5es, sem proporcionar benef\u00edcios concretos \u00e0s pessoas cineastas ou atrair p\u00fablico para as exibi\u00e7\u00f5es. As inscri\u00e7\u00f5es <\/span>implicam<\/span> um investimento financeiro e, frequentemente, s\u00e3o bastante caras. Reconhecer as particularidades do seu filme \u00e9 uma maneira de direcionar as inscri\u00e7\u00f5es para festivais que ressoem com a ess\u00eancia da obra, aumentando assim as chances de sele\u00e7\u00e3o para as pessoas criadoras envolvidas.<\/span><\/p>\n

Dicas e Plataformas<\/h2>\n

Uma dica para economizar nas inscri\u00e7\u00f5es \u00e9 se atentar aos prazos. Geralmente, h\u00e1 diferentes fases para os prazos de inscri\u00e7\u00e3o, sendo os iniciais (conhecidos como <\/span>Early Birds<\/span>) um pouco mais acess\u00edveis. Al\u00e9m disso, alguns festivais oferecem isen\u00e7\u00f5es nas taxas de inscri\u00e7\u00e3o, que podem abranger desde descontos significativos at\u00e9 a isen\u00e7\u00e3o total da taxa. <\/span><\/p>\n

Para realizar as inscri\u00e7\u00f5es, a plataforma<\/span> FilmFreeway<\/span><\/a> pode ser bastante vantajosa, pois agrega uma grande variedade de festivais, facilitando o acesso \u00e0s informa\u00e7\u00f5es e tamb\u00e9m o processo de pagamento. O<\/span> ShortFilmDepot<\/span><\/a>, apesar de ter uma trajet\u00f3ria mais longa, apresenta uma interface um pouco confusa, mas ainda assim disponibiliza um grande n\u00famero de festivais.<\/span><\/p>\n

Se a pessoa for selecionada e estiver presente no dia da exibi\u00e7\u00e3o,<\/span> vale<\/span> lembrar de alguns aspectos que podem ser ben\u00e9ficos ao estabelecer contatos. Um deles \u00e9 bastante b\u00e1sico, mas \u00e9 v\u00e1lido reiterar: tenha \u00e0 m\u00e3o um cart\u00e3o de visitas para entregar a pessoas que interagirem com voc\u00ea ou solicitarem seu n\u00famero ou email para contatos futuros, visto que nem sempre ser\u00e1 vi\u00e1vel trocar informa\u00e7\u00f5es de contato atrav\u00e9s do celular.<\/span><\/p>\n

Outro ponto a considerar durante as participa\u00e7\u00f5es em festivais \u00e9 o projeto que a pessoa cineasta deseja desenvolver a seguir. Essa \u00e9 uma quest\u00e3o que pode surgir tanto casualmente quanto por parte de uma produtora que tenha se interessado pelo seu trabalho. Demonstrar que voc\u00ea j\u00e1 tem planos em mente reflete profissionalismo e um pensamento adiantado sobre os pr\u00f3ximos passos de sua carreira. Se a obra selecionada for um curta-metragem, reflita sobre a possibilidade de expandir esse conceito para uma longa-metragem, pois essa sugest\u00e3o pode ser proposta por algu\u00e9m interessado.<\/span><\/p>\n

O tempo de perman\u00eancia de um filme no circuito de festivais pode variar. Para longas-metragens, pode-se focar em festivais que exigem algum tipo de estreia durante um ano, e depois dedicar mais um segundo ano a festivais de porte intermedi\u00e1rio. Para curtas-metragens, esse per\u00edodo pode se estender por cerca de um \u00fanico ano. Trata-se de um intervalo de tempo relativamente curto para ganhar notoriedade, portanto, o trabalho de curadoria, envio e divulga\u00e7\u00e3o deve ser realizado de maneira intensiva.<\/span><\/p>\n

Ainda sobre curtas,<\/span> surge a quest\u00e3o sobre o que fazer com o filme ap\u00f3s o circuito de festivais. Uma das alternativas \u00e9 disponibilizar o filme online em plataformas espec\u00edficas, das quais listamos algumas neste guia. Uma vez online, os respons\u00e1veis pelo filme podem engajar blogs e perfis de cinema para gerar interesse e atrair p\u00fablico, visto que tais plataformas est\u00e3o constantemente em busca de obras intrigantes para discutir. Se o blog for dedicado a um g\u00eanero espec\u00edfico, h\u00e1 potencial para atrair ainda mais aten\u00e7\u00e3o.<\/span><\/p>\n

Como mencionado, antes de explorar a lista de festivais a seguir, reflita sobre os objetivos, expectativas e o valor singular de seu filme. Uma compreens\u00e3o clara desses elementos n\u00e3o apenas guiar\u00e1 suas decis\u00f5es, mas tamb\u00e9m enriquecer\u00e1 sua experi\u00eancia durante o processo. Vale ressaltar que aqui est\u00e3o apenas alguns dos maiores festivais nacionais e internacionais, existem milhares de outros festivais espalhados pelo mundo. <\/span><\/p>\n


\n

<\/h3>\n

NACIONAIS<\/span><\/h3>\n

 <\/p>\n

\u00c9 Tudo Verdade<\/span><\/a><\/p>\n

S\u00e3o Paulo-SP e Rio de Janeiro-RJ
\n<\/span>Ano de cria\u00e7\u00e3o: 1996
\n<\/span>Formatos aceitos: Document\u00e1rios de curtas e longas-metragens
\n<\/span>Quando acontece: Abril<\/span><\/p>\n

Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro (Curta Cinema)<\/span><\/a><\/p>\n

Rio de Janeiro-RJ
\n<\/span>Ano de cria\u00e7\u00e3o: 1991
\n<\/span>Formatos aceitos: Curtas
\n<\/span>Quando acontece: Mar\u00e7o<\/span><\/p>\n

Festival do Rio<\/span><\/a><\/p>\n

Rio de Janeiro-RJ
\n<\/span>Ano de cria\u00e7\u00e3o: 2007
\n<\/span>Formatos aceitos: Longas
\n<\/span>Quando acontece: Outubro<\/span><\/p>\n

Festival de Gramado<\/span><\/a><\/p>\n

Gramado-RS
\n<\/span>Ano de cria\u00e7\u00e3o: 1973
\n<\/span>Formatos aceitos: Longa e Curtas
\n<\/span>Quando acontece: Agosto<\/span><\/p>\n

Festival de Bras\u00edlia<\/span><\/a><\/p>\n

Bras\u00edlia-DF
\n<\/span>Ano de cria\u00e7\u00e3o: 1965
\n<\/span>Formatos aceitos: Longa e Curtas
\n<\/span>Quando acontece: Novembro<\/span><\/p>\n

Mostra de Tiradentes<\/span><\/a><\/p>\n

Belo Horizonte-MG
\n<\/span>Ano de cria\u00e7\u00e3o: 1998
\n<\/span>Formatos aceitos: Longas e Curtas
\n<\/span>Quando acontece: Janeiro<\/span><\/p>\n

Anima Mundi<\/span><\/a><\/p>\n

Rio de Janeiro-RJ e S\u00e3o Paulo-SP
\n<\/span>Ano de cria\u00e7\u00e3o: 1993
\n<\/span>Formatos aceitos: Longas e Curtas de anima\u00e7\u00e3o
\n<\/span>Quando acontece: Julho<\/span><\/p>\n

Curta Kinoforum (Festival Internacional de Curtas-Metragens de S\u00e3o Paulo)<\/span><\/a><\/p>\n

S\u00e3o Paulo-SP
\n<\/span>Ano de cria\u00e7\u00e3o: 1990
\n<\/span>Formatos aceitos: Curtas
\n<\/span>Quando acontece: Agosto\/Setembro<\/span><\/p>\n

 <\/p>\n

INTERNACIONAIS<\/span><\/h3>\n

 <\/p>\n

Austin Film Festival<\/span><\/a><\/p>\n

Estados Unidos
\n<\/span>Ano de cria\u00e7\u00e3o: 1994
\n<\/span>Formatos aceitos: Longas e Curtas
\n<\/span>Quando acontece: Outubro<\/span><\/p>\n

Berlin International Film Festival (Berlinale)<\/span><\/a><\/p>\n

Alemanha
\n<\/span>Ano de cria\u00e7\u00e3o: 1951
\n<\/span>Formatos aceitos: Longas e Curtas
\n<\/span>Quando acontece: Fevereiro<\/span><\/p>\n

Busan International Film Festival<\/span><\/a><\/p>\n

Cor\u00e9ia do Sul
\n<\/span>Ano de cria\u00e7\u00e3o: 1996
\n<\/span>Formatos aceitos: Longas e Curtas
\n<\/span>Quando acontece: Outubro<\/span><\/p>\n

Cannes Film Festival<\/span><\/a><\/p>\n

Fran\u00e7a
\n<\/span>Ano de cria\u00e7\u00e3o: 1946
\n<\/span>Formatos aceitos: Longas e Curtas
\n<\/span>Quando acontece: Maio<\/span><\/p>\n

Clermont-Ferrant International Short Film Festival<\/span><\/a><\/p>\n

Fran\u00e7a
\n<\/span>Ano de cria\u00e7\u00e3o: 1979
\n<\/span>Formatos aceitos: Curtas
\n<\/span>Quando acontece: Fevereiro<\/span><\/p>\n

Venice International Film Festival (Festival Internacional de Cinema de Veneza)<\/span><\/a><\/p>\n

It\u00e1lia
\n<\/span>Ano de cria\u00e7\u00e3o: 1932
\n<\/span>Formatos aceitos: Longas e Curtas
\n<\/span>Quando acontece: Agosto\/Setembro<\/span><\/p>\n

International Film Festival of Ottawa<\/span><\/a><\/p>\n

Canad\u00e1
\n<\/span>Ano de cria\u00e7\u00e3o: 2010
\n<\/span>Formatos aceitos: Longas e Curtas
\n<\/span>Quando acontece: Mar\u00e7o<\/span><\/p>\n

International Film Festival Rotterdam (IFFR)<\/span><\/a><\/p>\n

Holanda
\n<\/span>Ano de cria\u00e7\u00e3o: 1972
\n<\/span>Formatos aceitos: Longas e Curtas
\n<\/span>Quando acontece: Janeiro\/Fevereiro<\/span><\/p>\n

Independent Spirit Awards<\/span><\/a><\/p>\n

Estados Unidos
\n<\/span>Ano de cria\u00e7\u00e3o: 1984
\n<\/span>Formatos aceitos: Longas
\n<\/span>Quando acontece: Fevereiro<\/span><\/p>\n

Locarno Film Festival<\/span><\/a><\/p>\n

Su\u00ed\u00e7a
\n<\/span>Ano de cria\u00e7\u00e3o: 1946
\n<\/span>Formatos aceitos: Longas e Curtas
\n<\/span>Quando acontece: Agosto<\/span><\/p>\n

Mar del Plata International Film Festival<\/span><\/a><\/p>\n

Argentina
\n<\/span>Ano de cria\u00e7\u00e3o: 1954
\n<\/span>Formatos aceitos: Longas e Curtas
\n<\/span>Quando acontece: Novembro<\/span><\/p>\n

New York Film Festival<\/span><\/a><\/p>\n

Estados Unidos
\n<\/span>Ano de cria\u00e7\u00e3o: 1963
\n<\/span>Formatos aceitos: Longas e Curtas
\n<\/span>Quando acontece: Setembro\/Outubro<\/span><\/p>\n

Raindance Film Festival<\/span><\/a><\/p>\n

Inglaterra
\n<\/span>Ano de cria\u00e7\u00e3o: 1992
\n<\/span>Formatos aceitos: Longas e Curtas
\n<\/span>Quando acontece: Outubro\/Novembro<\/span><\/p>\n

San Sebasti\u00e1n International Film Festival<\/span><\/a><\/p>\n

Espanha
\n<\/span>Ano de cria\u00e7\u00e3o: 1953
\n<\/span>Formatos aceitos: Longas e Curtas
\n<\/span>Quando acontece: Setembro<\/span><\/p>\n

South by Southwest Film & TV Festival (SXSW)<\/span><\/a><\/p>\n

Estados Unidos
\n<\/span>Ano de cria\u00e7\u00e3o: 1987
\n<\/span>Formatos aceitos: Longas e Curtas
\n<\/span>Quando acontece: Mar\u00e7o<\/span><\/p>\n

Sundance Film Festival<\/span><\/a><\/p>\n

Estados Unidos
\n<\/span>Ano de cria\u00e7\u00e3o: 1978
\n<\/span>Formatos aceitos: Longas e Curtas
\n<\/span>Quando acontece: Janeiro<\/span><\/p>\n

Telluride Film Festival<\/span><\/a><\/p>\n

Estados Unidos
\n<\/span>Ano de cria\u00e7\u00e3o: 1974
\n<\/span>Formatos aceitos: Longas e Curtas
\n<\/span>Quando acontece: Agosto\/Setembro<\/span><\/p>\n

Toronto International Film Festival (tiff)<\/span><\/a><\/p>\n

Canad\u00e1
\n<\/span>Ano de cria\u00e7\u00e3o: 1976
\n<\/span>Formatos aceitos: Longas e Curtas
\n<\/span>Quando acontece: Setembro<\/span><\/p>\n

Tribeca Film Festival<\/span><\/a><\/p>\n

Estados Unidos
\n<\/span>Ano de cria\u00e7\u00e3o: 2002
\n<\/span>Formatos aceitos: Longas e Curtas
\n<\/span>Quando acontece: Junho<\/span><\/p>\n

Zagreb Film Festival<\/span><\/a><\/p>\n

Cro\u00e1cia
\n<\/span>Ano de cria\u00e7\u00e3o: 2003
\n<\/span>Formatos aceitos: Longas e Curtas
\n<\/span>Quando acontece: Novembro<\/span><\/p>\n

 <\/p>\n

DOCUMENT\u00c1RIO<\/span><\/h3>\n

 <\/p>\n

\u00c9 Tudo Verdade<\/span><\/a><\/p>\n

S\u00e3o Paulo-SP e Rio de Janeiro-RJ
\n<\/span>Ano de cria\u00e7\u00e3o: 1996
\n<\/span>Formatos aceitos: Document\u00e1rios de curtas e longas-metragens
\n<\/span>Quando acontece: Abril<\/span><\/p>\n

Hot Docs Festival<\/span><\/a><\/p>\n

Canad\u00e1
\n<\/span>Ano de cria\u00e7\u00e3o: 1993
\n<\/span>Formatos aceitos: Longas e Curtas
\n<\/span>Quando acontece: Abril\/Maio<\/span><\/p>\n

International Documentary Film Festival Amsterdam (idfa)<\/span><\/a><\/p>\n

Holanda
\n<\/span>Ano de cria\u00e7\u00e3o: 1988
\n<\/span>Formatos aceitos: Longas e Curtas
\n<\/span>Quando acontece: Novembro<\/span><\/p>\n

Visions du R\u00e9els<\/span><\/a><\/p>\n

Su\u00ed\u00e7a
\n<\/span>Ano de cria\u00e7\u00e3o: 1969
\n<\/span>Formatos aceitos: Longas e Curtas
\n<\/span>Quando acontece: Abril<\/span><\/p>\n

 <\/p>\n

ANIMA\u00c7\u00c3O<\/span><\/h3>\n

 <\/p>\n

Annecy International Animation Film Festival<\/span><\/a><\/p>\n

Fran\u00e7a
\n<\/span>Ano de cria\u00e7\u00e3o: 1960
\n<\/span>Formatos aceitos: Longas e Curtas
\n<\/span>Quando acontece: Junho<\/span><\/p>\n

Hiroshima International Animation Festival<\/span><\/a><\/p>\n

Jap\u00e3o
\n<\/span>Ano de cria\u00e7\u00e3o: 1985
\n<\/span>Formatos aceitos: Longas e Curtas
\n<\/span>Quando acontece: Agosto<\/span><\/p>\n

 <\/p>\n

Plataformas online para hospedagem de curtas e longas-metragens<\/span><\/h3>\n

 <\/p>\n

Cardume<\/span><\/a><\/p>\n

A Cardume \u00e9 uma plataforma brasileira de streaming dedicada a curtas-metragens. Com foco em produ\u00e7\u00f5es independentes, ela possui um cat\u00e1logo com mais de 190 filmes.<\/span><\/p>\n

Emba\u00faba Play<\/span><\/a><\/p>\n

A plataforma se prop\u00f5e a cultivar um acervo diferenciado de filmes brasileiros, com uma curadoria atenta \u00e0s narrativas inovativas e contempor\u00e2neas.<\/span><\/p>\n

Short of the Week \/ Shortverse<\/span><\/a><\/p>\n

O Shortverse \u00e9 uma plataforma criada pelo Short of the Week, um site dedicado a curadoria de curtas-metragens. Uma vez que um projeto \u00e9 aceito, as pessoas criadoras se beneficiam de uma estrat\u00e9gia denominada <\/span>Be Everywhere At Once<\/span>(<\/span>Estar em Todo Lugar ao Mesmo Tempo<\/span>, em tradu\u00e7\u00e3o livre). Essa estrat\u00e9gia implica na hospedagem simult\u00e2nea do filme no Vimeo, YouTube e Facebook, enquanto tamb\u00e9m fica dispon\u00edvel no Shortverse com uma p\u00e1gina customizada.<\/span><\/p>\n

Essa abordagem visa maximizar a visibilidade do filme, alcan\u00e7ando um p\u00fablico amplo, al\u00e9m de agentes e programadores de festivais. Vale ressaltar que, uma vez hospedado no Vimeo, o v\u00eddeo pode receber o selo <\/span>Staff Pick<\/span>, uma distin\u00e7\u00e3o atribu\u00edda pela curadoria feita pelos profissionais da plataforma, potencializando sua visualiza\u00e7\u00e3o.<\/span><\/p>\n

* TEXTO LEANDRO REIS.<\/em><\/p>\n


\n
Conhe\u00e7a os\u00a0cursos da AIC<\/strong><\/a>\u00a0que abrangem toda a cadeia produtiva do Cinema.<\/h5>\n
Para saber mais entre em contato pelo\u00a0Whastsapp<\/strong><\/a>.<\/h5>\n
Para continuar acompanhando outros conte\u00fados como este,\u00a0siga nossas redes sociais<\/strong>: estamos no\u00a0Facebook<\/a>,\u00a0Instagram<\/a>,\u00a0Twitter<\/a>,\u00a0Linkedin<\/a>\u00a0e\u00a0YouTube<\/a>!<\/h5>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Decidir quais festivais de cinema nacionais ou internacionais merecem receber seu curta ou longa-metragem pode ser um desafio, mas as recompensas potenciais justificam o esfor\u00e7o. Entre os principais benef\u00edcios, destaca-se a oportunidade de os festivais serem uma vitrine para que distribuidoras descubram e invistam em seu filme, delineando estrat\u00e9gias para explor\u00e1-lo em diferentes janelas de …<\/p>\n

Trilhando o Caminho dos Festivais Nacionais e Internacionais<\/span> Leia mais »<\/a><\/p>\n","protected":false},"author":18,"featured_media":29384,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"","ast-site-content-layout":"default","site-content-style":"default","site-sidebar-style":"default","ast-global-header-display":"","ast-banner-title-visibility":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"default","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","astra-migrate-meta-layouts":"set","ast-page-background-enabled":"default","ast-page-background-meta":{"desktop":{"background-color":"var(--ast-global-color-4)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-gradient":""},"tablet":{"background-color":"","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-gradient":""},"mobile":{"background-color":"","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-gradient":""}},"ast-content-background-meta":{"desktop":{"background-color":"var(--ast-global-color-5)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-gradient":""},"tablet":{"background-color":"var(--ast-global-color-5)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-gradient":""},"mobile":{"background-color":"var(--ast-global-color-5)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-gradient":""}},"footnotes":""},"categories":[324],"tags":[],"acf":[],"yoast_head":"\nTrilhando o Caminho dos Festivais Nacionais e Internacionais - Academia Internacional de Cinema (AIC)<\/title>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/trilhando-o-caminho-dos-festivais-nacionais-e-internacionais\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"pt_BR\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"Trilhando o Caminho dos Festivais Nacionais e Internacionais\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"Conhe\u00e7a os principais festivais nacionais e internacionais, crie sua estrat\u00e9gia e inscreva seu curta...\" \/>\n<meta property=\"og:url\" content=\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/trilhando-o-caminho-dos-festivais-nacionais-e-internacionais\/\" \/>\n<meta property=\"og:site_name\" content=\"Academia Internacional de Cinema (AIC)\" \/>\n<meta property=\"article:published_time\" content=\"2023-12-05T13:47:02+00:00\" \/>\n<meta property=\"og:image\" content=\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-content\/uploads\/2023\/12\/FESTIVAIS-scaled.jpg\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:width\" content=\"2560\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:height\" content=\"1280\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:type\" content=\"image\/jpeg\" \/>\n<meta name=\"author\" content=\"M\u00f4nica Wojciechowski\" \/>\n<meta name=\"twitter:card\" content=\"summary_large_image\" \/>\n<meta name=\"twitter:label1\" content=\"Escrito por\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data1\" content=\"M\u00f4nica Wojciechowski\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:label2\" content=\"Est. tempo de leitura\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data2\" content=\"11 minutos\" \/>\n<script type=\"application\/ld+json\" class=\"yoast-schema-graph\">{\"@context\":\"https:\/\/schema.org\",\"@graph\":[{\"@type\":\"WebPage\",\"@id\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/trilhando-o-caminho-dos-festivais-nacionais-e-internacionais\/\",\"url\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/trilhando-o-caminho-dos-festivais-nacionais-e-internacionais\/\",\"name\":\"Trilhando o Caminho dos Festivais Nacionais e Internacionais - Academia Internacional de Cinema (AIC)\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#website\"},\"datePublished\":\"2023-12-05T13:47:02+00:00\",\"dateModified\":\"2023-12-05T13:47:02+00:00\",\"author\":{\"@id\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#\/schema\/person\/d3da4d51ed7d1d049a92d5790421b15b\"},\"breadcrumb\":{\"@id\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/trilhando-o-caminho-dos-festivais-nacionais-e-internacionais\/#breadcrumb\"},\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"ReadAction\",\"target\":[\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/trilhando-o-caminho-dos-festivais-nacionais-e-internacionais\/\"]}]},{\"@type\":\"BreadcrumbList\",\"@id\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/trilhando-o-caminho-dos-festivais-nacionais-e-internacionais\/#breadcrumb\",\"itemListElement\":[{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":1,\"name\":\"In\u00edcio\",\"item\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/\"},{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":2,\"name\":\"Trilhando o Caminho dos Festivais Nacionais e Internacionais\"}]},{\"@type\":\"WebSite\",\"@id\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#website\",\"url\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/\",\"name\":\"Academia Internacional de Cinema (AIC)\",\"description\":\"Fa\u00e7a parte da comunidade AIC. Alunos e professores percorrem festivais e trilham hist\u00f3rias de sucesso em empresas e produtoras de audiovisual.\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"SearchAction\",\"target\":{\"@type\":\"EntryPoint\",\"urlTemplate\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/?s={search_term_string}\"},\"query-input\":\"required name=search_term_string\"}],\"inLanguage\":\"pt-BR\"},{\"@type\":\"Person\",\"@id\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#\/schema\/person\/d3da4d51ed7d1d049a92d5790421b15b\",\"name\":\"M\u00f4nica Wojciechowski\",\"image\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#\/schema\/person\/image\/\",\"url\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/17759f814124a4231c9ca9cccdaad5d1?s=96&d=mm&r=g\",\"contentUrl\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/17759f814124a4231c9ca9cccdaad5d1?s=96&d=mm&r=g\",\"caption\":\"M\u00f4nica Wojciechowski\"},\"url\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/author\/monicaw\/\"}]}<\/script>\n<!-- \/ Yoast SEO plugin. -->","yoast_head_json":{"title":"Trilhando o Caminho dos Festivais Nacionais e Internacionais - Academia Internacional de Cinema (AIC)","robots":{"index":"index","follow":"follow","max-snippet":"max-snippet:-1","max-image-preview":"max-image-preview:large","max-video-preview":"max-video-preview:-1"},"canonical":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/trilhando-o-caminho-dos-festivais-nacionais-e-internacionais\/","og_locale":"pt_BR","og_type":"article","og_title":"Trilhando o Caminho dos Festivais Nacionais e Internacionais","og_description":"Conhe\u00e7a os principais festivais nacionais e internacionais, crie sua estrat\u00e9gia e inscreva seu curta...","og_url":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/trilhando-o-caminho-dos-festivais-nacionais-e-internacionais\/","og_site_name":"Academia Internacional de Cinema (AIC)","article_published_time":"2023-12-05T13:47:02+00:00","og_image":[{"width":2560,"height":1280,"url":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-content\/uploads\/2023\/12\/FESTIVAIS-scaled.jpg","type":"image\/jpeg"}],"author":"M\u00f4nica Wojciechowski","twitter_card":"summary_large_image","twitter_misc":{"Escrito por":"M\u00f4nica Wojciechowski","Est. tempo de leitura":"11 minutos"},"schema":{"@context":"https:\/\/schema.org","@graph":[{"@type":"WebPage","@id":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/trilhando-o-caminho-dos-festivais-nacionais-e-internacionais\/","url":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/trilhando-o-caminho-dos-festivais-nacionais-e-internacionais\/","name":"Trilhando o Caminho dos Festivais Nacionais e Internacionais - Academia Internacional de Cinema (AIC)","isPartOf":{"@id":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#website"},"datePublished":"2023-12-05T13:47:02+00:00","dateModified":"2023-12-05T13:47:02+00:00","author":{"@id":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#\/schema\/person\/d3da4d51ed7d1d049a92d5790421b15b"},"breadcrumb":{"@id":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/trilhando-o-caminho-dos-festivais-nacionais-e-internacionais\/#breadcrumb"},"inLanguage":"pt-BR","potentialAction":[{"@type":"ReadAction","target":["https:\/\/www.aicinema.com.br\/trilhando-o-caminho-dos-festivais-nacionais-e-internacionais\/"]}]},{"@type":"BreadcrumbList","@id":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/trilhando-o-caminho-dos-festivais-nacionais-e-internacionais\/#breadcrumb","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"In\u00edcio","item":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/"},{"@type":"ListItem","position":2,"name":"Trilhando o Caminho dos Festivais Nacionais e Internacionais"}]},{"@type":"WebSite","@id":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#website","url":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/","name":"Academia Internacional de Cinema (AIC)","description":"Fa\u00e7a parte da comunidade AIC. Alunos e professores percorrem festivais e trilham hist\u00f3rias de sucesso em empresas e produtoras de audiovisual.","potentialAction":[{"@type":"SearchAction","target":{"@type":"EntryPoint","urlTemplate":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/?s={search_term_string}"},"query-input":"required name=search_term_string"}],"inLanguage":"pt-BR"},{"@type":"Person","@id":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#\/schema\/person\/d3da4d51ed7d1d049a92d5790421b15b","name":"M\u00f4nica Wojciechowski","image":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#\/schema\/person\/image\/","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/17759f814124a4231c9ca9cccdaad5d1?s=96&d=mm&r=g","contentUrl":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/17759f814124a4231c9ca9cccdaad5d1?s=96&d=mm&r=g","caption":"M\u00f4nica Wojciechowski"},"url":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/author\/monicaw\/"}]}},"amp_enabled":true,"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/29383"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/18"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=29383"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/29383\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":29385,"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/29383\/revisions\/29385"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/29384"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=29383"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=29383"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=29383"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}