{"id":2905,"date":"2012-06-27T08:00:21","date_gmt":"2012-06-27T08:00:21","guid":{"rendered":"http:\/\/aicinema.com.br\/?p=2905"},"modified":"2017-07-13T17:03:32","modified_gmt":"2017-07-13T20:03:32","slug":"coordenadora-ilana-feldman-recebe-titulo-de-doutora","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/coordenadora-ilana-feldman-recebe-titulo-de-doutora\/","title":{"rendered":"COORDENADORA ILANA FELDMAN RECEBE T\u00cdTULO DE DOUTORA"},"content":{"rendered":"
A pesquisadora e coordenadora do\u00a0Curso de Document\u00e1rio<\/a>\u00a0da AIC,\u00a0Ilana Feldman<\/a>, acaba de receber, com gl\u00f3rias, seu t\u00edtulo de doutora. Finalizou sua tese e a apresentou na ECA\/USP na \u00faltima semana e obteve enf\u00e1ticas indica\u00e7\u00f5es para publica\u00e7\u00e3o. A tese chama-se \u201cJogos de cena: ensaios sobre o document\u00e1rio brasileiro contempor\u00e2neo\u201d e contou com a orienta\u00e7\u00e3o de Ismail Xavier.<\/p>\n Segundo Ilana, a pesquisa \u00e9 bem abrangente e analisa diversos filmes, como: \u201cJogo de cena\u201d, \u201cSantiago\u201d, \u201cPan-cinema Permanente\u201d, \u201cMoscou\u201d, \u201cFilmefobia\u201d, \u201cPacific\u201d, \u201cViajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo\u201d, \u201cO C\u00e9u Sobre os Ombros\u201d e muitos outros. A ideia \u00e9 estudar o que \u00e9 visto nesses filmes. O que \u00e9 real, o que \u00e9 testemunho, o que s\u00e3o confiss\u00f5es e o que \u00e9 fic\u00e7\u00e3o.<\/p>\n \u201cComo s\u00e3o ensaios em que eu entrela\u00e7o cinema, m\u00eddia e cultura (para pensar os modos de produ\u00e7\u00e3o da subjetividade hoje e as possibilidades pol\u00edticas do \u201cdocument\u00e1rio\u201d), cada cap\u00edtulo tem um tema e um corpo de objetos f\u00edlmicos (alguns inclusive nem s\u00e3o document\u00e1rios), mas todos eles se conectam a uma quest\u00e3o central, esp\u00e9cie de quest\u00e3o \u201cguarda-chuva\u201d: de que forma o document\u00e1rio realizado no Brasil hoje n\u00e3o \u00e9 o lugar da \u201crepresenta\u00e7\u00e3o da realidade\u201d, das \u201cret\u00f3ricas do real\u201d e da \u201ctranspar\u00eancia\u201d, mas justamente o espa\u00e7o da constru\u00e7\u00e3o, da reflexividade, da opacidade, da reposi\u00e7\u00e3o da fabula\u00e7\u00e3o e da teatralidade, enfim, o espa\u00e7o da d\u00favida e do questionamento diante do que vemos\u201d, revela Ilana.<\/p>\n <\/p>\n