Trilogia do Luto, <\/em>passou dez anos fazendo filmes que ningu\u00e9m gostaria de assistir. Ainda assim, n\u00e3o se ressente disso, pois acredita que a crueldade retratada em seus filmes est\u00e1 dada no dia a dia. \u201cA vida nem cabe em um filme, \u00e9 muito mais assustadora\u201d, analisa.<\/p>\nAo ser questionado se seus filmes s\u00e3o tratados por ele como um tipo de terapia, o diretor afirmou veementemente que n\u00e3o, \u201cEu n\u00e3o gosto de gente curada, gente curada \u00e9 chata. Eu n\u00e3o quero me curar.\u201d\u00a0 Burlan, prefere tratar seus trabalhos como a forma que encontrou para deixar viva as mem\u00f3rias dessas pessoas. \u201cA gente nasce sabendo que vai morrer, mas n\u00e3o pensa nisso. Quando ela vem, vem o luto, e cada ser humano reage de uma forma. S\u00f3 que o corpo \u00e9 muito inteligente e, para seguirmos vivendo, aos poucos nossa mem\u00f3ria vai desvanecendo. Os filmes s\u00e3o a minha defesa em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 morte.”, relata.<\/p>\n
Mesmo assim, Burlan reconhece a delicadeza de abordar esses assuntos no cinema. Ao responder uma pergunta sobre como retratar uma trag\u00e9dia sem parecer que se est\u00e1 explorando comercialmente esses eventos, o diretor responde: \u201cacho que h\u00e1 uma linha muito t\u00eanue. Essa rela\u00e7\u00e3o \u00e9tica e moral \u00e9 sempre uma quest\u00e3o no document\u00e1rio. No meu caso, eu estou falando sobre a minha fam\u00edlia, se n\u00e3o puder eu falar da minha fam\u00edlia, n\u00e3o sei o que posso dizer\u201d, finaliza.<\/p>\n
Texto Estefania Lima<\/em> \nFoto Fernanda Muller<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"Cristiano Burlan foi o terceiro convidado da 17\u00aa Semana de Orienta\u00e7\u00e3o da Academia Internacional de Cinema (AIC). O diretor, que foi aluno da primeira turma da AIC, ainda em Curitiba, falou sobre sua rela\u00e7\u00e3o com a morte e a transposi\u00e7\u00e3o dessas experi\u00eancias para o cinema. A noite, que come\u00e7ou com a exibi\u00e7\u00e3o do longa-metragem Ensaio<\/p>\n","protected":false},"author":18,"featured_media":28461,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-site-content-layout":"","site-content-style":"default","site-sidebar-style":"default","ast-global-header-display":"","ast-banner-title-visibility":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"default","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","astra-migrate-meta-layouts":"default","ast-page-background-enabled":"default","ast-page-background-meta":{"desktop":{"background-color":"var(--ast-global-color-4)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""},"tablet":{"background-color":"","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""},"mobile":{"background-color":"","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""}},"ast-content-background-meta":{"desktop":{"background-color":"var(--ast-global-color-5)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""},"tablet":{"background-color":"var(--ast-global-color-5)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""},"mobile":{"background-color":"var(--ast-global-color-5)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""}},"footnotes":""},"categories":[521,522,305,1],"tags":[635,638,647],"class_list":["post-28496","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-dicas-profissionais","category-entrevistas","category-o-que-rolou-na-aic","category-sem-categoria","tag-aic","tag-cinema","tag-cristiano-burlan","areacinema-animacao","areacinema-arte","areacinema-atuacao","areacinema-cinema-completo","areacinema-cinema-teens","areacinema-direcao","areacinema-documentario","areacinema-edicao","areacinema-fotografia","areacinema-games","areacinema-internet","areacinema-producao","areacinema-roteiro","areacinema-som","areacinema-teoria"],"acf":[],"yoast_head":"\n
Cristiano Burlan fala sobre a presen\u00e7a do tr\u00e1gico em seus filmes<\/title>\n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n\t \n\t \n\t \n \n \n \n \n \n \n\t \n