{"id":28496,"date":"2023-03-13T21:45:20","date_gmt":"2023-03-14T00:45:20","guid":{"rendered":"https:\/\/loja.aicinema.com.br\/?p=28496"},"modified":"2023-06-12T21:49:06","modified_gmt":"2023-06-13T00:49:06","slug":"cristiano-burlan-fala-sobre-a-presenca-do-tragico-em-sua-filmografia","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/cristiano-burlan-fala-sobre-a-presenca-do-tragico-em-sua-filmografia\/","title":{"rendered":"Cristiano Burlan fala sobre a presen\u00e7a do tr\u00e1gico em sua filmografia"},"content":{"rendered":"
Cristiano Burlan<\/a> foi o terceiro convidado da 17\u00aa Semana de Orienta\u00e7\u00e3o da Academia Internacional de Cinema<\/a> (AIC). O diretor, que foi aluno da primeira turma da AIC, ainda em Curitiba, falou sobre sua rela\u00e7\u00e3o com a morte e a transposi\u00e7\u00e3o dessas experi\u00eancias para o cinema.<\/p>\n A noite, que come\u00e7ou com a exibi\u00e7\u00e3o do longa-metragem Ensaio sobre o fracasso<\/em> (2020), foi marcada pelo di\u00e1logo sobre o inc\u00f4modo de lidar com o tr\u00e1gico. Ao longo do encontro, o diretor da Trilogia do Luto –<\/em> Constru\u00e7\u00e3o<\/em> (2006), Mataram Meu Irm\u00e3o<\/em> (2013) e Elegia de um Crime<\/em> (2018)<\/em> – s\u00e9rie de filmes sobre as mortes do pai, do irm\u00e3o e da m\u00e3e de Burlan, falou sobre como sua produ\u00e7\u00e3o cinematogr\u00e1fica aborda a consci\u00eancia da finitude das coisas.<\/p>\n Uma filmografia que, de acordo com Burlan, busca gerar debates e n\u00e3o diz respeito apenas a sua hist\u00f3ria, s\u00e3o pontos de partida para falar de hist\u00f3rias do mundo. \u201cO filme do meu irm\u00e3o n\u00e3o \u00e9 sobre o meu irm\u00e3o, mas sobre os muitos irm\u00e3os que s\u00e3o assassinados nas periferias brasileiras. O filme do meu do meu pai, n\u00e3o \u00e9 sobre, mas sobre trabalhadores invis\u00edveis. O filme da minha m\u00e3e, n\u00e3o \u00e9 sobre a minha m\u00e3e, mas sobre feminic\u00eddio<\/a>“, ponderou o diretor, lembrando que a cada seis horas uma mulher \u00e9 assassinada no Brasil.<\/p>\n Burlan, que parte de hist\u00f3rias reais para cria\u00e7\u00e3o de seus filmes, afirmou que ao fazer a Trilogia do Luto, <\/em>passou dez anos fazendo filmes que ningu\u00e9m gostaria de assistir. Ainda assim, n\u00e3o se ressente disso, pois acredita que a crueldade retratada em seus filmes est\u00e1 dada no dia a dia. \u201cA vida nem cabe em um filme, \u00e9 muito mais assustadora\u201d, analisa.<\/p>\n Ao ser questionado se seus filmes s\u00e3o tratados por ele como um tipo de terapia, o diretor afirmou veementemente que n\u00e3o, \u201cEu n\u00e3o gosto de gente curada, gente curada \u00e9 chata. Eu n\u00e3o quero me curar.\u201d\u00a0 Burlan, prefere tratar seus trabalhos como a forma que encontrou para deixar viva as mem\u00f3rias dessas pessoas. \u201cA gente nasce sabendo que vai morrer, mas n\u00e3o pensa nisso. Quando ela vem, vem o luto, e cada ser humano reage de uma forma. S\u00f3 que o corpo \u00e9 muito inteligente e, para seguirmos vivendo, aos poucos nossa mem\u00f3ria vai desvanecendo. Os filmes s\u00e3o a minha defesa em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 morte.”, relata.<\/p>\n Mesmo assim, Burlan reconhece a delicadeza de abordar esses assuntos no cinema. Ao responder uma pergunta sobre como retratar uma trag\u00e9dia sem parecer que se est\u00e1 explorando comercialmente esses eventos, o diretor responde: \u201cacho que h\u00e1 uma linha muito t\u00eanue. Essa rela\u00e7\u00e3o \u00e9tica e moral \u00e9 sempre uma quest\u00e3o no document\u00e1rio. No meu caso, eu estou falando sobre a minha fam\u00edlia, se n\u00e3o puder eu falar da minha fam\u00edlia, n\u00e3o sei o que posso dizer\u201d, finaliza.<\/p>\n Texto Estefania Lima<\/em> Cristiano Burlan foi o terceiro convidado da 17\u00aa Semana de Orienta\u00e7\u00e3o da Academia Internacional de Cinema (AIC). O diretor, que foi aluno da primeira turma da AIC, ainda em Curitiba, falou sobre sua rela\u00e7\u00e3o com a morte e a transposi\u00e7\u00e3o dessas experi\u00eancias para o cinema. A noite, que come\u00e7ou com a exibi\u00e7\u00e3o do longa-metragem Ensaio …<\/p>\n
\nFoto Fernanda Muller<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"