{"id":27220,"date":"2022-03-02T13:41:31","date_gmt":"2022-03-02T16:41:31","guid":{"rendered":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/?p=27220"},"modified":"2022-03-07T15:02:19","modified_gmt":"2022-03-07T18:02:19","slug":"bate-papo-mulheres-no-audiovisual","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/bate-papo-mulheres-no-audiovisual\/","title":{"rendered":"Bate-papo Mulheres no Audiovisual"},"content":{"rendered":"
Em homenagem ao dia internacional da mulher, a Academia Internacional de Cinema (AIC) e o Projeto Paradiso <\/strong>, parceiro da escola, organizaram uma palestra sobre Mulheres no Audiovisual: realidade e desafios. A a\u00e7\u00e3o faz parte do Paradiso Multiplica, a\u00e7\u00e3o de difus\u00e3o de conhecimento dos integrantes da Rede Paradiso de Talentos.\u00a0As diretoras e roteiristas Ana Johann , Karen Suzane e a diretora e aluna do Filmworks<\/a> Evelyn Santos v\u00e3o conversar com a cineasta, dramaturga, pesquisadora e professora da AIC Camila Cattai sobre a presen\u00e7a feminina no mercado cinematogr\u00e1fico.<\/p>\n O debate vai ser no dia 9 de mar\u00e7o, \u00e0s 19h30, no Canal do YouTube da AIC<\/a>.<\/strong><\/p>\n <\/p>\n Roteirista e diretora, Ana Johann<\/strong> tem especializa\u00e7\u00e3o em document\u00e1rio pela Universidade de Barcelona e \u00e9 Mestra em Comunica\u00e7\u00e3o e Linguagem. Um Filme para Dirceu<\/em> (2012), seu primeiro longa-metragem documental foi pr\u00eamio especial de j\u00fari no 45\u00b0 Festival de Bras\u00edlia de Cinema Brasileiro.\u00a0 Not\u00edcias da Rainha<\/em> (2013) ganhou o pr\u00eamio de melhor filme no FENcine, festival de diretoras mulheres do Chile. A mesma parte de um Homem<\/em> (2021), seu primeiro longa de fic\u00e7\u00e3o estreou na Mostra Aurora do 24\u00b0 Festival de Tiradentes e ela recebeu o pr\u00eamio destaque feminino Helena Ignez.\u00a0 Com o roteiro do longa Terrestre<\/em> foi vencedora do concurso Frapa de roteiros e selecionada para o Laborat\u00f3rio internacional da Fundacion Carolina. \u00c9 professora de roteiro desde 2013 em diversas institui\u00e7\u00f5es e tamb\u00e9m consultora de roteiros.<\/p>\n <\/p>\n Karen Suzane<\/strong> \u00e9 formada em cinema e audiovisual pela UFF. Em 2018, dirigiu o curta-metragem A Mulher que Eu Era<\/em>, selecionado no 5\u00ba Pr\u00eamio BDMG de Est\u00edmulo ao Curta-metragem de Baixo Or\u00e7amento. O filme foi vencedor de 4 pr\u00eamios: Melhor Curta da Mostra Mineira – 12\u00ba MOSCA, Pr\u00eamio Akuaba – II Mostra Itinerante de Cinemas Negros \u2013 Mahomed Bamba; Melhor Dire\u00e7\u00e3o de Arte – Primeiro Plano; Melhor Filme Mineiro – Mostra Interse\u00e7\u00f5es. Em 2020, realizou a webs\u00e9rie documental intitulada DNA Gastron\u00f4mico e, durante a pandemia, desenvolveu os curtas Celebrar: Um filme, muitas hist\u00f3rias, A solu\u00e7\u00e3o est\u00e1 no caos, Desabafo e Poesias de Primavera. A diretora e roteirista est\u00e1 em pr\u00e9-produ\u00e7\u00e3o do curta-metragem Um Vestido Para Ver a Mam\u00e3e, aprovado na Lei Municipal de Incentivo \u00e0 Cultura, de Belo Horizonte. Seu primeiro projeto de longa-metragem, Quatro Meninas, da roteirista Clara Ferrer, passou pelo laborat\u00f3rio Nicho 54, em 2020, e foi selecionado pelo Hubert Bals Fund com pr\u00eamio para o desenvolvimento do roteiro.<\/p>\n <\/p>\n <\/strong>Evelyn Santos<\/strong>, paulistana, tem 23 anos. \u00c9 formada em Audiovisual pela Etec Jornalista Roberto Marinho e Opera\u00e7\u00e3o de Som no Instituto Criar. Atualmente cursa Dire\u00e7\u00e3o Cinematogr\u00e1fica na Academia Internacional de Cinema (AIC). Em 2021 ir\u00e1 estudar som no curso regular da Escuela Internacional de Cine y Tv (EICTV-CUBA). Trabalha como T\u00e9cnica de Som Direto, Microfonista e Assistente. Seus principais trabalhos s\u00e3o: ”Dentro da minha Pele”, ”Aqui n\u00e3o entra Luz”, ”Chico Rei entre N\u00f3s”, ”Bia 2.0”, ”Todos os Mortos”, ”O Pai da Rita”, ”Aruanas”, ”Elei\u00e7\u00f5es”, ”Raquel 1:1”, ”Assalto na Paulista” e os Curtas-Metragens ”Periferic\u00fa”, ”Dead Teenager Seance”, ”Mato Adentro”, ”Correntes”, ”Caxang\u00e1” e ”Roma”. Filmes estes, exibidos em diversos festivais (Berlinale, Tiradentes, Kinoforum, Mix Brasil, Recifest, etc). Dirigiu seu primeiro curta-metragem ”D\u00e1diva” vencedor do Projeto Curta em Casa. Seu novo curta ”Contratempos” encontra-se em desenvolvimento.<\/p>\n <\/p>\n Camila Cattai\u00a0<\/strong>\u00e9 cineasta, dramaturga e pesquisadora de cinema. Seu curta Bandida, estrelado por Helena Ignez e Z\u00e9 Celso conquistou pr\u00eamios em diversos pa\u00edses, em festivais de cinema alternativo. Conquistou o pr\u00eamio Funarte 2021 de melhor dramaturgia do Estado de S\u00e3o Paulo, com a pe\u00e7a Hist\u00f3ria do cinema brasileiro ou Subdesenvolvimento tamb\u00e9m \u00e9 uma est\u00e9tica.<\/p>\n Se tornou mestra em 2020 com sua pesquisa sobre cinema feito por mulheres, com foco no cinema sovi\u00e9tico. \u00c9 professora da AIC.<\/p>\n <\/p>\n O Projeto\u202fParadiso, uma iniciativa filantr\u00f3pica do Instituto Olga\u202fRabinovich, investe em forma\u00e7\u00e3o profissional e gera\u00e7\u00e3o de conhecimento com programas de bolsas e mentorias, al\u00e9m de cursos, semin\u00e1rios e estudos. Focado na internacionaliza\u00e7\u00e3o, \u202fatua por meio de parcerias com institui\u00e7\u00f5es de refer\u00eancia no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira.<\/p>\n *Foto de capa set do filme “A Mesma Parte de um Homem” – roteirizado e dirigido por Ana Johann. As fotos s\u00e3o da fotografa Isa Lanave<\/a>. 80% da equipe do filme foi composta por mulheres.\u00a0<\/strong><\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Em homenagem ao dia internacional da mulher, a Academia Internacional de Cinema (AIC) e o Projeto Paradiso , parceiro da escola, organizaram uma palestra sobre Mulheres no Audiovisual: realidade e desafios. A a\u00e7\u00e3o faz parte do Paradiso Multiplica, a\u00e7\u00e3o de difus\u00e3o de conhecimento dos integrantes da Rede Paradiso de Talentos.\u00a0As diretoras e roteiristas Ana Johann …<\/p>\nConvidadas<\/strong><\/h2>\n
<\/h3>\n
Mediadora<\/strong><\/h3>\n
Projeto Paradiso<\/h3>\n