{"id":26223,"date":"2021-06-02T15:48:57","date_gmt":"2021-06-02T18:48:57","guid":{"rendered":"http:\/\/www.aicinema.com.br\/?p=26223"},"modified":"2024-04-11T18:21:47","modified_gmt":"2024-04-11T21:21:47","slug":"o-que-e-audiovisual","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/o-que-e-audiovisual\/","title":{"rendered":"O que \u00e9 audiovisual?"},"content":{"rendered":"

Parece uma pergunta simples. Mas voc\u00ea sabe tudo o que envolve esse tipo de linguagem? O audiovisual \u00e9 um meio de comunica\u00e7\u00e3o em que h\u00e1 a utiliza\u00e7\u00e3o conjunta de elementos visuais e sonoros<\/strong>, ou seja, que pode ser vista e ouvida ao mesmo tempo. Dentre as m\u00eddias audiovisuais<\/strong> destacam-se a televis\u00e3o, cinema<\/a> e v\u00eddeos para a internet<\/a>. Mas para que a mensagem, som e imagem encontrem a perfeita harmonia, h\u00e1 uma s\u00e9rie de etapas que precisam ser cumpridas, como: produ\u00e7\u00e3o; cenografia; anima\u00e7\u00e3o; roteiro; dire\u00e7\u00e3o de v\u00eddeo; edi\u00e7\u00e3o; figurino; ilumina\u00e7\u00e3o; fotografia; finaliza\u00e7\u00e3o; sonoriza\u00e7\u00e3o, entre outros.<\/p>\n

Neste artigo voc\u00ea entender\u00e1 mais sobre como \u00e9 trabalhar com audiovisual e sobre esse mercado que s\u00f3 cresce.<\/p>\n

 <\/p>\n

Afinal, como \u00e9 trabalhar com audiovisual?<\/strong><\/h2>\n

Trabalhar com audiovisual \u00e9 o sonho de muita gente. A boa not\u00edcia \u00e9 que o mercado continua em alta no Brasil e deve crescer ainda mais nos pr\u00f3ximos anos.<\/p>\n

Trata-se de uma carreira com in\u00fameras possibilidades de atua\u00e7\u00e3o, por\u00e9m, estar preparado \u00e9 fundamental para quem pretende atuar com som, imagem, roteiro ou edi\u00e7\u00e3o, por exemplo.<\/p>\n

 <\/p>\n

\u00a0<\/strong>Como \u00e9 o mercado de audiovisual no Brasil?<\/strong><\/h3>\n

No final do ano passado, a Ag\u00eancia Nacional do Cinema (Ancine) divulgou no Observat\u00f3rio do Cinema e do Audiovisual (OCA) um estudo com dados relativos ao valor arrecadado pelo Setor Audiovisual, entre 2015 e 2018. Em 2018, a rentabilidade do setor foi de R$ 26,7 bilh\u00f5es. O audiovisual ocupa a quinta posi\u00e7\u00e3o no ranking das atividades economicamente mais relevantes do pa\u00eds, superando as ind\u00fastrias farmac\u00eautica, t\u00eaxtil e de equipamentos eletr\u00f4nicos.<\/p>\n

Apesar da pandemia, que impactou mundialmente as produ\u00e7\u00f5es, o mercado brasileiro \u00e9 bem promissor. Segundo a produtora e professora da Academia Internacional de Cinema (AIC), Alessandra Haro<\/a>, por termos um mercado bastante vasto, o maior da Am\u00e9rica Latina, temos uma representatividade muito importante: \u201cQuase todos os canais fechados tem sede no Brasil. N\u00e3o \u00e9 \u00e0 toa que tamb\u00e9m temos a Netflix e agora a Amazon Prime no pa\u00eds\u201d, explicou.<\/p>\n

O mercado audiovisual brasileiro \u00e9 composto por v\u00e1rios subsetores: TV aberta, TV fechada; \u00e1rea institucional, que \u00e9 uma \u00e1rea bastante vasta, como v\u00eddeos de treinamento, v\u00eddeos de empresas, v\u00eddeos relat\u00f3rios, entre outros; a publicidade; as plataformas, como Netflix, Amazon, entre tantas outras; o cinema; al\u00e9m das redes sociais, como as lives, mini s\u00e9ries para o Instagram, v\u00eddeos para o YouTube. \u00a0S\u00e3o muitas op\u00e7\u00f5es para quem quer entrar nessa \u00e1rea.<\/p>\n

 <\/p>\n

\"\"<\/a><\/p>\n

 <\/p>\n

Em que \u00e1rea \u00e9 poss\u00edvel trabalhar com audiovisual?<\/strong><\/h3>\n

As op\u00e7\u00f5es para quem quer trabalhar com audiovisual s\u00e3o muitas, como:<\/p>\n

Roteiro<\/strong><\/h4>\n

O trabalho do roteirista<\/a> \u00e9 criar hist\u00f3rias ou adapt\u00e1-las. Ele desenvolve as cenas, personagens, di\u00e1logos e todo o desenrolar da trama.<\/p>\n

 <\/p>\n

Dire\u00e7\u00e3o<\/strong><\/h4>\n

O diretor<\/a> \u00e9 o respons\u00e1vel pela execu\u00e7\u00e3o da obra. \u00c9 ele quem tem na cabe\u00e7a a ideia do filme e trabalha para que o resultado final cumpra essa expectativa. Por isso, o diretor aprova o roteiro, acompanha o trabalho de fotografia, define elenco e figurino e supervisiona a edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

 <\/p>\n

Dire\u00e7\u00e3o de arte<\/strong><\/h4>\n

O diretor de arte<\/a> \u00e9 respons\u00e1vel pelo visual do filme. Ele est\u00e1 ao lado do diretor na escolha de cen\u00e1rios, figurinos e cores. E isso \u00e9 de extrema import\u00e2ncia para que a mensagem seja transmitida de maneira clara e para que todos entrem no clima do filme.<\/p>\n

 <\/p>\n

\u00a0<\/strong>Dire\u00e7\u00e3o de fotografia<\/strong><\/h4>\n

A dire\u00e7\u00e3o de fotografia<\/a> \u00e9 a \u00e1rea que controla o processo de constru\u00e7\u00e3o e registro das imagens de um filme, levando para a tela toda a atmosfera e a linguagem imaginadas na pr\u00e9-produ\u00e7\u00e3o, por meio de ferramentas t\u00e9cnicas como ilumina\u00e7\u00e3o, filtros, lentes, movimentos de c\u00e2mera, enquadramento, cor, exposi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

 <\/p>\n

\u00a0<\/strong>Profissional de Som<\/strong><\/h4>\n

A equipe de som<\/a> \u00e9 composta pelos seguintes profissionais: na filmagem, o respons\u00e1vel pela capta\u00e7\u00e3o dos sons \u00e9 o t\u00e9cnico de som direto ou diretor de som, junto com seus assistentes. Na p\u00f3s-produ\u00e7\u00e3o, temos o editor de som e seus assistentes e os profissionais respons\u00e1veis pela mixagem do som. Todos eles s\u00e3o subordinados ao supervisor de edi\u00e7\u00e3o de som, que acompanha ambos os processos (edi\u00e7\u00e3o e mixagem).<\/p>\n

 <\/p>\n

Montagem<\/strong><\/h4>\n

O montador ou editor<\/a> \u00e9 o respons\u00e1vel pela organiza\u00e7\u00e3o das imagens filmadas e sons captados durante a grava\u00e7\u00e3o. \u00c9 ele quem d\u00e1 sentido \u00e0 hist\u00f3ria proposta pelo roteirista e diretor, montando e editando todas as imagens.<\/p>\n

 <\/p>\n

Produ\u00e7\u00e3o<\/strong><\/h4>\n

O produtor<\/a> \u00e9 a pessoa que, literalmente, tira o filme do papel. Seu trabalho est\u00e1 ligado a quest\u00f5es conceituais e t\u00e9cnicas, lidando com recursos humanos, art\u00edsticos, materiais, financeiros e de planejamento \u2013 o que inclui, naturalmente, cronograma e or\u00e7amento. Em alguns casos, esse profissional come\u00e7a a atuar j\u00e1 na fase de desenvolvimento ou prepara\u00e7\u00e3o, seguindo pelas etapas de pr\u00e9-produ\u00e7\u00e3o, produ\u00e7\u00e3o\/filmagem e, dependendo do projeto, tamb\u00e9m na p\u00f3s-produ\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

 <\/p>\n

Anima\u00e7\u00e3o<\/strong><\/h4>\n

A \u00e1rea de anima\u00e7\u00e3o<\/a> cresceu muito nos \u00faltimos anos, e vem sendo muito utilizada pelas emissoras de TV e produtoras para a internet; Ag\u00eancias de publicidade e propaganda; Grandes est\u00fadios de anima\u00e7\u00e3o; Est\u00fadios de anima\u00e7\u00e3o independentes. As t\u00e9cnicas de anima\u00e7\u00e3o v\u00e3o desde a massinha de modelar at\u00e9 efeitos conseguidos a partir de tecnologias de ponta, como: anima\u00e7\u00e3o 2D, anima\u00e7\u00e3o digital 3D, stop motion (utiliza objetos e modelos reais capturados por uma c\u00e2mera), entre outras.<\/p>\n

<\/div>\n