{"id":24130,"date":"2020-09-30T13:49:27","date_gmt":"2020-09-30T16:49:27","guid":{"rendered":"http:\/\/aicinema.site.brtloja.com.br\/?post_type=evento&p=24130"},"modified":"2025-01-16T10:33:59","modified_gmt":"2025-01-16T13:33:59","slug":"cineclube-espelho-de-andrei-tarkovsky","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/cineclube-espelho-de-andrei-tarkovsky\/","title":{"rendered":"Cineclube: Espelho, de Andrei Tarkovsky"},"content":{"rendered":"
O nosso cineclube semanal chegou a mais uma edi\u00e7\u00e3o!! O #Ficaemcasa desta semana vai discutir o filme O Espelho, escrito e dirigido pelo cineasta russo Andrei Tarkovsky. O longa-metragem de 1975 tem como escolha narrativa elementos que buscam mexer com as emo\u00e7\u00f5es e psique do espectador.<\/p>\n
Tarkovsky constr\u00f3i um enredo descont\u00ednuo em O Espelho, uma hist\u00f3ria atravessada por tr\u00eas tempos hist\u00f3ricos diferentes o pr\u00e9 (1935), o durante (anos 1940) e o p\u00f3s-guerra (anos 1960\/70), contando a jornada de Aleksei (Ignat Daniltsev) e revelando suas emo\u00e7\u00f5es e pensamentos de modo que sua hist\u00f3ria faz alus\u00e3o \u00e0 vida do cineasta. As mem\u00f3rias e sentimentos que perpassaram pela sua inf\u00e2ncia s\u00e3o explorados na obra quase como reflexos de sua autobiografia.<\/p>\n
Aleksei<\/span>\u00a0(<\/span>Ignat<\/span>\u00a0<\/span>Daniltsev<\/span>)<\/span>\u00a0\u00e9 um<\/span>\u00a0<\/span>ex-<\/span>combatente do ex\u00e9rcito da Uni\u00e3o Sovi\u00e9tica<\/span>\u00a0que<\/span>\u00a0est\u00e1 prestes a morrer<\/span>. Ao revisitar suas mem\u00f3rias, relembra os tempos de calmaria e guerr<\/span>a,<\/span>\u00a0<\/span>hist\u00f3rias da velha<\/span>\u00a0fazenda onde<\/span>\u00a0nasceu e<\/span>\u00a0passou sua inf\u00e2ncia<\/span>\u00a0e momentos dif\u00edceis ap\u00f3s o abandono de seu pai. Essas mem\u00f3rias<\/span>\u00a0n\u00e3o s\u00f3 contam sua\u00a0<\/span>trajet\u00f3ria<\/span>, como tamb\u00e9m<\/span>\u00a0<\/span>percorrem toda a hist\u00f3ria da na\u00e7\u00e3o russa.\u00a0<\/span>\u00a0<\/span>\u00a0<\/span><\/p>\n O filme est\u00e1 dispon\u00edvel\u00a0no\u00a0Canal Belas Artes<\/a>.\u00a0\u00a0<\/strong><\/p>\n Flavia Guerra, jornalista e documentarista e Euller Felix, do Podcast Necronversa ser\u00e3o os convidados desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n A\u00a0discuss\u00e3o acontecer\u00e1 nesta quinta (<\/span>01\/10<\/span>), no canal do\u00a0<\/span>Youtube<\/span><\/a>\u00a0da Academia Internacional de Cinema,<\/span>\u00a0\u00e0s 18h30. Quem comanda o debate s\u00e3o os professores\u00a0<\/span>Filippo Pitanga<\/span><\/a>\u00a0e\u00a0<\/span>Martin Eikmeier<\/span><\/a>.<\/span><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" O nosso cineclube semanal chegou a mais uma edi\u00e7\u00e3o!! O #Ficaemcasa desta semana vai discutir o filme O Espelho, escrito e dirigido pelo cineasta russo Andrei Tarkovsky. O longa-metragem de 1975 tem como escolha narrativa elementos que buscam mexer com as emo\u00e7\u00f5es e psique do espectador. Tarkovsky constr\u00f3i um enredo descont\u00ednuo em O Espelho, uma<\/p>\n","protected":false},"author":18,"featured_media":24122,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"","ast-site-content-layout":"default","site-content-style":"default","site-sidebar-style":"default","ast-global-header-display":"","ast-banner-title-visibility":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"default","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","astra-migrate-meta-layouts":"set","ast-page-background-enabled":"default","ast-page-background-meta":{"desktop":{"background-color":"var(--ast-global-color-4)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""},"tablet":{"background-color":"","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""},"mobile":{"background-color":"","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""}},"ast-content-background-meta":{"desktop":{"background-color":"var(--ast-global-color-5)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""},"tablet":{"background-color":"var(--ast-global-color-5)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""},"mobile":{"background-color":"var(--ast-global-color-5)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""}},"footnotes":""},"categories":[],"tags":[],"class_list":["post-24130","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry"],"acf":[],"yoast_head":"\nOs convidados:<\/strong><\/h2>\n