{"id":23693,"date":"2020-07-23T14:37:32","date_gmt":"2020-07-23T17:37:32","guid":{"rendered":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/?p=23693"},"modified":"2021-09-13T22:20:55","modified_gmt":"2021-09-14T01:20:55","slug":"5-dicas-para-arrasar-na-criacao-de-personagem-para-o-roteiro","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/5-dicas-para-arrasar-na-criacao-de-personagem-para-o-roteiro\/","title":{"rendered":"5 dicas para arrasar na cria\u00e7\u00e3o de personagem para o roteiro"},"content":{"rendered":"

O processo de cria\u00e7\u00e3o de um personagem \u2014 independentemente dele ser destinado a uma fic\u00e7\u00e3o ou material publicit\u00e1rio \u2014 exige muita criatividade, planejamento e responsabilidade de quem ir\u00e1 desenvolver o projeto. Afinal, \u00e9 preciso dar um prop\u00f3sito e, ainda, fazer com que o p\u00fablico se identifique com suas fraquezas e objetivos.<\/p>\n

Vale destacar que n\u00e3o existe uma regra ou f\u00f3rmula m\u00e1gica para iniciar a cria\u00e7\u00e3o de personagem. Cada pessoa tem o seu pr\u00f3prio processo criativo<\/a>. Contudo, existem algumas t\u00e9cnicas que podem facilitar.<\/p>\n

Pensando nisso, preparamos este compilado de dicas para que voc\u00ea arrase na hora de criar o personagem ideal para sua obra. Continue a leitura do artigo para entender quais s\u00e3o os aspectos estruturais mais importantes a serem trabalhados no processo!<\/p>\n

 <\/p>\n

1. Desenvolva as caracter\u00edsticas, personalidade e identidade<\/strong><\/h2>\n

Iniciar pelas caracter\u00edsticas comportamentais pode ser uma \u00f3tima maneira de definir, nas primeiras etapas do processo, quem \u00e9 o seu personagem para os espectadores. Sendo assim, crie uma identidade para ele, estabele\u00e7a uma personalidade e determina as caracter\u00edsticas mais marcantes a fim de torn\u00e1-lo o mais familiar e palp\u00e1vel poss\u00edvel.<\/p>\n

N\u00e3o economize nos detalhes sobre a personalidade. Mostre seus defeitos e qualidades para que o p\u00fablico crie expectativas sobre as dire\u00e7\u00f5es que o personagem pode seguir na hist\u00f3ria e o que ele pode vir a se tornar.<\/p>\n

Quanto \u00e0 identidade, ela deve servir como um indicador para que as pessoas entendam como ele v\u00ea o mundo, como pretende ser no futuro e quais r\u00f3tulos usa para se definir. J\u00e1 as caracter\u00edsticas, por sua vez, devem apresentar aspectos f\u00edsicos da figura, como cor do cabelo, altura, bi\u00f3tipo etc. Ao repassar essas informa\u00e7\u00f5es, os espectadores t\u00eam mais facilidade em visualizar o personagem em sua imagina\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

 <\/p>\n

2. Evite estere\u00f3tipos<\/strong><\/h2>\n

Um ponto importante na cria\u00e7\u00e3o de personagem \u00e9 fugir do \u00f3bvio, isto \u00e9, clich\u00eas e estere\u00f3tipos. Embora seja interessante se inspirar em personagens cl\u00e1ssicos para desenvolver a sua obra ou campanha publicit\u00e1ria, \u00e9 importante sempre inovar e ir contra o senso comum para que eles sejam \u00fanicos.<\/p>\n

O fato \u00e9 que o mercado moderno n\u00e3o aceita mais personagens estereotipados como aceitava no passado. Eles j\u00e1 foram vistos milhares de vezes, portanto j\u00e1 n\u00e3o geram mais o mesmo impacto de antes.<\/p>\n

Uma estrat\u00e9gia \u00fatil para evitar os estere\u00f3tipos \u00e9 desenvolver tra\u00e7os que contrastem com as principais caracter\u00edsticas do mercado ou setor que voc\u00ea pretende inserir o personagem.<\/p>\n

O Deadpool, da Marvel, por exemplo, apesar de ser um her\u00f3i e protagonista de HQs e filmes, ao mesmo tempo, tem um comportamento que beira o antagonismo, o que foge bastante da persona do “mocinho”. Sem d\u00favida, essa l\u00f3gica pode te ajudar bastante a montar um conte\u00fado original e que desperte o interesse do p\u00fablico.<\/p>\n

 <\/p>\n

3. Crie identifica\u00e7\u00e3o com o p\u00fablico<\/strong><\/h2>\n

Agora que voc\u00ea j\u00e1 tem as caracter\u00edsticas f\u00edsicas e comportamentais estabelecidas, \u00e9 o momento de trabalhar nas quest\u00f5es que podem fazer com que os espectadores se identifiquem com o personagem. Essa estrat\u00e9gia tem como objetivo fazer que as pessoas se conectem de forma mais eficiente com a informa\u00e7\u00e3o transmitida.<\/p>\n

Dessa forma, o p\u00fablico consegue se colocar no lugar e no contexto em que o personagem est\u00e1 inserido e entender as suas a\u00e7\u00f5es. Ao mesmo tempo, os espectadores acabam sendo influenciados a explorarem e se aprofundarem ainda mais em sua proposta, j\u00e1 que t\u00eam os mesmos pensamentos e emo\u00e7\u00f5es da figura.<\/p>\n

Algumas dicas b\u00e1sicas para otimizar o processo de identifica\u00e7\u00e3o do p\u00fablico com o seu personagem, s\u00e3o:<\/p>\n