Ser\u00e1 que apenas com os principais equipamentos para cinema \u00e9 poss\u00edvel produzir um bom filme? A resposta a essa pergunta \u00e9 r\u00e1pida e direta: n\u00e3o. Isso depende muito mais da criatividade dos artistas e de outros envolvidos, e da qualidade da equipe t\u00e9cnica e de gest\u00e3o do projeto.<\/p>\n
Quer uma prova? Hoje, j\u00e1 s\u00e3o comuns os filmes produzidos com smartphones<\/strong>, alguns deles sendo exibidos, inclusive, em telas de cinema. \u00c9 o caso de obras como o independente Tangerine<\/em> (2015), de Michel Gondry, e Unsane<\/em> (2018), do aclamado diretor de Hollywood Steven Sodenbergh.<\/p>\n
Os dispositivos melhores, no entanto, s\u00e3o importantes porque expandem as possibilidades art\u00edsticas<\/strong> de diretores e mesmo dos atores. Assim, fica mais f\u00e1cil conseguir aquelas cores que est\u00e3o na sua imagina\u00e7\u00e3o, filmar a qualquer hora do dia \u2014 bem como sob quaisquer condi\u00e7\u00f5es atmosf\u00e9ricas \u2014 e o processo criativo torna-se mais f\u00e1cil, r\u00e1pido e amplo.<\/p>\n
Este guia foi criado para ajud\u00e1-lo na pesquisa dos seus pr\u00f3prios equipamentos. Com ele, gostar\u00edamos de facilitar a compreens\u00e3o de conceitos como ilumina\u00e7\u00e3o, enquadramento, som e outros.<\/p>\n
O resultado que esperamos \u00e9 que voc\u00ea entenda n\u00e3o apenas quais s\u00e3o as melhores op\u00e7\u00f5es, mas tamb\u00e9m quais v\u00e3o se adaptar melhor ao que voc\u00ea busca e \u00e0 linguagem que quer desenvolver. Por isso, continue a leitura!<\/p>\n
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Antes de recomendarmos uma lista de aparatos e explicar por que s\u00e3o bons e para que servem, \u00e9 interessante ter em mente como funciona a cria\u00e7\u00e3o de um filme. Isso afeta a escolha dos itens que voc\u00ea vai comprar, afinal, se h\u00e1 diversos profissionais envolvidos, cada um responde por uma parte t\u00e9cnica<\/strong> e, logo, por determinados equipamentos.<\/p>\n
Por exemplo, o diretor de fotografia<\/a> vai passar a maior parte do tempo preocupado com a ilumina\u00e7\u00e3o do projeto. Ent\u00e3o, ele precisa de bons refletores e lentes que reproduzam melhor suas ideias para determinado roteiro<\/a>, para determinadas cenas.<\/p>\n
Uma produ\u00e7\u00e3o executiva e art\u00edstica de audiovisual<\/a> funciona assim: reunindo diversos especialistas com seus equipamentos favoritos. \u00c9 claro que eles conseguem trabalhar em condi\u00e7\u00f5es n\u00e3o ideais, mas \u00e9 bom saber, antes de comprar qualquer coisa, que h\u00e1 decis\u00f5es que podem fugir da sua opini\u00e3o ou compreens\u00e3o.<\/p>\n
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Abaixo, vamos falar sobre as caracter\u00edsticas dos equipamentos e o que deve ser considerado nas suas aquisi\u00e7\u00f5es. Vamos abordar algumas marcas, em certos momentos, j\u00e1 que algumas s\u00e3o mais confi\u00e1veis e impactam positivamente o resultado final do seu trabalho. N\u00e3o vamos frisar tanto os modelos, j\u00e1 que a evolu\u00e7\u00e3o dos aparelhos \u00e9 r\u00e1pida<\/strong> e as inven\u00e7\u00f5es tornam-se obsoletas num piscar de olhos.<\/p>\n
Isso tamb\u00e9m nos leva a um crit\u00e9rio muito importante na hora de comprar c\u00e2meras, lentes, rebatedores e outros artefatos: o valor de revenda deles. Se voc\u00ea quiser se manter atualizado, vai passar boa parte do seu tempo vendendo equipamentos antigos para conseguir outros mais modernos. Ent\u00e3o, sempre vai valer a pena pagar mais caro em um item se ele leva mais tempo para se desvalorizar que o dos concorrentes.<\/p>\n
Dito isso, dividimos os principais equipamentos de cinema em 7 categorias, que perpassam as atividades de dire\u00e7\u00e3o, fotografia, edi\u00e7\u00e3o, capta\u00e7\u00e3o de \u00e1udio e outras.<\/p>\n
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A avalia\u00e7\u00e3o da qualidade de uma c\u00e2mera depende da compreens\u00e3o de diversos par\u00e2metros de opera\u00e7\u00e3o manual de suas funcionalidades. Ou seja, nas m\u00e3os de quem n\u00e3o sabe operar, uma m\u00e1quina profissional pode apresentar um desempenho muito menor que o de um smartphone.<\/p>\n
O par\u00e2metro principal \u00e9 definido pela sigla DSLR, ou Digital Single Lens Reflex<\/em><\/strong> (Reflexo Digital de Lente \u00danica). Essa tecnologia garante que a imagem mostrada no visor da c\u00e2mera \u00e9 exatamente igual ao que sair\u00e1 na foto ou na grava\u00e7\u00e3o.<\/p>\n
Tamb\u00e9m \u00e9 uma tecnologia que torna o dispositivo mais manipul\u00e1vel, com zoom manual, troca de lentes e outros. Assim, voc\u00ea controla par\u00e2metros como dist\u00e2ncia, entrada de luz no obturador e outros detalhes que podem parecer excessivamente t\u00e9cnicos para um iniciante.<\/p>\n
Quanto \u00e0s marcas, saiba que quase todas as mais famosas \u2014 Panasonic, Canon, Sony e Blackmagic, s\u00f3 para ficar nas quatro mais vendidas \u2014 oferecem tudo que voc\u00ea precisa. O que muda \u00e9 a durabilidade de cada uma<\/strong>, o custo-benef\u00edcio e o pre\u00e7o de revenda, a que j\u00e1 nos referimos.<\/p>\n
Outro aspecto a se considerar \u00e9 a resolu\u00e7\u00e3o da imagem filmada. Os padr\u00f5es profissionais atuais oscilam entre o full HD (1960 x 1080) e o 4K (3840 x 2160)<\/strong>. Para interesses imediatos, o primeiro \u00e9 suficiente. No entanto, se voc\u00ea pretende manter o equipamento por um longo per\u00edodo, recomendamos uma c\u00e2mera que filme em 4K a 60 quadros por segundo.<\/p>\n
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A rigor, n\u00e3o \u00e9 recomendado trabalhar com audiovisual<\/a> profissionalmente com um \u00fanico tipo de lente. Em geral, elas variam em aspectos diversos, o que torna cada op\u00e7\u00e3o melhor em determinada circunst\u00e2ncia. Assim, voc\u00ea vai encontrar modelos de lentes mais adequadas a espa\u00e7os abertos ou fechados, op\u00e7\u00f5es melhores para fotografar com muita ou pouca luz e assim por diante.<\/p>\n