{"id":23424,"date":"2020-06-01T23:29:59","date_gmt":"2020-06-02T02:29:59","guid":{"rendered":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/?p=23424"},"modified":"2024-04-11T17:59:51","modified_gmt":"2024-04-11T20:59:51","slug":"guia-completo-com-os-principais-equipamentos-para-cinema","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/guia-completo-com-os-principais-equipamentos-para-cinema\/","title":{"rendered":"Guia completo com os principais equipamentos para cinema"},"content":{"rendered":"

Ser\u00e1 que apenas com os principais equipamentos para cinema \u00e9 poss\u00edvel produzir um bom filme? A resposta a essa pergunta \u00e9 r\u00e1pida e direta: n\u00e3o. Isso depende muito mais da criatividade dos artistas e de outros envolvidos, e da qualidade da equipe t\u00e9cnica e de gest\u00e3o do projeto.<\/p>\n

Quer uma prova? Hoje, j\u00e1 s\u00e3o comuns os filmes produzidos com smartphones<\/strong>, alguns deles sendo exibidos, inclusive, em telas de cinema. \u00c9 o caso de obras como o independente Tangerine<\/em> (2015), de Michel Gondry, e Unsane<\/em> (2018), do aclamado diretor de Hollywood Steven Sodenbergh.<\/p>\n

Os dispositivos melhores, no entanto, s\u00e3o importantes porque expandem as possibilidades art\u00edsticas<\/strong> de diretores e mesmo dos atores. Assim, fica mais f\u00e1cil conseguir aquelas cores que est\u00e3o na sua imagina\u00e7\u00e3o, filmar a qualquer hora do dia \u2014 bem como sob quaisquer condi\u00e7\u00f5es atmosf\u00e9ricas \u2014 e o processo criativo torna-se mais f\u00e1cil, r\u00e1pido e amplo.<\/p>\n

Este guia foi criado para ajud\u00e1-lo na pesquisa dos seus pr\u00f3prios equipamentos. Com ele, gostar\u00edamos de facilitar a compreens\u00e3o de conceitos como ilumina\u00e7\u00e3o, enquadramento, som e outros.<\/p>\n

O resultado que esperamos \u00e9 que voc\u00ea entenda n\u00e3o apenas quais s\u00e3o as melhores op\u00e7\u00f5es, mas tamb\u00e9m quais v\u00e3o se adaptar melhor ao que voc\u00ea busca e \u00e0 linguagem que quer desenvolver. Por isso, continue a leitura!<\/p>\n

 <\/p>\n

A estrutura de uma produ\u00e7\u00e3o cinematogr\u00e1fica<\/strong><\/h2>\n

Antes de recomendarmos uma lista de aparatos e explicar por que s\u00e3o bons e para que servem, \u00e9 interessante ter em mente como funciona a cria\u00e7\u00e3o de um filme. Isso afeta a escolha dos itens que voc\u00ea vai comprar, afinal, se h\u00e1 diversos profissionais envolvidos, cada um responde por uma parte t\u00e9cnica<\/strong> e, logo, por determinados equipamentos.<\/p>\n

Por exemplo, o diretor de fotografia<\/a> vai passar a maior parte do tempo preocupado com a ilumina\u00e7\u00e3o do projeto. Ent\u00e3o, ele precisa de bons refletores e lentes que reproduzam melhor suas ideias para determinado roteiro<\/a>, para determinadas cenas.<\/p>\n

Enquanto isso, o profissional respons\u00e1vel pelo som \u2014 que vai, inclusive, mixar a vers\u00e3o final e pedir que certos trechos de \u00e1udio sejam refeitos pelos atores, se necess\u00e1rio \u2014 precisa de microfones e cabos t\u00e3o bons quanto poss\u00edvel.<\/p>\n

Uma produ\u00e7\u00e3o executiva e art\u00edstica de audiovisual<\/a> funciona assim: reunindo diversos especialistas com seus equipamentos favoritos. \u00c9 claro que eles conseguem trabalhar em condi\u00e7\u00f5es n\u00e3o ideais, mas \u00e9 bom saber, antes de comprar qualquer coisa, que h\u00e1 decis\u00f5es que podem fugir da sua opini\u00e3o ou compreens\u00e3o.<\/p>\n

Agora, se voc\u00ea pretende filmar de maneira independente<\/strong> e desempenhar algumas das fun\u00e7\u00f5es que s\u00e3o divididas em um set de filmagem tradicional \u2014 o que n\u00e3o \u00e9 incomum, principalmente entre cineastas independentes \u2014 vai precisar saber um pouco de tudo e ter montado o seu pr\u00f3prio “est\u00fadio de uma pessoa s\u00f3”.<\/p>\n

 <\/p>\n