{"id":23297,"date":"2020-01-30T10:00:06","date_gmt":"2020-01-30T12:00:06","guid":{"rendered":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/?p=22516"},"modified":"2024-04-12T08:57:59","modified_gmt":"2024-04-12T11:57:59","slug":"direcao-de-fotografia","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/direcao-de-fotografia\/","title":{"rendered":"Entenda como funciona a dire\u00e7\u00e3o de fotografia e o que faz um diretor"},"content":{"rendered":"
A dire\u00e7\u00e3o de fotografia<\/strong> \u00e9 uma das muitas fun\u00e7\u00f5es que envolvem a cria\u00e7\u00e3o de um filme. Seu prop\u00f3sito \u00e9 trazer vida \u00e0s defini\u00e7\u00f5es do roteiro e produzir algo cinematogr\u00e1fico, com qualidades visuais que reforcem os aspectos j\u00e1 explorados na narrativa<\/strong> e orientem o olhar do espectador.<\/p>\n Contudo, por conta da variedade de conceitos que envolvem o mundo dos filmes<\/a>, muitas pessoas t\u00eam apenas uma no\u00e7\u00e3o vaga do que esse termo significa e de como ele se diferencia de outros. Enquanto a edi\u00e7\u00e3o se preocupa em organizar os planos logicamente e a dire\u00e7\u00e3o de arte<\/a> cria os cen\u00e1rios, a fotografia capta as imagens.<\/p>\n Se voc\u00ea ama o cinema e deseja aprofundar seus conhecimentos sobre a \u00e1rea para buscar uma carreira de sucesso, n\u00e3o deixe de ler os t\u00f3picos deste conte\u00fado!<\/p>\n <\/p>\n O cinema \u00e9 uma arte diferente da m\u00fasica e da literatura. Enquanto a m\u00fasica \u00e9 voltada para os sons e para as sensa\u00e7\u00f5es auditivas, a literatura afeta as pessoas exclusivamente pelo sentido visual.<\/p>\n J\u00e1 o cinema<\/a> consegue unir texto e sons com a constru\u00e7\u00e3o de imagens em movimento<\/strong>. Para que isso aconte\u00e7a de uma forma eficiente e transmita as ideias necess\u00e1rias, a dire\u00e7\u00e3o de fotografia \u00e9 essencial.<\/p>\n Essa fun\u00e7\u00e3o cria a parte visual do filme e se encarrega de traduzir para a tela o que est\u00e1 descrito no roteiro. Ou seja, ela \u00e9 respons\u00e1vel por criar as cenas e os enquadramentos, destacando aspectos do cen\u00e1rio e das cores que devem ser vistos pelo espectador.<\/p>\n Uma fotografia inteligente permite a manipula\u00e7\u00e3o dos nossos olhos para que concentremos no que \u00e9 realmente importante. Afinal, o cinema tamb\u00e9m \u00e9 uma forma de arte que difere do teatro, justamente porque existe uma c\u00e2mera. A hist\u00f3ria \u00e9 contada pelos elementos do roteiro, assim como pelos enquadramentos definidos.<\/p>\n A dire\u00e7\u00e3o de fotografia<\/a>, tamb\u00e9m chamada de cinematografia, cuida dos movimentos de c\u00e2mera do filme, de zoom e de outras t\u00e9cnicas que permitem a compreens\u00e3o do que est\u00e1 acontecendo em cena.<\/p>\n O estilo do diretor afeta o filme como um todo<\/strong>: uma c\u00e2mera que se movimenta mais tende a conferir um ritmo mais din\u00e2mico para a obra. Por outro lado, uma c\u00e2mera est\u00e1tica foca as atua\u00e7\u00f5es e a movimenta\u00e7\u00e3o de pessoas na cena.<\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n As movimenta\u00e7\u00f5es de c\u00e2mera se dividem em algumas, como:<\/p>\n Os movimentos verticais s\u00e3o chamados de tilts<\/em> e, geralmente, ocorrem em velocidade lenta. Por sua vez, os movimentos horizontais s\u00e3o denominados pan<\/em>.<\/p>\n <\/p>\n Outra parte importante dessa fun\u00e7\u00e3o \u00e9 o trabalho com a defini\u00e7\u00e3o do tamanho dos planos. Se \u00e9 necess\u00e1rio um plano mais aberto, um plano m\u00e9dio ou um close-up<\/em>. Quanto mais aberto, mais informa\u00e7\u00f5es s\u00e3o enquadradas, o que pode ser \u00fatil, a depender do objetivo da cena.<\/p>\n Quanto mais fechado, mais \u00edntimo o frame<\/em> e mais espec\u00edfico, o que funciona como um grito dos diretores para que as pessoas prestem aten\u00e7\u00e3o a determinadas express\u00f5es e objetos.<\/p>\n A cinematografia tamb\u00e9m se importa com a posi\u00e7\u00e3o da c\u00e2mera, isto \u00e9, onde ela \u00e9 colocada no cen\u00e1rio. O \u00e2ngulo alto (chamado de plong\u00e9e<\/em>) ocorre quando a c\u00e2mera est\u00e1 acima deles. J\u00e1 o \u00e2ngulo baixo (tamb\u00e9m chamado de contra-plong\u00e9e<\/em>) \u00e9 quando o equipamento \u00e9 posicionado abaixo dos atores.<\/p>\n <\/p>\n Al\u00e9m dos aspectos mais t\u00e9cnicos, \u00e9 comum que a dire\u00e7\u00e3o de fotografia<\/a> seja usada para<\/strong> real\u00e7ar o estilo<\/strong> do diretor do filme ou do pr\u00f3prio cinemat\u00f3grafo envolvido, como aprofundaremos no pr\u00f3ximo t\u00f3pico.<\/p>\n Em alguns casos, ela tamb\u00e9m \u00e9 usada para traduzir certo efeito ou sensa\u00e7\u00e3o do roteiro para a audi\u00eancia. Um exemplo cl\u00e1ssico disso \u00e9 o efeito de enjoo em O Corpo Que Cai, do ic\u00f4nico Alfred Hitchcock, em que a c\u00e2mera utiliza zoom<\/em> e se desloca ao mesmo tempo.<\/p>\n O mesmo efeito foi usado em Tubar\u00e3o, de Steven Spielberg, em uma cena em que o protagonista est\u00e1 sentado na praia.<\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n O diretor de fotografia \u00e9 o profissional que supervisiona a equipe<\/strong> que trabalha com as filmagens, a ilumina\u00e7\u00e3o e outras quest\u00f5es t\u00e9cnicas. Entre elas, o foquista, o operador, os eletricistas e o assistente de c\u00e2mera. Mas na maioria das vezes, em especial nas produ\u00e7\u00f5es brasileiras e de baixo or\u00e7amento, o diretor de fotografia tamb\u00e9m coloca a m\u00e3o na massa e muitas vezes, faz o trabalho do c\u00e2mera.<\/p>\n Ele \u00e9 quem cuida das luzes e das sombras em um cen\u00e1rio, bem como das cores. A ideia \u00e9 sempre garantir que esses aspectos reflitam a vis\u00e3o do diretor do filme e do que est\u00e1 no roteiro.<\/p>\n Para isso, ele determina quais ser\u00e3o os equipamentos utilizados, o que inclui se ser\u00e1 preciso utilizar c\u00e2mera na m\u00e3o ou fixa, quais ser\u00e3o as lentes e os filtros, entre outros assuntos. Ou seja, ele precisa conhecer bem todos esses aspectos.<\/p>\n O diretor de fotografia trabalha lado a lado com o diretor da produ\u00e7\u00e3o<\/a> para captar uma sensa\u00e7\u00e3o espec\u00edfica das imagens. Eles definem juntos se \u00e9 mais adequado utilizar um \u00e2ngulo mais baixo ou se o plano deve ser subjetivo, aquele que mostra a vis\u00e3o do personagem em uma cena.<\/p>\n O profissional da cinematografia define os aspectos citados no primeiro t\u00f3pico e escolhe o que fica melhor para cada momento do filme. Trabalha com o diretor de arte para ressaltar uma sensa\u00e7\u00e3o de um per\u00edodo espec\u00edfico de tempo ou remeter a um determinado local do mundo de maneira mais realista e cr\u00edvel.<\/strong><\/p>\n Em muitos casos, essas escolhas j\u00e1 fazem parte da decupagem<\/a> (ou shooting board<\/em>), que consiste no processo de dividir o roteiro em planos visuais, antes mesmo da filmagem. Esses planos s\u00e3o desenhados em um papel e servem de norte para a cinematografia.<\/p>\nO que \u00e9 a dire\u00e7\u00e3o de fotografia?<\/strong><\/h2>\n
<\/a><\/p>\n
Movimentos de c\u00e2mera<\/strong><\/h3>\n
\n
Tamanho dos planos e posicionamento<\/strong><\/h3>\n
Estilo<\/strong><\/h3>\n
\n
O que faz um diretor de fotografia?<\/strong><\/h2>\n