{"id":23108,"date":"2020-05-15T16:08:01","date_gmt":"2020-05-15T19:08:01","guid":{"rendered":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/?p=23108"},"modified":"2021-02-25T16:42:00","modified_gmt":"2021-02-25T19:42:00","slug":"entenda-mais-sobre-o-ensino-hibrido-e-as-suas-aplicacoes-no-cinema","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/entenda-mais-sobre-o-ensino-hibrido-e-as-suas-aplicacoes-no-cinema\/","title":{"rendered":"Entenda mais sobre o ensino h\u00edbrido e as suas aplica\u00e7\u00f5es no cinema"},"content":{"rendered":"
As grandes eras da educa\u00e7\u00e3o sempre buscaram adaptar o aprendizado \u00e0s demandas da sociedade em cada per\u00edodo. Nos tempos em que era necess\u00e1rio formar mais pessoas, a educa\u00e7\u00e3o se tornou p\u00fablica, por exemplo. Contudo, j\u00e1 faz um tempo que o ensino tradicional enfrenta alguns desafios, como: integrar ferramentas tecnol\u00f3gicas \u00e0 educa\u00e7\u00e3o formal, atualizar com rapidez os programas de ensino para que reflitam a din\u00e2mica dos ambientes de trabalho, oferecer metodologias condizentes com o atribulado estilo de vida de hoje.<\/p>\n
Nesse cen\u00e1rio, o ensino h\u00edbrido ou \u201cblended education\u201d \u00e9 a pr\u00f3xima evolu\u00e7\u00e3o<\/strong>.<\/p>\n Afinal, aprender no mundo de hoje passa por compreender os aspectos digitais e utilizar a tecnologia em harmonia com os padr\u00f5es tradicionais, a fim de otimizar os resultados.<\/p>\n No estudo de cinema n\u00e3o \u00e9 diferente: para superar os principais desafios de cronograma de aulas e aplica\u00e7\u00e3o de assuntos de forma a aprimorar o seu aprendizado, \u00e9 fundamental buscar estrat\u00e9gias modernas.<\/p>\n Preparamos esse artigo para que voc\u00ea entenda melhor como essa metodologia funciona.<\/p>\n Na Academia Internacional de Cinema, como acompanhamos de perto tudo que tem a ver com tecnologia e inova\u00e7\u00e3o no ensino (fomos pioneiros no lan\u00e7amento de cursos EAD na \u00e1rea do audiovisual em 2017), estamos animados com as possibilidades que a modalidade de ensino h\u00edbrido oferece, e lan\u00e7amos a partir dessa semana nossos primeiros cursos h\u00edbridos<\/a>!<\/strong><\/p>\n O termo “h\u00edbrido” j\u00e1 transmite bem a ideia de que esse modelo consiste em misturar <\/strong>abordagens diferentes. A defini\u00e7\u00e3o \u00e9 que o ensino h\u00edbrido \u00e9 aquele que busca condensar estrat\u00e9gias da educa\u00e7\u00e3o \u00e0 dist\u00e2ncia com a presencial, a fim de gerar um ensino mais completo e robusto, que atenda \u00e0s necessidades dos alunos.<\/p>\n Com isso, os professores mudam totalmente o mindset <\/em>para gerar uma metodologia flex\u00edvel e \u00e1gil. Existe um foco maior em educa\u00e7\u00e3o ativa, com participa\u00e7\u00e3o engajada dos estudantes, e uma remodelagem do papel do professor, que se torna tamb\u00e9m um mentor.<\/p>\n Envolve tamb\u00e9m apresenta\u00e7\u00e3o de conte\u00fados em fases, com o uso de diversas t\u00e9cnicas de modo a otimizar esse processo.<\/p>\n A ideia de gerar um h\u00edbrido do mundo online e offline \u00e9 justamente extrair o melhor dos dois mundos. Na parte online, o objetivo \u00e9 aproveitar bem a dissemina\u00e7\u00e3o e o poder das novas tecnologias<\/a> \u2014 com materiais dispon\u00edveis na internet, pesquisas e projetos envolvendo as inova\u00e7\u00f5es digitais, entre outras quest\u00f5es.<\/p>\n J\u00e1 a parte offline busca aspectos que demandam uma experi\u00eancia imersiva e pr\u00e1tica, como trabalhos em equipe que exijam intera\u00e7\u00e3o entre as pessoas, bem como acesso a espa\u00e7o e materiais f\u00edsicos e equipamentos espec\u00edficos.<\/p>\n Nesse tipo de ensino, o aluno tem maior autonomia e participa de projetos pr\u00e1ticos<\/strong>, que v\u00e3o ajudar a retirar conte\u00fados do papel e torn\u00e1-los parte de uma experi\u00eancia pessoal em loco. A constru\u00e7\u00e3o do conhecimento depende muito das a\u00e7\u00f5es de cada estudante e da dedica\u00e7\u00e3o deles em buscar aprendizado e em explorar o autodidatismo tamb\u00e9m.<\/p>\n Dentre as estrat\u00e9gias comuns nessa metodologia, est\u00e1 a sala de aula invertida. Ela consiste em trazer o aluno para a a\u00e7\u00e3o na produ\u00e7\u00e3o do conhecimento, ou seja, ao inv\u00e9s de receber passivamente o conte\u00fado, ele o constr\u00f3i junto com o professor.<\/p>\n \u00c9 quando, por exemplo, o professor lan\u00e7a m\u00e3o de um dispositivo, um exerc\u00edcio ou uma pergunta e o conhecimento \u00e9 produzido pela a\u00e7\u00e3o dos alunos no seu envolvimento com este dispositivo. Portanto, trata-se de uma rela\u00e7\u00e3o menos hier\u00e1rquica em que o professor exp\u00f5e menos e s\u00e3o os alunos orientados por ele que chegam \u00e0s conclus\u00f5es e ao conhecimento.<\/p>\n Para o estudo de cinema a abordagem h\u00edbrida \u00e9 interessante pois o aluno mant\u00e9m a perspectiva da realiza\u00e7\u00e3o coletiva, se deslocando apenas quando necess\u00e1rio.<\/p>\n No caso da AIC, no ensino h\u00edbrido assim como nas outras modalidades, os cursos abrem espa\u00e7o para que cada estudante forme o seu pr\u00f3prio<\/strong> estilo e desenvolva sua capacidade de se expressar artisticamente, de maneira independente. Mesmo que conte com o apoio de um mentor, ele ser\u00e1 capaz de buscar os pr\u00f3prios caminhos.<\/p>\n Veremos agora algumas vantagens dessa forma de ensino na aplica\u00e7\u00e3o do estudo de cinema.<\/p>\n Boa parte dos estudantes j\u00e1 t\u00eam uma vida ocupada e outras obriga\u00e7\u00f5es, por isso, \u00e9 importante que os cursos consigam oferecer op\u00e7\u00f5es de aulas que se encaixem em suas brechas de hor\u00e1rios. Com a metodologia h\u00edbrida, \u00e9 poss\u00edvel tornar o estudo mais adapt\u00e1vel \u00e0 rotina particular de cada um, uma vez que h\u00e1 um trabalho complementar entre o online e o offline.<\/p>\n Cada aluno tem tempo e flexibilidade para estudar e lidar com a parte online quando quiser. Ao passo que os encontros presenciais s\u00e3o f\u00e1ceis de encaixar e organizar na rotina. Desse modo, os cursos se tornam mais agrad\u00e1veis e os alunos conseguem se dedicar, <\/strong>mesmo se preocupando com outras quest\u00f5es profissionais.<\/p>\n Assim, os estudantes que j\u00e1 gostam de estudar via internet e entendem bem a import\u00e2ncia da autonomia, ficam satisfeitos. Do mesmo modo, os que n\u00e3o abrem m\u00e3o do ensino presencial e do compartilhamento de ideias, tamb\u00e9m conseguem se adaptar ao processo.<\/p>\n Outra quest\u00e3o \u00e9 a disponibilidade de conte\u00fados de qualidade \u2014 dispostos em v\u00eddeos, texto, \u00e1udios (podcasts) e imagens \u2014 para que os estudantes consigam estudar a qualquer momento, em uma hora definida ou at\u00e9 depois, quando for conveniente.<\/p>\n No caso da AIC, os encontros online acontecem ao vivo, por meio de uma ferramenta de sala virtual que \u00e9 simula o que j\u00e1 de mais parecido com uma sala presencial. Ou seja, a sala de aula na sala da sua casa.<\/p>\n Essa quantidade de informa\u00e7\u00e3o em diversos formatos \u00e9 muito eficiente. Afinal, estamos falando de uma \u00e1rea audiovisual<\/a>, que requer exemplos e conceitos explicados de uma maneira din\u00e2mica e pr\u00e1tica.<\/p>\n Essa modalidade de aprendizado est\u00e1 crescendo e ganhando diversos adeptos na Europa e nos Estados Unidos. Por isso, cada aluno vai ter a certeza de estar trabalhando com um m\u00e9todo seguro e eficiente que est\u00e1 rendendo resultados efetivos em v\u00e1rias partes do mundo.<\/p>\n Para estudar nas aulas online, que s\u00e3o ao vivo e transmitidas via streaming<\/em>, n\u00e3o \u00e9 necess\u00e1rio estar em algum lugar espec\u00edfico. Ou seja, as pessoas conseguem participar mesmo se estiverem fora de casa ou em qualquer outro lugar do mundo. Dessa forma, fica ainda mais f\u00e1cil adaptar <\/strong>os estudos \u00e0 rotina.<\/p>\n O aluno pode estar viajando, por exemplo, mas conseguir\u00e1 honrar os compromissos e assistir \u00e0s aulas normalmente. O \u00fanico requisito \u00e9 conex\u00e3o \u00e0 internet, o que existe em praticamente todos os lugares atualmente.<\/p>\n Os deslocamentos para a escola s\u00e3o em n\u00famero reduzido e planejados com anteced\u00eancia, adequando-se \u00e0 agenda do aluno.<\/p>\n Como j\u00e1 falamos, o ensino h\u00edbrido consegue garantir uma mistura de habilidades para os alunos tamb\u00e9m. Ao trabalhar a autonomia e a interatividade em conjunto, \u00e9 poss\u00edvel estimular o desenvolvimento de empatia, trabalho em equipe, networking<\/em><\/a>, colabora\u00e7\u00e3o e, ao mesmo tempo, capacidade de gerenciamento do pr\u00f3prio aprendizado e originalidade art\u00edstica.<\/p>\n Tudo isso de forma flex\u00edvel com o objetivo de otimizar o aprendizado e a assimila\u00e7\u00e3o do conhecimento, mesmo em condi\u00e7\u00f5es adversas e inesperadas. O foco \u00e9 sempre a evolu\u00e7\u00e3o dos estudantes e a prepara\u00e7\u00e3o <\/strong>deles para o mercado<\/a> de trabalho.<\/p>\n Como j\u00e1 vimos, as estrat\u00e9gias de aprendizagem h\u00edbridas s\u00e3o poderosas por combinar aspectos de diferentes metodologias de ensino e proporcionar flexibilidade aos alunos. Dessa forma, \u00e9 a melhor maneira de estudar e adaptar cursos a uma rotina profissional existente, para que as pessoas consigam evoluir profissionalmente enquanto lidam com as demandas atuais da vida.<\/p>\n \u00c9 interessante notar que isso pode ser aplicado com sucesso no ensino audiovisual, de modo a criar profissionais formados e preparados para trabalhar com essa arte<\/a>.<\/p>\n Gostou de aprender mais sobre o ensino h\u00edbrido?\u00a0 Conhe\u00e7a aqui os cursos h\u00edbridos<\/strong><\/a> oferecidos pela AIC e aprenda mais sobre assunto e outros temas relacionados ao estudo de cinema nos acompanhando nas redes sociais. Estamos no Facebook<\/a>, no Twitter<\/a>, no Instagram<\/a> e no LinkedIn<\/a>.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" As grandes eras da educa\u00e7\u00e3o sempre buscaram adaptar o aprendizado \u00e0s demandas da sociedade em cada per\u00edodo. Nos tempos em que era necess\u00e1rio formar mais pessoas, a educa\u00e7\u00e3o se tornou p\u00fablica, por exemplo. Contudo, j\u00e1 faz um tempo que o ensino tradicional enfrenta alguns desafios, como: integrar ferramentas tecnol\u00f3gicas \u00e0 educa\u00e7\u00e3o formal, atualizar com rapidez …<\/p>\nO que \u00e9 ensino h\u00edbrido?<\/strong><\/h2>\n
Funcionamento<\/strong><\/h3>\n
Aplica\u00e7\u00f5es<\/strong><\/h3>\n
No contexto do estudo de cinema<\/strong><\/h3>\n
Quais as vantagens?<\/strong><\/h2>\n
Ajuste do aprendizado \u00e0 rotina do aluno<\/strong><\/h3>\n
Acesso a conte\u00fados em diversas m\u00eddias<\/strong><\/h3>\n
Crescimento na Europa e nos Estados Unidos<\/strong><\/h3>\n
Mobilidade<\/strong><\/h3>\n
Autonomia e interatividade<\/strong><\/h3>\n