{"id":22975,"date":"2020-04-22T15:42:44","date_gmt":"2020-04-22T18:42:44","guid":{"rendered":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/?p=22975"},"modified":"2021-09-14T19:30:53","modified_gmt":"2021-09-14T22:30:53","slug":"por-que-a-trilha-sonora-no-cinema-faz-toda-a-diferenca-entenda","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/por-que-a-trilha-sonora-no-cinema-faz-toda-a-diferenca-entenda\/","title":{"rendered":"Por que a trilha sonora no cinema faz toda a diferen\u00e7a? Entenda!"},"content":{"rendered":"
O cinema \u00e9 uma produ\u00e7\u00e3o audiovisual<\/a>: ele n\u00e3o consegue se manter apenas em imagens, \u00e9 preciso um balanceamento entre o visual e o auditivo. Desse modo, a trilha sonora no cinema<\/strong><\/a> \u00e9 imprescind\u00edvel. Voc\u00ea j\u00e1 pensou sobre como seria diferente assistir seu filme favorito sem nenhum som de fundo? Provavelmente, ele traria a voc\u00ea uma interpreta\u00e7\u00e3o muito diferente.<\/p>\n Neste post, ser\u00e3o abordados mais detalhes sobre como a trilha sonora faz toda diferen\u00e7a nas produ\u00e7\u00f5es cinematogr\u00e1ficas. Ent\u00e3o, n\u00e3o deixe de acompanhar!<\/p>\n <\/p>\n Desde a primeira exibi\u00e7\u00e3o de cinema, em 1895, pelos irm\u00e3os Lumi\u00e8re, at\u00e9 a instantaneidade das plataformas de streaming<\/a> atuais, uma coisa permanece a mesma: a presen\u00e7a dos sons. Na era muda, como n\u00e3o era poss\u00edvel ouvir as vozes dos atores, a trilha sonora mostrava-se indispens\u00e1vel. Sem ela, n\u00e3o havia como ambientar a intensidade das cenas, o que traria maior dificuldade para prender a aten\u00e7\u00e3o do espectador.<\/p>\n Com a evolu\u00e7\u00e3o dos equipamentos de captura e edi\u00e7\u00e3o de som, cada vez mais, foi se aprimorando a jun\u00e7\u00e3o de cada express\u00e3o visual com os ru\u00eddos: o que se apresenta como vital para essa ind\u00fastria.<\/p>\n Mas afinal, o que de fato \u00e9?\u00a0 \u00c9 importante salientar, logo no come\u00e7o, que ela \u00e9 diferente da trilha musical. \u00c9 muito comum imaginar que a trilha sonora \u00e9 apenas o apanhado de m\u00fasicas que tocam durante a obra. Entretanto, ela vai muito al\u00e9m disso: \u00e9 o conjunto de todas as nuances de sons presentes no filme.<\/p>\n <\/p>\n Entendendo sua import\u00e2ncia, o pr\u00f3ximo passo \u00e9 descobrir como funciona a trilha sonora no cinema. Geralmente, ela pode ser composta especialmente para o filme, ou ser moldada com m\u00fasicas j\u00e1 existentes. H\u00e1 alguns casos em que o pr\u00f3prio diretor se encarrega da produ\u00e7\u00e3o musical, mas o mais comum \u00e9 ter um profissional espec\u00edfico para essa fun\u00e7\u00e3o.<\/p>\n Esse profissional respons\u00e1vel \u00e9 chamado de music editor<\/em>. Ele une as informa\u00e7\u00f5es e desejos do diretor e os apresenta para um compositor, acontecendo, assim, a cria\u00e7\u00e3o do som<\/a>. Essa produ\u00e7\u00e3o faz com que a trilha sonora consiga expressar os sentimentos do diretor com a obra, em todo seu rumo.<\/p>\n <\/p>\n Al\u00e9m de moldar o destino da narrativa, a trilha sonora tem seu papel sinest\u00e9sico. A m\u00fasica, por si s\u00f3, tem a fun\u00e7\u00e3o de causar emo\u00e7\u00f5es e criar mem\u00f3rias afetivas nas pessoas. Desse jeito, somando isso a uma sucess\u00e3o de imagens, nasce uma poderosa ferramenta capaz de mexer com o espectador em diversos n\u00edveis.<\/p>\n Uma simples cena de di\u00e1logo em um carro, por exemplo, pode causar as mais variadas emo\u00e7\u00f5es em quem assiste. Quando \u00e9 colocada uma m\u00fasica de tens\u00e3o, a sensa\u00e7\u00e3o de que algo est\u00e1 prestes a surpreender vem a tona. Se \u00e9 tocada uma m\u00fasica mais suave e delicada, sugere um envolvimento rom\u00e2ntico entre os personagens.<\/p>\n Um instrumental \u00e9pico remete a uma grande aventura. Um ru\u00eddo perturbador promete um perigo eminente. Uma m\u00fasica melanc\u00f3lica insiste em encher os olhos de l\u00e1grimas. Aqueles momentos de sil\u00eancio causam um desconforto e tens\u00e3o, e assim por diante.<\/p>\n Os ambientes emocionais que a trilha sonora cria s\u00e3o capazes de levar o espectador para onde o diretor deseja. Essa \u00e9 a chave do bom desenvolvimento da obra.<\/p>\n <\/p>\n Foi poss\u00edvel notar como a trilha sonora \u00e9 parte vital em um filme, e n\u00e3o poderia ser diferente no cinema brasileiro<\/a>. A m\u00fasica popular brasileira \u00e9 um dos maiores feitos culturais do pa\u00eds e, integrada ao audiovisual, n\u00e3o poderia ser diferente.<\/p>\n Desde a marcante voz de Pixinguinha, no primeiro filme brasileiro com som, Acabaram-se os Ot\u00e1rios (1929), essas ind\u00fastrias nunca mais se separaram.\u00a0H\u00e1 diversos longas excelentes do cen\u00e1rio nacional para citar, mas, como exemplo, ser\u00e3o apresentados alguns nos seguintes t\u00f3picos.<\/p>\n <\/p>\n \u00c9 poss\u00edvel se esquecer da marcante m\u00fasica Voc\u00ea n\u00e3o me Ensinou a te Esquecer, eternizada na cena do beijo, entre as grades, dos personagens Lisbela e Lel\u00e9u? O filme, de 2003, dirigido por Guel Arraes, \u00e9 uma adapta\u00e7\u00e3o de uma pe\u00e7a de teatro de Osman Lins, que teve a curadoria de Jo\u00e3o Falc\u00e3o e Andr\u00e9 Moraes como respons\u00e1vel pelo som.<\/p>\n Ele conta a hist\u00f3ria das reviravoltas do destino de Lisbela (D\u00e9bora Falabella) e o prisioneiro Lel\u00e9u (Selton Mello), que passam por press\u00f5es externas, d\u00favidas e hesita\u00e7\u00f5es, at\u00e9 chegarem ao seu destino.<\/p>\n A m\u00fasica, citada anteriormente, ficou marcada pela inconfund\u00edvel voz de Caetano Veloso, e foi tocada por diversos momentos rom\u00e2nticos da obra. Desse modo, \u00e9 poss\u00edvel ver como ela porta uma carga emocional importante para a hist\u00f3ria.<\/p>\n A trilha sonora inteira, ali\u00e1s, \u00e9 uma caracter\u00edstica interessante desse filme. Ela \u00e9 composta por diversas m\u00fasicas bem conhecidas no cen\u00e1rio da MPB, como A Dan\u00e7a das Borboletas, interpretada por Z\u00e9 Ramalho e Sepultura, Lisbela, interpretada por Los Hermanos, e Espumas ao Vento, interpretada por Elza Soares.<\/p>\n <\/p>\n Diferentemente de Lisbela e o Prisioneiro, O Som ao Redor (2012) conta com pouqu\u00edssimas m\u00fasicas como trilha \u2014 e esse \u00e9 seu grande charme. Ele \u00e9 um thriller<\/em> que conta a hist\u00f3ria de uma comunidade de classe m\u00e9dia de Recife<\/a>, sofrendo com problemas de seguran\u00e7a. O filme n\u00e3o se prende a nenhum personagem principal e em nenhuma trama espec\u00edfica: ele apenas aborda o retrato do cotidiano.<\/p>\n De tal modo, sua trilha sonora n\u00e3o poderia ser diferente. O longa, dirigido por Kleber Mendon\u00e7a Filho, \u00e9 um \u00f3timo exemplo de como um simples som instrumental pode mudar completamente o sentimento da cena. As m\u00fasicas foram compostas por DJ Dolores e passam justamente a mensagem do filme: momentos de tens\u00e3o com quebras de expectativas, assim como a vida corriqueira da classe m\u00e9dia.<\/p>\n <\/p>\n Outro filme do renomado diretor brasileiro<\/a> Kleber Mendon\u00e7a Filho, estreado no ano de 2016, conta a hist\u00f3ria de uma jornalista (S\u00f4nia Braga) aposentada, recifense, que luta para defender o pr\u00e9dio em que mora de ser demolido por uma grande empreiteira. Assim como O Som ao Redor, ele usa uma trilha sonora simples, composta por Mateus Alves, que \u00e9 perfeita para criar a atmosfera dos momentos.<\/p>\n <\/p>\n Mais um com a marca registrada de Kleber Mendon\u00e7a Filho, em Bacurau (2019), n\u00e3o poderia ser diferente. O filme conta a hist\u00f3ria de um povoado nordestino, em um Brasil futurista, que sumiu do mapa, e de como seus moradores lidam com as adversidades ao decorrer do enredo.<\/p>\n A trilha, composta por Tomaz Alves Souza e Mateus Alves, se encaixa de forma exemplar nos conflitos do longa, do modo que s\u00f3 esse diretor sabe fazer.<\/p>\n <\/p>\n Como deixar de falar sobre Bicho de Sete Cabe\u00e7as? Dirigido por La\u00eds Bodanzky, em 2001, foi um marco da hist\u00f3ria cinematogr\u00e1fica brasileira. Baseado no livro Canto dos Malditos de\u00a0Austreg\u00e9silo Carrano Bueno, conta a hist\u00f3ria de como o relacionamento de Neto (Rodrigo Santoro) e seu pai (Othon Bastos) chega ao ponto cr\u00edtico de ir parar em um hosp\u00edcio e de todas as situa\u00e7\u00f5es desumanas que existem l\u00e1.<\/p>\n A m\u00fasica, que recebe o mesmo nome do filme, foi t\u00e3o importante para a narrativa, que, sem ela, muito da mensagem teria se perdido. Ela tem um jogo de ritmo e letra que transmite uma agonia a quem est\u00e1 vendo, assim como a cabe\u00e7a de Neto vai se tornando.<\/p>\n Al\u00e9m dessa m\u00fasica principal, a trilha sonora conta com Fora de Si, de Arnaldo Antunes, que conversa com o longa de forma impec\u00e1vel.<\/p>\n Com visto, a trilha sonora no cinema consegue mudar completamente o rumo da obra, e isso faz com que sua import\u00e2ncia seja imensa. Al\u00e9m do mais, \u00e9 muito comum que m\u00fasicas criadas especialmente para filmes acabem se tornando famosas por si s\u00f3, fazendo parte do dia a dia do espectador.<\/p>\n <\/p>\n Quem saber mais sobre algum curso<\/a><\/strong> da Academia Internacional de Cinema? Entre em contato com a gente pelo Whastsapp<\/a><\/strong> ou por E-mail<\/a><\/strong>.<\/p>\n Para continuar acompanhando outros conte\u00fados como este,\u00a0siga nossas redes sociais<\/strong>: estamos no\u00a0Facebook<\/a>,\u00a0Instagram<\/a>,\u00a0Twitter<\/a>,\u00a0Linkedin<\/a>\u00a0e\u00a0YouTube<\/a>!<\/p>\n <\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" O cinema \u00e9 uma produ\u00e7\u00e3o audiovisual: ele n\u00e3o consegue se manter apenas em imagens, \u00e9 preciso um balanceamento entre o visual e o auditivo. Desse modo, a trilha sonora no cinema \u00e9 imprescind\u00edvel. Voc\u00ea j\u00e1 pensou sobre como seria diferente assistir seu filme favorito sem nenhum som de fundo? Provavelmente, ele traria a voc\u00ea uma …<\/p>\nO que \u00e9 a trilha sonora no cinema?<\/strong><\/h2>\n
Como funciona e quem \u00e9 o respons\u00e1vel?<\/strong><\/h2>\n
Qual a sua relev\u00e2ncia nas emo\u00e7\u00f5es?<\/strong><\/h2>\n
E no cinema brasileiro?<\/strong><\/h2>\n
Lisbela e o Prisioneiro<\/strong><\/h3>\n
O Som ao Redor<\/strong><\/h3>\n
Aquarius<\/strong><\/h3>\n
Bacurau<\/strong><\/h3>\n
Bicho de Sete Cabe\u00e7as<\/strong><\/h3>\n