Em abril de 2019, diversos cineastas do pa\u00eds tomaram a palavra nas redes sociais para denunciar uma tentativa de desmanche ou amea\u00e7a \u00e0 participa\u00e7\u00e3o do cinema brasileiro nos festivais internacionais.<\/p>\n
Um dos primeiros a dar voz a essa estrat\u00e9gia foi o diretor de “Bye Bye Brasil“<\/em> (1979), considerado um dos longas mais importantes da hist\u00f3ria do nosso cinema. Segundo Cac\u00e1 Diegues<\/a>, a cultura no nosso pa\u00eds “deixou de ser um projeto de Estado para se tornar um projeto de governo”, o que, na opini\u00e3o do diretor, \u00e9 p\u00e9ssimo para o cinema e para todos os ramos art\u00edsticos.<\/p>\n
Neste artigo, vamos tentar responder a algumas dessas quest\u00f5es. Para tal, examinaremos a performance dos filmes brasileiros<\/a> em eventos internacionais recentes, em especial no Sundance e no Festival de Berlim. Continue a leitura!<\/p>\n
Qualquer apreciador da S\u00e9tima Arte sabe o que representa o Festival de<\/em> Sundance<\/em><\/a>, um dos mais importantes do mundo. A edi\u00e7\u00e3o de 2019 do evento, realizada no estado de Utah, nos Estados Unidos, selecionou 4 produ\u00e7\u00f5es brasileiras para figurarem entre seus 12 filmes concorrentes<\/strong>.<\/p>\n
No Festival de Berlim<\/a>, em 2019, Eliza Capai foi premiada pelo longa “Espero a Tua (re)Volta”. J\u00e1 “Bixa Travesti<\/a>“, de Cl\u00e1udia Priscilla e Kiko Goifman (professor da AIC), foi agraciado como melhor document\u00e1rio com tem\u00e1tica LGBTQI+. Na mesma tem\u00e1tica, o filme “Tinta Bruta”, de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon, foi premiado como melhor longa.<\/p>\n
A Lei Rouanet, alvo preferido das investidas do governo federal, n\u00e3o se aplica \u00e0 produ\u00e7\u00e3o cinematogr\u00e1fica brasileira. Esse setor tem um fundo pr\u00f3prio, apelidado de Lei do Audiovisual pelos artistas, mas cujo nome t\u00e9cnico \u00e9 Fundo Setorial do Audiovisual<\/a>.<\/p>\n
Segundo artigo da Revista Exame<\/a>, as oportunidades de ganhos ao apostar nas produ\u00e7\u00f5es cinematogr\u00e1ficas nacionais n\u00e3o param por a\u00ed. Tamb\u00e9m \u00e9 poss\u00edvel conseguir participa\u00e7\u00f5es em lucros advindos de sua exibi\u00e7\u00e3o e venda.<\/p>\n
Tantas op\u00e7\u00f5es de faturamento n\u00e3o s\u00e3o \u00e0 toa: o audiovisual brasileiro gera empregos e movimenta a economia. Segundo o site de not\u00edcias G1<\/a>, em 2017, a Lei do Audiovisual alcan\u00e7ava um retorno de R$5,00 para cada R$1,00 investido, al\u00e9m de empregar 250 mil pessoas<\/strong>.<\/p>\n
A Ancine \u00e9 um \u00f3rg\u00e3o subordinado ao governo federal. Sua fun\u00e7\u00e3o \u00e9 de ag\u00eancia reguladora das produ\u00e7\u00f5es audiovisuais<\/strong> do pa\u00eds. Ela tem como atribui\u00e7\u00f5es, portanto, fomentar, regular e fiscalizar as obras cinematogr\u00e1ficas e audiovisuais no geral.<\/p>\n
O \u00f3rg\u00e3o foi institu\u00eddo em 2001, durante a presid\u00eancia de Fernando Henrique Cardoso. Hoje, a Ancine adquiriu autonomia administrativa e financeira.<\/p>\n
A Ag\u00eancia participa ativamente da sele\u00e7\u00e3o e da indica\u00e7\u00e3o dos filmes que concorrem a premia\u00e7\u00f5es dentro e fora do Brasil. Ademais, uma iniciativa adotada em 2019 deu vida ao Registro de Participa\u00e7\u00e3o e Premia\u00e7\u00e3o em Festivais (RPPF)<\/a>. Como o nome indica, ele mant\u00e9m informa\u00e7\u00f5es sobre as produ\u00e7\u00f5es e seus detalhes t\u00e9cnicos, por exemplo, minutagem e formatos.<\/p>\n
A principal fun\u00e7\u00e3o do RPPF \u00e9 desburocratizar a participa\u00e7\u00e3o nos editais, mantendo um banco de dados em que exista um cadastro \u00fanico para todos eles. Posteriormente, \u00e9 feita a adequa\u00e7\u00e3o das propostas art\u00edsticas aos editais considerados mais semelhantes.<\/p>\n
Com o corte dos apoios financeiros realizado recentemente \u2014 que afeta tanto a Ancine quanto a Lei do Audiovisual \u2014, os artistas perderam o acesso a esse processo acelerado e tamb\u00e9m a diversos outros benef\u00edcios, como \u00e9 o caso do Pr\u00eamio Adicional de Renda<\/a> e do Programa de Incentivo \u00e0 Qualidade<\/a>.<\/p>\n