{"id":22478,"date":"2020-01-14T11:00:42","date_gmt":"2020-01-14T13:00:42","guid":{"rendered":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/?p=22478"},"modified":"2024-04-11T18:28:01","modified_gmt":"2024-04-11T21:28:01","slug":"como-fazer-um-documentario","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/como-fazer-um-documentario\/","title":{"rendered":"Como fazer um document\u00e1rio: conhe\u00e7a as principais etapas"},"content":{"rendered":"
<\/a><\/p>\n <\/p>\n O escoc\u00eas John Grierson \u00e9 considerado o criador do conceito de document\u00e1rio<\/strong><\/a>, e constituidor de uma comunidade em torno dele. Na \u00e9poca, a discuss\u00e3o era entre filmes feitos em est\u00fadio ou aqueles tomados ao ar livre. Mais recentemente, se opuseram os conceitos de \u201cdocument\u00e1rio\u201d e o de fic\u00e7\u00e3o. Hoje, a discuss\u00e3o mais prof\u00edcua \u00e9 o contraste (e semelhan\u00e7a!) do document\u00e1rio com o jornalismo, em especial aquele de TV aberta.<\/p>\n Ao optar por fazer um filme ficcional sobre a vida de Fred Mercury, por exemplo, \u00e9 preciso contar com atores caracterizados e que interpretem as situa\u00e7\u00f5es apontadas no roteiro \u2014\u00a0ainda que inspiradas em acontecimentos ver\u00eddicos. J\u00e1 quando a escolha \u00e9 a de retratar a carreira de Beyonc\u00e9 em formato documental, a pr\u00f3pria artista aparece em cena e a constru\u00e7\u00e3o da obra se d\u00e1 em cima de depoimentos reais e n\u00e3o encena\u00e7\u00f5es.<\/p>\n Como quaisquer outras obras cinematogr\u00e1ficas<\/a>, ele pode ser produzido em formato de curta ou longa-metragem, e conter outros elementos que ajudem a contar a hist\u00f3ria em quest\u00e3o, como: anima\u00e7\u00f5es, narradores e personagens. <\/p>\n Existem diferen\u00e7as entre a produ\u00e7\u00e3o de um document\u00e1rio e de um filme ficcional em todas as etapas de sua cria\u00e7\u00e3o \u2014 que chamamos de pr\u00e9-produ\u00e7\u00e3o, produ\u00e7\u00e3o, e p\u00f3s-produ\u00e7\u00e3o. Vamos conferir cada uma delas a seguir.<\/p>\n Em um filme de fic\u00e7\u00e3o, essa \u00e9 a etapa da cria\u00e7\u00e3o de roteiros, sele\u00e7\u00e3o de elenco, escolha de loca\u00e7\u00e3o etc. De todos esses exemplos, s\u00f3 o \u00faltimo acontece de forma semelhante no preparo de um document\u00e1rio. Durante a produ\u00e7\u00e3o de um filme de fic\u00e7\u00e3o, as filmagens em tese, devem seguir o roteiro \u00e0 risca. O document\u00e1rio, por sua vez, se prop\u00f5e a retratar situa\u00e7\u00f5es a partir da vis\u00e3o de um observador.\u00a0O roteiro do document\u00e1rio \u00e9 mais aberto, o diretor deve olhar \u201cpara o lado\u201d da cena principal, pois ali podem estar elementos instigantes que deixam o document\u00e1rio mais complexo, com mais camadas de interpreta\u00e7\u00e3o. A p\u00f3s-produ\u00e7\u00e3o \u00e9 uma das etapas mais diferentes entre a cria\u00e7\u00e3o de um filme ficcional e um documental. Trata-se da fase de montar as cenas e organiz\u00e1-las de forma a dar fluidez e sentido \u00e0 hist\u00f3ria. Ainda que a edi\u00e7\u00e3o de um filme possa, vez ou outra, incluir elementos n\u00e3o previstos no roteiro, isso \u00e9 muito mais comum em um document\u00e1rio.
\nQuer saber mais sobre como fazer um document\u00e1rio? Ent\u00e3o continue conosco e acompanhe esta leitura at\u00e9 o final!<\/p>\nQuais as diferen\u00e7as entre um document\u00e1rio e um filme de fic\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/h2>\n
Pr\u00e9-produ\u00e7\u00e3o<\/strong><\/h3>\n
\nCertamente voc\u00ea vai precisar de loca\u00e7\u00f5es e cen\u00e1rios para rodar seu filme, mas n\u00e3o contar\u00e1 com atores. No lugar deles, um document\u00e1rio trabalha com a sele\u00e7\u00e3o de personagens, ainda que ambos atendam pelo nome do \u201celenco\u201d. Por se tratarem de pessoas reais, a <\/strong>cria\u00e7\u00e3o do roteiro<\/strong><\/a> tamb\u00e9m ser\u00e1 diferenciada<\/strong>, visto que voc\u00ea n\u00e3o ter\u00e1 como colocar as palavras exatamente da forma como deseja na boca de cada uma delas.\u00a0\u00a0Fala-se em pauta, ou pr\u00e9-roteiro, mais at\u00e9 do que um roteiro propriamente dito.<\/p>\nProdu\u00e7\u00e3o<\/strong><\/h3>\n
\nAssim, muitas filmagens incluem a capta\u00e7\u00e3o de cenas de bastidores, de rea\u00e7\u00f5es e de outras situa\u00e7\u00f5es n\u00e3o previstas no roteiro<\/strong>. Portanto, o jogo de cintura aqui deve ser maior e \u00e9 preciso contar com uma equipe que esteja aberta para enfrentar esse tipo de situa\u00e7\u00e3o.<\/p>\nP\u00f3s-produ\u00e7\u00e3o<\/strong><\/h3>\n
\nIsso acontece justamente porque o roteiro de um filme documental \u00e9 mais aberto e flex\u00edvel a situa\u00e7\u00f5es inesperadas. Certamente o editor de uma n\u00e3o-fic\u00e7\u00e3o tem muito mais escolhas a fazer sobre quais filmagens incluir e o que deixar de fora<\/strong> e sobretudo como \u201ccosturar\u201d essas realidades todas de forma a fazer um trabalho \u00edntegro e compreens\u00edvel ao espectador.\u00a0Isso tem muito a ver com a abordagem que o diretor deseja imprimir na obra.<\/p>\n