{"id":22475,"date":"2019-12-16T18:00:26","date_gmt":"2019-12-16T20:00:26","guid":{"rendered":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/?p=22475"},"modified":"2020-09-30T21:26:32","modified_gmt":"2020-10-01T00:26:32","slug":"retrospectiva-aic-2019","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/retrospectiva-aic-2019\/","title":{"rendered":"Retrospectiva 2019: confira tudo que rolou na AIC!"},"content":{"rendered":"
A retrospectiva 2019 da AIC demonstra a import\u00e2ncia de criar canais de di\u00e1logo entre nossos alunos, professores e profissionais de destaque no mercado cinematogr\u00e1fico \u00e9 inestim\u00e1vel.<\/p>\n
Ao longo do ano, tivemos a oportunidade de receber v\u00e1rios nomes que representaram uma lufada de ar puro para a produ\u00e7\u00e3o da nossa escola e de profissionais em geral.<\/p>\n
Os temas que foram debatidos cobrem quase todas as \u00e1reas do mercado do audiovisual: roteiros, aspectos t\u00e9cnicos de filmagem, edi\u00e7\u00e3o, finaliza\u00e7\u00e3o e distribui\u00e7\u00e3o dos filmes. Recebemos diretores, produtores, atores e muitos outros profissionais do mercado cinematogr\u00e1fico e publicit\u00e1rio.<\/p>\n
Abaixo, voc\u00ea conferer a retrospectiva 2019 da AIC, como o que aconteceu de melhor por aqui ao longo do ano que se encerra. Confira!<\/p>\n
A import\u00e2ncia de criar canais de di\u00e1logo entre nossos alunos, professores e profissionais de destaque no mercado cinematogr\u00e1fico \u00e9 inestim\u00e1vel. Ao longo de 2019, tivemos a oportunidade de receber v\u00e1rios nomes que representaram uma lufada de ar puro para a produ\u00e7\u00e3o da nossa equipe e de profissionais em geral.<\/p>\n
Os temas que foram debatidos cobrem quase todas as \u00e1reas do mercado do audiovisual: roteiros, aspectos t\u00e9cnicos de filmagem, edi\u00e7\u00e3o, finaliza\u00e7\u00e3o e distribui\u00e7\u00e3o dos filmes. Assim, recebemos diretores, produtores e outros profissionais ligados ao mercado <\/strong>cinematogr\u00e1fico e publicit\u00e1rio.<\/p>\n Separamos, abaixo, algumas das pessoas que protagonizaram esses momentos. V\u00e1rias outras ficaram de fora desta lista, o que n\u00e3o significa que n\u00e3o tenham nos oferecido uma troca intelectual de alt\u00edssimo n\u00edvel.<\/p>\n Karine \u00e9 roteirista e atriz, tendo sido premiada no Festival de Gramado em 2018 pela sua atua\u00e7\u00e3o no filme Benzinho<\/em> (2018), dirigido por Gustavo Pizzi e do qual foi tamb\u00e9m roteirista. Ela se reuniu com os alunos<\/a> do nosso Curso de F\u00e9rias de Atua\u00e7\u00e3o Para Cinema e TV e discutiu t\u00e9cnicas e ideias de atua\u00e7\u00e3o que culminaram na premia\u00e7\u00e3o.<\/p>\n Karine come\u00e7ou a atuar muito nova e trabalhou com importantes nomes do audiovisual nacional. Tamb\u00e9m tem experi\u00eancia com v\u00eddeos publicit\u00e1rios e TV e fez parte do elenco de grandes filmes nacionais, como Bacurau<\/em>, que acaba de ser lan\u00e7ado nas plataformas digitais.<\/p>\n Sempre trabalhando com importantes nomes do cinema nacional e internacional, Carolina Jabor \u00e9 diretora de cinema e s\u00f3cia da produtora Conspira\u00e7\u00e3o Filmes<\/em>. L\u00e1, produz conte\u00fados para marcas, v\u00eddeos publicit\u00e1rios e outras cria\u00e7\u00f5es audiovisuais.<\/p>\n Em noite chuvosa, a profissional falou para um audit\u00f3rio cheio e empolgado<\/a>. Abordou a natureza colaborativa do cinema, comentou seu filme Aos Teus Olhos<\/em> (2018), exibido antes do bate-papo, e elogiou a iniciativa da AIC. Segundo a diretora, sua gera\u00e7\u00e3o teve que aprender na pr\u00e1tica, sem acesso \u00e0s oportunidades de trabalho que uma escola propicia.<\/p>\n A Conspira\u00e7\u00e3o Filmes<\/a> tamb\u00e9m \u00e9 conhecida pelo seu envolvimento com a m\u00fasica nacional, tendo produzido alguns dos clipes e document\u00e1rios mais ic\u00f4nicos de artistas brasileiros como Gilberto Gil, O Rappa, Marisa Monte e Anitta.<\/p>\n Camila contou um pouco de sua hist\u00f3ria durante a Semana de Orienta\u00e7\u00e3o da Academia Internacional de Cinema (AIC) de S\u00e3o Paulo. Tradicionalmente, esse evento abre nossos anos letivos oferecendo interc\u00e2mbio de ideias entre profissionais reconhecidos e nossos alunos.<\/p>\n A atriz falou da sua rela\u00e7\u00e3o com a Publicidade nos primeiros anos de estudo. Seu talento para a atua\u00e7\u00e3o a colocou em papel de lideran\u00e7a ao suprir a lacuna entre a forma\u00e7\u00e3o publicit\u00e1ria e a car\u00eancia de profissionais para dirigir atores<\/strong>, nesse ramo.<\/p>\n Ela tamb\u00e9m comentou os bastidores das grava\u00e7\u00f5es do filme Que Horas Ela Volta?<\/em> (2015) e a premia\u00e7\u00e3o que a atua\u00e7\u00e3o no longa rendeu no Festival de Sundance. Camila comentou, ainda, seus processos de composi\u00e7\u00e3o de personagem e a maneira como pensa as t\u00e9cnicas de atua\u00e7\u00e3o.<\/p>\n O documentarista mineiro abriu a edi\u00e7\u00e3o do Curso de Document\u00e1rio da Academia Internacional de Cinema de 2019. Kiko Goifman \u00e9 reconhecido no Brasil e no exterior por filmes como 33<\/em> (2004), em que documenta a busca por sua pr\u00f3pria m\u00e3e biol\u00f3gica, e Bixa Travesti <\/em>(2018), em que conta a hist\u00f3ria da artista transexual Linn da Quebrada.<\/p>\n Na aula, Kiko ofereceu sua vis\u00e3o pessoal sobre as t\u00e9cnicas documentais. Tamb\u00e9m comentou a concep\u00e7\u00e3o e a execu\u00e7\u00e3o de suas obras mais conhecidas.<\/p>\n O renomado produtor paulista atua tamb\u00e9m como distribuidor de filmes, e foi figura de destaque na Semana de Cinema e Mercado da Academia Internacional de Cinema<\/em>.<\/p>\n Muito disposto a abrir a caixa preta das pr\u00e1ticas comerciais que impulsionam as cria\u00e7\u00f5es cinematogr\u00e1ficas, Bruno esclareceu quais s\u00e3o a l\u00f3gica e as regras de comercializa\u00e7\u00e3o de filmes. Al\u00e9m disso, ele abordou o momento de mudan\u00e7a pol\u00edtica no Brasil e como isso pode impactar a cria\u00e7\u00e3o e a venda de filmes no pa\u00eds e para fora dele.<\/p>\n Sylvia \u00e9 vice-presidente da Associa\u00e7\u00e3o Brasileira de Roteiristas<\/em> (ABRA) e tamb\u00e9m marcou presen\u00e7a na Semana de Cinema e Mercado da Academia. Sua pauta foi a defesa da import\u00e2ncia de \u00f3rg\u00e3os e associa\u00e7\u00f5es para o crescimento do cinema brasileiro.<\/p>\n A roteirista abordou tamb\u00e9m a teledramaturgia brasileira e discursou sobre pontos ainda obscuros ou pol\u00eamicos a respeito dos direitos autorais dos roteiristas. O v\u00eddeo da palestra<\/a> pode ser conferido na \u00edntegra, no site da AIC.<\/p>\n Na mesma linha de pensamento de Sylvia est\u00e1 o roteirista Thiago Dottori. Ele reiterou o papel das organiza\u00e7\u00f5es de roteiristas e, nas suas pr\u00f3prias palavras, deu “dicas que gostaria de ter ouvido quando estava come\u00e7ando no cinema”.<\/p>\n Thiago tamb\u00e9m abordou a conduta profissional<\/a> na categoria, dando destaque para a cobran\u00e7a de valores dignos pelo trabalho, a assinatura de contratos e outros aspectos formais que fazem a diferen\u00e7a.<\/p>\n Para n\u00f3s, da Academia Internacional de Cinema, o ano de 2019 foi especial por uma s\u00e9rie de raz\u00f5es. Primeiro, porque completamos 15 anos formando artistas<\/a> para o mercado audiovisual, uma marca que nos enche de orgulho e satisfa\u00e7\u00e3o.<\/p>\n Desde 2004 at\u00e9 hoje, encaramos de frente e com otimismo nossos erros e acertos, o que nos ajudou a trilhar o caminho de sucesso da nossa institui\u00e7\u00e3o.<\/p>\n Acompanhando essas festividades, decidimos atualizar o logotipo e a identidade visual da escola<\/a>. A nova linguagem leva em considera\u00e7\u00e3o a necessidade de nos expressarmos melhor digitalmente, tornando nosso conte\u00fado dispon\u00edvel para ser consumido em novas m\u00eddias e, por conseguinte, por mais pessoas.<\/p>\n Foi o que aconteceu quando decidimos repaginar tamb\u00e9m o nosso canal no YouTube<\/a>. L\u00e1, passamos a postar v\u00eddeos que aproximam os espectadores do universo do cinema<\/strong>, assim como da rotina de estudos e pr\u00e1ticas da AIC. Estabelecemos o objetivo de detalhar melhor os cursos que oferecemos, al\u00e9m de disponibilizar conte\u00fado cr\u00edtico sobre cinema.<\/p>\n Em agosto, aconteceu a 10\u00aa edi\u00e7\u00e3o do Filmworks Film Festival<\/em>, mostra competitiva de curtas-metragens organizada nas depend\u00eancias da escola para que nossos alunos divulguem seu trabalho. O evento aconteceu no Rio de Janeiro<\/a> e em S\u00e3o Paulo<\/a>, e foram exibidos mais de 50 filmes, que concorreram em 12 categorias.<\/p>\n Tamb\u00e9m abrimos vagas para o nosso novo Curso Intensivo de F\u00e9rias Cinema Teens. Ele vai acontecer entre os dias 27 de janeiro e 9 de fevereiro, aqui na AIC e na Escola Carolina Patr\u00edcio, na unidade da Barra da Tijuca. Se voc\u00ea \u00e9 m\u00e3e ou pai de adolescentes com talento para o v\u00eddeo, veja nossa p\u00e1gina de inscri\u00e7\u00e3o<\/a>!<\/p>\n E se voc\u00ea quer pleitear bolsas integrais ou parciais para estudar cinema com a gente, saiba que j\u00e1 est\u00e1 aberto o nosso programa de bolsas de estudos. As inscri\u00e7\u00f5es ficam abertas at\u00e9 o dia 12 de janeiro, e voc\u00ea pode conferir o regulamento no nosso site<\/a>.<\/p>\n Se f\u00f4ssemos enumerar todas as participa\u00e7\u00f5es dos nossos professores e alunos em festivais de cinema no Brasil e no exterior, este texto ficaria muito maior que o razo\u00e1vel. Foram estreias, premia\u00e7\u00f5es e iniciativas de todos os tipos, que abrilhantaram nossa escola e encheram a AIC de orgulho.<\/p>\n Como sempre gostamos de destacar, os cursos da Academia Internacional de Cinema t\u00eam \u00eanfase pr\u00e1tica, e ano ap\u00f3s ano isso se faz sentir na performance dos nossos corpos docente e discente no mercado audiovisual.<\/p>\n Tr\u00eas das nossas professoras ministraram cursos na Mostra de Cinema de Tiradentes<\/a>, que tamb\u00e9m contou com a participa\u00e7\u00e3o de dez pessoas da AIC, entre alunos e professores. Todos eles tiveram papel de destaque na cria\u00e7\u00e3o ou na produ\u00e7\u00e3o dos filmes exibidos. A professora J\u00f4 Serfaty recebeu pr\u00eamio como destaque feminino da mostra<\/a>.<\/p>\n Nosso coordenador Isaac Pipano defendeu sua tese de doutorado<\/a> em que critica o regime de representa\u00e7\u00e3o no cinema do s\u00e9culo XX e seus desdobramentos para a pedagogia da S\u00e9tima Arte no Brasil.<\/p>\n O ex-aluno da AIC Abel Vargas tem se destacado no mercado de efeitos visuais na cidade de Vancouver, Canad\u00e1. Abel n\u00e3o apenas tem uma longa hist\u00f3ria de envolvimento profissional com a Academia, como foi tamb\u00e9m o nosso primeiro aluno. Sua carteirinha de matr\u00edcula, que guarda at\u00e9 hoje, leva o n\u00famero 001.<\/p>\n Em um artigo-entrevista<\/a>, ele fala dos caminhos tortuosos que teve que seguir para conquistar o mercado VFX, os anos de forma\u00e7\u00e3o e a bonan\u00e7a profissional que tem tomado conta da sua carreira na p\u00f3s-produ\u00e7\u00e3o. Hoje, ele recebe convites para atuar inclusive em filmes hollywoodianos.<\/p>\n Houve tamb\u00e9m a estreia do filme Longe<\/em> (2019), da aluna Mariana Stolze. A equipe t\u00e9cnica desse filme foi toda composta por mulheres, sendo boa parte delas LGBTQI+. O filme \u00e9 uma excelente e reflexiva obra de um coletivo feminino cujas integrantes se conheceram na AIC.<\/p>\n Quem acompanha o blog da Academia Internacional de Cinema sabe que escrevemos com frequ\u00eancia sobre festivais e acontecimentos do mercado audiovisual. Sempre nos esfor\u00e7amos para comentar os principais eventos do circuito comercial e tamb\u00e9m dos filmes independentes.<\/p>\n Em 2019, nossos artigos passaram a abordar tamb\u00e9m conte\u00fados did\u00e1ticos sobre a pr\u00e1tica do cinema, sua hist\u00f3ria e seus desdobramentos. Em outras palavras, passamos a dedicar muitas linhas por m\u00eas \u00e0 Hist\u00f3ria do Cinema<\/strong>, a listas de indica\u00e7\u00f5es de filmes cl\u00e1ssicos e a dicas para facilitar e inspirar a cria\u00e7\u00e3o dos nossos alunos e do p\u00fablico em geral.<\/p>\n Alguns artigos mereceram destaque, como aqueles em que tra\u00e7amos a hist\u00f3ria de Hollywood<\/a> desde a Era de Ouro at\u00e9 os modernos blockbusters<\/em>, e quando esmiu\u00e7amos o estilo de dire\u00e7\u00e3o de Darren Aaronofski<\/a>.<\/p>\n Mas n\u00e3o nos restringimos \u00e0 teia de rela\u00e7\u00f5es e est\u00e9ticas que regem os filmes comerciais. Tamb\u00e9m fizemos uma lista dos filmes franceses que todo apreciador de cinema deve conhecer<\/a>, abordamos os roteiros de filmes europeus<\/a> e contamos a Hist\u00f3ria do Cinema Brasileiro<\/a>.<\/p>\nKarine Teles<\/h3>\n
Carolina Jabor<\/h3>\n
Camila Mardila<\/h3>\n
Kiko Goifman<\/h3>\n
Bruno Beauchamps<\/h3>\n
Sylvia Palma<\/h3>\n
Thiago Dottori<\/h3>\n
De quais festivais, pr\u00eamios e eventos participamos<\/strong><\/h2>\n
Filmes e estreias que contaram com nossos alunos e professores<\/h2>\n
O que h\u00e1 de novo no site da Academia<\/h2>\n