Voc\u00ea sabe qual \u00e9 a fun\u00e7\u00e3o das produtoras de cinema? S\u00e3o elas as respons\u00e1veis por produzir filmes e selecionar ideias de filmes<\/strong> \u2014\u00a0ainda no roteiro ou em projetos-piloto \u2014\u00a0que v\u00e3o receber incentivo financeiro. Al\u00e9m disso, se abra\u00e7ado por uma produtora de renome, um filme est\u00e1 mais propenso a conseguir meios adequados de distribui\u00e7\u00e3o, aproximando-se do p\u00fablico.<\/p>\n
Ou seja, o apoio dessas organiza\u00e7\u00f5es avaliza uma obra, facilitando sua chegada a salas de cinema de shoppings, rua, televis\u00e3o aberta e fechada e servi\u00e7os de streaming<\/a> como o Netflix. Sem seu apoio, grandes cria\u00e7\u00f5es audiovisuais podem permanecer desconhecidas.<\/p>\n
As produ\u00e7\u00f5es estrangeiras<\/a> t\u00eam influenciado o cinema brasileiro por muitos anos e, por consequ\u00eancia, tamb\u00e9m os cat\u00e1logos das produtoras de cinema. Essa tend\u00eancia se fez sentir desde o marco inicial da nossa produ\u00e7\u00e3o, em 1986, no Rio de Janeiro, quando foram exibidos v\u00eddeos curtos que abordavam o cotidiano de cidades europeias.<\/p>\n
No entanto, como dissemos, a distribui\u00e7\u00e3o de filmes sempre foi desigual no que diz respeito ao privil\u00e9gio que concedia a produ\u00e7\u00f5es estrangeiras, em detrimento das nacionais: filmes europeus, antes da Segunda Guerra, e dos Estados Unidos<\/a>, a partir do fim da d\u00e9cada de 1940.<\/p>\n
A tend\u00eancia \u00e9 que, toda vez que falta investimento, as produtoras se verem obrigadas a investir em obras com maior apelo comercial, visando ao posterior sucesso da sua distribui\u00e7\u00e3o. Isso \u00e9 especialmente ruim para certos g\u00eaneros, como o document\u00e1rio<\/a>.<\/p>\n
Pode levar algum tempo at\u00e9 que voc\u00ea se firme como profissional em tempo integral de alguma produtora ou consiga fazer com que seus filmes sejam abra\u00e7ados por elas. At\u00e9 l\u00e1, \u00e9 prov\u00e1vel que tenha que ter outros empregos ou que atue como freelancer.<\/p>\n
Seja como for, o principal \u00e9 ter foco. Por exemplo, deixe claro aos contratantes que voc\u00ea est\u00e1 em busca de um cargo ou habilidade espec\u00edfica<\/a> (assistente de dire\u00e7\u00e3o, operador de c\u00e2mera, ator ou roteirista) e evite se candidatar a vagas que fujam dos seus planos profissionais.<\/p>\n
Logo, seja ass\u00edduo em cursos e atividades que v\u00e3o coloc\u00e1-lo em contato com boas oportunidades de coloca\u00e7\u00e3o profissional na \u00e1rea de cinema. Buscar especializa\u00e7\u00e3o<\/a> tamb\u00e9m \u00e9 uma \u00f3tima ideia!<\/p>\n