{"id":21464,"date":"2019-05-23T15:47:55","date_gmt":"2019-05-23T18:47:55","guid":{"rendered":"http:\/\/aicinema.site.brtloja.com.br\/?p=21464"},"modified":"2019-05-23T15:47:55","modified_gmt":"2019-05-23T18:47:55","slug":"sp-film-commission-completa-3-anos-com-movimentacao-de-r-13-bilhao","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/sp-film-commission-completa-3-anos-com-movimentacao-de-r-13-bilhao\/","title":{"rendered":"SP Film Commission completa 3 anos com movimenta\u00e7\u00e3o de R$ 1,3 bilh\u00e3o"},"content":{"rendered":"

Paris, Londres, Nova York s\u00e3o cidades que se tornaram ic\u00f4nicas pela representa\u00e7\u00e3o que tiveram nos cinemas e nas s\u00e9ries de TV. S\u00e3o Paulo est\u00e1 seguindo o mesmo caminho e se tornando uma cidade audiovisual requisitada por produ\u00e7\u00f5es brasileiras e estrangeiras.<\/p>\n

A constata\u00e7\u00e3o \u00e9 da\u00a0S\u00e3o Paulo Film Commission, que completa, em maio, tr\u00eas anos de opera\u00e7\u00e3o. De l\u00e1 pra c\u00e1,\u00a02,8 mil obras audiovisuais\u00a0rodaram na cidade, gerando mais de\u00a065 mil postos de trabalho\u00a0e uma movimenta\u00e7\u00e3o financeira de pelo menos\u00a0R$ 1,3 bilh\u00e3o.\u00a0Por ano, a cidade recebe cerca de\u00a0mil produ\u00e7\u00f5es\u00a0(entre filmes, s\u00e9ries e publicidades), em mais de\u00a0tr\u00eas mil di\u00e1rias de filmagens.<\/p>\n

Entre os formatos, a publicidade ocupa o primeiro lugar com\u00a01.384 obras. Depois, vem o curta-metragem, com\u00a0359;\u00a0programa de TV, com\u00a0190; document\u00e1rio, com\u00a0161;\u00a0s\u00e9rie, com\u00a0141;\u00a0e longa-metragem, com\u00a0102.<\/p>\n

Entre as loca\u00e7\u00f5es com mais obras filmadas, est\u00e3o o\u00a0Parque Ibirapuera, com\u00a0151 obras filmadas;\u00a0a\u00a0Avenida Brigadeiro Faria Lima, com\u00a090;\u00a0o\u00a0Viaduto do Ch\u00e1, com\u00a089; a Pra\u00e7a Roosevelt, com\u00a083,\u00a0e, por fim, a Avenida Paulista, com\u00a067.<\/p>\n

Na esteira da comemora\u00e7\u00e3o, a S\u00e3o Paulo Film Commission promove o\u00a0lan\u00e7amento de uma campanha\u00a0que retrata as potencialidades audiovisuais, econ\u00f4micas, tur\u00edsticas e culturais da cidade, al\u00e9m de sintetizar os dados contabilizados pela \u00e1rea da Spcine. Ele \u00e9 o destaque do estande que a Spcine divide com a Cinema<\/a> do Brasil no\u00a0Festival de Cannes. A divulga\u00e7\u00e3o ganha amplitude nos canais de comunica\u00e7\u00e3o da empresa paulistana.<\/p>\n

A procura por S\u00e3o Paulo \u00e9 t\u00e3o intensa que j\u00e1 transformou o departamento na maior film commission do pa\u00eds. Dentro do continente, j\u00e1 figura como a\u00a0segunda maior da Am\u00e9rica Latina, atr\u00e1s apenas da Cidade do M\u00e9xico.<\/p>\n

A prova mais recente foi a visita de\u00a0Keanu Reeves\u00a0a S\u00e3o Paulo. O ator est\u00e1 negociando filmar sua nova s\u00e9rie em terras paulistanas. Ele desembarcou na cidade em abril, a partir de uma articula\u00e7\u00e3o feita pela S\u00e3o Paulo Film Commission, para se reunir com o prefeito Bruno Covas, o secret\u00e1rio municipal de Cultura, Al\u00ea Youssef, e a diretora-presidente da Spcine, La\u00eds Bodanzky.<\/p>\n

Outro destaque do trabalho de internacionaliza\u00e7\u00e3o \u00e9 a presen\u00e7a da Spcine no\u00a0March\u00e9 du Film, no\u00a0Festival de Cannes. O objetivo \u00e9 dar novos passos para intensificar a atua\u00e7\u00e3o da S\u00e3o Paulo Film Commission no mercado externo. A diretora-presidente La\u00eds Bodanzky vai se reunir com organismos internacionais para divulgar a metr\u00f3pole paulista como p\u00f3lo audiovisual para o mundo.<\/p>\n

O departamento atendeu cerca de\u00a040 produ\u00e7\u00f5es\u00a0de outras partes do mundo, entre s\u00e9ries, longas-metragens, document\u00e1rios, programas de TV e publicidades.<\/p>\n

A primeira grava\u00e7\u00e3o deste porte foi a s\u00e9rie\u00a0Sense8<\/em>, da Netflix, que usou a Parada de Orgulho LGBT, considerada uma das maiores do mundo, como cen\u00e1rio de grava\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

A S\u00e3o Paulo Film Commission \u00e9 a \u00fanica no pa\u00eds a disponibilizar um cat\u00e1logo de loca\u00e7\u00f5es p\u00fablicas em um aplicativo. Intitulado\u00a0Filme SP, ele pode ser baixado na App Store ou na Google Play.\u00a0Nele, os produtores t\u00eam acesso a informa\u00e7\u00f5es e imagens de mais de 400 espa\u00e7os que podem ser usados como cen\u00e1rio. A ferramenta possui um link direto para o sistema de solicita\u00e7\u00e3o de filmagens e traz o selo \u201cFilme SP\u201d, dedicado \u00e0s loca\u00e7\u00f5es mais amig\u00e1veis ao audiovisual. Outra funcionalidade \u00e9 a se\u00e7\u00e3o \u201cFilmado Aqui\u201d, onde \u00e9 poss\u00edvel ver algumas das grava\u00e7\u00f5es que passaram por uma determinada loca\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

Desde o in\u00edcio da opera\u00e7\u00e3o, a S\u00e3o Paulo Film Commission oferece ao realizador prazo de resposta e tabela de descontos, duas funcionalidades in\u00e9ditas em film commissions brasileiras. Para publicidade, o departamento tem at\u00e9 tr\u00eas dias \u00fateis para responder a uma solicita\u00e7\u00e3o. J\u00e1 os outros formatos, como s\u00e9ries e longas-metragens, s\u00e3o oito. Quanto ao valor pago pela loca\u00e7\u00f5es, a redu\u00e7\u00e3o pode ser de at\u00e9 95% dependendo do formato da obra.<\/p>\n

Conhe\u00e7a algumas obras que j\u00e1 foram atendidas pela S\u00e3o Paulo Film Commission:<\/strong><\/p>\n