Em 1969, o ent\u00e3o estudante de cinema Steven Spielberg abandonou os estudos na California State University, Long Beach, para se dedicar \u00e0 produ\u00e7\u00e3o de seu primeiro curta-metragem. Mais de 30 anos depois, j\u00e1 consagrado como diretor e vencedor de diversos Oscars, ele finalmente conseguiu seu diploma de Bacharel em Artes gra\u00e7as ao ensino a dist\u00e2ncia. Spielberg completou seu curso por meio de trabalhos escritos, estudos independentes e a submiss\u00e3o de um filme: o premiado A Lista de Schindler<\/em>. “Eu desejei conquistar isso por muitos anos como um agradecimento aos meus pais, por me darem a oportunidade de ter uma educa\u00e7\u00e3o e uma carreira, e como um lembrete \u00e0 minha pr\u00f3pria fam\u00edlia \u2013 e aos jovens em todos os lugares \u2013 sobre a import\u00e2ncia de realizar seus objetivos acad\u00eamicos”, declarou o cineasta.<\/p>\n
Assim como Spielberg, o ator, fisiculturista e ex-governador da Calif\u00f3rnia Arnold Schwarzenegger tamb\u00e9m conseguiu completar sua gradua\u00e7\u00e3o por meio da educa\u00e7\u00e3o a dist\u00e2ncia. Nascido na \u00c1ustria, ele ganhou fama em Hollywood com os filmes Conan, o B\u00e1rbaro<\/em> e O Exterminador do Futuro<\/em>. Depois de estudar ingl\u00eas no Santa Monica College, seu bacharelado foi realizado atrav\u00e9s de um curso por correspond\u00eancia pela University of Wisconsin\u2013Superior, em marketing internacional e administra\u00e7\u00e3o.<\/p>\n
Nos dias de hoje, a internet tornou o ensino a dist\u00e2ncia uma forma de aprendizado cada vez mais f\u00e1cil, vers\u00e1til e din\u00e2mica. Embora ainda exista alguma resist\u00eancia no Brasil para esse tipo de educa\u00e7\u00e3o, o cen\u00e1rio tem se ampliado no mesmo passo em que a tecnologia avan\u00e7a.<\/p>\n
Esse movimento acontece tamb\u00e9m na \u00e1rea audiovisual, envolvendo um forte componente pr\u00e1tico. A Academia Internacional de Cinema (AIC) foi a primeira escola audiovisual a mergulhar no ensino a dist\u00e2ncia \u2013 e com entusiasmo. \u201cOlhamos para as particularidades de cada disciplina e desenvolvemos um curr\u00edculo sob medida, constru\u00eddo de forma a potencializar os aspectos pr\u00e1ticos de cada curso, refletindo sempre a metodologia hands on<\/em> que \u00e9 a marca registrada da AIC\u201d, diz Steven Richter, fundador e diretor de desenvolvimento da AIC.<\/p>\n
Os diferenciais dos cursos online oferecidos pela AIC est\u00e3o certamente nas aulas ao vivo, com professores que atuam do mercado, al\u00e9m da possibilidade de intera\u00e7\u00e3o com pessoas das mais diversas partes do pa\u00eds \u2013 e at\u00e9 do mundo.<\/p>\n
Trata-se de uma nova alternativa, bastante flex\u00edvel, para os aspirantes a cineastas que n\u00e3o podem participar dos cursos presenciais. A inten\u00e7\u00e3o n\u00e3o \u00e9 de substituir uma modalidade de ensino pela outra, mas de que as possibilidades de forma\u00e7\u00e3o para futuros cineastas sejam ampliadas, aproveitando cada vez mais os avan\u00e7os tecnol\u00f3gicos na \u00e1rea audiovisual. A rela\u00e7\u00e3o entre aluno e professor continua existindo, ainda que de forma virtual. Basta que o estudante tenha um computador com acesso \u00e0 internet, podendo conferir os conte\u00fados conforme sua pr\u00f3pria conveni\u00eancia. No entanto, \u00e9 preciso ter disciplina e dedica\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que estudar longe de uma sala de aula permite maiores distra\u00e7\u00f5es e a vontade de aprender depende unicamente do aluno.<\/p>\n
Entre os cursos dispon\u00edveis atualmente no site da AIC est\u00e3o:<\/p>\n
AIC: Por que voc\u00eas decidiram criar os cursos online na AIC?<\/strong><\/p>\n
Steven Richter:<\/strong> Tenho pesquisado escolas online por um bom tempo, observando como elas evoluem, e pensei como o ensino a dist\u00e2ncia seria perfeito para a AIC, porque podemos come\u00e7ar a alcan\u00e7ar pessoas de todo o pa\u00eds, e at\u00e9 do mundo, com forma\u00e7\u00e3o audiovisual de qualidade. Temos em nossos programas alunos do Brasil inteiro e tamb\u00e9m dos Estados Unidos, Portugal, Alemanha e outros pa\u00edses. Isso realmente nivela o campo em termos de educa\u00e7\u00e3o. Estamos prestes a abrir uma escola \u201cirm\u00e3\u201d da AIC nos Estados Unidos, chamada International Academy of Film & Arts. A maior parte das aulas, no in\u00edcio, ser\u00e1 online. Mas o que mais me empolga \u00e9 a cria\u00e7\u00e3o de uma escola verdadeiramente internacional, em que os professores v\u00eam de todas as partes do mundo e compartilham sua experi\u00eancia e conhecimento com os alunos, que tamb\u00e9m s\u00e3o do mundo todo. A ideia \u00e9 trazer estilos cinematogr\u00e1ficos de pessoas de diferentes lugares, com novas perspectivas.<\/em><\/p>\n
AIC: Algumas pessoas t\u00eam a impress\u00e3o de que o ensino \u00e0 dist\u00e2ncia n\u00e3o \u00e9 t\u00e3o bom quanto aulas presenciais. Nesse sentido, o que voc\u00ea diria que \u00e9 o diferencial dos cursos da AIC?
\nS.R.:<\/em><\/strong> Essa era uma tend\u00eancia de pensamento que existia inicialmente, tamb\u00e9m nos Estados Unidos, mas agora todas as principais universidades do mundo possuem cursos online \u2013 Harvard, Stanford, USC, etc. A internet est\u00e1 se tornando uma escolha para muitas pessoas que vivem longe de uma escola de cinema, que trabalham e precisam conciliar sua vida profissional com os estudos, ou aquelas que simplesmente preferem estudar no conforto de suas casas, podendo determinar quando querem realizar seus estudos, sem ter que obedecer a um cronograma estabelecido. Na AIC, a maioria de nossos programas s\u00e3o ao vivo. Temos um cronograma, mas as aulas tamb\u00e9m s\u00e3o gravadas para os alunos que n\u00e3o puderem ver naquele dia, ent\u00e3o \u00e9 extremamente flex\u00edvel. Acho que h\u00e1 muitos benef\u00edcios pedag\u00f3gicos em estudar online. Tudo \u00e9 gravado, por isso voc\u00ea pode assistir quantas vezes quiser. As quest\u00f5es dos seus colegas ficam registradas na plataforma da turma; assim, se voc\u00ea esquecer, elas est\u00e3o ali nos f\u00f3runs e nas perguntas ao professor. Vejo muitos cursos online usando aulas pr\u00e9-gravadas, mas a maioria dos nossos a cursos dist\u00e2ncia s\u00e3o ao vivo, porque acreditamos que essa \u00e9 uma forma de preservar o ambiente criativo da sala de aula e incentivar a comunica\u00e7\u00e3o. Tentamos tornar a experi\u00eancia a mais interativa e din\u00e2mica poss\u00edvel, com os professores interagindo em tempo real, respondendo \u00e0s perguntas e dando feedback como dariam pessoalmente. H\u00e1 intera\u00e7\u00e3o at\u00e9 mesmo entre os alunos, o que torna nossas salas de aula virtuais t\u00e3o pr\u00f3ximas da realidade.<\/em><\/p>\n
AIC: Voc\u00ea acredita que o cinema seja um campo de trabalho mais f\u00e1cil para o aprendizado a dist\u00e2ncia, uma vez que ele j\u00e1 envolve tecnologia e conte\u00fado audiovisual?
\n<\/strong>S.R.:<\/strong> H\u00e1 vantagens \u00f3bvias em aprender cinema de forma presencial, mas tamb\u00e9m h\u00e1 in\u00fameros benef\u00edcios para o aprendizado online. Eu acredito (assim como est\u00e1 acontecendo nos Estados Unidos atualmente) que surgir\u00e3o muitas maneiras h\u00edbridas de aprender, tanto estudos online quanto presencialmente. O que \u00e9 importante \u00e9 que voc\u00ea pode receber uma educa\u00e7\u00e3o de qualidade em cinema, de qualquer lugar \u2013 seja no bairro paulistano de Itaim, estudando em um caf\u00e9 em Ipanema, fazendo um curso de Floripa ou Lisboa, ou mesmo em Los Angeles. \u00c9 o que est\u00e1 acontecendo agora. Isso est\u00e1 aproximando as pessoas e eu n\u00e3o poderia estar mais animado.<\/em><\/p>\n
AIC: O que levou a AIC a criar os cursos online?<\/strong><\/p>\n
Martin Eikmeier:<\/strong> Observamos uma enorme representa\u00e7\u00e3o de alunos de outros estados (fora de S\u00e3o Paulo e Rio de Janeiro) nos nossos cursos de f\u00e9rias. Tamb\u00e9m recebemos com muita frequ\u00eancia convites de institui\u00e7\u00f5es em outros estados, para formar parcerias e oferecer cursos nesse formato pr\u00e1tico no qual a escola aposta. Ainda que existam universidades e faculdades de cinema em muitos lugares, a AIC foi a primeira escola no Brasil a oferecer cursos com profissionais atuantes no mercado de trabalho, especializados em uma \u00e1rea espec\u00edfica do cinema. Essa composi\u00e7\u00e3o de profissionais, assim como toda a pedagogia que desenhamos e repensamos todos os dias, muda por completo a maneira pela qual se d\u00e1 a forma\u00e7\u00e3o. O que est\u00e1 em jogo \u00e9 a experi\u00eancia sempre atual, real e concreta de como funciona o mercado de trabalho no cinema. Ao considerar esses fatores, procuramos imaginar como poder\u00edamos traduzir a nossa l\u00f3gica pedag\u00f3gica para o universo online. Isso nos permitiria ter o alcance que estava sendo demandado da escola, mas que, por quest\u00f5es f\u00edsicas, era menos poss\u00edvel do que desejar\u00edamos. A \u00fanica aposta que nos pareceu poss\u00edvel foi encontrar estrat\u00e9gias dentro do ensino a dist\u00e2ncia em que os alunos tivessem, em primeiro lugar, um contato real com os professores; n\u00e3o apenas uma aula gravada, mas uma ferramenta que permitisse a viv\u00eancia mais pr\u00f3xima de uma sala de aula. Em segundo lugar, que fosse poss\u00edvel a esses alunos colaborarem entre si, tal como acontece no trabalho em um filme. Encontramos a ferramenta ideal para esse fim, depois de tatear entre v\u00e1rias possibilidades. Hoje, temos um curso online em que as aulas s\u00e3o ao vivo, os alunos se veem, colaboram entre si e realizam tarefas que s\u00e3o examinadas pelos professores e tutores. Um dos pilares da escola, a integra\u00e7\u00e3o, tamb\u00e9m foi reproduzido no ambiente online. J\u00e1 tivemos, por exemplo, um aluno do curso de Som, realizando a edi\u00e7\u00e3o de som de um curta-metragem da turma do \u00faltimo semestre do FilmWorks \u2013 ele em Porto Alegre, os diretores em S\u00e3o Paulo.<\/em><\/p>\n
AIC: Muitas pessoas olham o ensino \u00e0 dist\u00e2ncia com desconfian\u00e7a, considerando-o menos abrangente do que as aulas presenciais. O que voc\u00ea responderia para esse p\u00fablico?
\n<\/strong>M.E.:<\/strong> S\u00e3o coisas diferentes, n\u00e3o h\u00e1 d\u00favida quanto a isso. Mas n\u00e3o significa que um ensino seja melhor ou pior, apenas diferente. Hoje, digo com tranquilidade que existem din\u00e2micas de um curso presencial que s\u00e3o imposs\u00edveis de serem reproduzidas no ambiente virtual. Mas tamb\u00e9m podemos afirmar o oposto: temos din\u00e2micas no ambiente virtual que s\u00e3o imposs\u00edveis de serem reproduzidas presencialmente. A AIC entrou com tudo nessa hist\u00f3ria e temos v\u00e1rias pessoas pensando juntas as solu\u00e7\u00f5es mais modernas que existem no universo EAD para nosso ambiente virtual. O aluno com certeza vai encontrar uma experi\u00eancia surpreendente com nossos cursos.<\/em><\/p>\n
AIC: Voc\u00ea acredita que o cinema, por envolver tecnologia e conte\u00fado audiovisual, \u00e9 uma \u00e1rea em que o ensino online se aplica bem?<\/strong>
\nM.E.:<\/strong> Sim, perfeitamente bem. Como \u00e9 uma \u00e1rea que se realiza sempre numa perspectiva coletiva \u2013 ou seja, cinema precisa de muita gente junta para dar certo \u2013 \u00e9 natural que as pessoas julguem o ambiente online inadequado, j\u00e1 que boa parte das nossas intera\u00e7\u00f5es com esse universo se d\u00e3o de forma individual. Mas, atualmente, temos ferramentas que permitem um n\u00edvel surpreendente de integra\u00e7\u00e3o, n\u00e3o apenas no ensino, mas tamb\u00e9m em experi\u00eancias de entretenimento.\u00a0 O conhecimento nasce de desafios pr\u00e1ticos, em que a integra\u00e7\u00e3o e a colabora\u00e7\u00e3o s\u00e3o fundamentais. Isso porque, no mundo do trabalho em audiovisual, integrar e colaborar \u00e9 uma prerrogativa fundamental.<\/em><\/p>\n
No ambiente online, tudo se resume \u00e0 ferramenta correta. Atualmente, trabalhamos com uma plataforma de LMS, com recursos bastante avan\u00e7ados nesse sentido. Temos uma sala virtual, na qual professores e alunos se encontram em tempo real. Diferente de aulas ao vivo em streaming, nessa plataforma os alunos interagem por si pr\u00f3prios com v\u00eddeo e \u00e1udio, al\u00e9m de poderem interagir com texto. \u00c9 poss\u00edvel compartilhar arquivos e desenhar sobre esses arquivos. Tamb\u00e9m \u00e9 poss\u00edvel dividir a sala virtual em grupos de alunos, para trabalhos integrados. O professor tem acesso a cada um desses grupos, podendo interagir com o trabalho de cada aluno. Outra possibilidade \u00e9 deixar v\u00eddeo e \u00e1udio liberados para todos, o que pode ser feito a pedido do aluno, clicando em um \u00edcone que simula a m\u00e3o levantada em uma sala de aula real. O professor pode ainda mostrar telas de seu computador e ter acesso a um quadro branco para escrever ou desenhar, como em uma lousa de verdade. \u00c9 o que h\u00e1 de mais pr\u00f3ximo a uma sala de aula real.<\/em><\/p>\n
*Por Katia Kreutz<\/strong><\/p>\n
<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
Em 1969, o ent\u00e3o estudante de cinema Steven Spielberg abandonou os estudos na California State University, Long Beach, para se dedicar \u00e0 produ\u00e7\u00e3o de seu primeiro curta-metragem. Mais de 30 anos depois, j\u00e1 consagrado como diretor e vencedor de diversos Oscars, ele finalmente conseguiu seu diploma de Bacharel em Artes gra\u00e7as ao ensino a dist\u00e2ncia.<\/p>\n","protected":false},"author":23,"featured_media":16534,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"","ast-site-content-layout":"","site-content-style":"default","site-sidebar-style":"default","ast-global-header-display":"","ast-banner-title-visibility":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","astra-migrate-meta-layouts":"default","ast-page-background-enabled":"default","ast-page-background-meta":{"desktop":{"background-color":"var(--ast-global-color-4)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""},"tablet":{"background-color":"","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""},"mobile":{"background-color":"","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""}},"ast-content-background-meta":{"desktop":{"background-color":"var(--ast-global-color-5)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""},"tablet":{"background-color":"var(--ast-global-color-5)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""},"mobile":{"background-color":"var(--ast-global-color-5)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""}},"footnotes":""},"categories":[566,522],"tags":[],"class_list":["post-20880","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-aic-na-midia-antiga","category-entrevistas","areacinema-arte","areacinema-atuacao","areacinema-cinema-completo","areacinema-cinema-teens","areacinema-direcao","areacinema-documentario","areacinema-edicao","areacinema-fotografia","areacinema-producao","areacinema-roteiro","areacinema-som","areacinema-teoria"],"acf":[],"yoast_head":"\n