{"id":20210,"date":"2019-02-19T11:36:00","date_gmt":"2019-02-19T14:36:00","guid":{"rendered":"http:\/\/aicinema.site.brtloja.com.br\/?p=20210"},"modified":"2024-04-11T17:57:02","modified_gmt":"2024-04-11T20:57:02","slug":"filmes-franceses-que-todo-cinefilo-deveria-conhecer","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/filmes-franceses-que-todo-cinefilo-deveria-conhecer\/","title":{"rendered":"Filmes franceses que todo cin\u00e9filo deveria conhecer"},"content":{"rendered":"
\u201cTenho pena do cinema franc\u00eas porque ele n\u00e3o tem dinheiro. Tenho pena do cinema americano porque ele n\u00e3o tem ideias\u201d.<\/p>\n
A afirma\u00e7\u00e3o do cineasta parisiense Jean-Luc Godard talvez carregue uma pitada de arrog\u00e2ncia na provoca\u00e7\u00e3o aos filmes hollywoodianos, mas tamb\u00e9m aponta uma caracter\u00edstica marcante dos filmes de seus conterr\u00e2neos: a imagina\u00e7\u00e3o<\/strong>.<\/p>\n <\/p>\n Muito antes de a Nouvelle Vague<\/strong><\/a> conquistar o mundo com seu frescor e ousadia, o cinema franc\u00eas j\u00e1 contava com uma filmografia respeit\u00e1vel, com destaque para produ\u00e7\u00f5es surrealistas e de experimenta\u00e7\u00e3o, que hoje fazem parte da hist\u00f3ria da s\u00e9tima arte mundial.<\/p>\n \u201cA Nouvelle Vague foi, sem d\u00favida, o grande marco de uma forma de pensar e produzir cinema que a Fran\u00e7a inaugurou\u201d, explica Larissa Figueiredo, cineasta e professora da AIC. \u201cGrande parte da produ\u00e7\u00e3o cinematogr\u00e1fica francesa contempor\u00e2nea ainda se fundamenta nas heran\u00e7as desse movimento\u201d.<\/p>\n Entretanto, como qualquer movimenta\u00e7\u00e3o est\u00e9tica, art\u00edstica e social, a Nouvelle Vague estava atrelada \u00e0s quest\u00f5es de seu tempo.<\/p>\n Isso quer dizer que o cinema franc\u00eas n\u00e3o se resume a esse per\u00edodo, embora seja preciso reconhecer que ele deixou marcas profundas e permanentes na forma de cria\u00e7\u00e3o e produ\u00e7\u00e3o cinematogr\u00e1ficas que se estabeleceram em todo o continente europeu desde ent\u00e3o.<\/p>\n \u201cA Fran\u00e7a, historicamente, \u00e9 um pa\u00eds muito ligado ao pensamento acad\u00eamico e intelectual\u201d, ressalta Larissa. \u201cMuitos movimentos de vanguarda sa\u00edram das universidades francesas. O cinema franc\u00eas, portanto, \u00e9 um cinema que tem como caracter\u00edstica esse movimento de explora\u00e7\u00e3o da linguagem e do simb\u00f3lico, sempre conectados ao contexto hist\u00f3rico, social e pol\u00edtico em que se inserem. Geralmente, s\u00e3o filmes que buscam tratar do particular para falar do universal e refletir sobre as quest\u00f5es que habitam a humanidade ao longo dos tempos\u201d.<\/p><\/blockquote>\n <\/p>\nO estilo dos filmes franceses<\/strong><\/h2>\n