{"id":19639,"date":"2018-11-24T00:28:57","date_gmt":"2018-11-24T02:28:57","guid":{"rendered":"http:\/\/aicinema.site.brtloja.com.br\/?p=19639"},"modified":"2018-11-28T15:27:11","modified_gmt":"2018-11-28T17:27:11","slug":"ancine-lanca-estudo-inedito-sobre-genero-cinematografico-e-apresenta-dados-de-bilheteria-de-2018","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/ancine-lanca-estudo-inedito-sobre-genero-cinematografico-e-apresenta-dados-de-bilheteria-de-2018\/","title":{"rendered":"ANCINE lan\u00e7a estudo in\u00e9dito sobre g\u00eanero cinematogr\u00e1fico e apresenta dados de bilheteria de 2018"},"content":{"rendered":"
Informa\u00e7\u00f5es foram extra\u00eddas do Sistema de Controle de Bilheteria, o \u00fanico sistema boxoffice do mundo com dados de exibi\u00e7\u00e3o por sess\u00e3o<\/strong><\/em><\/p>\n Em comemora\u00e7\u00e3o aos 10 anos do Observat\u00f3rio Brasileiro do Cinema e do Audiovisual, a Ag\u00eancia Nacional do Cinema \u2013 ANCINE apresentou nesta segunda-feira, 12 de novembro, dois trabalhos in\u00e9ditos: o estudo sobre g\u00eaneros cinematogr\u00e1fico dos filmes lan\u00e7ados entre 2009 e 2017 em salas de exibi\u00e7\u00e3o; e dados por sess\u00e3o do Sistema de Controle de Bilheteria – SCB.<\/p>\n Pela primeira vez, ser\u00e3o publicados, no formato de painel interativo, dados de\u00a0bilheteria por sess\u00e3o do parque exibidor brasileiro. \u201cCom essa granularidade de dados, \u00e9 poss\u00edvel observar a oferta e o resultados dos filmes brasileiros e estrangeiros por faixa hor\u00e1ria em que as sess\u00f5es iniciaram. \u00c9 poss\u00edvel ainda, analisar a distribui\u00e7\u00e3o Os dados por sess\u00e3o foram vi\u00e1veis a partir do Sistema de Controle de Bilheteria (SCB), medida inovadora da ANCINE, que det\u00e9m a coleta e as an\u00e1lises de dados prim\u00e1rios extra\u00eddos dos exibidores. \u201cO SCB \u00e9 o \u00fanico sistema boxoffice do mundo com dados de exibi\u00e7\u00e3o por sess\u00e3o. Com isso, uma melhora regulat\u00f3ria tornou-se poss\u00edvel atrav\u00e9s O estudo sobre g\u00eaneros cinematogr\u00e1fico dos filmes lan\u00e7ados entre 2009 e 2017 agrega os lan\u00e7amentos em sete categorias de g\u00eanero cinematogr\u00e1fico (A\u00e7\u00e3o, Anima\u00e7\u00e3o, Aventura, Com\u00e9dia, Document\u00e1rio, Drama e Terror) e analisa dados de bilheteria, participa\u00e7\u00e3o de mercado, quantidade e escala de lan\u00e7amentos, financiamento p\u00fablico, al\u00e9m de uma compara\u00e7\u00e3o com dados de cinema da Coreia do Sul.<\/p>\n Entre outros dados, a apresenta\u00e7\u00e3o ir\u00e1 mostrar que a participa\u00e7\u00e3o dos g\u00eaneros aventura e anima\u00e7\u00e3o somados representam mais da metade dos resultados de bilheteria do mercado de salas de cinema. Al\u00e9m disso, o estudo demonstra que para al\u00e9m da com\u00e9dia, os filmes brasileiros tamb\u00e9m s\u00e3o competitivos, em rela\u00e7\u00e3o aos filmes estrangeiros, nos g\u00eaneros a\u00e7\u00e3o e drama.<\/p>\n O estudo analisa a distribui\u00e7\u00e3o do financiamento p\u00fablico federal entre os g\u00eaneros cinematogr\u00e1fico dos filmes lan\u00e7ados, e estima o volume de recursos necess\u00e1rios para que a cinematografia brasileira se assemelhe \u00e0 sul coreana em termos de diversidade e quantidade de g\u00eaneros lan\u00e7ados em salas de cinema.<\/p>\n O trabalho realizado foi apresentado pelos servidores Cainan Baladez, coordenador do Observat\u00f3rio Brasileiro do Cinema e do Audiovisual e Braulio Barbosa, coordenador substituto da Coordena\u00e7\u00e3o de Monitoramento de Cinema, V\u00eddeo Dom\u00e9stico e V\u00eddeo por Demanda.<\/p>\n O Observat\u00f3rio Brasileiro do Cinema e do Audiovisual (OCA), criado em dezembro de 2008, tem por objetivo a difus\u00e3o de dados e informa\u00e7\u00f5es qualificadas produzidas pela Ag\u00eancia Nacional do Cinema (ANCINE). Dessa forma, sua atua\u00e7\u00e3o encontra-se em conson\u00e2ncia com o objetivo estrat\u00e9gico da ANCINE de \u201caprimorar a gera\u00e7\u00e3o e O recolhimento de dados \u00e9 resultado direto do trabalho de fomento, regula\u00e7\u00e3o e fiscaliza\u00e7\u00e3o da ANCINE. As informa\u00e7\u00f5es s\u00e3o fornecidas pelos pr\u00f3prios agentes de mercado com base nas respectivas obriga\u00e7\u00f5es legais, consolidadas pelas diferentes \u00e1reas da ag\u00eancia e disponibilizadas \u00e0 sociedade pelo OCA.<\/p>\n Mat\u00e9ria publicada no site Ancine<\/a><\/strong><\/p>\n
\nde cada filme pelos munic\u00edpios brasileiros, assim como os dias da semana em que se obteve os melhores resultados e o market share por grupo exibidor\u201d, avalia o diretor-presidente da ANCINE, Christian de Castro, na abertura do evento. Na ocasi\u00e3o, Christian apresentou tamb\u00e9m a campanha publicit\u00e1ria da ANCINE de valoriza\u00e7\u00e3o do
\naudiovisual.<\/p>\n
\ndesse novo Sistema de aferi\u00e7\u00e3o, que \u00e9 bechmarking mundial\u201d, explica a Superintendente de An\u00e1lise de Mercado, Luana Rufino.<\/p>\nSobre o OCA<\/strong><\/h3>\n
\ndissemina\u00e7\u00e3o de conhecimento do Setor\u201d.<\/p>\n