{"id":19204,"date":"2018-09-10T22:36:22","date_gmt":"2018-09-11T01:36:22","guid":{"rendered":"http:\/\/aicinema.site.brtloja.com.br\/?p=19204"},"modified":"2021-09-24T16:22:23","modified_gmt":"2021-09-24T19:22:23","slug":"neorrealismo-italiano","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/neorrealismo-italiano\/","title":{"rendered":"Neorrealismo Italiano"},"content":{"rendered":"
O Neorrealismo italiano foi um movimento cinematogr\u00e1fico que despontou nos anos 1940, caracterizado por hist\u00f3rias sobre a classe trabalhadora, filmadas com pouqu\u00edssimos recursos. A maioria tratava de temas como as dificuldades econ\u00f4micas e sociais na It\u00e1lia p\u00f3s-Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945). Os filmes buscavam representar a mudan\u00e7a de mentalidade dos italianos e suas condi\u00e7\u00f5es de vida, retratando o desespero, a opress\u00e3o e a desigualdade que eles enfrentavam.<\/p>\n
O movimento surgiu em uma \u00e9poca na qual o principal est\u00fadio de produ\u00e7\u00e3o cinematogr\u00e1fica italiano, a Cinecitt\u00e0<\/a>, havia sido bombardeado pelos inimigos de Benito Mussolini. Nesse contexto, um grupo de cineastas resolveu ir \u00e0s ruas, em loca\u00e7\u00f5es reais, usando ilumina\u00e7\u00e3o natural e o m\u00ednimo de equipamentos, frequentemente com atores n\u00e3o profissionais, para capturar as hist\u00f3rias da popula\u00e7\u00e3o mais humilde.<\/p>\n <\/p>\n O estilo neorrealista foi desenvolvido por um grupo de cr\u00edticos da revista Cinema, que inclu\u00eda Luchino Visconti, Gianni Puccini, Cesare Zavattini, Giuseppe De Santis e Pietro Ingrao. Como n\u00e3o podiam escrever sobre pol\u00edtica, j\u00e1 que o editor da revista era Vittorio Mussolini, filho de Benito Mussolini, eles atacavam os filmes chamados de telefoni bianchi<\/em> (\u201ctelefone branco\u201d), que dominavam a ind\u00fastria cinematogr\u00e1fica italiana nos anos 1930.<\/p>\n Essas produ\u00e7\u00f5es eram imita\u00e7\u00f5es das com\u00e9dias norte-americanas e apresentavam cen\u00e1rios luxuosos, sempre contendo algum telefone branco (na \u00e9poca, o s\u00edmbolo de status burgu\u00eas, pouqu\u00edssimo acess\u00edvel ao p\u00fablico em geral). Na contram\u00e3o dos filmes comerciais populares, o grupo dos neorrealistas acreditava que os filmes italianos deveriam buscar sua inspira\u00e7\u00e3o nos escritores realistas da virada do s\u00e9culo 20.<\/p>\n O Neorrealismo foi uma das bases do cinema moderno, uma esp\u00e9cie de rea\u00e7\u00e3o \u00e0 guerra e ao que ela representou. Alguns te\u00f3ricos contempor\u00e2neos caracterizam o movimento menos como um apanhado de caracter\u00edsticas estil\u00edsticas e mais como uma rela\u00e7\u00e3o entre a pr\u00e1tica cinematogr\u00e1fica e a realidade social p\u00f3s-guerra na It\u00e1lia. Muitos apontam a falta de um estilo consistente nos filmes desse per\u00edodo, embora seja constante a desconstru\u00e7\u00e3o dos formatos cinematogr\u00e1ficos estabelecidos. O estudioso Vincent Rocchio definiu os filmes neorrealistas como obras que teciam a estrutura de ansiedade da \u00e9poca na pr\u00f3pria estrutura narrativa.<\/p>\n <\/p>\n Na \u00e9poca em que a Segunda Guerra Mundial estourou na Europa, a It\u00e1lia j\u00e1 era governada por Mussolini desde 1924. Os filmes que predominavam nas bilheterias eram grandes produ\u00e7\u00f5es em sets que remetiam a Hollywood, nos quais os personagens sempre encontravam resolu\u00e7\u00f5es para seus dilemas tolos. Tamb\u00e9m eram importados muitos longas norte-americanos, que passavam ainda mais longe da realidade do cidad\u00e3o italiano comum. Federico Fellini afirmou, sobre a \u00e9poca: “Para a minha gera\u00e7\u00e3o, nascida nos anos 1920, os filmes eram essencialmente americanos. Esses filmes eram mais eficientes, mais sedutores. Eles realmente mostravam um para\u00edso na terra, um para\u00edso em um pa\u00eds que chamavam de Am\u00e9rica.”<\/p>\n O Neorrealismo ganhou espa\u00e7o na It\u00e1lia, de fato, apenas com o final da Segunda Guerra Mundial e a queda de Mussolini. Na primavera de 1945, o ditador fascista foi executado e o pa\u00eds libertado da ocupa\u00e7\u00e3o alem\u00e3. Esse per\u00edodo, conhecido como a \u201cPrimavera Italiana\u201d, marcou uma ruptura com a velha forma de fazer filmes e uma entrada em um modo de produ\u00e7\u00e3o mais realista. O cinema italiano deixou de usar cen\u00e1rios elaborados em grandes est\u00fadios para gravar em loca\u00e7\u00f5es no interior do pa\u00eds ou nas ruas das cidades.<\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n Embora o real in\u00edcio do movimento seja contestado por alguns te\u00f3ricos, o primeiro filme a ser considerado neorrealista foi Obsess\u00e3o<\/em> (Ossessione)<\/em>, de Luchino Visconti (1943). Contudo, foi em 1946 que o Neorrealismo ganhou popularidade internacional, com Roma, Cidade Aberta<\/em> (Roma, Citt\u00e0 Aperta<\/em>), de Roberto Rossellini, que venceu o Grande Pr\u00eamio no Festival de Cannes e \u00e9 considerado por muitos como o primeiro grande filme produzido na It\u00e1lia p\u00f3s-guerra.<\/p>\n O movimento declinou rapidamente nos anos 1950 e a maioria de seus filmes foi um fracasso de bilheterias. A vis\u00e3o da pobreza e do desespero, apresentados pelo cinema neorrealista, deixava a popula\u00e7\u00e3o desmoralizada, ansiosa por mudan\u00e7a e prosperidade. O p\u00fablico n\u00e3o parecia muito interessado em ver sua pr\u00f3pria imagem na tela. Al\u00e9m disso, os primeiros efeitos positivos do per\u00edodo de milagre econ\u00f4mico na It\u00e1lia, como o aumento gradual da renda, fizeram com que os temas neorrealistas perdessem um pouco sua relev\u00e2ncia com o p\u00fablico da \u00e9poca.<\/p>\n Assim, muitos italianos preferiam o otimismo e o entretenimento dos filmes norte-americanos do mesmo per\u00edodo. A opini\u00e3o do governo italiano com rela\u00e7\u00e3o aos neorrealistas tamb\u00e9m n\u00e3o era muito favor\u00e1vel, como prova a declara\u00e7\u00e3o de Giulio Andreotti, ent\u00e3o vice-ministro no gabinete de Alcide De Gasperi, segundo o qual Neorrealismo era “roupa suja que n\u00e3o deveria ser lavada e pendurada para secar em p\u00fablico”.<\/p>\n <\/b> Ideologicamente, as caracter\u00edsticas do Neorrealismo italiano incluem uma \u00eanfase no cidad\u00e3o comum, recusa a julgamentos f\u00e1ceis, preocupa\u00e7\u00e3o com o passado fascista do pa\u00eds e com a devasta\u00e7\u00e3o p\u00f3s-guerra, al\u00e9m da valoriza\u00e7\u00e3o das emo\u00e7\u00f5es em detrimento das ideias abstratas.<\/p>\n Estilisticamente, o movimento evitava hist\u00f3rias com narrativas convencionais em favor de estruturas mais abertas, que se desenrolavam organicamente. Outro aspecto marcante era o estilo visual quase documental, de cinematografia granulada, com o uso de loca\u00e7\u00f5es reais (geralmente, externas), ao inv\u00e9s de cen\u00e1rios em est\u00fadios, assim como atores amadores, at\u00e9 mesmo para os pap\u00e9is mais importantes. Os di\u00e1logos eram improvisados, como conversas, e os cineastas buscavam fugir de muitos artif\u00edcios estil\u00edsticos \u2013 como edi\u00e7\u00e3o, fotografia e ilumina\u00e7\u00e3o. O conceituado te\u00f3rico Andr\u00e9 Bazin chamou o cinema neorrealista de \u201creportagem reconstitu\u00edda\u201d, porque os cineastas procuravam respeitar ao m\u00e1ximo a realidade do que estavam filmando e resistiam \u00e0 tenta\u00e7\u00e3o de manipular as imagens.<\/p>\n Quando atores professionais eram contratados para esses filmes, em geral eles faziam personagens muito diferentes dos que estavam habituados, al\u00e9m de contracenarem com amadores. As hist\u00f3rias normalmente exploravam as condi\u00e7\u00f5es de vida das pessoas pobres, pertencentes \u00e0 classe trabalhadora, que se encontravam dentro de uma ordem social simples, na qual a sobreviv\u00eancia era o objetivo principal.<\/p>\n As cenas se constitu\u00edam de pessoas executando a\u00e7\u00f5es cotidianas, na luta do cidad\u00e3o italiano, vivendo dia a dia em condi\u00e7\u00f5es muito dif\u00edceis sob a ocupa\u00e7\u00e3o alem\u00e3, mas fazendo o poss\u00edvel para resistir aos invasores. Com frequ\u00eancia, os filmes neorrealistas tamb\u00e9m traziam crian\u00e7as como protagonistas, embora esses personagens tivessem mais caracter\u00edsticas de observadores. Nesse sentido, a presen\u00e7a das crian\u00e7as indicava seu papel no Neorrealismo como um todo: testemunhas das dificuldades do presente, carregando consigo a chave para um futuro melhor.<\/p>\n Entre 1944 e 1948, muitos cineastas neorrealistas acabaram se afastando um pouco dos ideais mais puros do movimento. Alguns diretores preferiram explorar alegorias fant\u00e1sticas ou espet\u00e1culos hist\u00f3ricos. Foi nessa \u00e9poca tamb\u00e9m que um Neorrealismo mais otimista emergiu, por meio da produ\u00e7\u00e3o de filmes que misturavam os problemas da classe trabalhadora com as com\u00e9dias populistas dos anos 1930.<\/p>\n No \u00e1pice do Neorrealismo, em 1948, Luchino Visconti adaptou I Malavoglia<\/em>, um romance de Giovanni Verga, escrito durante o movimento realista denominado Verismo, no s\u00e9culo 19 (o qual fundamentou as bases do Neorrealismo, que algumas vezes \u00e9 referido como Neoverismo). Em sua adapta\u00e7\u00e3o, Visconti modernizou o universo da hist\u00f3ria, o que resultou em uma pequena mas marcante mudan\u00e7a no tom da narrativa. O filme resultante disso, A Terra Treme<\/em> (La Terra Trema<\/em>), foi estrelado somente por atores n\u00e3o profissionais e filmado na mesma vila onde se localizava o romance.<\/p>\n Segundo o autor Italo Calvino, o Neorrealismo italiano nunca foi uma escola de cinema com princ\u00edpios te\u00f3ricos bem definidos. Ela surgiu de descobertas relacionadas \u00e0 cultura popular do pa\u00eds, que havia sido ignorada por muito tempo pela \u201calta cultura\u201d. A ret\u00f3rica pomposa, tanto no cinema quanto na literatura, foi substitu\u00edda por um interesse pelas coisas cotidianas. Essa busca pela verdade, era fundamentalmente humanista. O movimento significou uma liberdade rec\u00e9m-descoberta na It\u00e1lia e uma vontade de provocar, de questionar e de contestar o desinteresse do espectador perante sua pr\u00f3pria realidade.<\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n O termo Neorrealismo foi usado pela primeira vez em 1943, pelo cr\u00edtico de cinema Antonio Pietrangeli<\/a>, referindo-se ao filme Obsess\u00e3o<\/em>, de Luchino Visconti. O per\u00edodo, muitas vezes chamado de Era de Ouro do cinema italiano, teve seu auge no final dos anos 1940, com os filmes Roma, Cidade Aberta<\/em>, de Roberto Rossellini (1945); Shoeshine<\/em> (Sciusci\u00e0<\/em>), de Vittorio De Sica (1946); Pais\u00e0<\/em>, de Rossellini (1946); Ladr\u00f5es de Bicicleta<\/em> (Ladri di Biciclette<\/em>), de Vittorio de Sica (1948); A Terra Treme<\/em>, de Visconti (1948); e Alemanha Ano Zero<\/em> (Germania Anno Zero<\/em>), tamb\u00e9m de Rossellini (1948).<\/p>\n Dois dos mais importantes precursores do Neorrealismo foram o diretor franc\u00eas Jean Renoir<\/a>, com Toni<\/em> (1935), e o italiano Alessandro Blasetti, com 1860<\/em> (1934). Tanto Luchino Visconti quanto Michelangelo Antonioni trabalharam com Renoir e foram influenciados por sua obra.<\/p>\n Obsess\u00e3o<\/em> (1943), de Visconti, certamente foi um dos marcos do Neorrealismo italiano, porque deixou claro que algo muito original estava acontecendo no pa\u00eds. O diretor revelou uma It\u00e1lia que n\u00e3o mostrava apenas paisagens pitorescas, mas tamb\u00e9m seus aspectos pobres, ordin\u00e1rios e insignificantes.<\/p>\n A chamada Trilogia da Guerra<\/em>, de Roberto Rossellini, tamb\u00e9m representou muito para o movimento. Roma, Cidade Aberta<\/em> (1945), Pais\u00e0<\/em> (1946) e Alemanha Ano Zero<\/em> (1948) obtiveram certo sucesso internacional, abordando os acontecimentos que levaram a Europa \u00e0s ru\u00ednas. O primeiro dos tr\u00eas, em especial, foi extremamente importante para a expans\u00e3o do Neorrealismo, inspirando outros cineastas que \u2013 mesmo n\u00e3o apresentando est\u00e9ticas absolutamente homog\u00eaneas \u2013 estavam ligados por um modo particular de ver o mundo. Filmes como esses souberam capturar a tens\u00e3o e a trag\u00e9dia que fizeram parte da realidade europeia, naquele momento hist\u00f3rico.<\/p>\n J\u00e1 o trabalho de Vittorio De Sica, quando comparado ao experimentalismo de Rossellini, parece um pouco mais tradicional e pr\u00f3ximo das narrativas hollywoodianas. No entanto, o cineasta recorreu a atores n\u00e3o profissionais de maneira ainda mais contundente, inclusive usando crian\u00e7as em pap\u00e9is de destaque (Shoeshine<\/em> e Ladr\u00f5es de Bicicleta<\/em> s\u00e3o exemplos disso), para mostrar a corrup\u00e7\u00e3o da inf\u00e2ncia por um mundo de adultos. Ao contr\u00e1rio das t\u00e9cnicas dram\u00e1ticas de edi\u00e7\u00e3o de Rossellini, De Sica preferia um estilo de c\u00e2mera explorando a profundidade de campo, inspirado em Jean Renoir e Orson Welles.<\/p>\n O Neorrealismo continuou a ganhar adeptos na It\u00e1lia at\u00e9 depois da queda de Mussolini. O grupo diverso de cineastas \u2013 alguns vindos de fam\u00edlias afluentes (Visconti) e outros de origens pobres (De Sica) \u2013 usou o cinema como ferramenta de mudan\u00e7a social. A posterior mudan\u00e7a de foco pela qual passou o cinema neorrealista, das preocupa\u00e7\u00f5es individuais para a tr\u00e1gica fragilidade da condi\u00e7\u00e3o humana, pode ser percebida ao longo dos filmes de Federico Fellini. Seus primeiros trabalhos, A Estrada da Vida<\/em> (La Strada<\/em>), de 1954, e A Trapa\u00e7a <\/em>(Il Bidone<\/em>), de 1955, s\u00e3o filmes de transi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n Posteriormente, as inquieta\u00e7\u00f5es sociais deram lugar \u00e0 explora\u00e7\u00e3o dos problemas pessoais. As necessidades do indiv\u00edduo, sua aliena\u00e7\u00e3o e a tr\u00e1gica incapacidade de se comunicar acabaram se tornando o foco central dos filmes italianos que se seguiram, nos anos 1960. Nesse sentido, O Deserto Vermelho<\/em> (Il Deserto Rosso<\/em>), de 1964, e Blow-up: Depois Daquele Beijo<\/em> (Blow-up<\/em>), de 1966, ambos de Antonioni, internalizaram as quest\u00f5es neorrealistas no sofrimento e na busca por conhecimento dos personagens. Sobre Antonioni, Visconti chegou a declarar: \u201cParece que o t\u00e9dio \u00e9 uma das grandes descobertas do nosso tempo. Se isso for verdade, n\u00e3o h\u00e1 d\u00favida de que ele deve ser considerado um pioneiro.\u201d\u00a0<\/strong><\/p>\n <\/p>\n O impacto do Neorrealismo foi enorme, n\u00e3o apenas na It\u00e1lia como no surgimento da Nouvelle Vague<\/a> na Fran\u00e7a, do Cinema Novo no Brasil, do Cinema Livre na Inglaterra, da Escola de Cinema Polonesa e de diversos outros grupos de cineastas ao redor do mundo. O movimento inspirou ainda diretores do movimento Cinema Paralelo Indiano.<\/p>\n Embora as tend\u00eancias neorrealistas tenham tido mais destaque entre os anos 1940 e 1950, in\u00fameros diretores contempor\u00e2neos \u201cbeberam dessa fonte\u201d, desde o norte-americano Jules Dassin at\u00e9 os brit\u00e2nicos Ken Loach e Mike Leigh, assim como o chin\u00eas Jia Zhangke. Martin Scorsese, conhecido por seus filmes abordando a cultura italiana, tamb\u00e9m faz parte do rol de cineastas que possuem uma d\u00edvida com os neorrealistas. Poucos movimentos tiveram influ\u00eancia t\u00e3o profunda e duradoura no cinema global.<\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n Muitos cr\u00edticos defendem que o abandono da forma tradicional do fazer cinematogr\u00e1fico, t\u00edpico das experi\u00eancias neorrealistas, foi o ponto de partida para o cinema moderno como um todo. O movimento criou uma nova vis\u00e3o de mundo, na qual os principais elementos do filme possu\u00edam maior valor est\u00e9tico do que fun\u00e7\u00f5es narrativas, relacionando-se com o olhar do espectador muito mais do que com a a\u00e7\u00e3o dos personagens.<\/p>\n O Neorrealismo italiano se espalhou como uma esp\u00e9cie de modelo contr\u00e1rio ao cinema comercial hollywoodiano. Seus m\u00e9todos ofereciam um modo de produ\u00e7\u00e3o que n\u00e3o dependia de grandes recursos, falando sobre homens comuns. Os precursores da Nouvelle Vague \u2013 Jean-Luc Godard, Fran\u00e7ois Truffaut, Jacques Rivette e Eric Rohmer \u2013 viam os filmes neorrealistas como provas de que era poss\u00edvel criar sem a necessidade de uma gigantesca estrutura industrial e de que os cineastas poderiam ser t\u00e3o criativos quanto os escritores.<\/p>\n Mesmo na It\u00e1lia, por volta dos anos 1960 e 1970, surgiu uma segunda gera\u00e7\u00e3o de cineastas influenciados pelos filmes neorrealistas. Os trabalhos de Pier Paolo Pasolini, Bernardo Bertolucci, Paolo e Vittorio Taviani, Marco Bellocchio e Ermanno Olmi, em especial aqueles filmados em preto e branco, de certa forma retomaram algumas das caracter\u00edsticas do Neorrealismo: fotografia documental, atores n\u00e3o profissionais, loca\u00e7\u00f5es reais e temas sociais. Entretanto, essa gera\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m agregou \u00e0 sua est\u00e9tica diversas li\u00e7\u00f5es da Nouvelle Vague francesa.<\/p>\n Outro italiano com ra\u00edzes neorrealistas \u00e9 Federico Fellini. Ele concordava com a ideia de usar a vida como mat\u00e9ria-prima para os filmes, embora tenha redefinido o conceito como \u201colhar a realidade com um olho honesto\u201d. Com isso, Fellini pareceu ter compreendido o principal fundamento do Neorrealismo e o motivo pelo qual esses filmes ainda provocam admira\u00e7\u00e3o, nos dias de hoje: eles tratavam, essencialmente, da condi\u00e7\u00e3o humana e de sua luta em meio \u00e0s adversidades.<\/p>\n <\/p>\n Confira tamb\u00e9m os outros artigos sobre Movimentos Cinematogr\u00e1ficos:<\/p>\n <\/p>\n Quem saber mais sobre algum curso<\/span><\/b><\/a> da Academia Internacional de Cinema? Entre em contato com a gente pelo Whastsapp<\/span><\/b><\/a> ou por E-mail<\/span><\/b><\/a>.<\/p>\n Para continuar acompanhando outros conte\u00fados como este,\u00a0<\/span>siga nossas redes sociais<\/span><\/strong>: estamos no\u00a0Facebook<\/span><\/a>,\u00a0<\/span>Instagram<\/span><\/a>,\u00a0<\/span>Twitter<\/span><\/a>,\u00a0<\/span>Linkedin<\/span><\/a>\u00a0e\u00a0<\/span>YouTube<\/span><\/a>!<\/span><\/p>\n <\/p>\n *Texto e pesquisa: Katia Kreutz O que foi o movimento cinematogr\u00e1fico, suas principais caracter\u00edsticas est\u00e9ticas, filmes e cineastas mais importantes e suas influ\u00eancias para o cinema contempor\u00e2neo. O Neorrealismo italiano foi um movimento cinematogr\u00e1fico que despontou nos anos 1940, caracterizado por hist\u00f3rias sobre a classe trabalhadora, filmadas com pouqu\u00edssimos recursos. A maioria tratava de temas como as dificuldades econ\u00f4micas e<\/p>\n","protected":false},"author":13,"featured_media":19229,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"","ast-site-content-layout":"","site-content-style":"default","site-sidebar-style":"default","ast-global-header-display":"","ast-banner-title-visibility":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","astra-migrate-meta-layouts":"default","ast-page-background-enabled":"default","ast-page-background-meta":{"desktop":{"background-color":"var(--ast-global-color-4)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""},"tablet":{"background-color":"","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""},"mobile":{"background-color":"","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""}},"ast-content-background-meta":{"desktop":{"background-color":"var(--ast-global-color-5)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""},"tablet":{"background-color":"var(--ast-global-color-5)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""},"mobile":{"background-color":"var(--ast-global-color-5)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""}},"footnotes":""},"categories":[547],"tags":[],"class_list":["post-19204","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-movimentos-cinematograficos","areacinema-arte","areacinema-atuacao","areacinema-cinema-completo","areacinema-direcao","areacinema-documentario","areacinema-edicao","areacinema-fotografia","areacinema-producao","areacinema-roteiro","areacinema-som","areacinema-teoria"],"acf":[],"yoast_head":"\nO que foi o movimento<\/strong><\/h3>\n
Um pouco de hist\u00f3ria<\/strong><\/h3>\n
\n <\/b><\/a>
\n <\/b>
\n <\/b><\/p>\nPrincipais caracter\u00edsticas est\u00e9ticas<\/strong><\/h3>\n
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Principais cineastas e filmes<\/strong><\/h3>\n
Legado para o cinema<\/strong><\/h3>\n
<\/a><\/p>\n
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\n**Foto Destaque: Ladr\u00f5es de Bicicleta de Vittorio De Sica – fotos divulga\u00e7\u00e3o filmes<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"