{"id":19204,"date":"2018-09-10T22:36:22","date_gmt":"2018-09-11T01:36:22","guid":{"rendered":"http:\/\/aicinema.site.brtloja.com.br\/?p=19204"},"modified":"2021-09-24T16:22:23","modified_gmt":"2021-09-24T19:22:23","slug":"neorrealismo-italiano","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/neorrealismo-italiano\/","title":{"rendered":"Neorrealismo Italiano"},"content":{"rendered":"

O que foi o movimento cinematogr\u00e1fico, suas principais caracter\u00edsticas est\u00e9ticas, filmes e cineastas mais importantes e suas influ\u00eancias para o cinema contempor\u00e2neo.<\/strong><\/h2>\n

O Neorrealismo italiano foi um movimento cinematogr\u00e1fico que despontou nos anos 1940, caracterizado por hist\u00f3rias sobre a classe trabalhadora, filmadas com pouqu\u00edssimos recursos. A maioria tratava de temas como as dificuldades econ\u00f4micas e sociais na It\u00e1lia p\u00f3s-Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945). Os filmes buscavam representar a mudan\u00e7a de mentalidade dos italianos e suas condi\u00e7\u00f5es de vida, retratando o desespero, a opress\u00e3o e a desigualdade que eles enfrentavam.<\/p>\n

O movimento surgiu em uma \u00e9poca na qual o principal est\u00fadio de produ\u00e7\u00e3o cinematogr\u00e1fica italiano, a Cinecitt\u00e0<\/a>, havia sido bombardeado pelos inimigos de Benito Mussolini. Nesse contexto, um grupo de cineastas resolveu ir \u00e0s ruas, em loca\u00e7\u00f5es reais, usando ilumina\u00e7\u00e3o natural e o m\u00ednimo de equipamentos, frequentemente com atores n\u00e3o profissionais, para capturar as hist\u00f3rias da popula\u00e7\u00e3o mais humilde.<\/p>\n

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O que foi o movimento<\/strong><\/h3>\n

O estilo neorrealista foi desenvolvido por um grupo de cr\u00edticos da revista Cinema, que inclu\u00eda Luchino Visconti, Gianni Puccini, Cesare Zavattini, Giuseppe De Santis e Pietro Ingrao. Como n\u00e3o podiam escrever sobre pol\u00edtica, j\u00e1 que o editor da revista era Vittorio Mussolini, filho de Benito Mussolini, eles atacavam os filmes chamados de telefoni bianchi<\/em> (\u201ctelefone branco\u201d), que dominavam a ind\u00fastria cinematogr\u00e1fica italiana nos anos 1930.<\/p>\n

Essas produ\u00e7\u00f5es eram imita\u00e7\u00f5es das com\u00e9dias norte-americanas e apresentavam cen\u00e1rios luxuosos, sempre contendo algum telefone branco (na \u00e9poca, o s\u00edmbolo de status burgu\u00eas, pouqu\u00edssimo acess\u00edvel ao p\u00fablico em geral). Na contram\u00e3o dos filmes comerciais populares, o grupo dos neorrealistas acreditava que os filmes italianos deveriam buscar sua inspira\u00e7\u00e3o nos escritores realistas da virada do s\u00e9culo 20.<\/p>\n

O Neorrealismo foi uma das bases do cinema moderno, uma esp\u00e9cie de rea\u00e7\u00e3o \u00e0 guerra e ao que ela representou. Alguns te\u00f3ricos contempor\u00e2neos caracterizam o movimento menos como um apanhado de caracter\u00edsticas estil\u00edsticas e mais como uma rela\u00e7\u00e3o entre a pr\u00e1tica cinematogr\u00e1fica e a realidade social p\u00f3s-guerra na It\u00e1lia. Muitos apontam a falta de um estilo consistente nos filmes desse per\u00edodo, embora seja constante a desconstru\u00e7\u00e3o dos formatos cinematogr\u00e1ficos estabelecidos. O estudioso Vincent Rocchio definiu os filmes neorrealistas como obras que teciam a estrutura de ansiedade da \u00e9poca na pr\u00f3pria estrutura narrativa.<\/p>\n

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Um pouco de hist\u00f3ria<\/strong><\/h3>\n

Na \u00e9poca em que a Segunda Guerra Mundial estourou na Europa, a It\u00e1lia j\u00e1 era governada por Mussolini desde 1924. Os filmes que predominavam nas bilheterias eram grandes produ\u00e7\u00f5es em sets que remetiam a Hollywood, nos quais os personagens sempre encontravam resolu\u00e7\u00f5es para seus dilemas tolos. Tamb\u00e9m eram importados muitos longas norte-americanos, que passavam ainda mais longe da realidade do cidad\u00e3o italiano comum. Federico Fellini afirmou, sobre a \u00e9poca: “Para a minha gera\u00e7\u00e3o, nascida nos anos 1920, os filmes eram essencialmente americanos. Esses filmes eram mais eficientes, mais sedutores. Eles realmente mostravam um para\u00edso na terra, um para\u00edso em um pa\u00eds que chamavam de Am\u00e9rica.”<\/p>\n

O Neorrealismo ganhou espa\u00e7o na It\u00e1lia, de fato, apenas com o final da Segunda Guerra Mundial e a queda de Mussolini. Na primavera de 1945, o ditador fascista foi executado e o pa\u00eds libertado da ocupa\u00e7\u00e3o alem\u00e3. Esse per\u00edodo, conhecido como a \u201cPrimavera Italiana\u201d, marcou uma ruptura com a velha forma de fazer filmes e uma entrada em um modo de produ\u00e7\u00e3o mais realista. O cinema italiano deixou de usar cen\u00e1rios elaborados em grandes est\u00fadios para gravar em loca\u00e7\u00f5es no interior do pa\u00eds ou nas ruas das cidades.<\/p>\n

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\"Roma-cidade-aberta\"
Roma, Cidade Aberta, de Roberto Rossellini, que venceu o Grande Pr\u00eamio no Festival de Cannes.<\/figcaption><\/figure>\n

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O movimento neorrealista foi um sinal de uma mudan\u00e7a na cultura. Seus filmes traziam narrativas e ideias contempor\u00e2neas, reagindo contra a banalidade que predominava no cinema italiano daquele per\u00edodo. As hist\u00f3rias eram poderosos retratos das classes oprimidas pelas circunst\u00e2ncias pol\u00edticas. Ou seja, o Neorrealismo n\u00e3o era apenas um novo estilo cinematogr\u00e1fico, mas uma filosofia moral e \u00e9tica para libertar o cinema do confinamento do sistema hollywoodiano de est\u00fadios.<\/div>\n

Embora o real in\u00edcio do movimento seja contestado por alguns te\u00f3ricos, o primeiro filme a ser considerado neorrealista foi Obsess\u00e3o<\/em> (Ossessione)<\/em>, de Luchino Visconti (1943). Contudo, foi em 1946 que o Neorrealismo ganhou popularidade internacional, com Roma, Cidade Aberta<\/em> (Roma, Citt\u00e0 Aperta<\/em>), de Roberto Rossellini, que venceu o Grande Pr\u00eamio no Festival de Cannes e \u00e9 considerado por muitos como o primeiro grande filme produzido na It\u00e1lia p\u00f3s-guerra.<\/p>\n

O movimento declinou rapidamente nos anos 1950 e a maioria de seus filmes foi um fracasso de bilheterias. A vis\u00e3o da pobreza e do desespero, apresentados pelo cinema neorrealista, deixava a popula\u00e7\u00e3o desmoralizada, ansiosa por mudan\u00e7a e prosperidade. O p\u00fablico n\u00e3o parecia muito interessado em ver sua pr\u00f3pria imagem na tela. Al\u00e9m disso, os primeiros efeitos positivos do per\u00edodo de milagre econ\u00f4mico na It\u00e1lia, como o aumento gradual da renda, fizeram com que os temas neorrealistas perdessem um pouco sua relev\u00e2ncia com o p\u00fablico da \u00e9poca.<\/p>\n

Assim, muitos italianos preferiam o otimismo e o entretenimento dos filmes norte-americanos do mesmo per\u00edodo. A opini\u00e3o do governo italiano com rela\u00e7\u00e3o aos neorrealistas tamb\u00e9m n\u00e3o era muito favor\u00e1vel, como prova a declara\u00e7\u00e3o de Giulio Andreotti, ent\u00e3o vice-ministro no gabinete de Alcide De Gasperi, segundo o qual Neorrealismo era “roupa suja que n\u00e3o deveria ser lavada e pendurada para secar em p\u00fablico”.<\/p>\n

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Principais caracter\u00edsticas est\u00e9ticas<\/strong><\/h3>\n

Ideologicamente, as caracter\u00edsticas do Neorrealismo italiano incluem uma \u00eanfase no cidad\u00e3o comum, recusa a julgamentos f\u00e1ceis, preocupa\u00e7\u00e3o com o passado fascista do pa\u00eds e com a devasta\u00e7\u00e3o p\u00f3s-guerra, al\u00e9m da valoriza\u00e7\u00e3o das emo\u00e7\u00f5es em detrimento das ideias abstratas.<\/p>\n

Estilisticamente, o movimento evitava hist\u00f3rias com narrativas convencionais em favor de estruturas mais abertas, que se desenrolavam organicamente. Outro aspecto marcante era o estilo visual quase documental, de cinematografia granulada, com o uso de loca\u00e7\u00f5es reais (geralmente, externas), ao inv\u00e9s de cen\u00e1rios em est\u00fadios, assim como atores amadores, at\u00e9 mesmo para os pap\u00e9is mais importantes. Os di\u00e1logos eram improvisados, como conversas, e os cineastas buscavam fugir de muitos artif\u00edcios estil\u00edsticos \u2013 como edi\u00e7\u00e3o, fotografia e ilumina\u00e7\u00e3o. O conceituado te\u00f3rico Andr\u00e9 Bazin chamou o cinema neorrealista de \u201creportagem reconstitu\u00edda\u201d, porque os cineastas procuravam respeitar ao m\u00e1ximo a realidade do que estavam filmando e resistiam \u00e0 tenta\u00e7\u00e3o de manipular as imagens.<\/p>\n

Quando atores professionais eram contratados para esses filmes, em geral eles faziam personagens muito diferentes dos que estavam habituados, al\u00e9m de contracenarem com amadores. As hist\u00f3rias normalmente exploravam as condi\u00e7\u00f5es de vida das pessoas pobres, pertencentes \u00e0 classe trabalhadora, que se encontravam dentro de uma ordem social simples, na qual a sobreviv\u00eancia era o objetivo principal.<\/p>\n

As cenas se constitu\u00edam de pessoas executando a\u00e7\u00f5es cotidianas, na luta do cidad\u00e3o italiano, vivendo dia a dia em condi\u00e7\u00f5es muito dif\u00edceis sob a ocupa\u00e7\u00e3o alem\u00e3, mas fazendo o poss\u00edvel para resistir aos invasores. Com frequ\u00eancia, os filmes neorrealistas tamb\u00e9m traziam crian\u00e7as como protagonistas, embora esses personagens tivessem mais caracter\u00edsticas de observadores. Nesse sentido, a presen\u00e7a das crian\u00e7as indicava seu papel no Neorrealismo como um todo: testemunhas das dificuldades do presente, carregando consigo a chave para um futuro melhor.<\/p>\n

Entre 1944 e 1948, muitos cineastas neorrealistas acabaram se afastando um pouco dos ideais mais puros do movimento. Alguns diretores preferiram explorar alegorias fant\u00e1sticas ou espet\u00e1culos hist\u00f3ricos. Foi nessa \u00e9poca tamb\u00e9m que um Neorrealismo mais otimista emergiu, por meio da produ\u00e7\u00e3o de filmes que misturavam os problemas da classe trabalhadora com as com\u00e9dias populistas dos anos 1930.<\/p>\n

No \u00e1pice do Neorrealismo, em 1948, Luchino Visconti adaptou I Malavoglia<\/em>, um romance de Giovanni Verga, escrito durante o movimento realista denominado Verismo, no s\u00e9culo 19 (o qual fundamentou as bases do Neorrealismo, que algumas vezes \u00e9 referido como Neoverismo). Em sua adapta\u00e7\u00e3o, Visconti modernizou o universo da hist\u00f3ria, o que resultou em uma pequena mas marcante mudan\u00e7a no tom da narrativa. O filme resultante disso, A Terra Treme<\/em> (La Terra Trema<\/em>), foi estrelado somente por atores n\u00e3o profissionais e filmado na mesma vila onde se localizava o romance.<\/p>\n

Segundo o autor Italo Calvino, o Neorrealismo italiano nunca foi uma escola de cinema com princ\u00edpios te\u00f3ricos bem definidos. Ela surgiu de descobertas relacionadas \u00e0 cultura popular do pa\u00eds, que havia sido ignorada por muito tempo pela \u201calta cultura\u201d. A ret\u00f3rica pomposa, tanto no cinema quanto na literatura, foi substitu\u00edda por um interesse pelas coisas cotidianas. Essa busca pela verdade, era fundamentalmente humanista. O movimento significou uma liberdade rec\u00e9m-descoberta na It\u00e1lia e uma vontade de provocar, de questionar e de contestar o desinteresse do espectador perante sua pr\u00f3pria realidade.<\/p>\n

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