{"id":1882,"date":"2012-02-27T13:54:52","date_gmt":"2012-02-27T13:54:52","guid":{"rendered":"http:\/\/aicinema.com.br\/?p=1882"},"modified":"2022-08-18T14:17:36","modified_gmt":"2022-08-18T17:17:36","slug":"quero-ser-produtor","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/quero-ser-produtor\/","title":{"rendered":"Quero ser Produtor"},"content":{"rendered":"
\u201cEu n\u00e3o acredito em muitas coisas, mas a arte \u00e9 definitivamente uma delas\u201d.<\/p>\n
As palavras de Megan Ellison, uma das mais badaladas produtoras norte-americanas da atualidade, mostram que produzir um filme \u00e9, sim, uma tarefa para artistas. A produ\u00e7\u00e3o \u00e9 a espinha dorsal de qualquer projeto audiovisual<\/strong>, respons\u00e1vel pelo planejamento e pela execu\u00e7\u00e3o de todas as a\u00e7\u00f5es que viabilizam o filme.<\/p><\/blockquote>\n
<\/p>\n
<\/a> <\/b>
\n <\/b>
\n <\/b>
\n <\/b><\/p>\nEm resumo, \u00e9 o produtor quem d\u00e1 condi\u00e7\u00f5es para que os demais departamentos funcionem de maneira adequada, a fim de que o projeto fique pronto no tempo previsto pelo cronograma<\/strong> e dentro do or\u00e7amento<\/strong>. Ou seja, nenhum filme acontece sem produtor. Por isso, fazer a produ\u00e7\u00e3o de uma obra audiovisual, n\u00e3o \u00e9 tarefa das mais f\u00e1ceis e requer muita dedica\u00e7\u00e3o e gosto pela profiss\u00e3o.<\/p>\n
Neste artigo, vamos responder \u00e0s principais d\u00favidas sobre a carreira de um produtor:<\/strong><\/h2>\n
\n
- O que faz<\/a><\/li>\n
- Dificuldades e Desafios<\/a><\/li>\n
- Responsabilidades<\/a><\/li>\n
- Dia a Dia<\/a><\/li>\n
- O Tempo de Cada Projeto<\/a><\/li>\n
- Quanto ganha<\/a><\/li>\n
- Como se Tornar<\/a><\/li>\n
- Refer\u00eancias e Conselhos<\/a><\/li>\n
- Cursos\u00a0de Produ\u00e7\u00e3o Audiovisual<\/a><\/li>\n<\/ul>\n
Veja tamb\u00e9m nossos outros artigos da s\u00e9rie Profiss\u00f5es do Cinema:<\/strong><\/p>\n
\n
- Quero ser Diretor de Cinema<\/a><\/li>\n
- Quero ser Roteirista<\/a><\/li>\n
- Quero ser Diretor de Fotografia<\/a><\/li>\n
- Quero ser Diretor de Arte<\/a><\/li>\n
- Quero ser\u00a0Ator<\/a><\/li>\n
- Quero ser Produtor<\/a><\/li>\n
- Quero ser Editor<\/a><\/li>\n
- Quero trabalhar com Som para Cinema<\/a><\/li>\n
- Quero ser Documentarista<\/a><\/li>\n
- Trabalhar com Cinema, Sonho ou Realidade?<\/a><\/li>\n<\/ul>\n
<\/a><\/strong><\/h5>\n
<\/h3>\n
O que faz um produtor?<\/strong><\/h3>\n
O produtor \u00e9 a pessoa que, literalmente, tira o filme do papel. Seu trabalho est\u00e1 ligado a quest\u00f5es conceituais e t\u00e9cnicas, lidando com recursos humanos, art\u00edsticos, materiais, financeiros e de planejamento \u2013 o que inclui, naturalmente, cronograma e or\u00e7amento. Em alguns casos, esse profissional come\u00e7a a atuar j\u00e1 na fase de desenvolvimento ou prepara\u00e7\u00e3o, seguindo pelas etapas de pr\u00e9-produ\u00e7\u00e3o, produ\u00e7\u00e3o\/filmagem e, dependendo do projeto, tamb\u00e9m na p\u00f3s-produ\u00e7\u00e3o.<\/strong><\/p>\n
Por ser muito amplo e abranger diversas fun\u00e7\u00f5es, o termo \u201cprodu\u00e7\u00e3o\u201d pode gerar um pouco de confus\u00e3o em quem n\u00e3o trabalha na \u00e1rea. Em geral, as principais fun\u00e7\u00f5es envolvendo produ\u00e7\u00e3o no cinema est\u00e3o relacionadas ao produtor executivo<\/strong> e ao diretor de produ\u00e7\u00e3o<\/strong>. Contudo, \u00e9 importante ressaltar que o ac\u00famulo dessas fun\u00e7\u00f5es muitas vezes acaba acontecendo, de acordo com o tamanho e verba de cada filme.<\/p>\n
<\/p>\n
Produtor Executivo<\/h4>\n
A fun\u00e7\u00e3o de um produtor executivo diz respeito \u00e0 capta\u00e7\u00e3o de recursos e ao conhecimento de editais e leis de incentivo, bem como a inscri\u00e7\u00e3o do projeto nesses mecanismos<\/strong>. Ele \u00e9 o respons\u00e1vel por preparar o or\u00e7amento global e dividir as verbas entre pr\u00e9-produ\u00e7\u00e3o, produ\u00e7\u00e3o, p\u00f3s-produ\u00e7\u00e3o, distribui\u00e7\u00e3o e comunica\u00e7\u00e3o. Em poucas palavras, \u00e9 esse profissional quem corre atr\u00e1s do dinheiro e de poss\u00edveis patrocinadores<\/strong>.<\/p>\n
<\/p>\n
Diretor de Produ\u00e7\u00e3o<\/h4>\n
O diretor de produ\u00e7\u00e3o \u00e9 subordinado ao produtor executivo. Ele administra os recursos do projeto<\/strong> e tem contato direto n\u00e3o s\u00f3 com o diretor, mas tamb\u00e9m com o restante da equipe. Sua fun\u00e7\u00e3o \u00e9 fazer com que o filme descrito no roteiro se torne realidade<\/strong>, sem sair do or\u00e7amento determinado. Ou seja, \u00e9 um profissional que atua tecnicamente, administrativamente e criativamente. Em seu departamento, podem ser contratados tamb\u00e9m assistentes de produ\u00e7\u00e3o, que dar\u00e3o apoio log\u00edstico a essas tarefas.<\/p>\n
<\/p>\n
Outras Subdivis\u00f5es<\/strong><\/h4>\n
Ainda inseridas no campo da produ\u00e7\u00e3o est\u00e3o diversas outras subdivis\u00f5es, como produ\u00e7\u00e3o de casting ou de elenco<\/strong>, produ\u00e7\u00e3o de objetos<\/strong>, produ\u00e7\u00e3o de figurino<\/strong>, produ\u00e7\u00e3o de loca\u00e7\u00e3o e produ\u00e7\u00e3o de alimentos<\/strong>. Isso quer dizer que a produ\u00e7\u00e3o est\u00e1 ligada a todas as \u00e1reas envolvidas em uma filmagem, pois sua fun\u00e7\u00e3o \u00e9 gerenciar as a\u00e7\u00f5es, auxiliar e cobrar os demais membros da equipe, desde a constru\u00e7\u00e3o do cen\u00e1rio at\u00e9 a devolu\u00e7\u00e3o dos materiais utilizados em cena.<\/p>\n
<\/p>\n
<\/a><\/p>\n
Dificuldades e desafios<\/strong><\/h3>\n
O maior desafio de um produtor \u00e9 saber interpretar bem o roteiro<\/strong>, que \u00e9 a base de todo o projeto. Como a maior parte dos filmes parte de um conte\u00fado escrito para um produto audiovisual, \u00e9 natural que as diversas pessoas da equipe imaginem coisas diferentes. Cabe ao diretor fazer com que todos \u201cfalem a mesma l\u00edngua\u201d e, consequentemente, fa\u00e7am o mesmo filme, mas \u00e9 responsabilidade de cada profissional compreender esse filme, principalmente quem trabalha com produ\u00e7\u00e3o.\u200b<\/p>\n
\u200bOutro grande desafio do produtor, independentemente de seu cargo na hierarquia cinematogr\u00e1fica, \u00e9 ter jogo de cintura e capacidade de planejamento<\/strong>. A cada passo do processo ele ter\u00e1 que ser flex\u00edvel e se adaptar a imprevistos. Ser\u00e1 preciso calcular o tempo de uso das loca\u00e7\u00f5es<\/strong>, sabendo que algo pode acontecer e o que foi planejado mudar. Se voc\u00ea ganha algumas horas na ordem de grava\u00e7\u00e3o do dia, pode ser que perca essas mesmas horas devido a problemas que v\u00e3o surgindo. Ou seja, a todo momento \u00e9 necess\u00e1rio buscar novos caminhos, tomando decis\u00f5es que influenciam diretamente o resultado final.<\/p>\n
Aprender a lidar de maneira inteligente com os empecilhos \u00e9 a grande quest\u00e3o. Por isso, o produtor n\u00e3o apenas deve pensar e agir r\u00e1pido, mas ter uma excelente compreens\u00e3o sobre como funcionam as demais \u00e1reas do fazer cinematogr\u00e1fico, conhecendo suas necessidades espec\u00edficas e limita\u00e7\u00f5es, j\u00e1 que precisar\u00e1 dar apoio constante a esses departamentos. Muitas vezes, esse profissional acaba tendo que negociar e fazer acordos com o resto da equipe, para que as coisas andem. \u00c9 imposs\u00edvel agradar a todos, o tempo inteiro, mas certamente ningu\u00e9m trabalha mais em prol do filme do que o produtor.<\/p>\n
Lidar com pessoas n\u00e3o \u00e9 nada simples. O produtor, em especial, precisa saber interpretar o diretor e exercer diariamente a toler\u00e2ncia e a paci\u00eancia, n\u00e3o apenas com os colegas no set, mas tamb\u00e9m com os colaboradores do projeto. Trabalhar com pouco dinheiro \u00e9 uma dificuldade com a qual os produtores brasileiros j\u00e1 est\u00e3o acostumados<\/strong>. No entanto, isso nunca impediu que existisse uma produ\u00e7\u00e3o audiovisual no pa\u00eds, pois \u00e9 justamente nas situa\u00e7\u00f5es dif\u00edceis que se coloca \u00e0 prova a criatividade. Os editais s\u00e3o mecanismos que ajudam a viabilizar produtos audiovisuais, mas o fator financeiro muitas vezes acaba impondo limita\u00e7\u00f5es. Essas condi\u00e7\u00f5es exigem ainda mais do produtor, que precisa encontrar solu\u00e7\u00f5es com poucos recursos.<\/p>\n
<\/p>\n
<\/a><\/p>\n
Quais as responsabilidades de um produtor?<\/strong><\/h3>\n
\u200bA produ\u00e7\u00e3o est\u00e1 presente em todo o processo de um filme. As diferentes tarefas que a \u00e1rea envolve podem ser executadas por um ou mais profissionais, dependendo do or\u00e7amento do projeto. Por exemplo, na pr\u00e9-produ\u00e7\u00e3o e filmagem existem as fun\u00e7\u00f5es de produtor executivo, diretor de produ\u00e7\u00e3o, produtor de loca\u00e7\u00e3o, produtor de elenco, produtor de set, ou ainda produtores ligados a departamentos espec\u00edficos, como o produtor de figurino e o produtor de objetos. J\u00e1 na p\u00f3s-produ\u00e7\u00e3o, quem atua geralmente \u00e9 o produtor de finaliza\u00e7\u00e3o. Todas essas s\u00e3o fun\u00e7\u00f5es diferentes dentro da produ\u00e7\u00e3o. Vamos explicar mais a fundo as principais delas, ou seja, aquelas que s\u00e3o mais comumente encontradas num filme de longa-metragem nacional.<\/p>\n
O produtor executivo \u00e9 o profissional que participa de todas as fases, desde a leitura do roteiro at\u00e9 a distribui\u00e7\u00e3o do filme. \u00c9 ele quem cuida da viabiliza\u00e7\u00e3o financeira<\/strong>, buscando a verba necess\u00e1ria para realizar o projeto. Normalmente, nas produ\u00e7\u00f5es brasileiras, essa fun\u00e7\u00e3o est\u00e1 ligada \u00e0 inscri\u00e7\u00e3o em editais e leis de incentivo, mas h\u00e1 tamb\u00e9m quem busque alternativas em fontes at\u00edpicas, como o financiamento coletivo ou a iniciativa privada. Nesse contexto, a defesa conceitual e a defesa de viabiliza\u00e7\u00e3o s\u00e3o partes bastante complexas do desenvolvimento de um projeto.<\/p>\n
Uma vez aprovado, come\u00e7a a fase de capta\u00e7\u00e3o de recursos e busca de apoios<\/strong>, tarefas em geral tamb\u00e9m realizadas pelo produtor executivo. Assim que se tem em m\u00e3os os recursos financeiros para realizar o filme, inicia-se a fase de pr\u00e9-produ\u00e7\u00e3o, momento em que o produtor executivo come\u00e7a a contratar a equipe de filmagem. Esse profissional acompanha o diretor at\u00e9 o final do processo, por isso \u00e9 comum encontrar diretores que tamb\u00e9m fazem o papel de produtores em seus pr\u00f3prios projetos.<\/p>\n
\u200bO diretor de produ\u00e7\u00e3o, por sua vez, atua como uma esp\u00e9cie de bra\u00e7o direito do produtor executivo<\/strong>. Seu trabalho est\u00e1 relacionado \u00e0 execu\u00e7\u00e3o de tudo aquilo que foi determinado no planejamento, sempre levando em conta o or\u00e7amento e o cronograma. Esse produtor entra em cena na pr\u00e9-produ\u00e7\u00e3o e, al\u00e9m de comandar toda a equipe de produ\u00e7\u00e3o, est\u00e1 sempre em contato com os \u201ccabe\u00e7as\u201d das demais \u00e1reas (arte, fotografia, som, etc.). Sua fun\u00e7\u00e3o \u00e9 viabilizar o trabalho dos demais setores, como um alicerce para a equipe. Enquanto o produtor executivo administra as quest\u00f5es gerais do filme, do ponto de vista macro, o diretor de produ\u00e7\u00e3o est\u00e1 conectado ao dia a dia da pr\u00e9-produ\u00e7\u00e3o e da filmagem, gerenciando os problemas pr\u00e1ticos.<\/p>\n
\u200bA tarefa de produtor de p\u00f3s-produ\u00e7\u00e3o ou de finaliza\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m \u00e9 comum em longas-metragens, j\u00e1 que essa fase exige a contrata\u00e7\u00e3o de diversos prestadores de servi\u00e7os terceirizados (montador, editor de som, profissional de coloriza\u00e7\u00e3o, de mixagem, de anima\u00e7\u00e3o, etc.). Nesses casos, como \u00e9 necess\u00e1rio buscar empresas ou profissionais especializados, \u00e9 preciso algu\u00e9m para lidar com os contratos e quest\u00f5es t\u00e9cnicas.<\/p>\n
As equipes se moldam de acordo com as necessidades de cada filme. Em projetos estudantis ou de baixo or\u00e7amento, \u00e9 normal que o produtor acumule fun\u00e7\u00f5es. Quando o or\u00e7amento permite, s\u00e3o contratados diferentes profissionais para atuar como produtores de loca\u00e7\u00e3o (para a busca e fechamento dos locais de filmagem) e de elenco (para realiza\u00e7\u00e3o do casting e contrata\u00e7\u00e3o dos atores). Essas s\u00e3o duas fun\u00e7\u00f5es extremamente importantes, porque, enquanto n\u00e3o forem definidos os locais e atores, \u00e9 muito dif\u00edcil seguir adiante com a produ\u00e7\u00e3o. Al\u00e9m disso, ambas as fun\u00e7\u00f5es exigem conhecimentos espec\u00edficos, embora tamb\u00e9m seja comum que o produtor de loca\u00e7\u00e3o atue como produtor de set (sendo respons\u00e1vel pelo contato com o dono do local de filmagem e pela orienta\u00e7\u00e3o da equipe no que diz respeito \u00e0s regras daquela loca\u00e7\u00e3o).<\/p>\n
Se a quantidade de pessoas no set for muito numerosa, \u00e9 indispens\u00e1vel a presen\u00e7a de um produtor de alimenta\u00e7\u00e3o. A preocupa\u00e7\u00e3o com os alimentos \u00e9 algo cr\u00edtico, j\u00e1 que o cinema normalmente envolve jornadas de trabalho muito longas, em situa\u00e7\u00f5es pouco confort\u00e1veis (intemp\u00e9ries, imprevistos, mudan\u00e7as de loca\u00e7\u00e3o, desgaste f\u00edsico). O m\u00ednimo que a produ\u00e7\u00e3o pode fazer \u00e9 compensar esse desconforto com uma boa oferta de comidas para todos. Voc\u00ea pode economizar com tudo, menos com algo t\u00e3o b\u00e1sico como manter sua equipe bem alimentada e hidratada. Isso porque, conforme o n\u00edvel de glicose das pessoas vai diminuindo, as consequ\u00eancias podem ser mau humor, distra\u00e7\u00f5es e at\u00e9 mesmo acidentes. Para que todos sejam bem atendidos, o ideal \u00e9 ter um profissional cuidando exclusivamente disso no set de filmagem.<\/p>\n
<\/p>\n
<\/a><\/p>\n
Como \u00e9 o dia a dia de um produtor?<\/strong><\/h3>\n
\u200bO dia a dia de um produtor muda muito, dependendo da fase do filme que est\u00e1 sendo executada. Tudo come\u00e7a com a pr\u00e9-produ\u00e7\u00e3o. Esse \u00e9 o per\u00edodo de prepara\u00e7\u00e3o, no qual s\u00e3o realizadas as pesquisas referentes a cada \u00e1rea: objetos, figurinos, loca\u00e7\u00f5es, casting, etc. O trabalho de pesquisa tem o objetivo de oferecer as melhores op\u00e7\u00f5es para o diretor<\/strong>, trazendo refer\u00eancias e solu\u00e7\u00f5es para as necessidades levantadas ap\u00f3s a leitura do roteiro. Os instrumentos usados para isso s\u00e3o a internet, revistas especializadas, contatos do produtor e conversas com profissionais da \u00e1rea.<\/p>\n
<\/p>\n
Antes da Filmagem<\/h4>\n
Na pr\u00e9-produ\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m \u00e9 realizado todo o planejamento do filme, estabelecendo um cronograma de a\u00e7\u00f5es dentro do or\u00e7amento dispon\u00edvel. Ent\u00e3o se come\u00e7a a contratar os servi\u00e7os t\u00e9cnicos e art\u00edsticos necess\u00e1rios, al\u00e9m de buscar e visitar as poss\u00edveis loca\u00e7\u00f5es. Nessa fase, \u00e9 realizada ainda a produ\u00e7\u00e3o de casting, uma busca minuciosa pelos atores ideais para cada papel, de acordo com o briefing<\/em> da dire\u00e7\u00e3o. S\u00e3o feitos testes\/audi\u00e7\u00f5es, ensaios e provas de figurino.<\/p>\n
A rotina de um produtor envolve muita negocia\u00e7\u00e3o, por isso \u00e9 t\u00e3o importante conhecer o filme a fundo<\/strong>; assim, ele ser\u00e1 capaz de explicar aos colaboradores a import\u00e2ncia de apoiar o projeto \u2013 por exemplo, um restaurante que far\u00e1 parceria, ou uma pessoa que emprestar\u00e1 objetos de cena.<\/p>\n
A equipe de um filme n\u00e3o \u00e9 algo fechado, todas as \u00e1reas est\u00e3o em contato uma com a outra, mas o produtor \u00e9 a chave dessas rela\u00e7\u00f5es. Ele possui uma variedade enorme de tarefas, especialmente em produ\u00e7\u00f5es de baixo or\u00e7amento, e lida com uma enorme diversidade de pessoas e departamentos. Conciliando todos esses universos t\u00e9cnicos e criativos, pode-se dizer que cada dia \u00e9 diferente na vida de um produtor cinematogr\u00e1fico.<\/p>\n
<\/p>\n
Durante a Filmagem<\/h4>\n
A fase da filmagem \u00e9 uma das mais tensas, n\u00e3o s\u00f3 para o produtor, como para toda a equipe. \u00c9 quando tudo o que foi planejado, calculado e pensado ser\u00e1, de fato, executado. Como se a pr\u00e9-produ\u00e7\u00e3o fosse uma esp\u00e9cie de treino para uma partida decisiva. Quando se planeja com cuidado cada detalhe, fica mais f\u00e1cil resolver os eventuais problemas que v\u00e3o aparecendo, adaptando o projeto aos imprevistos, sem que a hist\u00f3ria seja prejudicada por isso.<\/p>\n
Na filmagem, o diretor de produ\u00e7\u00e3o trabalha para que seja realizada a grava\u00e7\u00e3o do n\u00famero de planos determinados para cada di\u00e1ria. Toda a estrutura tem que andar bem\u200b, por isso o profissional deve ficar de olho no cumprimento da ordem do dia, lidando com poss\u00edveis atrasos, gerenciando a equipe e trabalhando junto ao assistente de dire\u00e7\u00e3o para que sejam gravados todos os planos de que o diretor precisa.<\/p>\n
Logo depois da filmagem, o diretor de produ\u00e7\u00e3o realiza a \u201cdesprodu\u00e7\u00e3o\u201d do set. Isso porque, quando a grava\u00e7\u00e3o n\u00e3o ocorre em est\u00fadio, \u00e9 normal que a loca\u00e7\u00e3o seja alugada ou emprestada. Nesse caso, \u00e9 obrigat\u00f3rio deixar o local como estava inicialmente, limpo e em ordem, e devolver os objetos ou figurinos utilizados. Essa \u00e9 uma das tarefas mais delicadas do produtor, j\u00e1 que tudo precisa ser devolvido da forma combinada, estreitando assim os la\u00e7os com os parceiros \u2013 e possibilitando retornar a eles para futuros favores.<\/p>\n
Essa rela\u00e7\u00e3o de confian\u00e7a e de respeito com os colaboradores \u00e9 essencial, at\u00e9 mesmo por uma quest\u00e3o de mercado. Se algu\u00e9m tiver uma experi\u00eancia ruim com uma equipe de cinema, todas os profissionais do audiovisual que procurarem a ajuda dessa pessoa futuramente j\u00e1 estar\u00e3o \u201cqueimados\u201d. \u00c9 sempre importante deixar portas abertas para outros projetos e cineastas que precisem de aux\u00edlio, principalmente em um pa\u00eds onde boa parte da produ\u00e7\u00e3o est\u00e1 fundamentada em apoios.<\/p>\n
<\/p>\n
Depois da Filmagem<\/h4>\n
Na p\u00f3s-produ\u00e7\u00e3o, o produtor executivo \u00e9 o profissional que acompanha o diretor na finaliza\u00e7\u00e3o do filme, at\u00e9 sua distribui\u00e7\u00e3o e divulga\u00e7\u00e3o. A equipe, nessa fase, geralmente \u00e9 um pouco menor e mais t\u00e9cnica. Ainda assim, o produtor precisa participar para que seja cumprido o cronograma, sem estourar o or\u00e7amento. Muitos diretores se preocupam apenas em filmar, mas esquecem que, na p\u00f3s, tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio administrar tempo, dinheiro e pessoas. \u00c9 comum que projetos para leis de incentivo acabem n\u00e3o contemplando a p\u00f3s-produ\u00e7\u00e3o e a distribui\u00e7\u00e3o, ou deixando pouca verba para essas etapas finais. Vale lembrar que um filme no HD n\u00e3o \u00e9 nada, ele s\u00f3 faz sentido quando chega ao p\u00fablico. Portanto, \u00e9 preciso ter uma c\u00f3pia de boa qualidade, com chances de competir em festivais. Isso inclui a montagem, mixagem e cria\u00e7\u00e3o de trilha original.<\/p>\n
At\u00e9 pouco tempo atr\u00e1s, as produ\u00e7\u00f5es cinematogr\u00e1ficas brasileiras, em geral, tinham dois anos de \u201cvida \u00fatil\u201d. Primeiro, o filme passava por festivais que exigiam o ineditismo. Posteriormente, era exibido em festivais que n\u00e3o exigem produtos in\u00e9ditos. Finalmente, ia para as salas de cinema, seguindo para servi\u00e7os de streaming<\/em> e TV.\u00a0 Com a pandemia e o crescimento do consumo de audiovisual via streaming, esse fluxo j\u00e1 n\u00e3o segue mais essa l\u00f3gica.\u00a0 Hoje os filmes, muitas vezes, j\u00e1 s\u00e3o encomendados diretamente pelas plataformas. O mais importante \u00e9 que esse caminho\u00a0 deve ser pensado pelo produtor, ainda na fase do desenvolvimento, \u00e9 essa a estrat\u00e9gia de distribui\u00e7\u00e3o e divulga\u00e7\u00e3o. S\u00e3o detalhes que precisam estar no projeto e no planejamento inicial.<\/p>\n
<\/a><\/h3>\n
<\/p>\n
<\/a><\/b><\/p>\n
<\/p>\n
Quanto tempo demora cada projeto?<\/strong><\/h3>\n
\u200bFazer produ\u00e7\u00e3o em cinema, televis\u00e3o ou publicidade requer habilidades semelhantes do profissional, mas o que muda \u00e9 a burocracia envolvida e o tempo de realiza\u00e7\u00e3o dos projetos. Enquanto nas grava\u00e7\u00f5es televisivas e publicit\u00e1rias o prazo para entrega do produto final \u00e9 geralmente muito curto, no cinema demora-se para conseguir recursos e um filme pode levar anos para ficar pronto.<\/p>\n
Cada projeto tem um tempo espec\u00edfico, que depende de sua complexidade e or\u00e7amento. Em produ\u00e7\u00f5es nacionais de longa-metragem, a m\u00e9dia \u00e9 de tr\u00eas anos, desde o momento em que a ideia do filme nasce, passando pelo desenvolvimento do roteiro, aprova\u00e7\u00e3o em edital, capta\u00e7\u00e3o com patrocinadores, pr\u00e9-produ\u00e7\u00e3o, filmagem, p\u00f3s-produ\u00e7\u00e3o e distribui\u00e7\u00e3o. Por isso, a maioria dos realizadores acaba se envolvendo em mais de um projeto ao mesmo tempo, em diferentes etapas de produ\u00e7\u00e3o.<\/p>\n
As fases que mais exigem a presen\u00e7a do produtor em um longa s\u00e3o a pr\u00e9-produ\u00e7\u00e3o (que pode durar de dois a seis meses, de acordo com as demandas do projeto), a filmagem (que geralmente tem dura\u00e7\u00e3o de quatro a cinco semanas) e a p\u00f3s-produ\u00e7\u00e3o (que, dependendo das demandas de cria\u00e7\u00e3o de efeitos e anima\u00e7\u00f5es, leva em torno de dois a tr\u00eas meses). Mesmo com o filme devidamente finalizado, o trabalho do produtor, sobretudo do produtor executivo, s\u00f3 acaba, de verdade, quando a obra chega ao p\u00fablico.<\/p>\n
<\/a><\/p>\n
<\/h5>\n
Quanto ganha um produtor?<\/strong><\/h3>\n
\u200bTudo depende do cargo do profissional na hierarquia de produ\u00e7\u00e3o e do or\u00e7amento do projeto. A mesma fun\u00e7\u00e3o pode ter cach\u00eas muito diversos, dependendo do or\u00e7amento e da finalidade do filme. O Sindcine (Sindicato da Ind\u00fastria Cinematogr\u00e1fica) estabelece pisos salariais<\/a>, que regulamentam algumas das fun\u00e7\u00f5es em longa, m\u00e9dia ou curta-metragem. Nesse tipo de trabalho, o produtor executivo recebe um sal\u00e1rio de aproximadamente 4023 reais por semana<\/strong> e o diretor de produ\u00e7\u00e3o cerca de 2995 reais por semana<\/strong>. Lembrando que os pisos se referem a jornadas de seis horas di\u00e1rias para filmagens em est\u00fadio e oito horas di\u00e1rias para externas.<\/p>\n
No caso de filmes publicit\u00e1rios, telefilmes, s\u00e9ries, miniss\u00e9ries, novelas, produ\u00e7\u00f5es audiovisuais independentes, v\u00eddeos, programas para TV e conte\u00fado audiovisual para internet, os valores s\u00e3o um pouco mais baixos, pois obedecem a uma tabela diferente. De todo modo, recomenda-se trabalhar pelo menos com o valor m\u00ednimo estabelecido pelo Sindcine. Entretanto, a realidade \u00e9 que, em projetos de baixo or\u00e7amento e com equipes reduzidas, nem sempre \u00e9 poss\u00edvel praticar essa base salarial.<\/p>\n
Em cursos como o da Academia Internacional de Cinema, por exemplo, os alunos fazem seus filmes (de curta-metragem) com os equipamentos disponibilizados pela escola, mas tamb\u00e9m buscando parcerias e algumas vezes utilizando recursos pr\u00f3prios para viabilizar locais de filmagem, objetos e figurinos. Ou seja, cada filme ter\u00e1 uma situa\u00e7\u00e3o financeira diferente, mas \u00e9 importante para o produtor adquirir essa experi\u00eancia de fazer muito com pouco.<\/p>\n
Uma coisa certa, no mercado cinematogr\u00e1fico nacional, \u00e9 que um profissional que trabalha bem com produ\u00e7\u00e3o raramente fica sem trabalho, j\u00e1 que o produtor participa de todas as fases do processo e \u00e9 extremamente importante no set. Se comparado a outros departamentos, como arte, maquinaria, el\u00e9trica e som, o n\u00famero de horas de um produtor \u00e9 muito maior, j\u00e1 que ele trabalha ativamente em quase todos os dias da realiza\u00e7\u00e3o do filme.<\/p>\n
<\/p>\n
<\/a><\/h3>\n
<\/h3>\n
Como se tornar um produtor?<\/strong><\/h3>\n