{"id":18248,"date":"2018-04-10T13:42:51","date_gmt":"2018-04-10T16:42:51","guid":{"rendered":"http:\/\/aicinema.site.brtloja.com.br\/?p=18248"},"modified":"2024-04-11T18:05:28","modified_gmt":"2024-04-11T21:05:28","slug":"o-que-e-a-fotografia-de-um-filme","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/o-que-e-a-fotografia-de-um-filme\/","title":{"rendered":"O que \u00e9 a fotografia de um filme?"},"content":{"rendered":"
\u201cN\u00f3s escrevemos hist\u00f3rias com a luz e a escurid\u00e3o, com o movimento e as cores. \u00c9 uma linguagem com seu pr\u00f3prio vocabul\u00e1rio e com ilimitadas possibilidades de expressar nossos pensamentos e emo\u00e7\u00f5es.\u201d – Vittorio Storaro<\/strong><\/p><\/blockquote>\n
As palavras do diretor de fotografia italiano, um dos mais conceituados do mundo e respons\u00e1vel pela cinematografia de verdadeiras obras primas da s\u00e9tima arte (como O \u00daltimo Imperador<\/em> e Apocalipse Now<\/em>), expressam bem a import\u00e2ncia desse trabalho na realiza\u00e7\u00e3o de um filme.<\/p>\n
<\/p>\n
O que \u00e9 fotografia \u2013 cinematografia?<\/strong><\/h2>\n
A fotografia no cinema ou cinematografia \u00e9 o elemento que diz respeito \u00e0 capta\u00e7\u00e3o das imagens, por meio de filmagens em pel\u00edcula ou utilizando c\u00e2meras digitais. Ou seja, ela abrange tudo o que se relaciona \u00e0 \u201cimpress\u00e3o\u201d daquilo que ser\u00e1 visto pelo espectador, posteriormente.<\/p>\n
Isso quer dizer que a dire\u00e7\u00e3o de fotografia<\/a> \u00e9 a \u00e1rea que controla o processo de constru\u00e7\u00e3o e o registro das imagens, levando para a tela toda a atmosfera e a linguagem imaginadas na pr\u00e9-produ\u00e7\u00e3o, por meio de ferramentas t\u00e9cnicas como ilumina\u00e7\u00e3o, filtros, lentes, movimentos de c\u00e2mera, enquadramento, cor, exposi\u00e7\u00e3o, etc.<\/p>\n
Uma defini\u00e7\u00e3o gen\u00e9rica seria dizer que o diretor de fotografia ou cinemat\u00f3grafo \u00e9 o profissional que usa a c\u00e2mera e a luz para transformar o texto do roteiro<\/a> em imagens. Ali\u00e1s, a palavra \u201ccinematografia\u201d vem do grego, numa jun\u00e7\u00e3o entre kinema<\/em> (que significa \u201cmovimento\u201d), e graphein<\/em> (\u201cgravar\u201d).<\/p>\n
<\/p>\n
Quem faz a fotografia?<\/strong><\/h2>\n
Dependendo do or\u00e7amento do filme, o diretor de fotografia n\u00e3o \u00e9 o \u00fanico profissional envolvido nessa fun\u00e7\u00e3o. Sua equipe, no set de filmagem, pode conter ainda o operador de c\u00e2mera (chamado por alguns de cinegrafista), o assistente de c\u00e2mera, o foquista (que faz o foco), al\u00e9m do eletricista (respons\u00e1vel por cuidar da ilumina\u00e7\u00e3o) e do maquinista (que cuida dos maquin\u00e1rios, como trilhos e grua). Muitas vezes, esses profissionais tamb\u00e9m contam com sua pr\u00f3pria equipe, de acordo com o tamanho e as necessidades da produ\u00e7\u00e3o.https:\/\/www.aicinema.com.br\/o-que-e-a-fotografia-de-um-filme\/<\/p>\n
<\/p>\n
Da pr\u00e9-produ\u00e7\u00e3o \u00e0 finaliza\u00e7\u00e3o<\/strong><\/h2>\n
Em um filme de longa-metragem, o ideal \u00e9 que o diretor de fotografia esteja presente em todas as partes do processo, desde a pr\u00e9-produ\u00e7\u00e3o at\u00e9 a finaliza\u00e7\u00e3o. O arquivo, que voc\u00ea pode fazer o download ali em cima, \u00e9 uma tradu\u00e7\u00e3o da p\u00e1gina da American Society Cinematographer (ASC), que diz quais s\u00e3o as responsabilidades do diretor de fotografia em cada etapa da produ\u00e7\u00e3o.<\/strong><\/p>\n
Na pr\u00e9-produ\u00e7\u00e3o, algumas das responsabilidades desse profissional s\u00e3o a pesquisa e o estudo de refer\u00eancias para conceitualizar o roteiro e chegar a um consenso visual para a hist\u00f3ria, al\u00e9m da escolha de equipe e do equipamento, testes, visitas \u00e0s loca\u00e7\u00f5es, conversas com a dire\u00e7\u00e3o de arte<\/a> e an\u00e1lise da decupagem com o diretor.<\/p>\n
Quando a equipe chega ao set de filmagem para a grava\u00e7\u00e3o, \u00e9 hora de realizar o que foi pensado. Nessa etapa, o trabalho relativo \u00e0 ilumina\u00e7\u00e3o, ao controle de tempo, \u00e0 movimenta\u00e7\u00e3o de c\u00e2mera, maquin\u00e1rio, enquadramento, composi\u00e7\u00e3o e mesmo a lideran\u00e7a da equipe de cinematografia s\u00e3o algumas das principais responsabilidades do diretor de fotografia.<\/p>\n
\u00c9 tamb\u00e9m durante o processo de filmagem que a parceria da equipe de fotografia com a de arte se torna essencial. Cada uma dessas \u00e1reas tem seu tempo para preparar o set de acordo com as escolhas criativas daquele departamento. Nesse sentido, o diretor de fotografia e o diretor de arte devem trabalhar em conjunto, extremamente sintonizados, para a concep\u00e7\u00e3o e a execu\u00e7\u00e3o da atmosfera visual do filme.<\/p>\n
Por fim, a p\u00f3s-produ\u00e7\u00e3o ajuda a completar o processo da capta\u00e7\u00e3o. Quando o fot\u00f3grafo est\u00e1 com o diretor at\u00e9 o filme ficar pronto, suas tarefas na p\u00f3s incluem participar do trabalho de corre\u00e7\u00e3o de cor com o colorista, dando solu\u00e7\u00f5es e sugest\u00f5es para o ajuste fino das imagens, e fazer os testes de proje\u00e7\u00e3o.<\/p>\n
<\/p>\n
Talento brasileiro<\/strong><\/h2>\n
Edgar Brasil \u00e9 considerado o patrono dos diretores de fotografia brasileiros. Ele trabalhou em Limite<\/em> (1931), de M\u00e1rio Peixoto, filme de linguagem ousada e extremamente inovadora. J\u00e1 Luiz Carlos Barreto (pai dos cineastas Bruno e F\u00e1bio Barreto), foi diretor de fotografia de duas das mais importantes obras do Cinema Novo: Vidas Secas<\/em> (1963), de Nelson Pereira dos Santos, e Terra em Transe<\/em> (1967), de Glauber Rocha.<\/p>\n