{"id":18154,"date":"2018-03-28T14:58:32","date_gmt":"2018-03-28T17:58:32","guid":{"rendered":"http:\/\/aicinema.site.brtloja.com.br\/?p=18154"},"modified":"2022-04-27T14:16:48","modified_gmt":"2022-04-27T17:16:48","slug":"qual-a-diferenca-entre-filme-de-ficcao-e-documentario","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/qual-a-diferenca-entre-filme-de-ficcao-e-documentario\/","title":{"rendered":"DOCUMENT\u00c1RIO e FILME DE FIC\u00c7\u00c3O: os limites entre realidade e inven\u00e7\u00e3o"},"content":{"rendered":"

Para muitos documentaristas, a distin\u00e7\u00e3o entre o que caracteriza um filme de fic\u00e7\u00e3o e um document\u00e1rio pode ser bastante nebulosa. No in\u00edcio, o <\/span>cinema documental<\/span><\/a> era uma ferramenta de investiga\u00e7\u00e3o, mas essa defini\u00e7\u00e3o perdeu espa\u00e7o para concep\u00e7\u00f5es de narrativas mais criativas. Na verdade, o cinema nasceu como <\/span>document\u00e1rio<\/span><\/a>; afinal, os primeiros filmes dos irm\u00e3os Lumi\u00e8re, pioneiros do fazer cinematogr\u00e1fico, l\u00e1 no final do s\u00e9culo XIX, retratavam cenas do cotidiano dos franceses da \u00e9poca.<\/span><\/p>\n

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Acredita-se que o termo <\/span>documentary<\/span><\/i> tenha sido cunhado pelo cineasta escoc\u00eas John Grierson. Segundo ele, o princ\u00edpio do document\u00e1rio estava no potencial do cinema para a observa\u00e7\u00e3o da vida, que poderia ser explorado em uma nova forma de arte. Ele defendia que o ator \u201coriginal\u201d e a cena \u201coriginal\u201d seriam melhores para interpretar o mundo moderno do que os elementos que a fic\u00e7\u00e3o oferecia. Ou seja, que os conte\u00fados tirados do \u201cmaterial cru\u201d seriam sempre mais reais do que os encenados.<\/span><\/p>\n

Para muitos estudiosos, o document\u00e1rio se diferencia das outras formas de n\u00e3o-fic\u00e7\u00e3o porque oferece uma opini\u00e3o, uma mensagem espec\u00edfica, junto com os fatos que apresenta. Vale lembrar que o document\u00e1rio \u00e9 uma pr\u00e1tica cinematogr\u00e1fica que est\u00e1 constantemente evoluindo e n\u00e3o tem fronteiras muito claras.<\/span><\/p>\n

Uma das maiores diferen\u00e7as entre os dois estilos de filmes \u00e9 de que o cinema de fic\u00e7\u00e3o tem suas responsabilidades \u00e9ticas, naturalmente, mas no document\u00e1rio essa responsabilidade aumenta. Por qu\u00ea? Para um ator, o filme em que ele est\u00e1 trabalhando \u00e9 apenas um trabalho. J\u00e1 para o sujeito de um document\u00e1rio, a filmagem vai acabar, mas a vida continua. Esse \u201cpersonagem\u201d tem uma experi\u00eancia existencial com o filme. <\/span><\/p>\n

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