{"id":18022,"date":"2018-03-05T14:32:00","date_gmt":"2018-03-05T17:32:00","guid":{"rendered":"http:\/\/aicinema.site.brtloja.com.br\/?p=18022"},"modified":"2022-06-15T16:46:53","modified_gmt":"2022-06-15T19:46:53","slug":"o-que-e-dramaturgia","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/o-que-e-dramaturgia\/","title":{"rendered":"O que \u00e9 Dramaturgia?"},"content":{"rendered":"
\"Arist\u00f3teles\"
“A trag\u00e9dia \u00e9 a imita\u00e7\u00e3o de uma a\u00e7\u00e3o s\u00e9ria e conclu\u00edda em si mesma… que, mediante uma s\u00e9rie de casos que suscitam piedade e terror, tem por efeito aliviar e purificar a alma de tais paix\u00f5es”, dizia Arist\u00f3teles.<\/figcaption><\/figure>\n

 <\/p>\n

\u201cDrama \u00e9 a vida sem as partes chatas\u201d, dizia Alfred Hitchcock. Soa dram\u00e1tico? Talvez porque seja comum associarmos a palavra a algo intenso e emocionante. Na Gr\u00e9cia antiga, uma pe\u00e7a dram\u00e1tica era simplesmente a encena\u00e7\u00e3o de um texto, uma esp\u00e9cie de imita\u00e7\u00e3o da vida real. O termo \u201cdramaturgia\u201d, em grego, significa \u201cescrever drama\u201d. J\u00e1 a palavra \u201cdrama\u201d, propriamente dita, quer dizer \u201ca\u00e7\u00e3o\u201d.<\/p>\n

Ao longo dos anos, o conceito de dramaturgia ganhou novos significados e passou a se aplicar a qualquer uso da composi\u00e7\u00e3o dram\u00e1tica e da representa\u00e7\u00e3o dos principais elementos do drama, seja nos palcos do teatro ou \u2013 hoje mais do que nunca \u2013 nas telas da TV e do cinema.<\/p>\n

 <\/p>\n

Um Pouco de Hist\u00f3ria \u2013 de Arist\u00f3teles a T\u00e9cnica do Drama<\/strong><\/h3>\n

Tudo come\u00e7ou com uma obra pioneira na teoria dram\u00e1tica: a \u201cPo\u00e9tica\u201d, de Arist\u00f3teles, l\u00e1 por volta de 335 a.C. Analisando as trag\u00e9dias teatrais, o fil\u00f3sofo grego estabeleceu rela\u00e7\u00f5es entre personagem, a\u00e7\u00e3o e di\u00e1logo, dando exemplos do que seriam boas narrativas e examinando as rea\u00e7\u00f5es provocadas pelas hist\u00f3rias na plateia.<\/p>\n

Muitas dessas \u201cregras\u201d narrativas s\u00e3o referidas hoje como \u201cdrama aristot\u00e9lico\u201d, e incluem conceitos como o da anagn\u00f3rise (quando um personagem descobre informa\u00e7\u00f5es essenciais, at\u00e9 ent\u00e3o desconhecidas, sobre si mesmo ou sobre outra pessoa relevante na hist\u00f3ria) e o da catarse (momento que ocorre atrav\u00e9s de uma grande descarga de sentimentos e emo\u00e7\u00f5es). Foi Arist\u00f3teles tamb\u00e9m quem dividiu as pe\u00e7as teatrais em narrativas com in\u00edcio, meio e fim, sempre com algum conflito e uma resolu\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

Foi somente no s\u00e9culo 18 que o termo \u201cdramaturgia\u201d passou a ser usado, oficialmente, para descrever uma teoria de estrutura narrativa. O autor e te\u00f3rico\u00a0Gotthold Ephraim Lessing<\/a>, do Teatro de Hamburgo, estabeleceu a funda\u00e7\u00e3o do que seria a dramaturgia moderna, tendo em vista as performances dos atores e a manipula\u00e7\u00e3o da narrativa para refletir o cen\u00e1rio sociocultural e as refer\u00eancias do mundo no qual ela se encontra. Para ele, o dramaturgo era uma esp\u00e9cie de \u201cjuiz dram\u00e1tico\u201d, respons\u00e1vel por entender as motiva\u00e7\u00f5es dos personagens e por envolver o p\u00fablico na hist\u00f3ria sendo contada.<\/p>\n

A partir da obra de Lessing, outros importantes autores, como Goethe, Schelling, Thornton Wilder, Arthur Miller e Tennessee Williams, come\u00e7aram a refletir sobre o of\u00edcio da dramaturgia. J\u00e1 no s\u00e9culo 19, o escritor alem\u00e3o Gustav Freytag fez um resumo dessas reflex\u00f5es no livro \u201cA t\u00e9cnica do drama\u201d, estabelecendo tamb\u00e9m um modelo de estrutura narrativa em cinco atos (exposi\u00e7\u00e3o\/introdu\u00e7\u00e3o, a\u00e7\u00e3o crescente, cl\u00edmax, a\u00e7\u00e3o em queda e resolu\u00e7\u00e3o\/denouement<\/em>). As ideias de Freytag serviram como base para o que viriam a ser os manuais de\u00a0roteiro<\/a>\u00a0dos dias de hoje.<\/p>\n

 <\/p>\n

Dos Palcos para as Telas<\/strong><\/h3>\n

 <\/p>\n

\"Novela
A atriz e professora da AIC, Isadora Ferrite, que interpreta Brumela<\/a> na novela “Deus Salve o Rei” – o\u00a0papel na novela global surgiu para Isadora depois de um longo per\u00edodo de experi\u00eancias no teatro.<\/figcaption><\/figure>\n

 <\/p>\n

Embora o conceito de estrutura dram\u00e1tica ainda seja muito associado ao teatro, ele passou a se popularizar tamb\u00e9m na televis\u00e3o e no cinema. Isso porque as bases narrativas s\u00e3o semelhantes, j\u00e1 que as diferentes linguagens compartilham dos mesmos princ\u00edpios estruturais e t\u00eam como principal objetivo contar hist\u00f3rias.<\/p>\n

Conforme as artes audiovisuais foram se desenvolvendo, o conceito de narrativa em cinco atos foi sendo adaptado para as telas e aplicado \u2013 com os devidos ajustes \u2013 em\u00a0plots<\/em>\u00a0de filmes, seriados e novelas. Alguns cr\u00edticos passaram a considerar essas adapta\u00e7\u00f5es problem\u00e1ticas, j\u00e1 que a teoria original de Freytag se baseava nas trag\u00e9dias gregas e pe\u00e7as shakespearianas.<\/p>\n

No entanto, \u00e9 cada vez mais frequente, em hist\u00f3rias contempor\u00e2neas, o uso de recursos da dramaturgia cl\u00e1ssica para amplificar o impacto narrativo (muitas vezes beirando o \u201cmelodrama\u201d \u2013 express\u00e3o que ganhou conota\u00e7\u00f5es pejorativas por se referir a um tipo de drama f\u00e1cil).<\/p>\n

O fato \u00e9 que a trajet\u00f3ria de um personagem que busca algo, mas que acaba sucumbindo por conta de suas limita\u00e7\u00f5es, para finalmente ter uma epifania que o leva a vencer os obst\u00e1culos, acabou se tornando receita de sucesso. O confronto final, mais conhecido como cl\u00edmax, \u00e9 um dos momentos mais aguardados pela maioria dos expectadores de novelas, seriados ou filmes.<\/p>\n

 <\/p>\n

Dramaturgos Brasileiros<\/strong><\/h3>\n

Ainda que o Brasil tenha grandes nomes da dramaturgia teatral \u2013 como Nelson Rodrigues, Artur de Azevedo, Oduvaldo Vianna e Pl\u00ednio Marcos -, nossa dramaturgia televisiva tamb\u00e9m obteve estrondosos sucessos de audi\u00eancia e \u00e9 reconhecida como uma das mais importantes do mundo. As novelas brasileiras, em especial as produzidas pela Rede Globo, at\u00e9 hoje ditam tend\u00eancias e j\u00e1 foram \u201cexportadas\u201d para centenas de pa\u00edses.<\/p>\n

Entre os mais recentes e bem-sucedidos folhetins globais est\u00e3o\u00a0Avenida Brasil<\/em>\u00a0e\u00a0Da Cor do Pecado<\/em>\u00a0(de Jo\u00e3o Emanuel Carneiro),\u00a0Amor \u00e0 Vida<\/em>\u00a0(de Walcyr Carrasco),\u00a0Caminho das \u00cdndias<\/em>\u00a0e\u00a0O Clone\u00a0<\/em>(de Gl\u00f3ria Perez),\u00a0Salve Jorge<\/em>\u00a0(tamb\u00e9m de Gl\u00f3ria Perez),\u00a0Por Amor<\/em>\u00a0(de Manoel Carlos) e\u00a0A Vida da Gente<\/em>\u00a0(de L\u00edcia Manzo).<\/p>\n

Na lista das novelas consideradas cl\u00e1ssicas na televis\u00e3o brasileira est\u00e3o\u00a0Vale Tudo<\/em>\u00a0(de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bass\u00e8res),\u00a0Mulheres de Areia<\/em>\u00a0(de Ivani Ribeiro),\u00a0Rainha da Sucata<\/em>\u00a0e\u00a0Guerra dos Sexos<\/em>\u00a0(de Silvio de Abreu),\u00a0Que Rei Sou Eu?<\/em>\u00a0(de Cassiano Gabus Mendes),\u00a0Ti-Ti-Ti\u00a0<\/em>(de Maria Adelaide Amaral),\u00a0Roque Santeiro<\/em>\u00a0(de Dias Gomes),\u00a0Dancin\u2019 Days<\/em>\u00a0(de Gilberto Braga),\u00a0Selva de Pedra<\/em>\u00a0e\u00a0Pecado Capital<\/em>\u00a0(de Janete Clair),\u00a0Tieta<\/em>\u00a0(de Aguinaldo Silva),\u00a0Xica da Silva<\/em>\u00a0(de Walcyr Carrasco) e\u00a0Pantanal<\/em>\u00a0(de Benedito Ruy Barbosa) \u2013 as duas \u00faltimas, exibidas na extinta TV Manchete.<\/p>\n

 <\/p>\n

\"Roque<\/p>\n

 <\/p>\n

Dramaturgia e Cinema<\/strong><\/h3>\n

De acordo com\u00a0Vanessa Prieto<\/a>, coordenadora dos cursos Filmworks – T\u00e9cnico em Dire\u00e7\u00e3o Cinematogr\u00e1fica<\/a> e TAC – T\u00e9cnico em Atua\u00e7\u00e3o para Cinema e TV<\/a> da Academia Internacional de Cinema (AIC), o trabalho do ator para a c\u00e2mera permanece em constante mudan\u00e7a. \u201cA televis\u00e3o est\u00e1 sofrendo uma r\u00e1pida transforma\u00e7\u00e3o, hoje em dia, por conta das s\u00e9ries. Sua linguagem tem se aproximado cada vez mais da cinematogr\u00e1fica\u201d, explica.<\/p>\n

Segundo Vanessa, no cinema o ator recebe uma obra fechada, na qual \u00e9 poss\u00edvel conhecer todo o arco do personagem e trabalhar em sua composi\u00e7\u00e3o dram\u00e1tica do in\u00edcio ao fim, mesmo que as cenas sejam gravadas de maneira n\u00e3o linear. J\u00e1 na televis\u00e3o, trata-se de uma obra aberta, uma vez que muitos autores v\u00e3o escrevendo os personagens tendo em vista sua recep\u00e7\u00e3o e popularidade junto ao p\u00fablico. \u201cSe o ator tiver carisma, ele pode \u2018roubar a trama\u2019 de uma novela, permitindo ao seu personagem mais espa\u00e7o para crescer. Esse elemento de conex\u00e3o com o espectador \u00e9 mais forte na TV do que no cinema e no teatro, por isso muitas vezes os vil\u00f5es s\u00e3o mais amados do que os mocinhos\u201d, descreve a professora.<\/p>\n

O tempo de composi\u00e7\u00e3o do personagem, para Vanessa, \u00e9 essencial no trabalho do ator, mas pode variar de acordo com o tipo de hist\u00f3ria que se est\u00e1 produzindo. No teatro, o ator tem a vantagem de se preparar muito bem durante os ensaios e, quando a pe\u00e7a estreia, ele j\u00e1 est\u00e1 \u201cpronto\u201d. Na televis\u00e3o, \u00e9 preciso ir compondo e descobrindo o personagem durante o processo. No cinema, por sua vez, o maior desafio \u00e9 a falta de cronologia e as oportunidades reduzidas para contar a hist\u00f3ria.<\/p>\n

\u201cEm um filme, cada cena \u00e9 muito bem escolhida, dramaturgicamente. O ator precisa estar consciente de que, quando a c\u00e2mera roda, aquele momento \u00e9 sua \u00fanica chance\u201d, ressalta a atriz. Nesse sentido, toda a prepara\u00e7\u00e3o e a constru\u00e7\u00e3o do personagem \u2013 que inclui entender o arco dram\u00e1tico, pesquisar refer\u00eancias e decorar falas \u2013 precisam ser muito bem-feitas, antes de se pisar no set. \u201c\u00c9 como se toda a equipe de filmagem fosse um time de futebol, preparando-se para fazer um gol. O ator \u00e9 o artilheiro.\u201d<\/p>\n

 <\/p>\n