{"id":17634,"date":"2017-12-07T13:00:44","date_gmt":"2017-12-07T15:00:44","guid":{"rendered":"http:\/\/aicinema.site.brtloja.com.br\/?p=17634"},"modified":"2022-06-06T10:14:08","modified_gmt":"2022-06-06T13:14:08","slug":"como-fazer-um-roteiro","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/como-fazer-um-roteiro\/","title":{"rendered":"Como Fazer um Roteiro"},"content":{"rendered":"
Fazer o roteiro de um filme pode ser uma tarefa herc\u00falea: exige criatividade, dedica\u00e7\u00e3o e persist\u00eancia para que ideias maturem.<\/p>\n
Roteiristas profissionais e experientes muitas vezes demoram anos para escrever e ainda mais tempo para revisar um roteiro e fazer novos tratamentos, ou seja, novas vers\u00f5es da mesma hist\u00f3ria, a fim de que ela fique perfeita.<\/p>\n
Muitos dos longas que conquistaram o p\u00fablico no cinema nacional passaram por um processo extenso de escrita e revis\u00e3o:<\/p>\n
<\/p>\n
Ufa! Mas, isso n\u00e3o \u00e9 motivo para desistir.<\/p>\n
Afinal, j\u00e1 que inspira\u00e7\u00e3o n\u00e3o se sustenta sem uma boa dose de transpira\u00e7\u00e3o, as grandes hist\u00f3rias, com certeza n\u00e3o foram escritas em uma \u00fanica sentada em frente ao computador.<\/strong><\/p>\n Antes de continuarmos com as t\u00e9cnicas, cadastre-se abaixo e receba no seu e-mail os Modelos de Formata\u00e7\u00e3o de Roteiro e de Ficha de Personagem.<\/p>\n Para ir realmente a fundo, vale a pena tamb\u00e9m conhecer os nossos cursos de Roteiro<\/a><\/strong>.<\/p>\n <\/p>\n <\/a><\/p>\n <\/p>\n Para come\u00e7ar precisamos entender o que \u00e9 um roteiro e para que ele serve.<\/p>\n Um roteiro nada mais \u00e9 do que um documento, um guia contendo (basicamente) as cenas e di\u00e1logos de um filme ou qualquer outro produto audiovisual.<\/p>\n Ele \u00e9 essencial para que o projeto tome forma, a produ\u00e7\u00e3o defina as loca\u00e7\u00f5es (lugares onde o filme ser\u00e1 gravado), o diretor conhe\u00e7a os personagens e possa selecionar os atores, para que os atores conhe\u00e7am seus personagens e aprendam as suas falas e para que a equipe de produ\u00e7\u00e3o priorize seu trabalho e decida, por exemplo, a ordem de grava\u00e7\u00e3o das cenas.<\/p>\n Doc Comparato, te\u00f3rico e dramaturgo, define roteiro assim:<\/p>\n \u00c9 a forma escrita de qualquer audiovisual. \u00c9 uma forma liter\u00e1ria ef\u00eamera, pois s\u00f3 existe durante o tempo que leva para ser convertido em um produto audiovisual. No entanto, sem material escrito n\u00e3o se pode dizer nada, por isso um bom roteiro n\u00e3o \u00e9 garantia de um bom filme, mas sem um roteiro n\u00e3o existe um bom filme.<\/em><\/p>\n <\/p><\/blockquote>\n Criamos aqui um passo a passo para ajud\u00e1-lo a ordenar o que precisa ser feito para escrever um roteiro, mas, o esfor\u00e7o e determina\u00e7\u00e3o s\u00e3o algo pessoal.<\/p>\n Vale lembrar que n\u00e3o existe receita de bolo e que cada autor tem sua pr\u00f3pria did\u00e1tica<\/strong><\/p>\n Os melhores roteiristas leem diversos livros, manuais e fazem muitos cursos antes de se tornarem profissionais.<\/p>\n Mas, consultamos dois roteiristas profissionais, Clara Meirelles e Paulo Marcelo do Vale, professores da Academia Internacional de Cinema (AIC), para tentar facilitar o trabalho de quem est\u00e1 come\u00e7ando.<\/p>\n <\/p>\n Em resumo:<\/p>\n <\/p>\n De grandes ideias o mundo est\u00e1 cheio.<\/p>\n Mais do que uma ideia, voc\u00ea precisa de uma hist\u00f3ria de verdade, com um bom personagem e um excelente conflito (daqui a pouco falaremos mais sobre conflito e personagens).<\/p>\n O que \u00e9 importante refor\u00e7ar \u00e9 que al\u00e9m da hist\u00f3ria tamb\u00e9m \u00e9 importante ter bem claro para quem voc\u00ea est\u00e1 escrevendo<\/strong>, conhecer seu \u201cp\u00fablico\u201d, saber quem pretende atingir.<\/p>\n Outras quest\u00f5es:<\/p>\n Comece fazendo um planejamento, respondendo a essas e outras quest\u00f5es que ache importante.<\/p>\n Desenhe uma estrat\u00e9gia e tenha em mente como torna-la efetiva para que seu projeto saia do papel.<\/p>\n <\/p>\n Grandes filmes nem sempre tem ideias mirabolantes.<\/p>\n Muitas vezes, ideias simples, aquelas que a gente n\u00e3o se perde para contar, acabam rendendo grandes hist\u00f3rias.<\/strong><\/p>\n Como \u00e9 o caso do cl\u00e1ssico filme franc\u00eas \u201cO Fabuloso Destino de Am\u00e9lie Poulain\u201d que parte de uma caixinha que a personagem encontra escondida em seu apartamento, com brinquedos e outros objetos.<\/p>\n A protagonista decide encontrar o dono da caixa para devolv\u00ea-la, pois ela acredita ser valiosa para o propriet\u00e1rio. A partir da\u00ed toda a hist\u00f3ria se desenrola.<\/p>\n Uma ideia aparentemente simples, mas desenvolvida com maestria.<\/p>\n Como ser\u00e1 que os roteiristas Jean-Pierre Jeunet e Guillaume Laurant tiveram essa boa ideia?<\/p>\n PESQUISA!\u00a0Sim, muita pesquisa.<\/p>\n Muitas vezes as ideias brotam da observa\u00e7\u00e3o de pessoas na rua, no metr\u00f4, tomando um caf\u00e9 ou lendo uma mat\u00e9ria no jornal. O importante \u00e9 que voc\u00ea n\u00e3o se prenda a ideia rom\u00e2ntica da originalidade.<\/p>\n Um novo olhar sobre algo corriqueiro pode render um bom filme.<\/strong><\/p>\n Cada escritor tem uma t\u00e9cnica, mas todos defendem que uma pesquisa ampla sobre o tema \u00e9 essencial.<\/p>\n V\u00e1 em busca de livros, pe\u00e7as, filmes e outras hist\u00f3rias sobre o mesmo tema.<\/p>\n O que j\u00e1 foi feito e o que voc\u00ea pode acrescentar de novo?<\/p>\n Qual abordagem e linguagem ser\u00e1 a mais original?<\/p>\n Tamb\u00e9m \u00e9 preciso definir o g\u00eanero que est\u00e1 escrevendo. \u00c9 um drama? Uma com\u00e9dia? Ou quem sabe uma com\u00e9dia rom\u00e2ntica?<\/p>\n \u00c9 importante lembrar que um roteiro n\u00e3o conta uma hist\u00f3ria, ele mostra uma hist\u00f3ria.<\/strong><\/p>\n Por isso, um roteirista precisa criar a\u00e7\u00f5es que imageticamente traduzam o que ele quer dizer.<\/p>\n Por exemplo, n\u00e3o \u00e9 no roteiro que voc\u00ea ir\u00e1 descrever minuciosamente um jardim. Voc\u00ea precisa dizer o que acontece no jardim, qual a a\u00e7\u00e3o.<\/p>\n <\/p>\n A vida \u00e9 um emaranhado de conflitos.<\/p>\n Temos conflitos di\u00e1rios para resolver, alguns simples como \u201csaio para almo\u00e7ar ou fa\u00e7o almo\u00e7o em casa? \u201d<\/p>\n Nos filmes \u00e9 a mesma coisa.<\/p>\n O personagem precisa tomar decis\u00f5es o tempo todo e, como na vida, existem obst\u00e1culos.<\/p>\n Na dramaturgia cl\u00e1ssica o conflito \u00e9 gerado a partir da necessidade do personagem, quando ele n\u00e3o consegue cumprir seus objetivos.<\/strong><\/p>\n Nesse sentido, o conflito geralmente vai contra o protagonista.<\/p>\n O roteirista Robert McKee <\/a>diz que \u201cem uma hist\u00f3ria, nada se move para frente se n\u00e3o for atrav\u00e9s de conflito\u201d.<\/p>\n Pois bem, qual o conflito da sua hist\u00f3ria?<\/strong><\/p>\n Se ainda n\u00e3o tem, precisa encontrar.<\/p>\n Assim como na vida tamb\u00e9m existem diferentes tipos de conflito.<\/p>\n As tramas mais complexas abrigam mais de um tipo de conflito.<\/p>\n <\/p>\n Conflito interno:<\/strong> em \u201cDespedida em Las Vegas\u201d Nicolas Cage vive um roteirista alco\u00f3latra que resolve beber at\u00e9 morrer e vive v\u00e1rios conflitos com a sua consci\u00eancia;<\/p>\n Conflito pessoal:<\/strong> \u00e9 bem comum nas com\u00e9dias, como esquecer dos desentendimentos entre Ben Stiller e Robert De Niro em \u201cEntrando numa Fria\u201d?;<\/p>\n Conflito extrapessoal:<\/strong> Julia Roberts vivendo Erin Brockovich e lutando contra a empresa de energia PG&E ou James Franco vivendo o alpinista Aron Ralston que fica preso em uma fenda quando uma pedra cai no filme \u201c127 Horas\u201d.<\/p>\n <\/p>\n Que tal tentar lembrar o nome de um filme que traga mais de um conflito? Est\u00e1 a\u00ed um bom exerc\u00edcio.<\/p>\n Enfim, o que voc\u00ea precisa saber \u00e9 que todo bom roteiro tem um conflito essencial e deve ser resumido em uma \u00fanica frase.<\/strong><\/p>\n <\/p>\n Os roteiristas s\u00e3o un\u00e2nimes ao dizer que um bom filme precisa de personagens consistentes.<\/p>\n Syd Field diz que personagem \u00e9 a\u00e7\u00e3o e que n\u00e3o existe personagem sem hist\u00f3ria, nem hist\u00f3ria sem personagem.<\/p>\n Voc\u00ea conhece a fundo seu personagem?<\/p>\n Mesmo que essas informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o apare\u00e7am no roteiro, quanto mais nuances e camadas voc\u00ea construir mais real ele ir\u00e1 parecer.<\/p>\n Voc\u00ea precisa saber e entender do protagonista como se ele fosse um amigo pr\u00f3ximo.<\/strong><\/p>\n Existem v\u00e1rias t\u00e9cnicas para tra\u00e7ar o perfil de um protagonista.<\/p>\n A mais conhecida s\u00e3o as fichas ou formul\u00e1rios<\/strong> onde o roteirista preenche as informa\u00e7\u00f5es com as caracter\u00edsticas do personagem.<\/p>\n Preparamos uma ficha para voc\u00ea come\u00e7ar. Ela cont\u00e9m algumas informa\u00e7\u00f5es b\u00e1sicas e voc\u00ea pode (e deve) incluir outras tantas quest\u00f5es. Lembrando que quanto mais souber do personagem, melhor.<\/p>\n Todos os livros de dramaturgia dedicam um cap\u00edtulo aos personagens.<\/p>\n O h\u00fangaro Lajos Egri, autor de \u201cThe Art of Dramatic Writing\u201d, foi o que mais se dedicou ao estudo do personagem.<\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n A curva dram\u00e1tica consiste no crescimento da situa\u00e7\u00e3o dram\u00e1tica at\u00e9 o cume, depois ela come\u00e7a a descer, at\u00e9 voltar \u00e0 normalidade.<\/p>\n Ela est\u00e1 intimamente ligada ao arco do personagem.<\/p>\n Por meio de uma trama, um personagem corrige ou n\u00e3o uma falha, supera ou n\u00e3o um trauma.<\/p>\n A curva dram\u00e1tica \u00e9 a respons\u00e1vel por nos deixar ansiosos ou tensos na poltrona do cinema.<\/strong><\/p>\n \u00c9 basicamente as varia\u00e7\u00f5es de intensidade do filme.<\/p>\n Na curva dram\u00e1tica cl\u00e1ssica a hist\u00f3ria come\u00e7a de um ponto de partida que mostra o recorte escolhido para apresentar ao espectador a situa\u00e7\u00e3o, o estado inicial de repouso ou equil\u00edbrio do protagonista.<\/p>\n Por algum motivo h\u00e1 uma ruptura do conforto inicial, ent\u00e3o o protagonista parte para a busca de um novo equil\u00edbrio, que \u00e9 representado pelo crescimento da curva.<\/p>\n O ponto de cl\u00edmax \u00e9 o ponto onde o conflito alcan\u00e7a seu grau m\u00e1ximo e se resolve.<\/p>\n <\/p>\n Com a hist\u00f3ria e o conflito na cabe\u00e7a \u00e9 hora de escrever o argumento, que \u00e9 um documento escrito antes da Escaleta.<\/p>\n O argumento \u00e9 um texto corrido que conta de forma simples a sua hist\u00f3ria.<\/p>\n Voc\u00ea deve escrev\u00ea-lo em forma de prosa<\/strong> (par\u00e1grafos e discurso direto), no tempo presente e mantendo a estrutura de atos: come\u00e7o, meio e fim.<\/p>\n Tamb\u00e9m \u00e9 o momento de apresentar todos os personagens importantes para o enredo.<\/p>\n N\u00e3o existe muito consenso com rela\u00e7\u00e3o ao tamanho do argumento. Para autores iniciantes recomenda-se algo em torno de 3 a 5 p\u00e1ginas<\/strong>.<\/p>\n Afinal, voc\u00ea precisa cativar rapidamente um poss\u00edvel produtor que recebe dezenas de projetos semanalmente.<\/p>\n Por fim, leia o argumento em voz alta e d\u00ea para outras pessoas lerem e contarem o que entenderam da sua hist\u00f3ria.<\/p>\n Reescreva quantas vezes achar necess\u00e1rio, para que fique atraente e de f\u00e1cil entendimento.<\/p>\n <\/p>\n Ap\u00f3s colocar toda a ideia do roteiro no papel atrav\u00e9s do argumento \u00e9 hora de estruturar como o roteiro ser\u00e1 desenvolvido.<\/p>\n A escaleta \u00e9 esta estrutura, o esqueleto do roteiro, com o resumo de cada cena. <\/strong><\/p>\n Ela deve conter a indica\u00e7\u00e3o e separa\u00e7\u00e3o das cenas, as situa\u00e7\u00f5es e a\u00e7\u00f5es do personagem.<\/p>\n Nesse momento voc\u00ea ainda n\u00e3o precisa se preocupar com o di\u00e1logo.<\/p>\n Roteiristas profissionais defendem que a escaleta \u00e9 essencial, \u00e9 um estudo do roteiro.<\/p>\n \u00c9 na escaleta que o ritmo do filme deve ser acertado e \u00e9 tamb\u00e9m quando a ordem da hist\u00f3ria ser\u00e1 apresentada.<\/p>\n Uma t\u00e9cnica bastante usada \u00e9 separar as cenas em cartelas<\/strong>, assim voc\u00ea pode mudar a sequ\u00eancia delas.<\/p>\n Post Its coloridos tamb\u00e9m funcionam. Voc\u00ea pode usar as cores para separar tramas especificas.<\/p>\n <\/p>\n Com o argumento escrito e redondo e a escaleta feita \u00e9 hora de se concentrar nos di\u00e1logos.<\/p>\n Nessa fase voc\u00ea j\u00e1 deve conhecer seus personagens mais do que a si mesmo e est\u00e1 pronto para tirar todas as frases da boca dele.<\/p>\n Ent\u00e3o, s\u00f3 sentar em frente ao computador e deixar os di\u00e1logos flu\u00edrem.<\/p>\n Como voc\u00ea j\u00e1 viu por a\u00ed, existem padr\u00f5es de formata\u00e7\u00e3o para escrever roteiros e \u00e9 importante que voc\u00ea os siga.<\/p>\n O mais conhecido e utilizado \u00e9 o formato Master Scenes<\/em>.<\/p>\n Nesse formato voc\u00ea ir\u00e1 utilizar a fonte Courier New tamanho 12.<\/p>\n A fonte se parece com as letras das antigas m\u00e1quinas de escrever e esse padr\u00e3o far\u00e1 com que cada p\u00e1gina de roteiro corresponda a mais ou menos 1 minuto de cena no filme<\/strong>.<\/p>\n As p\u00e1ginas trar\u00e3o os seguintes elementos:<\/p>\n O cabe\u00e7alho introduz uma nova cena. Geralmente criamos uma nova cena quando existe alguma mudan\u00e7a de espa\u00e7o (lugar) ou tempo.<\/p>\n O cabe\u00e7alho aparece sempre em letras mai\u00fasculas e traz as informa\u00e7\u00f5es sobre onde a cena acontece e em qual tempo.<\/p>\n Se a cena \u00e9 dentro de alguma loca\u00e7\u00e3o usamos a sigla \u201cINT\u201d e se for externa, cenas filmadas em ambientes abertos como pra\u00e7as a indica\u00e7\u00e3o \u00e9 \u201cEXT\u201d.<\/p>\n Veja o exemplo abaixo:<\/p>\n INT. BIBLIOTECA DA ESCOLA \u2013 DIA<\/p>\n EXT. PRA\u00c7A DA CIDADE \u2013 NOITE<\/p>\n Depois do cabe\u00e7alho vem a a\u00e7\u00e3o, que \u00e9 a descri\u00e7\u00e3o do que ocorre na cena, sempre no tempo presente:<\/p>\n \u201cMaria lentamente coloca a m\u00e3o na ma\u00e7aneta e abre a porta de casa\u201d.<\/p>\n Por fim, o bloco de di\u00e1logo, composto pelo nome do personagem e o que ele fala.<\/p>\n Clique na figura abaixo para visualizar cada um desses elementos e conhecer outros.<\/p>\n <\/a><\/p>\n <\/p>\n Depois de pronta a primeira vers\u00e3o, revise.<\/p>\n N\u00e3o apenas 1 vez, mas 10.<\/p>\n Talvez 100.<\/p>\n Ler em voz alta tamb\u00e9m \u00e9 uma t\u00e9cnica bem utilizada.<\/p>\n Voc\u00ea precisa visualizar cada cena que criou e escutar cada frase saindo da boca do protagonista.<\/strong><\/p>\n <\/p>\n \u00c9 muito legal apresentar o roteiro para algu\u00e9m mais experiente. Se poss\u00edvel para um roteirista profissional.<\/p>\n Para isso existem cursos e laborat\u00f3rios de roteiro<\/strong>.<\/p>\n Novos olhares em cima de um trabalho que voc\u00ea est\u00e1 debru\u00e7ado e apegado pode render boas e novas vers\u00f5es.<\/p>\n <\/p>\n <\/a><\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n Se interessou pelo universo da escrita? Ent\u00e3o n\u00e3o perca tempo e receba nosso e-book repleto de conte\u00fado e dicas para escrever suas hist\u00f3rias.<\/p>\n <\/p>\nMas afinal: o que \u00e9 um Roteiro de Cinema?<\/strong><\/h2>\n
\u00c9 como se fosse o filme escrito, antes da grava\u00e7\u00e3o.<\/strong><\/h3>\n
Como come\u00e7ar a escrever um roteiro?<\/strong><\/h2>\n
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1. Planeje \u2013 Como Tirar a Ideia da Cabe\u00e7a e Colocar no Papel<\/strong><\/h3>\n
\n
2. Desenvolva Sua Hist\u00f3ria \u2013 Al\u00e9m de uma boa ideia voc\u00ea precisa pesquisar muito<\/strong><\/h3>\n
3. Defina o Conflito do seu filme \u2013 Elemento B\u00e1sico da dramaturgia<\/strong><\/h3>\n
Vamos aos mais cl\u00e1ssicos:<\/h4>\n
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Para que n\u00e3o restem d\u00favidas sobre o que \u00e9 conflito, vamos aos exemplos:<\/strong><\/h4>\n
4. Construa personagens consistentes dentro da curva dram\u00e1tica<\/strong><\/h3>\n
<\/h4>\n
Defina os personagens<\/strong><\/h4>\n
\n
Desenhe a Curva Dram\u00e1tica<\/strong><\/h4>\n
5. Fa\u00e7a o Argumento<\/strong><\/h3>\n
6. Desenvolva cada cena: Escaleta, a estrutura do roteiro<\/strong><\/h3>\n
7. Escreva seu ROTEIRO<\/strong><\/h3>\n
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Cabe\u00e7alho:<\/strong><\/h4>\n
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A\u00e7\u00e3o<\/strong><\/h4>\n
8. Revise<\/strong><\/h3>\n
9. Apresente para Algu\u00e9m e Fa\u00e7a novos Tratamentos<\/strong><\/h3>\n
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Dicas importantes<\/strong><\/h2>\n
\n
Guia AIC de Roteiro Para Cinema<\/strong><\/h2>\n