{"id":16728,"date":"2017-08-08T17:04:28","date_gmt":"2017-08-08T20:04:28","guid":{"rendered":"http:\/\/www.aicinema.com.br\/?p=15760"},"modified":"2017-09-06T17:53:33","modified_gmt":"2017-09-06T20:53:33","slug":"ilda-santiago-e-o-festival-do-rio","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/ilda-santiago-e-o-festival-do-rio\/","title":{"rendered":"Ilda Santiago e o Festival do Rio"},"content":{"rendered":"
<\/a>Ilda Santiago, s\u00f3cia do Grupo Esta\u00e7\u00e3o e diretora do Festival do Rio, esteve na Academia Internacional de Cinema (AIC) do Rio de Janeiro, no \u00faltimo dia 3, participando da Semana de Cinema e Mercado (SCM), tradicional evento da escola.<\/p>\n Ilda confessou estar imersa no processo (quase) final da sele\u00e7\u00e3o da Premi\u00e8re Brasil, uma das mostras mais esperadas e concorridas do festival, vendo v\u00e1rios filmes no dia, mas, que estava muito feliz de estar na AIC para conversar um pouco sobre cinema e festivais.<\/p>\n Come\u00e7ou contando um pouco de como surgiu o Grupo Esta\u00e7\u00e3o, na d\u00e9cada de 1980, com a vontade de exibir filmes independentes. \u201cA gente queria trazer a experi\u00eancia que t\u00ednhamos com cineclube para um formato mais profissional\u201d, conta.<\/p>\n A hist\u00f3ria come\u00e7ou com a sala de Botafogo e o primeiro filme exibido foi \u201cEu Sei Que Vou Te Amar\u201d, de Arnaldo Jabor. Hoje o grupo conta com 17 salas especialistas na exibi\u00e7\u00e3o do circuito independente.<\/p>\n Ilda trouxe um pouco dos bastidores do Festival do Rio. Contou curiosidades, falou sobre as sele\u00e7\u00f5es e principalmente sobre o trabalho duro escondido atr\u00e1s do glamour.<\/p>\n <\/a>Contou como tudo come\u00e7ou, com o FestRio em 1987. Um ano depois nascia a Primeira Mostra Palco Nacional, patrocinada pelo extinto Banco Nacional. Em sua primeira edi\u00e7\u00e3o a Mostra trouxe 30 estreias e se manteve por 10 anos. Em 1997 virou Mostra Rio e o atual nome s\u00f3 apareceu em 1999, junto com a ideia de difundir mais o Cinema Brasileiro e Latino.<\/p>\n Na primeira Premi\u00e8re Brasil foram exibidos apenas 7 filmes, hoje, s\u00e3o mais de 60 entre curtas e longas. \u201cA ideia da premi\u00e8re sempre foi criar impacto e quebrar moldes pr\u00e9-estabelecidos. N\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil manter uma linha consistente, abra\u00e7ar a diversidade e ao mesmo tempo pensar no mercado\u201d, conta.<\/p>\n Ilda contou que a sele\u00e7\u00e3o dos filmes come\u00e7a no Ventana-Sur<\/a>, em Buenos Aires, entre novembro e dezembro. \u00c9 l\u00e1 que ela come\u00e7a a pensar nos filmes do ano seguinte. Depois dele, mais tantos outros festivais.<\/p>\n Tamb\u00e9m contou um pouco da sua rotina de cin\u00e9fila. \u201cAcordo \u00e0s 6h para ver o primeiro filme do dia. S\u00e3o no m\u00ednimo dois por dia. Um de manh\u00e3 e outro \u00e0 noite. \u00a0Final de semana ent\u00e3o, nem saio de casa, sento no sof\u00e1 na sexta e s\u00f3 saio de l\u00e1 na segunda\u201d.<\/p>\n <\/a>Ilda tamb\u00e9m defendeu os filmes ruins: \u201camo ver filmes defeituosos\u201d, comentou, dizendo que eles s\u00e3o importantes para a forma\u00e7\u00e3o de qualquer curador ou cineasta. Tamb\u00e9m falou da import\u00e2ncia dos filmes feitos para a televis\u00e3o. \u201cAcho que n\u00e3o podemos usar o termo de uma forma pejorativa, dizer que o filme foi feito para TV tem a ver com o tempo do filme, com o olhar. N\u00e3o com ele ser ruim ou bom. Sem contar que a televis\u00e3o formou alguns dos grandes diretores do nosso cinema. Ent\u00e3o, como falar mal dela? \u201d, comenta.<\/p>\n Para finalizar Ilda disse que o mais importante para ela \u00e9 manter as pessoas indo ao cinema, sempre. Ela acredita que para que aja mais equil\u00edbrio \u00e9 preciso que exista investimento em todos os setores, se referindo a import\u00e2ncia de ter dinheiro para promover o filme depois de pronto. \u201cQuero que os filmes que eu acredito consigam entrar no mercado\u201d.<\/p>\nCircuito Esta\u00e7\u00e3o<\/b><\/h4>\n
Festival do Rio<\/b><\/h4>\n
Filme Defeituosos e Filmes de TV<\/b><\/h4>\n