{"id":16715,"date":"2017-05-18T16:05:01","date_gmt":"2017-05-18T19:05:01","guid":{"rendered":"http:\/\/www.aicinema.com.br\/?p=15435"},"modified":"2017-09-14T14:33:50","modified_gmt":"2017-09-14T17:33:50","slug":"olhos-de-argila-ganha-premio-abc-de-melhor-direcao-de-fotografia-estudantil","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/olhos-de-argila-ganha-premio-abc-de-melhor-direcao-de-fotografia-estudantil\/","title":{"rendered":"Olhos de Argila ganha pr\u00eamio ABC de Melhor Dire\u00e7\u00e3o de Fotografia Estudantil"},"content":{"rendered":"
O diretor de fotografia, Luiz Augusto Moura<\/b>, ex-aluno do FILMWORKS<\/a> \u2013 o Curso T\u00e9cnico em Dire\u00e7\u00e3o Cinematogr\u00e1fica da Academia Internacional de Cinema (AIC), recebeu o pr\u00eamio ao lado de grandes nomes da fotografia nacional, como Walter Carvalho, pr\u00eamio de Melhor Dire\u00e7\u00e3o de Fotografia de S\u00e9rie de TV por \u201cJusti\u00e7a\u201d e Adrian Teijido, pr\u00eamio de Melhor Dire\u00e7\u00e3o de Fotografia em Longa-Metragem por \u201cElis\u201d.<\/p>\n \u201cGanhar esse pr\u00eamio da ABC veio como uma confirma\u00e7\u00e3o de que realmente fomos pelo caminho certo. \u00c9 muito dif\u00edcil ter algum tipo de retorno com curtas-metragens, j\u00e1 que \u00e9 um parto s\u00f3 para que a gente possa fazer os filmes serem vistos por um p\u00fablico m\u00ednimo. Ent\u00e3o, saber que gente da \u00e1rea, que trabalha com filmes e s\u00e9ries, viu e pensou \u2018poxa, esse filme tem algo a mais\u2019 me deixou realmente bem feliz – principalmente nesse momento em que muito se cobra que a t\u00e9cnica esteja \u00e0 servi\u00e7o da narrativa\u201d, conta Luiz.<\/p>\n Al\u00e9m de Luiz, v\u00e1rios outros alunos participaram do filme, entre eles: Paulo Soucheff – diretor, roteirista e montador, Andrea Mendon\u00e7a \u2013 continu\u00edsta, Priscila Oliveira \u2013 assistente de produ\u00e7\u00e3o, Fabio Bessa Villafranca \u2013 edi\u00e7\u00e3o e mixagem de som, Gabrielle Mar\u00e7al \u2013 diretora de arte, Nathalia Totti \u2013 produ\u00e7\u00e3o de objetos, Elissa Suzuki \u2013 assistente de arte, Gabriela Sant’anna \u2013 maquiagem de efeito, Toni Neves \u2013 ajudante de set.<\/p>\n A hist\u00f3ria do filme come\u00e7ou a partir da pesquisa do Paulo Soucheff, diretor do filme e tamb\u00e9m ex-aluno do FILMWORKS, sobre fot\u00f3grafos cegos. Em sua pesquisa ele encontrou diversos artistas, entre eles, Pete Eckert, um fot\u00f3grafo cego que trabalha com Light Painting e cria suas imagens a partir do som, do toque e da mem\u00f3ria. Ele serviu de inspira\u00e7\u00e3o para o filme, al\u00e9m do cap\u00edtulo \u201cVer e N\u00e3o Ver\u201d do livro \u201cUm Antrop\u00f3logo em Marte\u201d, de Oliver Sacks.<\/p>\n<\/a>Um fot\u00f3grafo com defici\u00eancia visual que volta a enxergar depois de uma cirurgia. O que era para ser uma alegria, vira um tormento. Essa \u00e9 a hist\u00f3ria (de forma simplista) do curta \u201cOlhos de Argila\u201d que ganhou o pr\u00eamio ABC de Melhor Dire\u00e7\u00e3o de Fotografia Estudantil no \u00faltimo s\u00e1bado.<\/p>\n
Como tudo come\u00e7ou…<\/h4>\n