{"id":16711,"date":"2017-06-08T14:12:58","date_gmt":"2017-06-08T17:12:58","guid":{"rendered":"http:\/\/www.aicinema.com.br\/?p=15176"},"modified":"2023-06-26T17:25:41","modified_gmt":"2023-06-26T20:25:41","slug":"quero-ser-diretor-de-cinema","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/quero-ser-diretor-de-cinema\/","title":{"rendered":"Quero Ser Diretor de Cinema"},"content":{"rendered":"
\u201cAs pessoas podem dizer que existe um milh\u00e3o de maneiras de filmar uma cena, mas eu acho que n\u00e3o. Acho que existem duas, talvez. E uma delas est\u00e1 errada.\u201d<\/em><\/strong><\/p>\n As palavras de David Fincher podem parecer radicais, mas elas definem exatamente a fun\u00e7\u00e3o do diretor de cinema: saber o que quer<\/strong>.<\/p>\n Por isso, a ideia desse profissional como um personagem muitas vezes autorit\u00e1rio e obsessivo pode se relacionar ao fato de que \u00e9 preciso ser um pouquinho de tudo isso, sim, para lidar com tanta responsabilidade. Afinal, um filme de longa-metragem exige muito de uma por\u00e7\u00e3o de pessoas, mas o diretor \u00e9 o fio condutor dessa hist\u00f3ria. \u00c9 na cabe\u00e7a dele que a narrativa do filme, de fato, se constr\u00f3i.<\/p>\n <\/p>\n Veja tamb\u00e9m nossos outros artigos da s\u00e9rie Profiss\u00f5es do Cinema:<\/strong><\/p>\n <\/p>\n Contar uma hist\u00f3ria \u00e9 o que move um diretor de cinema<\/a>. Essa \u00e9 a fun\u00e7\u00e3o que atravessa todas as etapas do fazer cinematogr\u00e1fico, mas que se potencializa por meio das escolhas criativas e narrativas que o diretor vai fazer, desde a pr\u00e9-produ\u00e7\u00e3o at\u00e9 a finaliza\u00e7\u00e3o. Como o maestro de uma orquestra, ele conduz os outros profissionais a executarem sua vis\u00e3o para o filme.<\/p>\n David Mamet costumava dizer que um diretor de cinema tem duas fun\u00e7\u00f5es: decupar e estar de bom humor. A decupagem<\/a> nada mais \u00e9 do que pegar um roteiro e imaginar o que est\u00e1 escrito em forma de imagens, criar uma atmosfera, transformar as palavras em cenas \u2013 visualizando enquadramentos, movimentos de c\u00e2mera e demais aspectos imag\u00e9ticos. Quanto ao bom humor, nada mais importante para algu\u00e9m que precisa lidar constantemente com outros artistas e tirar deles o melhor trabalho poss\u00edvel.<\/p>\n <\/b> <\/p>\n Ser um bom l\u00edder, nesse caso, \u00e9 essencial. Al\u00e9m de escolher os profissionais da equipe, o diretor ser\u00e1 respons\u00e1vel por passar sua ideia para cada um deles, de modo que todos sigam a mesma linguagem e \u201cfa\u00e7am o mesmo filme\u201d. \u00c9 importante saber comunicar o que voc\u00ea quer, para que os outros profissionais entendam o conceito, mas acima de tudo \u00e9 preciso saber ouvir.<\/p>\n Martin Scorsese certa vez disse que o cinema \u00e9 simplesmente uma quest\u00e3o de decidir o que est\u00e1 dentro do quadro e o que est\u00e1 fora. J\u00e1 Stanley Kubrick afirmou nem sempre saber o que queria, mas que ele sempre sabia o que n\u00e3o<\/span> queria. Se a fun\u00e7\u00e3o do diretor de cinema \u00e9 contar uma hist\u00f3ria em forma de filme, e boa parte das decis\u00f5es desse filme est\u00e3o em suas costas, ser\u00e1 que pode haver trabalho mais interessante, mas tamb\u00e9m mais dif\u00edcil, num set de filmagem?<\/p>\n <\/p>\n Que dirigir um filme n\u00e3o \u00e9 tarefa das mais f\u00e1ceis, todo mundo sabe, at\u00e9 mesmo quem n\u00e3o faz a menor ideia do que se passa em um set de filmagem. Mas quais s\u00e3o as dificuldades reais que o diretor enfrenta, em seu trabalho? Quais seus maiores desafios?<\/p>\n Tudo parece muito simples no papel, at\u00e9 que algu\u00e9m pegue uma c\u00e2mera e resolva colocar atores falando e se movimentando em frente a ela. A\u00ed surgem dezenas de pessoas oferecendo solu\u00e7\u00f5es para os problemas criados pelas p\u00e1ginas do roteiro. Nesse cen\u00e1rio que parece um tanto quanto ca\u00f3tico, a fun\u00e7\u00e3o do diretor \u00e9 tentar fazer com que tudo fique o mais claro poss\u00edvel para todos os envolvidos, mesmo que no final n\u00e3o se consiga executar a hist\u00f3ria do jeito que est\u00e1 em sua cabe\u00e7a.<\/p>\n Uma das maiores dificuldades do diretor \u00e9 lidar com os imprevistos no decorrer da produ\u00e7\u00e3o \u2013 e eles acontecem, muito mais do que se gostaria. \u00c9 preciso tomar novas decis\u00f5es todos os dias, dentro de circunst\u00e2ncias muitas vezes inesperadas, sem comprometer a vis\u00e3o do filme. Tamb\u00e9m \u00e9 preciso estar aberto a esses imprevistos, incorporando novas ideias que podem enriquecer o filme criativamente. Com certeza, n\u00e3o \u00e9 um trabalho para quem curte rotina.<\/p>\n Al\u00e9m da press\u00e3o de conduzir esse processo do in\u00edcio ao fim, sem deixar que o conceito narrativo se perca, \u00e9 preciso lidar diariamente com o ego \u2013 o seu e o da equipe inteira. Autoridade nem sempre quer dizer falta de humildade, e essa m\u00e1xima vale no cinema como em qualquer outra profiss\u00e3o. Por isso, um bom diretor precisa ter consci\u00eancia de que ver\u00e1 nascer o filme de forma mais completa do que qualquer outro profissional no set, mas que sem a colabora\u00e7\u00e3o e o trabalho dessas outras pessoas, nada disso seria poss\u00edvel.<\/p>\n <\/p>\n Tudo o que se refere a fazer o filme \u00e9, de maneira direta ou indireta, responsabilidade do diretor. Desde o roteiro at\u00e9 a capta\u00e7\u00e3o de recursos, passando pela filmagem e p\u00f3s-produ\u00e7\u00e3o, cada pequeno aspecto pode influenciar a hist\u00f3ria criativamente, exigir mudan\u00e7as, decis\u00f5es.<\/p>\n Na pr\u00e9-produ\u00e7\u00e3o, o papel do diretor \u00e9 fundamental para passar aos demais integrantes da equipe o conceito do filme \u2013 arte, fotografia, som e todos os elementos envolvidos na narrativa. \u00c9 ele quem vai decupar o roteiro<\/a>, ensaiar com os atores, definir as loca\u00e7\u00f5es e ajudar a produ\u00e7\u00e3o a decidir tudo o que for relacionado \u00e0 narrativa.<\/p>\n Durante a produ\u00e7\u00e3o, na filmagem propriamente dita, seu trabalho \u00e9 dirigir as cenas, lidando com as dificuldades ou eventualidades que a equipe possa enfrentar para a realiza\u00e7\u00e3o do projeto. Normalmente, o diretor possui um monitor para assistir o que a c\u00e2mera est\u00e1 filmando em tempo real e depois fazer suas observa\u00e7\u00f5es, pedir para gravar novas tomadas ou conversar com os atores se quiser que mudem algo em suas performances. Nessa fase, ele precisa garantir que o material captado seja exatamente aquilo que ir\u00e1 precisar na sala de edi\u00e7\u00e3o, para montar o filme.<\/p>\n Na etapa de p\u00f3s-produ\u00e7\u00e3o, trabalhando com o montador, com o editor de som, com os profissionais de mixagem e de corre\u00e7\u00e3o de cor, o diretor do filme d\u00e1 continuidade ao trabalho iniciado l\u00e1 atr\u00e1s, na pr\u00e9-produ\u00e7\u00e3o. Ou seja, ele garante que a estrutura narrativa imaginada e executada permane\u00e7a na montagem e finaliza\u00e7\u00e3o, enriquecendo as linguagens e conceitos j\u00e1 desenvolvidos junto aos outros profissionais.<\/p>\n Dependendo da produtora e do tipo de filme (no cinema independente, por exemplo, o diretor geralmente acaba tendo mais autonomia), alguns diretores participam tamb\u00e9m da defini\u00e7\u00e3o de estrat\u00e9gias para o lan\u00e7amento do filme \u2013 definindo quais as melhores salas de cinema para exibi\u00e7\u00e3o ou o melhor festival para estreia. \u00c9 ele tamb\u00e9m quem d\u00e1 entrevistas, junto com os atores, na fase de divulga\u00e7\u00e3o.<\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n Quando n\u00e3o est\u00e1 filmando, um diretor ou diretora de cinema passa boa parte do seu tempo observando a vida e as rela\u00e7\u00f5es humanas. A parte bacana \u00e9 que isso pode ser feito enquanto voc\u00ea se envolve em outras tarefas: andando na rua, cuidando dos filhos, na fila do banco…. Assim como o roteirista, cabe ao diretor usar a imagina\u00e7\u00e3o para enxergar, na vida, pequenos momentos cinematogr\u00e1ficos.<\/p>\n Outro trabalho do diretor, que pode at\u00e9 parecer divers\u00e3o, \u00e9 assistir filmes \u2013 muitos filmes, se poss\u00edvel todos os dias. Isso educa o olhar e faz com que o profissional se torne cada vez mais anal\u00edtico e detalhista, com um repert\u00f3rio imag\u00e9tico para oferecer solu\u00e7\u00f5es no seu pr\u00f3prio set de filmagem. Afinal, \u00e9 preciso conhecer profundamente a linguagem cinematogr\u00e1fica j\u00e1 existente para quebrar par\u00e2metros e criar novas linguagens.<\/p>\n Dependendo da etapa em que o filme se encontra, o dia a dia do diretor muda muito, por isso a \u00fanica certeza dessa carreira \u00e9 de que muitas incertezas ir\u00e3o surgir, constantemente. Mas, claro, voc\u00ea pode se preparar para algumas fases do processo, planejando o m\u00e1ximo poss\u00edvel com anteced\u00eancia. Por isso a pr\u00e9-produ\u00e7\u00e3o \u00e9 uma etapa t\u00e3o importante, em qualquer filme.<\/p>\n Para a maioria dos diretores, a filmagem \u00e9 o per\u00edodo que mais requer energia e tamb\u00e9m o mais empolgante, pois \u00e9 quando tudo o que foi imaginado finalmente se torna concreto. O ritmo e as demandas do set costumam ser bastante intensos, principalmente para o diretor, pois em geral o tempo \u00e9 curto e ele deve estar preparado para tomar decis\u00f5es a todo momento. Nessa fase, \u00e9 como se o diretor \u2013 junto com toda a equipe de filmagem \u2013 mergulhasse em outro universo e vivesse outra vida.<\/p>\n J\u00e1 na p\u00f3s-produ\u00e7\u00e3o, o envolvimento do diretor depende muito de cada profissional. Alguns preferem orientar o montador e deixar que ele fa\u00e7a seu corte, outros acompanham mais de perto a edi\u00e7\u00e3o. De todo modo, como \u00e9 o diretor que responde, conceitualmente, pelo resultado final do trabalho, geralmente ele faz quest\u00e3o de estar envolvido em todos os momentos, \u201crespirando\u201d o filme at\u00e9 a exibi\u00e7\u00e3o na sala de cinema.<\/p>\n <\/p>\n Isso pode variar muito, dependendo da natureza do projeto \u2013 se for fic\u00e7\u00e3o, document\u00e1rio, uma grande produ\u00e7\u00e3o ou baixo or\u00e7amento… Mas pode-se dizer, generalizando, que o tempo m\u00e9dio de uma produ\u00e7\u00e3o padr\u00e3o de longa-metragem de fic\u00e7\u00e3o no Brasil fica em torno de tr\u00eas anos (incluindo roteiro, capta\u00e7\u00e3o, pr\u00e9-produ\u00e7\u00e3o, filmagem, p\u00f3s-produ\u00e7\u00e3o e distribui\u00e7\u00e3o).<\/p>\n No caso de document\u00e1rios, o cen\u00e1rio muda um pouco. Esse tipo de filme acontece no tempo que for preciso para contar a hist\u00f3ria, com extremas varia\u00e7\u00f5es. Alguns s\u00e3o filmados em poucos meses, outros demoram d\u00e9cadas para serem conclu\u00eddos.<\/p>\n Como, no Brasil, os cineastas dependem em larga escala de editais e leis de incentivo, o tempo dos projetos varia muito tamb\u00e9m de acordo com a aprova\u00e7\u00e3o e capta\u00e7\u00e3o dos recursos. Outros fatores externos, como problemas de produ\u00e7\u00e3o, podem afetar o cronograma do filme.<\/p>\n H\u00e1 quem consiga, mesmo na fic\u00e7\u00e3o, fazer filmes de longa-metragem em um curto espa\u00e7o de tempo, mas tudo depende da linguagem e da est\u00e9tica do filme. Cada projeto tem um perfil, mas como o diretor est\u00e1 presente em todas as fases do processo, \u00e9 poss\u00edvel que, para n\u00e3o ficar parado, ele se envolva em mais do que um filme ao mesmo tempo.<\/p>\n <\/p>\n A maioria dos profissionais da \u00e1rea afirma que \u00e9 muito dif\u00edcil estipular uma m\u00e9dia de sal\u00e1rio para a carreira de diretor, embora seja absolutamente poss\u00edvel viver disso. A tabela do Sindcine estipula que o piso salarial para diretores em longa, m\u00e9dia ou curta-metragem seja de aproximadamente 2500 reais por semana, por\u00e9m esse valor pode chegar a at\u00e9 7 mil reais por semana. Em publicidade, um diretor pode ganhar at\u00e9 10% do or\u00e7amento total do filme, o que torna essa possibilidade bastante atrativa para quem quer ingressar no mercado.<\/p>\n Em se tratando de projetos autorais ou de \u201cguerrilha\u201d, pode acontecer de o diretor abrir m\u00e3o de seu cach\u00ea para investir esses recursos em outros aspectos da produ\u00e7\u00e3o do filme, como objetos de arte, equipamentos de fotografia ou efeitos especiais. Nesses casos, \u00e9 comum tamb\u00e9m que o diretor seja produtor do filme e tem participa\u00e7\u00e3o nos resultados (bilheteria ou pr\u00eamios em festivais, por exemplo). Se o filme for bem-sucedido comercialmente, o diretor pode acabar investindo esses lucros em seus futuros trabalhos.<\/p>\n Apesar da varia\u00e7\u00e3o de projetos poss\u00edveis e seus desdobramentos mercadol\u00f3gicos, or\u00e7ament\u00e1rios e de cronograma, em geral o cach\u00ea do diretor \u00e9 um dos mais altos do filme. Por conta disso, \u00e9 poss\u00edvel se manter na carreira administrando o valor recebido por um projeto durante v\u00e1rios meses.<\/p>\n Embora seja uma profiss\u00e3o inst\u00e1vel, que n\u00e3o pode ser muito pensada em termos burocr\u00e1ticos, o reconhecimento no caso de um bom trabalho \u00e9 sempre muito maior do que para os demais profissionais, em especial os das \u00e1reas t\u00e9cnicas. Al\u00e9m disso, a forma\u00e7\u00e3o em dire\u00e7\u00e3o cinematogr\u00e1fica abre portas para diversas outras possibilidades. A televis\u00e3o (principalmente seriados) pode ser uma excelente op\u00e7\u00e3o para os diretores iniciantes, n\u00e3o apenas pela estabilidade financeira, mas por utilizar uma linguagem que tem dialogado muito com a est\u00e9tica do cinema. Naturalmente, s\u00e3o propostas audiovisuais distintas, mas \u00e9 poss\u00edvel encontrar muita sofistica\u00e7\u00e3o e criatividade narrativa em diversos conte\u00fados para TV e internet hoje em dia.<\/p>\n <\/p>\n \u00c9 um longo percurso. Os mais rom\u00e2nticos diriam que basta \u201camar o cinema\u201d e \u201cver filmes\u201d. Na verdade, a forma mais tradicional \u00e9 come\u00e7ar como assistente de dire\u00e7\u00e3o e migrar para a dire\u00e7\u00e3o. H\u00e1 quem seja roteirista e diretor, ou quem passe da dire\u00e7\u00e3o de fotografia para a dire\u00e7\u00e3o \u2013 uma vez que, com a democratiza\u00e7\u00e3o da tecnologia digital, as \u00e1reas se tornam cada vez mais fluidas. Muitos diretores se especializam tamb\u00e9m em montagem, para terem maior dom\u00ednio da decupagem.<\/p>\n Para quem estuda, o conselho \u00e9 escrever um bom projeto de TCC, fazer uma boa defesa em caso de pitching<\/i> e ter um bom curta de forma\u00e7\u00e3o. Fazer videoclipes ou v\u00eddeos institucionais muitas vezes tamb\u00e9m pode ajudar a pensar em imagens e praticar seu of\u00edcio fora da universidade.<\/p>\n No Brasil, grande parte dos diretores de cinema come\u00e7a a carreira fazendo filmes curtos, enviando-os para festivais, ganhando pr\u00eamios. Da\u00ed para um longa-metragem, s\u00e3o v\u00e1rios caminhos, mas facilita quando o diretor j\u00e1 tem um roteiro em m\u00e3os. A passagem de assistente de dire\u00e7\u00e3o para diretor tamb\u00e9m costuma acontecer de maneira natural, atrav\u00e9s da pr\u00e1tica.<\/p>\n Nesse sentido, os cursos de forma\u00e7\u00e3o podem ser \u00fateis porque neles voc\u00ea conhece pessoas e pode formar um grupo de trabalho. O cinema \u00e9 uma arte coletiva, que envolve conhecimento t\u00e9cnico \u2013 duas coisas que uma escola pode oferecer.<\/p>\n Mas apenas estudar tamb\u00e9m n\u00e3o basta para formar um diretor, pois o ato de criar \u00e9 o que traz cada vez mais conhecimento. Essa n\u00e3o \u00e9 uma \u00e1rea acad\u00eamica, mas pr\u00e1tica, na qual \u00e9 preciso arrega\u00e7ar as mangas e fazer filmes, muitos filmes. Por isso, se voc\u00ea \u00e9 um aspirante a diretor, tente buscar cursos que valorizem esse tipo de atividade e exerc\u00edcio, no qual possa realmente executar esse of\u00edcio em um set de filmagem.<\/p>\n Independentemente de qual forma\u00e7\u00e3o voc\u00ea escolher, a recomenda\u00e7\u00e3o dos diretores, para algu\u00e9m que quer se tornar um diretor, \u00e9 ter uma rela\u00e7\u00e3o de amor pelo cinema. Ver e fazer a maior quantidade poss\u00edvel de filmes. Pensando de forma mais po\u00e9tica, podemos dizer que, no fim das contas, as respostas que voc\u00ea procura sempre v\u00e3o estar nos pr\u00f3prios filmes.<\/p>\n <\/p>\n Para os futuros diretores de cinema, a filmografia e bibliografia s\u00e3o vastas. Podemos come\u00e7ar com os cl\u00e1ssicos \u201cFellini 8 \u00bd\u201d, de Federico Fellini, e \u201cNoite Americana\u201d, de Fran\u00e7ois Truffaut, ou o recente \u201cMia Madre\u201d, de Nani Moretti, que abordam o universo de diretores de cinema e os desafios do set de filmagem.<\/p>\n Para aqueles diretores que tamb\u00e9m s\u00e3o roteiristas, \u201cO Desprezo\u201d, de Jean-Luc Godard, \u00e9 uma boa pedida. Confira tamb\u00e9m \u201cRogopag \u2013 Rela\u00e7\u00f5es Humanas\u201d, uma s\u00e9rie de quatro curtas-metragens, gravados por diferentes diretores de cinema. O curta de Pasolini, \u2018La Ricotta’, conta a hist\u00f3ria de uma produ\u00e7\u00e3o luxuosa sendo gravada em uma \u00e1rea pobre.<\/p>\n Outra sugest\u00e3o \u00e9 assistir os materiais extras de filmes, dispon\u00edveis em DVD ou BluRay, e muitas encontrados na internet. Sempre h\u00e1 um diretor contando algo que possa ajudar, falando sobre os processos, efeitos pr\u00e1ticos, as dificuldades e solu\u00e7\u00f5es encontradas no set.<\/p>\n Voc\u00ea pode tamb\u00e9m assistir alguns document\u00e1rios de making of<\/i>. Por exemplo, o doc “Apocalipse de um Cineasta” aborda as filmagens de “Apocalypse Now”, de Francis Ford Coppola. “Meu melhor inimigo”, de Werner Herzog, fala sobre a rela\u00e7\u00e3o dele com Klauss Kinski, seu ator preferido. “Lost in La Mancha” mostra a o set de um filme de Terry Gillian sobre Don Quixote, que nunca foi conclu\u00eddo.<\/p>\n Passando para as produ\u00e7\u00f5es nacionais, em 1964 o cineasta Eduardo Coutinho estava gravando um filme no Nordeste do Brasil, mas foi obrigado a interromper as grava\u00e7\u00f5es por causa da ditadura militar. \u201cCabra Marcado Para Morrer\u201d \u00e9 o retorno do diretor, em 1981, a esse filme.<\/p>\n Quanto aos livros, alguns dos mais recomendados s\u00e3o “Hitchcock\/Truffaut”, uma verdadeira B\u00edblia da dire\u00e7\u00e3o cinematogr\u00e1fica, cujo conte\u00fado tamb\u00e9m est\u00e1 em um document\u00e1rio de mesmo nome. \u201cEsculpir o Tempo”, de Andrey Tarkovski, tamb\u00e9m pode ser lido e assistido. “A Espera do Tempo \u2013 Filmando com Kurosawa”, escrito por seu assistente de dire\u00e7\u00e3o, Teruyo Nogami, \u00e9 outro livro indispens\u00e1vel.<\/p>\n Para quem se interessa tamb\u00e9m por edi\u00e7\u00e3o, “Num piscar de olhos”, de Walter Murch, traz quest\u00f5es sobre o ato de olhar e refletir dentro do processo de montagem \u2013 importantes, na verdade, para qualquer pessoa que queira se tornar editor.<\/p>\n Outras recomenda\u00e7\u00f5es s\u00e3o o livro “Meu \u00daltimo Suspiro”, de Luis Bu\u00f1uel, uma biografia que se mistura com relatos f\u00edlmicos, e “A Mise En Sc\u00e8ne no Cinema \u2013 Do Cl\u00e1ssico ao Cinema de Fluxo”, de Luiz Carlos de Oliveira Jr.<\/p>\n Finalmente, quem quer ser diretor de document\u00e1rio tamb\u00e9m tem algumas op\u00e7\u00f5es de livros interessantes, incluindo “Introdu\u00e7\u00e3o ao Document\u00e1rio”, de Bill Nichols, e “Eduardo Coutinho”, organizado por Milton Ohata, que fala sobre esse que foi um dos maiores documentaristas brasileiros.<\/p>\n Al\u00e9m de ler muito e ver muitos filmes, um bom diretor de cinema precisa olhar o mundo com o cora\u00e7\u00e3o aberto, sem preconceito. Precisa de perseveran\u00e7a, disciplina, ousadia, imagina\u00e7\u00e3o, coragem e determina\u00e7\u00e3o. As hist\u00f3rias que voc\u00ea conta precisam ter resson\u00e2ncia emocional com o p\u00fablico, essa rela\u00e7\u00e3o de faz\u00ea-lo sentir alguma coisa por meio da sua arte.<\/p>\n Observe pessoas, estude atores; n\u00e3o v\u00e1 apenas ao cinema, mas tamb\u00e9m ao teatro. Estude sempre, busque refer\u00eancias, conhe\u00e7a a Hist\u00f3ria do Cinema. Crie um repert\u00f3rio visual, fique por dentro das ferramentas tecnol\u00f3gicas que continuam surgindo. Se optar por um curso, busque parcerias, troque ideias e experi\u00eancias. Se tiver a chance de participar de outros sets de filmagem, pratique o m\u00e1ximo poss\u00edvel antes de chegar ao seu. Tenha paci\u00eancia, espere seu momento.<\/p>\n Fazer cinema \u00e9 uma profiss\u00e3o dif\u00edcil, que exige talento, mas sobretudo muito esfor\u00e7o. \u00c9 uma busca constante, uma vontade de contar hist\u00f3rias que nunca acaba, nem mesmo quando um filme est\u00e1 terminado \u2013 pois essa \u00e9 a hora de partir para outro. O \u00fanico conselho \u00e9 que voc\u00ea n\u00e3o desista no meio do caminho.<\/p>\n A carreira de um diretor de cinema pode parecer muitas coisas, mas uma delas \u00e9 certa: trata-se de um trabalho apaixonante. Construir uma narrativa, com todas as ferramentas e possibilidades do audiovisual, \u00e9 algo m\u00e1gico. Por isso, se voc\u00ea acha que um dia ainda vai sentar numa cadeira de diretor, lembre-se de que at\u00e9 os melhores cineastas j\u00e1 se questionaram. \u00c9 parte da profiss\u00e3o. \u201cO que \u00e9 um diretor de cinema? Algu\u00e9m a quem as pessoas fazem perguntas sobre tudo. E, algumas vezes, ele tem as respostas\u201d \u2013 Fran\u00e7ois Truffaut.<\/p>\n <\/p>\n <\/a><\/p>\n <\/p>\n Leu tudo e se identificou? Conhe\u00e7a o FILMWORKS<\/a>, o curso t\u00e9cnico em dire\u00e7\u00e3o cinematogr\u00e1fica da AIC, em S\u00e3o Paulo<\/a><\/b><\/b><\/p>\n <\/p>\n Quem saber mais sobre algum curso<\/span><\/b><\/a> da Academia Internacional de Cinema? Entre em contato com a gente pelo Whastsapp<\/span><\/b><\/a> ou por E-mail<\/span><\/b><\/a>.<\/p>\n Para continuar acompanhando outros conte\u00fados como este,\u00a0<\/span>siga nossas redes sociais<\/span><\/strong>: estamos no\u00a0Facebook<\/span><\/a>,\u00a0<\/span>Instagram<\/span><\/a>, TikTok<\/a>, <\/span>Twitter<\/span><\/a>,\u00a0<\/span>Linkedin<\/span><\/a>\u00a0e\u00a0<\/span>YouTube<\/span><\/a>!<\/span><\/p>\n <\/b> * Fontes consultadas para esse artigo, professores da Academia Internacional de Cinema: Lina Chamie, Vinicius Reis e Pedro Jorge \u201cCabr\u00f3n\u201d<\/em><\/p>\n **Foto: Alexandre Borges<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Diretor de Cinema \u00e9 o profissional\u00a0que\u00a0faz\u00a0as escolhas narrativas para transformar a hist\u00f3ria que est\u00e1 no papel em um filme. \u201cAs pessoas podem dizer que existe um milh\u00e3o de maneiras de filmar uma cena, mas eu acho que n\u00e3o. Acho que existem duas, talvez. E uma delas est\u00e1 errada.\u201d As palavras de David Fincher podem parecer …<\/p>\n\n
O que faz um diretor?<\/b><\/h3>\n
\n <\/b><\/a><\/p>\nDificuldades e desafios<\/b><\/h3>\n
Quais as responsabilidades de um diretor?<\/b><\/h3>\n
\n
Como \u00e9 o dia a dia de um diretor?<\/b><\/h3>\n
Quanto tempo demora cada projeto?<\/b><\/h3>\n
Quanto ganha um diretor?<\/b><\/h3>\n
Como se tornar um diretor<\/b><\/h3>\n
Refer\u00eancias e conselhos<\/strong><\/h3>\n
\n <\/b>*Por Katia Kreutz e equipe da Academia Internacional de Cinema<\/em>
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