{"id":15329,"date":"2017-05-02T16:07:34","date_gmt":"2017-05-02T19:07:34","guid":{"rendered":"http:\/\/www.aicinema.com.br\/?p=15329"},"modified":"2021-09-24T18:36:30","modified_gmt":"2021-09-24T21:36:30","slug":"quero-ser-ator-de-cinema","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/quero-ser-ator-de-cinema\/","title":{"rendered":"Quero Ser Ator de Cinema"},"content":{"rendered":"
Atuar \u00e9 uma coisa m\u00e1gica. Para quem v\u00ea de fora, basta mudar a caracteriza\u00e7\u00e3o e a atitude, que o ator se torna uma nova pessoa, n\u00e3o \u00e9 mesmo?<\/p>\n
Ele pode ser qualquer pessoa. No fundo, temos a impress\u00e3o de que esse profissional \u00e9 o mais envolvido na tarefa de contar uma hist\u00f3ria. Afinal, dentre toda a equipe de filmagem, os atores s\u00e3o os \u00fanicos que de fato aparecem na tela de cinema, quando o filme est\u00e1 pronto, e por isso os atores s\u00e3o tamb\u00e9m os que mais precisam conviver com a fama.<\/p>\n
Mas, certamente, esse n\u00e3o pode ser o principal objetivo de quem busca essa profiss\u00e3o. Trata-se de um trabalho criativo e art\u00edstico, mas tamb\u00e9m muito dif\u00edcil, que explora profundamente as complexidades da natureza humana.<\/p>\n
Robert DeNiro certa vez resumiu um dos aspectos mais interessantes da interpreta\u00e7\u00e3o: \u201cAtuar permite viver a vida de outras pessoas sem ter que pagar o pre\u00e7o\u201d. Para isso, no entanto, \u00e9 preciso que o ator confie no diretor e se exponha, absorvendo a personalidade do personagem, ao mesmo tempo em que o enriquece com suas pr\u00f3prias viv\u00eancias e experi\u00eancias.<\/p>\n
<\/p>\n
Neste artigo, vamos responder \u00e0s principais d\u00favidas sobre a carreira de um Ator:<\/strong><\/p>\n <\/p>\n Veja tamb\u00e9m nossos outros artigos da s\u00e9rie Profiss\u00f5es do Cinema:<\/strong><\/p>\n <\/p>\n <\/a><\/p>\n <\/p>\n No cinema<\/a>, o trabalho do ator \u00e9 como a ponta de um iceberg: de toda a movimenta\u00e7\u00e3o gigantesca que existe por tr\u00e1s de uma produ\u00e7\u00e3o cinematogr\u00e1fica, ele \u00e9 o elemento humano que ser\u00e1 visto no final. \u00c9 o ator quem imprime vida \u00e0 hist\u00f3ria, a pessoa com quem o p\u00fablico se identifica.<\/p>\n A\u00a0fun\u00e7\u00e3o do ator \u00e9 se entregar, buscar uma conex\u00e3o com o espectador, usando seu talento para ajudar a tirar a hist\u00f3ria do papel e dando sua contribui\u00e7\u00e3o para torn\u00e1-la mais interessante. N\u00e3o apenas falando as palavras e executando as a\u00e7\u00f5es que est\u00e3o escritas no roteiro, mas seguindo as orienta\u00e7\u00f5es do diretor para obter a melhor performance poss\u00edvel, acrescentando tamb\u00e9m suas ideias ao personagem.<\/strong><\/p>\n Dentro do set, preservar e respeitar os atores \u00e9 essencial para que eles alcancem a concentra\u00e7\u00e3o necess\u00e1ria a essa entrega. Em geral, a cena n\u00e3o acontece sem o ator, por isso \u00e9 preciso que seja criada a atmosfera certa para esse profissional, que \u00e9 a ponte entre o p\u00fablico e a hist\u00f3ria.<\/p>\n Nesse contexto, o trabalho do ator tamb\u00e9m envolve manter a calma e a naturalidade em meio \u00e0 correria do set, pois a responsabilidade que ele carrega \u00e9 enorme. \u00c9 como se ele fosse um jogador de futebol, com a bola no p\u00e9 para fazer o gol, depois que todo o resto do time j\u00e1 fez sua parte para que essa \u00fanica pessoa chegasse at\u00e9 ali.<\/p>\n Por conta disso, o ator precisa estar extremamente preparado muito antes de chegar a hora da grava\u00e7\u00e3o. N\u00e3o apenas decorando plenamente seu texto, mas conversando de maneira profunda com o diretor e buscando refer\u00eancias para tornar seu personagem o mais real e veross\u00edmil poss\u00edvel.<\/p>\n Para interpretar<\/a> uma outra pessoa, provavelmente algu\u00e9m muito diferente dele mesmo, o ator precisa buscar em seu pr\u00f3prio passado mem\u00f3rias emotivas e sensoriais que o ajudem a caracterizar determinadas situa\u00e7\u00f5es, experi\u00eancias que provoquem alguma intimidade entre ele e o personagem que ir\u00e1 viver. \u00c9 preciso entender profundamente o outro.<\/p>\n Com tudo isso em mente e tendo de certa forma \u201cabsorvido\u201d as caracter\u00edsticas de um determinado personagem, depois de muito ensaio e prepara\u00e7\u00e3o, o ator deve chegar ao set simplesmente com os olhos e ouvidos abertos, conectado com o momento presente. Ali, seu trabalho \u00e9 nada menos do que ser essa outra pessoa, viver essa outra vida, da maneira mais aut\u00eantica poss\u00edvel<\/a><\/p>\n <\/p>\n \u201cUma grande quest\u00e3o a perguntar quando se est\u00e1 atuando \u00e9: para onde voc\u00ea iria se a cena n\u00e3o tivesse interrompido as a\u00e7\u00f5es do personagem?\u201d Esse conselho, dado por Jack Nicholson, \u00e9 v\u00e1lido para qualquer um que queira se aventurar nessa profiss\u00e3o. Quando a palavra \u201ccorta!\u201d interrompe o movimento do ator, ele de certa forma sai daquele universo no qual estava inserido. Ent\u00e3o, se o ator puder ver a a\u00e7\u00e3o como algo cont\u00ednuo, que faz parte de um contexto maior, sua interpreta\u00e7\u00e3o se torna menos fragmentada e mais consistente. A\u00ed est\u00e3o os tr\u00eas Oscars de Nicholson para comprovar essa teoria.<\/p>\n Mas a perda de concentra\u00e7\u00e3o e foco n\u00e3o \u00e9 o \u00fanico problema que um ator pode enfrentar no set de filmagem. O cansa\u00e7o f\u00edsico pode ser outro grande inimigo de uma boa atua\u00e7\u00e3o. Como normalmente a quantidade de cenas a serem gravadas \u00e9 muito grande, e em todas elas o ator precisa estar sempre com a mesma energia, \u00e9 importante que ele seja poupado ao m\u00e1ximo \u2013 fisicamente e tamb\u00e9m emocionalmente \u2013 durante a grava\u00e7\u00e3o.<\/p>\n Nessa corrida contra o tempo, muitas vezes com o or\u00e7amento apertado, naturalmente toda a equipe cinematogr\u00e1fica sofre press\u00e3o. O problema de o ator estar tenso \u00e9 que isso pode arruinar a cena. Portanto, \u00e9 essencial cuidar bem desse profissional, tentando evitar esse estado de sofrimento e estresse que os outros eventualmente acabam enfrentando. Afinal, o esfor\u00e7o emocional de mergulhar na pele de outra pessoa j\u00e1 \u00e9 desgastante o suficiente, n\u00e3o \u00e9 mesmo?<\/p>\n Contudo, mesmo nos sets em que os atores s\u00e3o poupados, nos quais eles encontram uma atmosfera relativamente tranquila para realizar seu trabalho, a filmagem \u00e9 um per\u00edodo bastante intenso \u2013 para o qual os aspirantes a atores precisam estar preparados. Muitas vezes as folgas s\u00e3o raras, outras tantas o ator precisa se deslocar da cidade onde mora para onde est\u00e1 gravando e ficar ausente de sua vida pessoal. Ele precisa estar pronto para passar muito tempo fora de casa, de sua rotina, longe da fam\u00edlia, literalmente abduzido de sua pr\u00f3pria vida e imerso na realidade de outra pessoa \u2013 pelo menos por alguns meses \u2013 e precisa fazer tudo isso com naturalidade. At\u00e9 para os mais experientes, esse \u00e9 um dos grandes desafios da carreira de ator no cinema.<\/p>\n <\/p>\n Basicamente, a maior responsabilidade do ator \u00e9 executar, da melhor forma poss\u00edvel, o que foi ensaiado. No entanto, ele pode tamb\u00e9m fazer parte da constru\u00e7\u00e3o do roteiro, nos casos em que a cria\u00e7\u00e3o envolve improvisos, em especial nos di\u00e1logos.<\/p>\n Um diretor que aproveita bem seus atores na pr\u00e9-produ\u00e7\u00e3o pode, inclusive, utilizar os ensaios para polir o texto. Os atores s\u00e3o os primeiros espectadores e tamb\u00e9m os primeiros cr\u00edticos de um filme, pois podem dar sua opini\u00e3o e dizer o que funciona antes mesmo de ele ser gravado. Atores inteligentes questionam e contribuem, mas \u00e9 papel do diretor saber escutar. No fim das contas, todos os profissionais da equipe t\u00eam o objetivo de contar uma hist\u00f3ria de forma coletiva, mas acrescentando suas pr\u00f3prias ideias durante o processo.<\/p>\n A maior qualidade de um bom ator \u00e9 saber fazer boas escolhas, mantendo-se atento, male\u00e1vel e aberto para entender o que cada personagem pede. Saber observar o comportamento das pessoas e ouvir os outros ajuda, e muito, pois a mat\u00e9ria de trabalho desse profissional \u00e9 justamente o ser humano. Estar disposto a aprender e desenvolver novas habilidades, que porventura possam ser necess\u00e1rias ao personagem, tamb\u00e9m \u00e9 algo indispens\u00e1vel.<\/p>\n <\/p>\n A rotina de trabalho, que n\u00e3o tem nada de rotineira, depende muito do filme. Normalmente, o ator ensaia durante a pr\u00e9-produ\u00e7\u00e3o, com os outros atores e um preparador de elenco, ou com o pr\u00f3prio diretor. Depois, \u00e9 hora de gravar.<\/p>\n Dentro da produ\u00e7\u00e3o de um filme, se o ator \u00e9 um dos protagonistas, a dedica\u00e7\u00e3o envolve n\u00e3o apenas uma pesquisa aprofundada do universo do personagem e habilidades espec\u00edficas, busca por refer\u00eancias, caracteriza\u00e7\u00e3o e muitos ensaios, mas tamb\u00e9m uma enorme quantidade de di\u00e1rias.<\/p>\n Na p\u00f3s-produ\u00e7\u00e3o, em geral os atores n\u00e3o est\u00e3o muito envolvidos no processo, a n\u00e3o ser que seja necess\u00e1rio regravar ou mesmo dublar o som de alguma cena.<\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n Em um filme de longa-metragem, no qual o profissional seja um dos atores principais, o tempo de dura\u00e7\u00e3o \u00e9 de no m\u00ednimo um m\u00eas. Em caso de produ\u00e7\u00f5es maiores, o per\u00edodo entre ensaio e filmagem pode chegar a at\u00e9 tr\u00eas meses. Isso vale para filmes produzidos no Brasil, j\u00e1 que em blockbusters<\/i> hollywoodianos muitas vezes o trabalho \u00e9 bem mais intenso.<\/p>\n Em seriados e outros tipos de narrativas televisivas, tudo depende de quantos epis\u00f3dios ser\u00e3o gravados e da participa\u00e7\u00e3o do ator na hist\u00f3ria. J\u00e1 no caso de curtas-metragens, esse tipo de filme geralmente \u00e9 gravado em poucos dias, mas pode haver um per\u00edodo maior de ensaio (uma ou duas semanas). Cada projeto \u00e9 diferente e o cronograma varia de acordo com o tamanho da produ\u00e7\u00e3o e a relev\u00e2ncia do ator para a narrativa, quantas cenas ele tem e se elas s\u00e3o dif\u00edceis de filmar ou n\u00e3o.<\/p>\n <\/p>\n Essa \u00e9 a quest\u00e3o mais complicada de se responder. Muitos atores costumam comparar sua profiss\u00e3o \u00e0 de um jogador de futebol: quanto se ganha tem a ver com o talento e a fama do profissional. Certamente, quem \u00e9 mais famoso sempre consegue negociar melhores cach\u00eas. E esses cach\u00eas, na carreira de ator, s\u00e3o muito vari\u00e1veis, podem ir de 700 reais a 700 mil.<\/p>\n A tabela do SATED (Sindicato dos Artistas e T\u00e9cnicos em Espet\u00e1culos e Divers\u00f5es) estipula o valor de 1000 reais para a di\u00e1ria de um ator no cinema. Em geral, a quantia paga por dia para o elenco de apoio fica em torno de 800 reais. Em filmes de baixo or\u00e7amento, a m\u00e9dia de sal\u00e1rio, para o elenco principal, \u00e9 de 10 mil reais para o projeto inteiro. Em curtas, pode variar de 2 a 5 mil por projeto, dependendo da participa\u00e7\u00e3o do ator na hist\u00f3ria. Novamente, tudo varia de acordo com o papel, o reconhecimento do profissional, o or\u00e7amento e o tempo de dura\u00e7\u00e3o de cada filme.<\/p>\n Mas e a\u00ed, d\u00e1 pra viver como ator? V\u00e1rios fatores precisam ser levados em considera\u00e7\u00e3o, que incluem n\u00e3o apenas esfor\u00e7o e talento. A perspectiva realista \u00e9 de que os atores menos conhecidos acabam tendo que realizar outros trabalhos paralelos \u2013 muitos partem para produ\u00e7\u00e3o cultural, teatro, publicidade, tornam-se apresentadores ou locutores. Hoje em dia, h\u00e1 uma s\u00e9rie de m\u00eddias diferentes, com as mais variadas oportunidades. Mas \u00e9 preciso correr atr\u00e1s.<\/p>\n Como o cinema brasileiro ainda \u00e9 um mercado em forma\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que n\u00e3o temos uma ind\u00fastria cinematogr\u00e1fica como a norte-americana, \u00e0s vezes \u00e9 preciso buscar outras fontes de renda, fazer testes para novelas, seriados, publicidade, ou atuar no teatro. No entanto, com um pouco de perseveran\u00e7a \u00e9 poss\u00edvel estabelecer uma carreira e formar parcerias com diretores. Sempre buscando se aperfei\u00e7oar o m\u00e1ximo poss\u00edvel, claro, j\u00e1 que o sucesso tamb\u00e9m tem muito a ver com a dedica\u00e7\u00e3o.<\/p>\n <\/p>\n Muitas pessoas j\u00e1 come\u00e7am a descobrir na inf\u00e2ncia a paix\u00e3o pelas artes c\u00eanicas. Nesse ponto, aqueles que se envolvem desde cedo em atividades como teatro, dan\u00e7a e coral, acabam tendo uma pequena vantagem sobre quem se descobre mais tarde.<\/p>\n Independentemente de como voc\u00ea chegou \u00e0 conclus\u00e3o de que ser ator de cinema \u00e9 o que deseja para sua vida, estudar \u00e9 sempre um primeiro passo. A escola \u00e9 um lugar para aprender t\u00e9cnicas, praticar sua arte e entender qual o melhor caminho a seguir dentro da profiss\u00e3o. \u00c9 fazendo um curso que se tem contato com outros atores, professores e, principalmente, com diretores de cinema, por isso tamb\u00e9m \u00e9 importante escolher boas escolas, que tenham profissionais atuantes no mercado. Participar em curtas-metragens de estudantes, ou filmes de baixo or\u00e7amento, \u00e9 outra forma de ganhar experi\u00eancia e aumentar seu portf\u00f3lio.<\/p>\n H\u00e1 quem decida fazer alguma faculdade mais \u201csegura\u201d, para ter outra forma\u00e7\u00e3o caso a carreira de ator acabe n\u00e3o dando certo. Na \u00e1rea audiovisual, s\u00e3o in\u00fameras as possibilidades, desde optar por produ\u00e7\u00e3o at\u00e9 roteiro. Esses cursos podem servir como um complemento para o ator se tornar ainda mais vers\u00e1til, al\u00e9m de conhecer melhor o processo de fazer um filme. Atualmente, tamb\u00e9m s\u00e3o in\u00fameros os atores que fazem a transi\u00e7\u00e3o para a cadeira de diretor (alguns exemplos incluem Jodie Foster, Mel Gibson, Angelina Jolie e George Clooney, e no Brasil Selton Melo, Carla Camurati, Denis Carvalho, Marcos Paulo, entre outros).<\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n Para quem busca refer\u00eancias, uma boa op\u00e7\u00e3o \u00e9 \u201cCidade dos Sonhos\/Mulholland Dr.\u201d, de David Lynch. No filme, uma jovem tenta a vida como atriz em Hollywood e acaba se envolvendo com uma mulher que sofre de amn\u00e9sia. Tamb\u00e9m de Lynch, \u201cImp\u00e9rio dos Sonhos\/Inland Empire\u201d \u00e9 a hist\u00f3ria de uma atriz que come\u00e7a a adotar as caracter\u00edsticas de sua personagem em um filme, o que torna sua vida um pesadelo surreal.<\/p>\n \u201cUm Lugar Qualquer\/Somewhere\u201d, de Sofia Coppola, fala sobre um desanimado ator hollywoodiano que analisa sua trajet\u00f3ria de vida durante uma estadia no famoso Chateau Marmont. \u201cEncontros e Desencontros\/Lost in Translation\u201d, da mesma diretora, tamb\u00e9m tem como personagem um ator decadente, que acaba estabelecendo uma amizade inusitada com uma jovem em T\u00f3quio.<\/p>\n A mesma premissa de um ator em decad\u00eancia assola o personagem principal de \u201cBirdman ou (A Inesperada Virtude da Ignor\u00e2ncia)\/Birdman or (The Unexpected Virtue of Ignorance)\u201d, de Alejandro Gonz\u00e1lez I\u00f1\u00e1rritu. Ao que parece, o conflito do ator entre sua arte e a popularidade, assim como as quest\u00f5es que surgem quando ele se pergunta o que fazer com seu talento, sempre podem dar uma boa hist\u00f3ria.<\/p>\n Atores interpretando atores, explorando esse universo t\u00e3o fascinante de \u201cser outra pessoa\u201d, \u00e9 o que n\u00e3o falta no cinema. Em \u201cAcima das Nuvens\/Clouds of Sils Maria\u201d, de Olivier Assayas, uma estrela de cinema acaba se deparando com uma desconfort\u00e1vel reflex\u00e3o sobre si mesma ao participar de uma remontagem da pe\u00e7a de teatro que lan\u00e7ou sua carreira.<\/p>\n J\u00e1 o cl\u00e1ssico \u201cTootsie\u201d, de Sydney Pollack, \u00e9 um filme que fala um pouco sobre a realidade dos atores nos Estados Unidos, brincando com a quest\u00e3o de at\u00e9 onde voc\u00ea precisa ir para conseguir realizar sua arte. O filme mostra que muitas vezes se paga um pre\u00e7o alto para continuar na profiss\u00e3o, mas que \u00e9 preciso persistir, n\u00e3o desistir, se esse \u00e9 seu sonho.<\/p>\n Na contram\u00e3o disso, a atriz brasileira Fernanda Montenegro certa vez aconselhou os jovens atores a desistirem, sim. E, depois, se n\u00e3o conseguissem viver sem atuar, que voltassem. A persist\u00eancia, de fato, \u00e9 uma das maiores caracter\u00edsticas dessa profiss\u00e3o.<\/p>\n Grandes atores j\u00e1 brincaram com as defini\u00e7\u00f5es e recomenda\u00e7\u00f5es, dizendo que a carreira no cinema basicamente envolve decorar suas falas e tentar n\u00e3o trope\u00e7ar nos objetos de cena. Mas exige tamb\u00e9m, acima de tudo, colocar-se em uma posi\u00e7\u00e3o vulner\u00e1vel, ter curiosidade e interesse sobre as outras pessoas, querer entender como \u00e9 ser o outro.<\/p>\n Nas palavras de Meryl Streep: \u201cA verdade \u00e9 que todos j\u00e1 fomos crian\u00e7as de tr\u00eas anos, atuando no meio da sala, com todo mundo ao redor achando que \u00e9ramos ador\u00e1veis. Somente alguns de n\u00f3s crescem e acabam sendo pagos por isso\u201d. Quem sabe pode ser voc\u00ea?<\/p>\n <\/p>\n Leu tudo e se identificou? Confira os cursos de atua\u00e7\u00e3o para iniciar ou se aprofundar na \u00e1rea<\/b><\/p>\n <\/p>\n Quem saber mais sobre algum curso<\/span><\/b><\/a> da Academia Internacional de Cinema? Entre em contato com a gente pelo Whastsapp<\/span><\/b><\/a> ou por E-mail<\/span><\/b><\/a>.<\/p>\n Para continuar acompanhando outros conte\u00fados como este,\u00a0<\/span>siga nossas redes sociais<\/span><\/strong>: estamos no\u00a0Facebook<\/span><\/a>,\u00a0<\/span>Instagram<\/span><\/a>,\u00a0<\/span>Twitter<\/span><\/a>,\u00a0<\/span>Linkedin<\/span><\/a>\u00a0e\u00a0<\/span>YouTube<\/span><\/a>!<\/span><\/p>\n <\/p>\n *Por Katia Kreutz e equipe da Academia Internacional de Cinema<\/em><\/p>\n * Fontes consultadas para esse artigo, professores da Academia Internacional de Cinema: Vanessa Prieto e Isadora Ferrite<\/em> <\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Atuar \u00e9 uma coisa m\u00e1gica. Para quem v\u00ea de fora, basta mudar a caracteriza\u00e7\u00e3o e a atitude, que o ator se torna uma nova pessoa, n\u00e3o \u00e9 mesmo? Ele pode ser qualquer pessoa. No fundo, temos a impress\u00e3o de que esse profissional \u00e9 o mais envolvido na tarefa de contar uma hist\u00f3ria. Afinal, dentre toda …<\/p>\n\n
\n
O que faz um ator?<\/b><\/h3>\n
Dificuldades e desafios<\/b><\/h3>\n
Quais as responsabilidades de um ator?<\/b><\/h3>\n
Como \u00e9 o dia a dia de um ator?<\/b><\/h3>\n
\n
Quanto tempo demora cada projeto?<\/b><\/h3>\n
Quanto ganha um ator?<\/b><\/h3>\n
Como se tornar um ator?<\/b><\/h3>\n
<\/a><\/h3>\n
<\/h3>\n
Refer\u00eancias e conselhos<\/b><\/h3>\n
\n
\n
\n
\n**Foto Yuri Pinheiro<\/em><\/p>\n