{"id":15272,"date":"2017-04-06T13:33:17","date_gmt":"2017-04-06T16:33:17","guid":{"rendered":"http:\/\/www.aicinema.com.br\/?p=15228"},"modified":"2018-12-14T11:05:33","modified_gmt":"2018-12-14T13:05:33","slug":"humor-na-web-e-podcasts-curso-de-roteiro-de-humor-da-aic","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/humor-na-web-e-podcasts-curso-de-roteiro-de-humor-da-aic\/","title":{"rendered":"Humor na web e Podcasts – Curso de Roteiro de Humor da AIC"},"content":{"rendered":"
<\/a>O roteirista de humor Vinicius Antunes \u00e9 professor no curso de ROTEIRO DE HUMOR<\/a> da Academia Internacional de Cinema (AIC) do Rio de Janeiro. Tamb\u00e9m trabalha no novo Zorra, \u00e9 pai do Borges, o gato<\/a> (G\u00eanesis\u00adPUC) e host e\u00a0criador do podcast de humor Minuto de Sil\u00eancio<\/a>. J\u00e1 escreveu para o Sensacionalista<\/a> (internet e Multishow) e trabalhou como parecerista de humor (sim, essa profiss\u00e3o existe!) e com adequa\u00e7\u00e3o \u00e0 classifica\u00e7\u00e3o indicativa de programas como\u00a0\u201cA Grande Fam\u00edlia\u201d, \u201cP\u00e9 na Cova\u201d, \u201cSai de Baixo\u201d e \u201cZorra Total\u201d.<\/p>\n Nessa entrevista curtinha, s\u00f3 para voc\u00ea ficar com vontade de saber mais sobre o assunto, ele fala sobre humor para web<\/b> e podcasts<\/b>.<\/p>\n Como voc\u00ea v\u00ea o crescimento dos canais de humor?\u00a0<\/i><\/b><\/p>\n Vinicius Antunes:<\/b> Vivemos uma nova fase dos canais de humor. Antes, sites como o N\u00e3o Salvo<\/a> precisavam lan\u00e7ar v\u00eddeos de humor para que explodissem na internet e t\u00ednhamos produtores de conte\u00fado como o Porta dos Fundos<\/a> e o Parafernalha<\/a> arrebentando em audi\u00eancia. Agora, qualquer um pode ter seu v\u00eddeo de humor com milhares de visualiza\u00e7\u00f5es (eu mesmo j\u00e1 tive o meu), basta cair nas gra\u00e7as do p\u00fablico do Facebook, sequer precisa do Youtube para ter um v\u00eddeo de sucesso. Eu acredito que os canais de humor n\u00e3o est\u00e3o mais no mesmo ritmo de crescimento, o que est\u00e1 em crescimento s\u00e3o os v\u00eddeos de humor, sem, necessariamente, estarem concentrados em um \u00fanico canal.<\/p>\n O podcast de humor \u00e9 um nicho de mercado?\u00a0<\/i><\/b><\/p>\n V.A.:<\/b> Sim. O grande modelo de podcast \u00e9 o conhecido Nerdcast<\/a>. Ele \u00e9 um dos produtos principais do site Jovem Nerd<\/a>. Atrav\u00e9s do Nerdcast os produtores de conte\u00fado do site fidelizam o p\u00fablico e mant\u00e9m um contato semanal com eles. Por\u00e9m, o Nerdcast ainda \u00e9 uma exce\u00e7\u00e3o. Os podcasts, hoje, est\u00e3o muito longe das cifras dos v\u00eddeos. O meu podcast Minuto de Sil\u00eancio<\/a>, por exemplo, tem um patrocinador que nos ajuda a pagar os gastos. Isso \u00e9 o come\u00e7o de um movimento. Cada vez mais os patrocinadores est\u00e3o chegando ao podcast e ele \u00e9 visto como uma das melhores m\u00eddias da internet para manuten\u00e7\u00e3o de p\u00fablico e cria\u00e7\u00e3o de portf\u00f3lio, tanto que humoristas como Leo Lins, Murilo Couto, Rominho Braga, Patrick Maia, Murilo Gun possuem podcasts.<\/p>\n Voc\u00ea acha que o a internet \u00e9 uma porta de entrada para a TV ou j\u00e1 \u00e9 um mercado consolidado?<\/i><\/b><\/p>\n V.A.:<\/b> Ambos. Tem gente que veio da TV para a internet, fez o movimento inverso do esperado. Justamente em busca de produzir com mais liberdade e criar conte\u00fado autoral. Tem gente que n\u00e3o tem a menor vontade de ir para a TV, pois tem seu p\u00fablico consolidado na internet, trabalha com nicho e n\u00e3o teria vantagem alguma em ter seu programa televisivo. H\u00e1 tamb\u00e9m aqueles que sonham em come\u00e7ar no Youtube e ir para a TV, por\u00e9m muitos desses quando v\u00e3o para a TV percebem que a forma de produzir conte\u00fado \u00e9 bem diferente. Tanto que a manuten\u00e7\u00e3o de sucessos da internet na televis\u00e3o \u00e9 quase inexistente.<\/p>\n Com o objetivo de desenvolver as capacidades criativas do aluno na reda\u00e7\u00e3o de roteiros engra\u00e7ados e originais, o curso alia teoria e pr\u00e1tica de escrita, dividido em m\u00f3dulos dedicados a tr\u00eas ve\u00edculos de narrativas c\u00f4micas no audiovisual: cinema, televis\u00e3o e internet.<\/p>\n No primeiro m\u00f3dulo o curso apresenta as estruturas fundamentais do humor, usando exemplos do cinema e de mestres da com\u00e9dia, de Chaplin e Billy Wilder a Woody Allen e Judd Apatow, analisando a mec\u00e2nica da com\u00e9dia e da dramaturgia de humor. No segundo, trata das formas como a televis\u00e3o explora o humor em diferentes formatos, tra\u00e7ando um breve panorama de diferentes produ\u00e7\u00f5es, como o esquete, o\u00a0sitcom\u00a0\u2013 a\u00a0com\u00e9dia de situa\u00e7\u00e3o \u2013 e tamb\u00e9m o humor de personagem. No terceiro e \u00faltimo m\u00f3dulo o foco \u00e9 o humor na internet.<\/p>\n Clara Meirelles, professora orientadora do curso, conta um pouco sobre o curso: \u201c\u00c9 um curso de roteiro que tem como foco a escrita para o humor, que \u00e9 um mercado \u00e0 parte e muito aquecido. Vamos estudar ferramentas usadas nesse tipo de narrativa, como punchline, timing, quebra de expectativa. Espero que seja divertido. Se n\u00e3o for, n\u00e3o devolvemos o dinheiro, mas distribu\u00edmos piadas gr\u00e1tis\u201d, brinca.<\/p>\nO Curso de Roteiro de Humor<\/b><\/h3>\n