{"id":15267,"date":"2017-03-02T16:10:15","date_gmt":"2017-03-02T19:10:15","guid":{"rendered":"http:\/\/www.aicinema.com.br\/?p=15090"},"modified":"2020-10-01T17:12:59","modified_gmt":"2020-10-01T20:12:59","slug":"quero-ser-diretor-de-fotografia","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/quero-ser-diretor-de-fotografia\/","title":{"rendered":"Quero Ser Diretor de Fotografia"},"content":{"rendered":"
*Por Katia Kreutz e equipe da Academia Internacional de Cinema<\/em><\/p>\n \u201cLuz, c\u00e2mera… A\u00e7\u00e3o!\u201d<\/strong> Do famoso clich\u00ea t\u00e3o usado para ilustrar a produ\u00e7\u00e3o cinematogr\u00e1fica, dois desses itens (luz e c\u00e2mera) acabam caindo nas m\u00e3os da dire\u00e7\u00e3o de fotografia.<\/p>\n Construir e registrar a imagem que vai aparecer na tela do cinema talvez seja uma das tarefas mais importantes em um filme. Afinal, o que o p\u00fablico v\u00ea projetado tem muito do trabalho da dire\u00e7\u00e3o de fotografia.<\/p>\n <\/p>\n <\/a><\/p>\n <\/p>\n Para um diretor de fotografia, \u00e9 um momento m\u00e1gico olhar pelo monitor ou pelo visor da c\u00e2mera e ver um ator se movimentando na luz que ele criou, atrav\u00e9s da lente que ele escolheu. \u00c9 como se a hist\u00f3ria ganhasse vida ali. Comercialmente, o filme nasce quando \u00e9 lan\u00e7ado, mas para quem est\u00e1 fazendo ele nasce a cada tomada, a cada plano.<\/p>\n Mas o que exatamente faz esse profissional? Conceitua a parte imag\u00e9tica da hist\u00f3ria? Opera a c\u00e2mera, mexe na luz?<\/p>\n Neste artigo, vamos responder \u00e0s principais d\u00favidas sobre a carreira de diretor de fotografia:<\/strong><\/p>\n Veja tamb\u00e9m nossos outros artigos da s\u00e9rie Profiss\u00f5es do Cinema:<\/strong><\/p>\n <\/a><\/p>\n A dire\u00e7\u00e3o de fotografia \u00e9 a \u00e1rea que controla o processo de constru\u00e7\u00e3o e registro das imagens de um filme, levando para a tela toda a atmosfera e a linguagem imaginadas na pr\u00e9-produ\u00e7\u00e3o, por meio de ferramentas t\u00e9cnicas como ilumina\u00e7\u00e3o, filtros, lentes, movimentos de c\u00e2mera, enquadramento, cor, exposi\u00e7\u00e3o. Uma defini\u00e7\u00e3o gen\u00e9rica seria dizer que o diretor de fotografia usa a c\u00e2mera e a luz para transformar as palavras do roteiro em imagens.<\/strong><\/p>\n Na verdade, essa \u00e9 apenas uma pequena parte do trabalho desse profissional, embora a fun\u00e7\u00e3o geralmente seja associada a algo mais t\u00e9cnico, por conta do equipamento. Qualquer pessoa que olhe para um set de filmagem ver\u00e1 basicamente isso: as c\u00e2meras, os refletores e todo o maquin\u00e1rio da fotografia. Mas o mais importante n\u00e3o \u00e9 isso. \u00c9 a ideia que importa.<\/p>\n Ent\u00e3o o trabalho de um diretor de fotografia no cinema come\u00e7a conhecendo o roteiro, seus detalhes e informa\u00e7\u00f5es narrativas e dram\u00e1ticas. A partir da\u00ed, numa conversa com o diretor (ou diretora), surge um conceito relativo \u00e0s imagens. Pode-se dizer que esse \u00e9 um processo herdado das artes pl\u00e1sticas: existe um tema, mas cada artista define como vai representar aquilo conceitualmente.<\/p>\n A fotografia carrega uma mensagem para o p\u00fablico. Isso se constr\u00f3i junto com a dire\u00e7\u00e3o do filme, porque \u00e9 papel do diretor transformar a ideia em mat\u00e9ria. E essa mensagem tamb\u00e9m \u00e9 uma escolha: de enquadramento, movimento, cor, luz, exposi\u00e7\u00e3o. Todo o alfabeto necess\u00e1rio para \u201cescrever\u201d a dire\u00e7\u00e3o de fotografia est\u00e1 nessas ferramentas.<\/p>\n A quest\u00e3o humana \u00e9 a base de todo o trabalho. Porque boa parte do que faz um diretor de fotografia envolve a conviv\u00eancia com o diretor do filme, o bom relacionamento com toda a equipe. O aparato t\u00e9cnico deve ser usado para se relacionar com os outros profissionais envolvidos na tarefa de contar essa hist\u00f3ria e tamb\u00e9m para \u201cfalar\u201d com o p\u00fablico. Em um filme de longa-metragem, o ideal \u00e9 que o diretor de fotografia esteja presente em todas as partes do processo, desde a pr\u00e9-produ\u00e7\u00e3o at\u00e9 a finaliza\u00e7\u00e3o. Basicamente, o trabalho do fot\u00f3grafo come\u00e7a ao ler o roteiro e termina quando a c\u00f3pia de exibi\u00e7\u00e3o est\u00e1 pronta.<\/p>\n Uma das partes mais importantes do trabalho desse profissional acontece justamente na pr\u00e9-produ\u00e7\u00e3o. Seu trabalho \u00e9 como o de uma orquestra, que precisa passar meses ensaiando para depois se apresentar.<\/p>\n Na pr\u00e9-produ\u00e7\u00e3o, algumas das responsabilidades do diretor de fotografia s\u00e3o a pesquisa e o estudo de refer\u00eancias (filmes, fotos, pinturas) para conceitualizar o que funciona melhor e chegar a um consenso visual para a hist\u00f3ria, al\u00e9m da escolha de equipe, do equipamento, testes, visitas \u00e0s loca\u00e7\u00f5es, conversas com a dire\u00e7\u00e3o de arte, an\u00e1lise da decupagem com o diretor. Essa prepara\u00e7\u00e3o \u00e9 praticamente 50% do trabalho.<\/p>\n Por mais que o espectador n\u00e3o veja esses aspectos t\u00e9cnicos (ao menos n\u00e3o conscientemente), \u00e9 o conceito que vai fazer com que ele sinta algo. O filme n\u00e3o deve invadir, mas carregar o p\u00fablico. \u00c9 claro que os elementos t\u00e9cnicos s\u00e3o indispens\u00e1veis, mas apenas para que se consiga passar essa ess\u00eancia que o expectador vai sentir. Por isso o cinema \u00e9 t\u00e3o complexo: ele atinge o p\u00fablico em v\u00e1rios n\u00edveis.<\/p>\n Quando a equipe chega ao set de filmagem para a grava\u00e7\u00e3o, \u00e9 hora de realizar o que foi pensado. Existe uma energia ali, por estarem todos concentrados, em sil\u00eancio, com a aten\u00e7\u00e3o voltada para os atores. Claro que existe espa\u00e7o para improvisos, mas \u00e9 a hora de executar tudo o que foi planejado, transformar aquela ideia em algo concreto, em mat\u00e9ria. Sim, porque at\u00e9 chegar ao local de filmagem e montar a luz, ligar a c\u00e2mera e colocar os personagens para falar e agir, tudo \u00e9 apenas uma ideia.<\/p>\n Ent\u00e3o, na fase de filmagem, o trabalho relativo \u00e0 ilumina\u00e7\u00e3o, ao controle de tempo, \u00e0 movimenta\u00e7\u00e3o de c\u00e2mera, maquin\u00e1rio, enquadramento, composi\u00e7\u00e3o e mesmo a lideran\u00e7a da equipe de cinematografia s\u00e3o algumas das principais responsabilidades do diretor de fotografia.<\/p>\n Apesar de a tecnologia digital ter facilitado um pouco a quest\u00e3o de alterar ou corrigir detalhes na p\u00f3s-produ\u00e7\u00e3o, o ideal \u00e9 que a fotografia de um filme j\u00e1 saia pronta do set de filmagem. \u00c9 naquele momento que as coisas est\u00e3o todas alinhadas: atores, dire\u00e7\u00e3o de arte… Hoje em dia at\u00e9 \u00e9 poss\u00edvel alterar um pouco a imagem na p\u00f3s-produ\u00e7\u00e3o, mas mesmo nesses casos tudo precisa ser muito bem pensado na capta\u00e7\u00e3o \u2013 como foi o caso do filme \u201cO Regresso\/The Revenant\u201d, de Alejandro Gonz\u00e1lez I\u00f1\u00e1rritu. O contraste, a dire\u00e7\u00e3o da luz e a atmosfera s\u00e3o criados no set, por isso deixar para fazer esse trabalho na p\u00f3s muitas vezes gera um resultado diferente do esperado, com imagens de aspecto \u201cfalso\u201d, que n\u00e3o combinam com as j\u00e1 captadas. Esse tipo de interven\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m demora muito tempo, al\u00e9m de encarecer o projeto.<\/p>\n Mas e quanto \u00e0 participa\u00e7\u00e3o do diretor de fotografia na fase de finaliza\u00e7\u00e3o? Quer dizer que, uma vez desligada a c\u00e2mera, ele n\u00e3o participa mais do filme? Tudo depende do diretor, mas \u00e9 fundamental que o fot\u00f3grafo participe tamb\u00e9m dessa fase. N\u00e3o por ego profissional, apenas porque a responsabilidade pela imagem do filme \u00e9 dele.<\/p>\n A p\u00f3s-produ\u00e7\u00e3o ajuda a completar o processo da capta\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que as imagens \u201ccruas\u201d n\u00e3o s\u00e3o necessariamente bonitas, mas \u201csaltam\u201d durante o processo de corre\u00e7\u00e3o de cor (color grading). Ter consci\u00eancia e saber utilizar essas ferramentas hoje, conhecer minimamente as possibilidades, tamb\u00e9m faz parte da dire\u00e7\u00e3o de fotografia. Assim como um eletricista d\u00e1 ao fot\u00f3grafo solu\u00e7\u00f5es para luz, o colorista d\u00e1 solu\u00e7\u00f5es para a imagem na p\u00f3s.<\/p>\n Quando o fot\u00f3grafo est\u00e1 com o diretor at\u00e9 o filme ficar pronto, suas tarefas incluem participar nesse processo de corre\u00e7\u00e3o de cor, no ajuste fino das imagens, e fazer os testes de proje\u00e7\u00e3o. O trabalho desse profissional s\u00f3 acaba, de fato, quando a c\u00f3pia de exibi\u00e7\u00e3o do filme est\u00e1 pronta. Uma c\u00f3pia consistente, que transmita todo o trabalho que ele e sua equipe passaram meses conceituando e realizando. Uma coisa \u00e9 poss\u00edvel dizer sobre a rotina (nada rotineira) de um diretor de fotografia: n\u00e3o d\u00e1 pra ter pregui\u00e7a de trabalhar. Principalmente quando se est\u00e1 filmando, \u00e9 preciso acordar cedo, ficar v\u00e1rias horas em p\u00e9, carregar (ou ajudar a carregar) equipamentos pesados, ter muita paci\u00eancia e aten\u00e7\u00e3o, lidar com diretores exigentes e que mudam de ideia com frequ\u00eancia.<\/p>\n Certamente \u00e9 um trabalho que cansa, que exige uma carga de concentra\u00e7\u00e3o absurda e n\u00e3o tem muito do glamour que as pessoas imaginam, vendo as coisas de fora. Num filme, muitas vezes os profissionais envolvidos n\u00e3o entregam somente sua for\u00e7a de trabalho, mas sua emo\u00e7\u00e3o, sua sensibilidade.<\/p>\n Por outro lado, tem o lado interessante nisso: quem participa da filmagem de um longa-metragem, de certo modo, vive outra vida. Mesmo quando a grava\u00e7\u00e3o acontece na cidade onde as pessoas da equipe moram, quando elas chegam no set, \u00e9 como se entrassem em outro universo, outra dimens\u00e3o. Pode parecer uma resposta vaga, mas realmente depende do projeto: se \u00e9 um curta ou longa-metragem, document\u00e1rio ou fic\u00e7\u00e3o… O ideal, no caso de um longa de fic\u00e7\u00e3o, seria que o diretor de fotografia entrasse no processo de conceitualiza\u00e7\u00e3o do filme pelo menos um m\u00eas antes da filmagem. Em m\u00e9dia, o per\u00edodo de filmagem, nas produ\u00e7\u00f5es cinematogr\u00e1ficas nacionais, dura entre um m\u00eas e um m\u00eas e meio.<\/p>\n No caso de um document\u00e1rio, tudo depende muito da agenda dos entrevistados. \u00c0s vezes a grava\u00e7\u00e3o pode ser feita em v\u00e1rias etapas, dependendo tamb\u00e9m da verba, da necessidade de viajar. Alguns filmes levam anos para serem completados, mas o tempo padr\u00e3o \u00e9 de alguns meses para pr\u00e9-produ\u00e7\u00e3o, produ\u00e7\u00e3o e montagem\/finaliza\u00e7\u00e3o. <\/p>\n Fa\u00e7a o download do Checklist de Responsabilidades do Diretor de Fotografia<\/p>\n\n
\n
O que faz um diretor de fotografia?<\/h4>\n
\n<\/a><\/p>\nQuais as responsabilidades de um diretor de fotografia?<\/h4>\n
\n<\/a><\/p>\nComo \u00e9 o dia a dia de um diretor de fotografia?<\/h4>\n
\n<\/a><\/p>\nQuanto tempo demora cada projeto?<\/h4>\n
\n<\/a><\/p>\nChecklist \u2013 Responsabilidades do Diretor de Fotografia<\/h2>\n