<\/a>Como todo filme estudantil o fazer cinematogr\u00e1fico foi um grande desafio. A diretora conta que foi essencial sair da \u00e1rea de conforto e se expor. \u201cGravamos em lugares onde n\u00e3o t\u00ednhamos autoriza\u00e7\u00e3o para gravar, onde nos aconselharam a n\u00e3o ir porque n\u00e3o era seguro, onde o nosso acesso foi vetado sem mais explica\u00e7\u00f5es. Assumimos um deslocamento dessa nossa \u00e1rea de conforto de estudantes, de alguma forma privilegiados, para entrar no trajeto proposto pelo filme, que \u00e9 o do Maur\u00edcio em sua busca, um percurso que cruza v\u00e1rios territ\u00f3rios.<\/p>\nDurante a entrevista Anabela cita o realizador portugu\u00eas Pedro Costa: \u201cUma das pedras fundamentais do fazer cinematogr\u00e1fico \u00e9 a resist\u00eancia, resistir a tudo. Resistir ao medo<\/i>\u201d – Ao acompanharmos o trajeto de Maur\u00edcio – que \u00e9 um resistente \u2013 na sua busca, a equipe tamb\u00e9m resistiu com ele. Foi uma experi\u00eancia muito rica\u201d.<\/p>\n
Sobre a fotografia Anabela conta que usaram planos abertos para explorar os espa\u00e7os, e, dentro deles, o deslocamento do Maur\u00edcio, respeitando seus posicionamentos e que, al\u00e9m disso, buscaram retratar o confronto do indiv\u00edduo com o espa\u00e7o urbano. \u201cHouve tamb\u00e9m um aproveitamento da luz natural para trabalhar os contrastes, silhuetas e sombras, o que permitiu uma linguagem visual particular que, de alguma forma, entra num universo mais po\u00e9tico\u201d.<\/p>\n
Portuguesa Carioca <\/b><\/h3>\n Anabela \u00e9 portuguesa de nascimento, mas viveu anos na Espanha, onde cursou jornalismo, especializou-se em produ\u00e7\u00e3o audiovisual e trabalhou com produ\u00e7\u00e3o musical. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 2013 e hoje estuda dire\u00e7\u00e3o cinematogr\u00e1fica na AIC. J\u00e1 produziu o curta \u201cNisiano\u201d do aluno Daniel Ca\u00f3 e fiz assist\u00eancia de dire\u00e7\u00e3o no filme \u201c\u00daltimo Ato\u201d, de C\u00e9sar Augusto Moura.<\/p>\n
Acredita num cinema que ajuda a compreender o entorno e que represente alguma forma de resist\u00eancia e gosta particularmente do g\u00eanero documental. \u201cGosto de filmes que resistem por si s\u00f3, sobretudo quando o fazem fora do circuito comercial. Partilho a opini\u00e3o de Pedro Costa que diz que um filme \u00e9 para nos fazer pensar, e ter ideias diferentes sobre as coisas\u201d, conta.<\/p>\n
A torcida, aqui na AIC, \u00e9 para que \u201cPiano Forte\u201d resista e espelhe sua arte em uma longa carreira nos festivais afora.<\/p>\n
Ficha T\u00e9cnica Completa<\/b><\/h3>\n Dire\u00e7\u00e3o, argumento original e pesquisa: Anabela Roque \nDire\u00e7\u00e3o de fotografia: Ana Clara “Nini” Cartaxo e Eduardo\u00a0Kozlowski \nMontagem: Ana Clara “Nini” Cartaxo \nProdu\u00e7\u00e3o: Silvana\u00a0Didonet\u00a0e Anabela Roque \nAssistente de produ\u00e7\u00e3o: Camila Mac\u00e1rio \n2\u02daAssistente de Produ\u00e7\u00e3o: Nicolas Bastos \nSom direto: Silvana\u00a0Didonet \nAssistente de som: Camila Mac\u00e1rio \n2\u02da Assistente de Som: C\u00e9sar Augusto Moura \nParticipantes:\u00a0Maur\u00edcio Maia,\u00a0Lucas Alexandre e Fl\u00e1via\u00a0Safadi\u00a0Ubaldo \nBailarinas: La\u00eds Castro e\u00a0Bella\u00a0Mac<\/p>\n
*Fotos Still do Filme<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"\u201cMede-se a grandeza de uma ideia pela resist\u00eancia que ela provoca. \u201d, j\u00e1 dizia o fil\u00f3sofo pr\u00e9-socr\u00e1tico An\u00e1xagoras. A arte, quando usada como ferramenta de resist\u00eancia, parece despertar ainda mais como\u00e7\u00e3o e, em tempos de crise pol\u00edtica, exerce um papel importante, \u00e9 um instrumento que auxilia nas transforma\u00e7\u00f5es. Em \u201cPiano Forte\u201d, a resist\u00eancia transpira, seja …<\/p>\n
Arte e Resist\u00eancia: Piano Forte no Arizona International Film Festival<\/span> Leia mais »<\/a><\/p>\n","protected":false},"author":23,"featured_media":15861,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"","ast-site-content-layout":"","site-content-style":"default","site-sidebar-style":"default","ast-global-header-display":"","ast-banner-title-visibility":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","astra-migrate-meta-layouts":"","ast-page-background-enabled":"default","ast-page-background-meta":{"desktop":{"background-color":"var(--ast-global-color-4)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-gradient":""},"tablet":{"background-color":"","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-gradient":""},"mobile":{"background-color":"","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-gradient":""}},"ast-content-background-meta":{"desktop":{"background-color":"var(--ast-global-color-5)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-gradient":""},"tablet":{"background-color":"var(--ast-global-color-5)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-gradient":""},"mobile":{"background-color":"var(--ast-global-color-5)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-gradient":""}},"footnotes":""},"categories":[308,324],"tags":[],"acf":[],"yoast_head":"\nArte e Resist\u00eancia: Piano Forte no Arizona International Film Festival - Academia Internacional de Cinema (AIC)<\/title>\n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n\t \n\t \n\t \n \n \n \n\t \n\t \n\t \n