{"id":15003,"date":"2017-02-16T19:07:23","date_gmt":"2017-02-16T21:07:23","guid":{"rendered":"http:\/\/www.aicinema.com.br\/?p=15003"},"modified":"2025-01-16T11:41:21","modified_gmt":"2025-01-16T14:41:21","slug":"beto-brant-fala-sobre-pitanga-cinema-autoral-e-resistencia-na-aic","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/beto-brant-fala-sobre-pitanga-cinema-autoral-e-resistencia-na-aic\/","title":{"rendered":"Beto Brant fala sobre \u201cPitanga\u201d, cinema autoral e resist\u00eancia na AIC"},"content":{"rendered":"

\"Beto<\/a>*Por Katia Kreutz, Foto: Yuri Pinheiro<\/p>\n

Com seu jeito despojado e bem humorado, Beto Brant come\u00e7a o bate-papo com os participantes da Semana de Orienta\u00e7\u00e3o na Academia Internacional de Cinema contando que acaba de voltar de Recife, onde estava com o cineasta Cl\u00e1udio Assis. Do calor pernambucano para o paulistano, a conversa passa por v\u00e1rios t\u00f3picos, do fazer cinematogr\u00e1fico \u00e0 situa\u00e7\u00e3o pol\u00edtica do pa\u00eds.<\/p>\n

\u201cPitanga\u201d<\/b><\/h5>\n

Como introdu\u00e7\u00e3o, Beto fala um pouco sobre seu novo document\u00e1rio, \u201cPitanga\u201d, que acaba de ser exibido com exclusividade na AIC. O longa conta um pouco da hist\u00f3ria de Ant\u00f4nio Pitanga, um dos maiores atores do cinema nacional, protagonista de filmes importantes de Glauber Rocha, Cac\u00e1 Diegues e Walter Lima Jr.<\/p>\n

Beto Brant comenta sobre o momento pol\u00edtico pelo qual o Brasil tem passado, um per\u00edodo pessimista e um pouco desalentador, em que as pessoas sumiram da rua, no qual o discurso de Pitanga \u2013 um discurso afirmativo, do negro, da mulher, de resist\u00eancia \u2013 \u00e9 mais atual do que nunca. \u201c\u00c9 importante poder falar das coisas que ele fala e ter essa influ\u00eancia, esse poder de afeto, de uma posi\u00e7\u00e3o \u00edntegra com a vida\u201d, explica.<\/p>\n

O cineasta conta que Pitanga vinha sendo esquecido. \u201cEu acho que at\u00e9 ele estava esquecendo quem era. Andava triste, me disse que esse era seu \u00faltimo voo antes do mergulho. E agora, depois do filme, j\u00e1 o chamaram para diversos trabalhos, ele est\u00e1 com a agenda lotada.\u201d A recep\u00e7\u00e3o que o filme tem tido junto \u00e0s plateias onde foi exibido tem dado novo f\u00f4lego tanto para o cineasta quando para seu protagonista.<\/p>\n

As palavras de Pitanga, quando o diretor o abordou para fazer o document\u00e1rio, foram essas: \u201cEu nunca participei de movimento negro. Eu sou um negro em movimento.\u201d Ent\u00e3o, a ideia n\u00e3o foi de filmar o que Beto Brant imaginava que Ant\u00f4nio Pitanga fosse, mas embarcar na jornada dele e conhecer esse movimento. \u201c\u00c9 uma viagem do artista, reencontrando seu passado e dando a ele um novo significado.\u201d<\/p>\n

Uma observa\u00e7\u00e3o que aflora na conversa, que \u00e9 algo interessante tanto na fala de Pitanga quanto na maneira como Beto organiza seu filme, \u00e9 que as narrativas da hist\u00f3ria dele mostram um pouco da hist\u00f3ria do cinema. Isso traz \u00e0 tona uma discuss\u00e3o sobre o abismo que existe, hoje, na pol\u00edtica e na maneira como os artistas t\u00eam desenvolvido suas narrativas cinematogr\u00e1ficas.<\/p>\n

Cinema autoral<\/b><\/h5>\n

\"Beto<\/a><\/p>\n

Beto acredita que \u201cir para a rua\u201d com esse filme, lembrar que j\u00e1 houve resist\u00eancia pol\u00edtica dentro do cinema, foi uma de suas propostas com \u201cPitanga\u201d. Combater um pouco esse lado \u201ccareta\u201d que a produ\u00e7\u00e3o audiovisual nacional tem abra\u00e7ado.<\/p>\n

A narrativa dominante no mercado, nos tempos atuais, parece ser a da massifica\u00e7\u00e3o, de uma linguagem que busca o sucesso de bilheteria. \u201c\u00c9 tudo muito pobre\u201d, lamenta o cineasta. Na contram\u00e3o disso, ele busca o fazer cinematogr\u00e1fico como inven\u00e7\u00e3o. \u201cO cinema, para mim, sempre foi uma forma de observa\u00e7\u00e3o da aventura que consigo ter com a vida. Meu enfrentamento direto com a realidade. Uma forma de encontrar quem eu sou.\u201d<\/p>\n

A c\u00e2mera, para Beto Brant, n\u00e3o est\u00e1 a servi\u00e7o da hist\u00f3ria, mas sim do olhar do artista. \u00c9 o cineasta quem escolhe o que vai enquadrar, de que modo quer narrar aquela hist\u00f3ria, que personagem vai colocar ali. \u201cTudo \u00e9 sobre escolhas. E hoje em dia a gente v\u00ea muito o olhar sendo colocado em segundo plano, a favor de um mercado, de um neg\u00f3cio\u201d, afirma.<\/p>\n

Na \u00e9poca em que Beto Brant come\u00e7ou a fazer cinema, no governo Collor, houve um resgate do cinema brasileiro, mais autoral. \u201cDe repente valorizaram nosso jeito de entender cinema. Foi a\u00ed que consegui fazer meu primeiro filme\u201d, lembra o diretor. Hoje, ele continua resistindo e se reinventando, trabalhando com parceiros, fazendo document\u00e1rios e n\u00e3o esperando dinheiro de editais. \u201cA gente tem que fazer um cinema poss\u00edvel, mas livre, sem interven\u00e7\u00e3o\u201d, defende.<\/p>\n

Desafios do fazer cinematogr\u00e1fico<\/b><\/h5>\n

\"Beto<\/a>Perguntado sobre as maiores dificuldades que j\u00e1 enfrentou em sua carreira, tanto criativas quanto de gest\u00e3o, Beto diz que o problema maior \u00e9 sempre de financiamento. Ele conta que sempre produziu seus trabalhos, nunca ficou esperando que os outros fizessem as coisas por ele. \u201cMesmo que voc\u00ea tenha uma produtora, uma empresa pra fazer seu filme, ele vai ficar parado se voc\u00ea n\u00e3o correr atr\u00e1s.\u201d Esse tipo criador, que faz a produ\u00e7\u00e3o pessoalmente, pode encontrar canais mais abertos. \u201cMuitas vezes \u00e9 chato, sim. Mas \u00e9 necess\u00e1rio.\u201d<\/p>\n

Outro desafio est\u00e1 em lidar com a equipe. Tendo iniciado sua trajet\u00f3ria profissional no teatro, Beto explica que \u00e9 complicado trabalhar em grupo, porque cada um imprime uma vontade diferente, o que muitas vezes gera incompatibilidades e instabilidade. Isso \u00e9 ruim para um trabalho a longo prazo, como o cinema. \u201c\u00c0s vezes demora quatro, cinco anos para um projeto ser conclu\u00eddo. Em cinco anos a cabe\u00e7a da gente muda, ent\u00e3o tem que reinventar o filme.\u201d<\/p>\n

De acordo com o cineasta, \u00e9 preciso muita perseveran\u00e7a para levar a cabo um longa-metragem, incorporando novas ideias e ao mesmo tempo mantendo o projeto vivo. Al\u00e9m disso, todos precisam estar envolvidos na hist\u00f3ria e unidos na sua realiza\u00e7\u00e3o. A equipe n\u00e3o deve simplesmente ser comandada pelo diretor, mas acrescentar, trazer novas vis\u00f5es.<\/p>\n

Leitura da vida<\/b><\/h5>\n

Sobre sua rela\u00e7\u00e3o com document\u00e1rios, Beto conta que sua experi\u00eancia com cinema sempre foi um pretexto para sair, observar a vida, perguntar, entrar onde n\u00e3o deveria, investigar o mundo. Tendo feito muitas adapta\u00e7\u00f5es liter\u00e1rias, seu maior desafio era pegar algo que saiu da imagina\u00e7\u00e3o de um escritor e n\u00e3o reproduzir aquilo, mas fazer uma nova leitura. \u201cVou partir desse contexto que ele concebeu e tentar buscar conex\u00f5es minhas. Ent\u00e3o meu olhar est\u00e1 sempre ali. A experi\u00eancia do cinema est\u00e1 sempre conectada com a minha observa\u00e7\u00e3o, com o meu movimento na vida.\u201d<\/p>\n

Esse olhar para a vida se revela principalmente na edi\u00e7\u00e3o. \u201cA montagem \u00e9 a constru\u00e7\u00e3o de uma sintaxe, de um discurso. Como o escritor usa a palavra, voc\u00ea usa imagens e som. Voc\u00ea tem que ser o primeiro leitor do seu filme. Por isso \u00e9 que muitas vezes demora tanto\u201d, ressalta. No caso de \u201cPitanga\u201d, por exemplo, o tempo de montagem foi de um ano e meio. \u201cFoi uma lapida\u00e7\u00e3o. Est\u00e1vamos sem dinheiro pra finalizar, demorou… Foi dif\u00edcil.\u201d<\/p>\n

O longa foi co-dirigido pela atriz Camila Pitanga, filha de Ant\u00f4nio Pitanga. Beto afirma que n\u00e3o apenas o compartilhamento de ideias foi importante, mas a presen\u00e7a dela no set tamb\u00e9m. \u201cTeve um momento em que ela falou para eu ir sozinho, pois estava muito ocupada com outros trabalhos. Mas eu disse: Como? O Pitanga precisava contar a hist\u00f3ria dele para a Camila, por isso \u00e9 que o filme transborda afeto\u201d, explica.<\/p>\n

Festa no set<\/b><\/h5>\n

\"Beto<\/a><\/p>\n

Em certo momento, Beto Brant define o set de filmagem como uma festa, uma rave<\/i> \u2013 o que faz a plateia rir, mas fala de algo muito importante para quem pretende seguir na carreira de diretor de cinema: a grava\u00e7\u00e3o \u00e9 o atelier do cineasta e precisa ser um processo prazeroso. \u201c\u00c9 o momento da constru\u00e7\u00e3o do filme, dos planos. \u00c9 delicioso!\u201d<\/b><\/p>\n

Beto conta que foi aprimorando um m\u00e9todo de trabalho, com o passar dos anos. Primeiramente, sabendo reconhecer a necessidade de agir diferente com atores e n\u00e3o-atores. \u201cO ator incorpora a repeti\u00e7\u00e3o, vai inventando e arriscando, j\u00e1 o n\u00e3o-ator vai ficando cada vez pior\u201d, explica.<\/p>\n

Outra coisa muito importante, para ele, \u00e9 que a equipe possa fazer uma imers\u00e3o na loca\u00e7\u00e3o, realmente conhecendo o ambiente onde ir\u00e3o trabalhar. \u201cQuando come\u00e7a a filmagem, o set tem vida. N\u00e3o \u00e9 gravar um filme e chegar em cima da hora, a arte ficar colocando coisas, o diretor atrasado\u201d, compara. Ele relata que costuma ensaiar com os atores na loca\u00e7\u00e3o, se poss\u00edvel no hor\u00e1rio em que a cena iria acontecer de fato.<\/p>\n

\u201cO problema \u00e9 que muitas vezes o fot\u00f3grafo chega com o eletricista e fica querendo colocar refletores\u201d. Ao inv\u00e9s disso, Beto passa o dia no local e v\u00ea como a luz funciona. \u201cN\u00e3o d\u00e1 para lutar contra a luz\u201d, completa. Segundo ele, o que acontece no cinema tradicional \u00e9 que uma equipe chega para filmar de manh\u00e3, tem v\u00e1rias tomadas para fazer, algumas horas depois a luz \u00e9 outra e o diretor de fotografia come\u00e7a a tentar emular a luz do in\u00edcio. \u201cVira uma agonia! A\u00ed voc\u00ea quer filmar do outro lado e demora mais duas horas pra iluminar\u201d.<\/p>\n

Por isso, a estrat\u00e9gia do diretor \u00e9 escolher as loca\u00e7\u00f5es de acordo com o hor\u00e1rio bom da luz, ensaiar e definir tudo antes. Assim, quando chega a hora de filmar, ganha-se agilidade e a experi\u00eancia se torna mais gostosa. \u201cClaro que d\u00e1 pra colocar luz no set, mas n\u00e3o ser escravo dela. O tempo n\u00e3o \u00e9 o do fot\u00f3grafo, da luz, do cabo, do gerador. \u00c9 o tempo da a\u00e7\u00e3o, do ambiente. Por isso \u00e9 preciso visitar, conhecer e descobrir a loca\u00e7\u00e3o, criar essa intimidade com ela\u201d, finaliza.<\/p>\n

Seguindo em frente<\/b><\/h5>\n

Uma das \u00faltimas perguntas dos participantes do bate-papo para Beto Brant foi quase pessoal: \u201cO que te move na hora de escolher uma hist\u00f3ria para contar?\u201d Com tranquilidade, ele responde que vai procurando, por a\u00ed, e acaba encontrando. Atualmente, est\u00e1 trabalhando em um projeto com Mar\u00e7al Aquino, uma adapta\u00e7\u00e3o de um livro do escritor.<\/p>\n

Para quem tem uma rela\u00e7\u00e3o de tranquilidade e aceita\u00e7\u00e3o com seus filmes, o jeito \u00e9 sempre seguir em frente. \u201cEu nunca me arrependi de nenhum projeto. Quando voc\u00ea faz um filme, ele \u00e9 voc\u00ea naquele momento. Ent\u00e3o eu respeito.\u201d Beto acredita que o cinema \u00e9 feito de escolhas: o tempo inteiro o diretor est\u00e1 escolhendo quem \u00e9, que di\u00e1logo \u00e9 importante para ele. Por isso, o cineasta n\u00e3o abre m\u00e3o de contar hist\u00f3rias que, de alguma forma, o definam.<\/p>\n

E como ele v\u00ea o futuro do cinema brasileiro? \u201cA pol\u00edtica hoje \u00e9 outra, v\u00e3o reduzir bastante as fontes de recursos. Vai ter cada vez mais esse filme neg\u00f3cio, pra TV, s\u00e9ries… Agora o m\u00e9rito \u00e9 bilheteria de shopping.\u201d Embora isso desmotive um pouco, Beto v\u00ea que essa situa\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m pode motivar, criar uma vontade ir para a rua. \u201cNos momentos de crise, a sociedade sempre se manifesta no meio art\u00edstico de maneira contundente. Ent\u00e3o estou acreditando nos cineastas que v\u00eam por a\u00ed, buscando novas maneiras de testemunhar seu tempo\u201d, conclui o diretor, que n\u00e3o pretende desistir dessa busca por uma leitura especial do mundo \u2013 uma busca que, no fim das contas, \u00e9 a verdadeira fun\u00e7\u00e3o do artista.<\/p>\n

 <\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

*Por Katia Kreutz, Foto: Yuri Pinheiro Com seu jeito despojado e bem humorado, Beto Brant come\u00e7a o bate-papo com os participantes da Semana de Orienta\u00e7\u00e3o na Academia Internacional de Cinema contando que acaba de voltar de Recife, onde estava com o cineasta Cl\u00e1udio Assis. Do calor pernambucano para o paulistano, a conversa passa por v\u00e1rios<\/p>\n","protected":false},"author":23,"featured_media":15852,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"","ast-site-content-layout":"default","site-content-style":"default","site-sidebar-style":"default","ast-global-header-display":"","ast-banner-title-visibility":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"default","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","astra-migrate-meta-layouts":"set","ast-page-background-enabled":"default","ast-page-background-meta":{"desktop":{"background-color":"var(--ast-global-color-4)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""},"tablet":{"background-color":"","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""},"mobile":{"background-color":"","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""}},"ast-content-background-meta":{"desktop":{"background-color":"var(--ast-global-color-5)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""},"tablet":{"background-color":"var(--ast-global-color-5)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""},"mobile":{"background-color":"var(--ast-global-color-5)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""}},"footnotes":""},"categories":[1],"tags":[],"class_list":["post-15003","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-sem-categoria","areacinema-arte","areacinema-atuacao","areacinema-cinema-completo","areacinema-direcao","areacinema-documentario","areacinema-edicao","areacinema-fotografia","areacinema-producao","areacinema-roteiro","areacinema-som","areacinema-teoria"],"acf":[],"yoast_head":"\nBeto Brant fala sobre \u201cPitanga\u201d, cinema autoral e resist\u00eancia na AIC - Academia Internacional de Cinema (AIC)<\/title>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/beto-brant-fala-sobre-pitanga-cinema-autoral-e-resistencia-na-aic\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"pt_BR\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"Beto Brant fala sobre \u201cPitanga\u201d, cinema autoral e resist\u00eancia na AIC - Academia Internacional de Cinema (AIC)\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"*Por Katia Kreutz, Foto: Yuri Pinheiro Com seu jeito despojado e bem humorado, Beto Brant come\u00e7a o bate-papo com os participantes da Semana de Orienta\u00e7\u00e3o na Academia Internacional de Cinema contando que acaba de voltar de Recife, onde estava com o cineasta Cl\u00e1udio Assis. Do calor pernambucano para o paulistano, a conversa passa por v\u00e1rios\" \/>\n<meta property=\"og:url\" content=\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/beto-brant-fala-sobre-pitanga-cinema-autoral-e-resistencia-na-aic\/\" \/>\n<meta property=\"og:site_name\" content=\"Academia Internacional de Cinema (AIC)\" \/>\n<meta property=\"article:published_time\" content=\"2017-02-16T21:07:23+00:00\" \/>\n<meta property=\"article:modified_time\" content=\"2025-01-16T14:41:21+00:00\" \/>\n<meta property=\"og:image\" content=\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-content\/uploads\/2017\/02\/Beto-Brant-fala-sobre-\u201cPitanga\u201d-cinema-autoral-e-resist\u00eancia-na-AIC-Foto-Yuri-Pinheiro-8146.jpg\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:width\" content=\"2000\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:height\" content=\"1333\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:type\" content=\"image\/jpeg\" \/>\n<meta name=\"author\" content=\"bertholdo_adm\" \/>\n<meta name=\"twitter:card\" content=\"summary_large_image\" \/>\n<meta name=\"twitter:label1\" content=\"Escrito por\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data1\" content=\"bertholdo_adm\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:label2\" content=\"Est. tempo de leitura\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data2\" content=\"11 minutos\" \/>\n<script type=\"application\/ld+json\" class=\"yoast-schema-graph\">{\"@context\":\"https:\/\/schema.org\",\"@graph\":[{\"@type\":\"WebPage\",\"@id\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/beto-brant-fala-sobre-pitanga-cinema-autoral-e-resistencia-na-aic\/\",\"url\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/beto-brant-fala-sobre-pitanga-cinema-autoral-e-resistencia-na-aic\/\",\"name\":\"Beto Brant fala sobre \u201cPitanga\u201d, cinema autoral e resist\u00eancia na AIC - Academia Internacional de Cinema (AIC)\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#website\"},\"primaryImageOfPage\":{\"@id\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/beto-brant-fala-sobre-pitanga-cinema-autoral-e-resistencia-na-aic\/#primaryimage\"},\"image\":{\"@id\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/beto-brant-fala-sobre-pitanga-cinema-autoral-e-resistencia-na-aic\/#primaryimage\"},\"thumbnailUrl\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-content\/uploads\/2017\/02\/Beto-Brant-fala-sobre-\u201cPitanga\u201d-cinema-autoral-e-resist\u00eancia-na-AIC-Foto-Yuri-Pinheiro-8146.jpg\",\"datePublished\":\"2017-02-16T21:07:23+00:00\",\"dateModified\":\"2025-01-16T14:41:21+00:00\",\"author\":{\"@id\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#\/schema\/person\/212b69ec988b1ad61c7a74b94371e956\"},\"breadcrumb\":{\"@id\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/beto-brant-fala-sobre-pitanga-cinema-autoral-e-resistencia-na-aic\/#breadcrumb\"},\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"ReadAction\",\"target\":[\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/beto-brant-fala-sobre-pitanga-cinema-autoral-e-resistencia-na-aic\/\"]}]},{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/beto-brant-fala-sobre-pitanga-cinema-autoral-e-resistencia-na-aic\/#primaryimage\",\"url\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-content\/uploads\/2017\/02\/Beto-Brant-fala-sobre-\u201cPitanga\u201d-cinema-autoral-e-resist\u00eancia-na-AIC-Foto-Yuri-Pinheiro-8146.jpg\",\"contentUrl\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-content\/uploads\/2017\/02\/Beto-Brant-fala-sobre-\u201cPitanga\u201d-cinema-autoral-e-resist\u00eancia-na-AIC-Foto-Yuri-Pinheiro-8146.jpg\",\"width\":2000,\"height\":1333,\"caption\":\"Beto Brant fala sobre \u201cPitanga\u201d, cinema autoral e resist\u00eancia na AIC - Foto Yuri Pinheiro 8146\"},{\"@type\":\"BreadcrumbList\",\"@id\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/beto-brant-fala-sobre-pitanga-cinema-autoral-e-resistencia-na-aic\/#breadcrumb\",\"itemListElement\":[{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":1,\"name\":\"In\u00edcio\",\"item\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/\"},{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":2,\"name\":\"Beto Brant fala sobre \u201cPitanga\u201d, cinema autoral e resist\u00eancia na AIC\"}]},{\"@type\":\"WebSite\",\"@id\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#website\",\"url\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/\",\"name\":\"Academia Internacional de Cinema (AIC)\",\"description\":\"Fa\u00e7a parte da comunidade AIC. Alunos e professores percorrem festivais e trilham hist\u00f3rias de sucesso em empresas e produtoras de audiovisual.\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"SearchAction\",\"target\":{\"@type\":\"EntryPoint\",\"urlTemplate\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/?s={search_term_string}\"},\"query-input\":{\"@type\":\"PropertyValueSpecification\",\"valueRequired\":true,\"valueName\":\"search_term_string\"}}],\"inLanguage\":\"pt-BR\"},{\"@type\":\"Person\",\"@id\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#\/schema\/person\/212b69ec988b1ad61c7a74b94371e956\",\"name\":\"bertholdo_adm\",\"image\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#\/schema\/person\/image\/\",\"url\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/3a1a6f1450562932f7dba52d35d55f02?s=96&d=mm&r=g\",\"contentUrl\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/3a1a6f1450562932f7dba52d35d55f02?s=96&d=mm&r=g\",\"caption\":\"bertholdo_adm\"},\"sameAs\":[\"http:\/\/bertholdo.com.br\"],\"url\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/author\/bertholdo_adm\/\"}]}<\/script>\n<!-- \/ Yoast SEO plugin. -->","yoast_head_json":{"title":"Beto Brant fala sobre \u201cPitanga\u201d, cinema autoral e resist\u00eancia na AIC - Academia Internacional de Cinema (AIC)","robots":{"index":"index","follow":"follow","max-snippet":"max-snippet:-1","max-image-preview":"max-image-preview:large","max-video-preview":"max-video-preview:-1"},"canonical":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/beto-brant-fala-sobre-pitanga-cinema-autoral-e-resistencia-na-aic\/","og_locale":"pt_BR","og_type":"article","og_title":"Beto Brant fala sobre \u201cPitanga\u201d, cinema autoral e resist\u00eancia na AIC - Academia Internacional de Cinema (AIC)","og_description":"*Por Katia Kreutz, Foto: Yuri Pinheiro Com seu jeito despojado e bem humorado, Beto Brant come\u00e7a o bate-papo com os participantes da Semana de Orienta\u00e7\u00e3o na Academia Internacional de Cinema contando que acaba de voltar de Recife, onde estava com o cineasta Cl\u00e1udio Assis. Do calor pernambucano para o paulistano, a conversa passa por v\u00e1rios","og_url":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/beto-brant-fala-sobre-pitanga-cinema-autoral-e-resistencia-na-aic\/","og_site_name":"Academia Internacional de Cinema (AIC)","article_published_time":"2017-02-16T21:07:23+00:00","article_modified_time":"2025-01-16T14:41:21+00:00","og_image":[{"width":2000,"height":1333,"url":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-content\/uploads\/2017\/02\/Beto-Brant-fala-sobre-\u201cPitanga\u201d-cinema-autoral-e-resist\u00eancia-na-AIC-Foto-Yuri-Pinheiro-8146.jpg","type":"image\/jpeg"}],"author":"bertholdo_adm","twitter_card":"summary_large_image","twitter_misc":{"Escrito por":"bertholdo_adm","Est. tempo de leitura":"11 minutos"},"schema":{"@context":"https:\/\/schema.org","@graph":[{"@type":"WebPage","@id":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/beto-brant-fala-sobre-pitanga-cinema-autoral-e-resistencia-na-aic\/","url":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/beto-brant-fala-sobre-pitanga-cinema-autoral-e-resistencia-na-aic\/","name":"Beto Brant fala sobre \u201cPitanga\u201d, cinema autoral e resist\u00eancia na AIC - Academia Internacional de Cinema (AIC)","isPartOf":{"@id":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#website"},"primaryImageOfPage":{"@id":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/beto-brant-fala-sobre-pitanga-cinema-autoral-e-resistencia-na-aic\/#primaryimage"},"image":{"@id":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/beto-brant-fala-sobre-pitanga-cinema-autoral-e-resistencia-na-aic\/#primaryimage"},"thumbnailUrl":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-content\/uploads\/2017\/02\/Beto-Brant-fala-sobre-\u201cPitanga\u201d-cinema-autoral-e-resist\u00eancia-na-AIC-Foto-Yuri-Pinheiro-8146.jpg","datePublished":"2017-02-16T21:07:23+00:00","dateModified":"2025-01-16T14:41:21+00:00","author":{"@id":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#\/schema\/person\/212b69ec988b1ad61c7a74b94371e956"},"breadcrumb":{"@id":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/beto-brant-fala-sobre-pitanga-cinema-autoral-e-resistencia-na-aic\/#breadcrumb"},"inLanguage":"pt-BR","potentialAction":[{"@type":"ReadAction","target":["https:\/\/www.aicinema.com.br\/beto-brant-fala-sobre-pitanga-cinema-autoral-e-resistencia-na-aic\/"]}]},{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/beto-brant-fala-sobre-pitanga-cinema-autoral-e-resistencia-na-aic\/#primaryimage","url":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-content\/uploads\/2017\/02\/Beto-Brant-fala-sobre-\u201cPitanga\u201d-cinema-autoral-e-resist\u00eancia-na-AIC-Foto-Yuri-Pinheiro-8146.jpg","contentUrl":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-content\/uploads\/2017\/02\/Beto-Brant-fala-sobre-\u201cPitanga\u201d-cinema-autoral-e-resist\u00eancia-na-AIC-Foto-Yuri-Pinheiro-8146.jpg","width":2000,"height":1333,"caption":"Beto Brant fala sobre \u201cPitanga\u201d, cinema autoral e resist\u00eancia na AIC - Foto Yuri Pinheiro 8146"},{"@type":"BreadcrumbList","@id":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/beto-brant-fala-sobre-pitanga-cinema-autoral-e-resistencia-na-aic\/#breadcrumb","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"In\u00edcio","item":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/"},{"@type":"ListItem","position":2,"name":"Beto Brant fala sobre \u201cPitanga\u201d, cinema autoral e resist\u00eancia na AIC"}]},{"@type":"WebSite","@id":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#website","url":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/","name":"Academia Internacional de Cinema (AIC)","description":"Fa\u00e7a parte da comunidade AIC. Alunos e professores percorrem festivais e trilham hist\u00f3rias de sucesso em empresas e produtoras de audiovisual.","potentialAction":[{"@type":"SearchAction","target":{"@type":"EntryPoint","urlTemplate":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/?s={search_term_string}"},"query-input":{"@type":"PropertyValueSpecification","valueRequired":true,"valueName":"search_term_string"}}],"inLanguage":"pt-BR"},{"@type":"Person","@id":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#\/schema\/person\/212b69ec988b1ad61c7a74b94371e956","name":"bertholdo_adm","image":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#\/schema\/person\/image\/","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/3a1a6f1450562932f7dba52d35d55f02?s=96&d=mm&r=g","contentUrl":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/3a1a6f1450562932f7dba52d35d55f02?s=96&d=mm&r=g","caption":"bertholdo_adm"},"sameAs":["http:\/\/bertholdo.com.br"],"url":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/author\/bertholdo_adm\/"}]}},"amp_enabled":true,"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/15003","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/23"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=15003"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/15003\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":30750,"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/15003\/revisions\/30750"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/15852"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=15003"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=15003"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=15003"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}