Villamarim contou sobre o filme que \u00e9 sobre o reencontro dos grandes amigos de inf\u00e2ncia Luzimar (Irandhir Santos) e Gildo (Julio Andrade), que cresceram juntos em Cataguases, no interior de Minas Gerais, mas ficaram muitos anos afastados.<\/figcaption><\/figure>\n\u201cA locomotiva representa, de alguma forma, um ponto de fuga, a possibilidade da partida, e tamb\u00e9m com ele sempre volta a passar no mesmo lugar, ele tem um car\u00e1ter de redemoinho, algo que gira em torno do seu pr\u00f3prio eixo, sem sair do lugar e ao mesmo tempo tragando tudo. O trilho traz as linhas paralelas que contaminaram os enquadramentos. E o fato de o trem passar t\u00e3o perto da casa dos personagens e de forma t\u00e3o estridente, passou a ser uma trilha sonora do filme. A linha do trem traz a ideia dos personagens, que querem sair daquele lugar, sair daquele inferno provis\u00f3rio no qual eles est\u00e3o condenados a viver. A simbologia do trem ganhou uma propor\u00e7\u00e3o tal, que cheguei a dizer \u00e0 produ\u00e7\u00e3o: se n\u00e3o tiver trem, n\u00e3o tem filme. \u201d<\/p>\n
TV VERSUS CINEMA \u2013 AS DIFEREN\u00c7AS<\/h4>\n Questionado sobre as diferen\u00e7as da TV e do Cinema, Villamarim citou o livro \u201cEsculpir o Tempo\u201d, de Tarkoviski e recomendou para que todos ali lessem a obra prima do autor. \u201cNo cinema a gente tem mais tempo, consegue lapidar, esculpir, tirar os excessos. Cinema \u00e9 sintaxe. A televis\u00e3o \u00e9 repeti\u00e7\u00e3o, a gente n\u00e3o tem tempo, termina e vai para o ar\u201d, conta.<\/p>\n
O papo ainda passou por muitos temas diferentes, como pol\u00edticas p\u00fablicas, ANCINE, m\u00e3o de obra qualificada para o audiovisual, o trabalho com o ator, entre tantos outros, que s\u00f3 quem esteve l\u00e1 para participar pode ouvir tudo.<\/p>\n
Terminou com um conselho para quem est\u00e1 come\u00e7ando. \u201cSejam sempre inseguros, a inseguran\u00e7a \u00e9 \u00f3tima. A certeza nunca deve ser bem-vinda. Voc\u00ea precisa ser assertivo, saber o que quer e ao mesmo tempo escutar os \u2018presentes\u2019 que a equipe traz\u201d.<\/p>\n
*Fotos Ricardo Aleixo<\/strong><\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"Mesmo com a agenda lotada por conta da estreia de \u201cRedemoinho\u201d nos cinemas, Jos\u00e9 Luiz Villamarim chegou animado na Academia Internacional de Cinema (AIC) do Rio de Janeiro. Com o est\u00fadio cheio e alunos e convidados sentados pertinho do diretor, a conversa rolou com aquele tom informal j\u00e1 t\u00edpico da Semana de Orienta\u00e7\u00e3o – evento<\/p>\n","protected":false},"author":23,"featured_media":15850,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"","ast-site-content-layout":"default","site-content-style":"default","site-sidebar-style":"default","ast-global-header-display":"","ast-banner-title-visibility":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"default","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","astra-migrate-meta-layouts":"set","ast-page-background-enabled":"default","ast-page-background-meta":{"desktop":{"background-color":"var(--ast-global-color-4)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""},"tablet":{"background-color":"","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""},"mobile":{"background-color":"","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""}},"ast-content-background-meta":{"desktop":{"background-color":"var(--ast-global-color-5)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""},"tablet":{"background-color":"var(--ast-global-color-5)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""},"mobile":{"background-color":"var(--ast-global-color-5)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""}},"footnotes":""},"categories":[1],"tags":[],"class_list":["post-14959","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-sem-categoria","areacinema-arte","areacinema-atuacao","areacinema-cinema-completo","areacinema-direcao","areacinema-documentario","areacinema-edicao","areacinema-fotografia","areacinema-producao","areacinema-roteiro","areacinema-som","areacinema-teoria"],"acf":[],"yoast_head":"\n
Jos\u00e9 Luiz Villamarim fala sobre Redemoinho, sua estreia no cinema - Academia Internacional de Cinema (AIC)<\/title>\n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n\t \n\t \n\t \n \n \n \n\t \n\t \n\t \n