{"id":13683,"date":"2016-08-19T18:25:39","date_gmt":"2016-08-19T21:25:39","guid":{"rendered":"http:\/\/www.aicinema.com.br\/?p=13683"},"modified":"2025-01-16T11:47:18","modified_gmt":"2025-01-16T14:47:18","slug":"rubens-ewald-filho-na-semana-de-cinema-e-mercado","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/rubens-ewald-filho-na-semana-de-cinema-e-mercado\/","title":{"rendered":"Rubens Ewald Filho na Semana de Cinema e Mercado"},"content":{"rendered":"
A Semana de Cinema e Mercado j\u00e1 faz parte do calend\u00e1rio da Academia Internacional de Cinema<\/a> (AIC) h\u00e1 cinco anos, e foi criada para abrir o calend\u00e1rio do segundo semestre da escola para os alunos e para o p\u00fablico, pois a Semana tamb\u00e9m \u00e9 aberta \u00e0 comunidade.<\/p>\n Esse evento levou \u00e0 AIC palestrantes da \u00e1rea de cinema e mercado, ou seja, profissionais que discutiram um pouco as possibilidades de comercializa\u00e7\u00e3o, de viabiliza\u00e7\u00e3o de um filme, o cinema, portanto, de um ponto de vista de neg\u00f3cio, al\u00e9m de falar sobre como ocorre a p\u00f3s-produ\u00e7\u00e3o. Este ano, a Academia contou com a presen\u00e7a de quatro super profissionais nessa edi\u00e7\u00e3o, s\u00e3o eles: Fabiano Gullane<\/a>, Ariel Henrique<\/a>, Samanta do Amaral<\/a>, e quem abriu o ciclo de palestras foi nada mais nada menos, do que o maior cr\u00edtico de cinema do Brasil, Rubens Ewald Filho<\/a>.<\/p>\n Em sua fala, Ewald relembra como tudo come\u00e7ou, dos filmes que assistiu na inf\u00e2ncia e fez anota\u00e7\u00f5es em seus famigerados caderninhos ao convite para trabalhar no jornal Tribuna de Santos, onde fez sua primeira cr\u00edtica sobre o filme \u201cPierrot le Fou<\/a>\u201d, de Jean-Luc Godard e de l\u00e1 para a transmiss\u00e3o do Oscar.<\/p>\n Rubens relembra a inf\u00e2ncia, filho de fazendeiros, que cultivavam banana, uma fam\u00edlia abastada, por\u00e9m devido \u00e0s seguidas enchentes, perderam tudo. Mas a ironia \u00e9 que por ter uma m\u00e3e bastante controladora, nunca soube que tinha dinheiro. N\u00e3o sabe se por ter vivido muito tempo sob esse controle, n\u00e3o possui muitas mem\u00f3rias de inf\u00e2ncia. Diz que sua vida come\u00e7ou aos nove.<\/p>\n Rubens atribui o que \u00e9 ao cinema, \u201cEu devo muito ao cinema! Desde aqueles caderninhos onde eu comecei a fazer as primeiras cr\u00edticas, o Oscar e num terceiro onde fazia uma esp\u00e9cie de dicion\u00e1rio de cineastas, tudo de maneira despretensiosa, que de alguma forma me tiravam da minha vida solit\u00e1ria e me levavam para um mundo de sonho at\u00e9 chegar aonde cheguei e ser quem eu sou. E tudo por conta do cinema<\/i>.\u201d<\/p>\n Por defini\u00e7\u00e3o \u201cnetwork \u00e9 uma corrente de conex\u00f5es, de contatos e relacionamentos que podem ajud\u00e1-lo a alcan\u00e7ar seus objetivos profissionais\u201d, assim, Ewald destacou o fato de que, quem faz cinema, n\u00e3o deve faz\u00ea-lo sozinho, precisa de ajuda, precisa das pessoas como parceiras na realiza\u00e7\u00e3o desse empreendimento, para que se tenha sucesso: \u201csozinho voc\u00ea n\u00e3o constr\u00f3i nada. Ser\u00e3o essas pessoas que podem orient\u00e1-lo e direcion\u00e1-lo a percorrer o melhor caminho para se chegar ao seu objetivo<\/i>\u201d.<\/p>\n<\/a>
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