{"id":13573,"date":"2016-07-26T17:37:00","date_gmt":"2016-07-26T20:37:00","guid":{"rendered":"http:\/\/www.aicinema.com.br\/?p=13573"},"modified":"2025-01-16T11:47:31","modified_gmt":"2025-01-16T14:47:31","slug":"diretor-de-fotografia-lauro-escorel-na-aic-de-sao-paulo","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/diretor-de-fotografia-lauro-escorel-na-aic-de-sao-paulo\/","title":{"rendered":"Diretor de Fotografia Lauro Escorel na AIC de S\u00e3o Paulo"},"content":{"rendered":"
Lauro Escorel \u2013 conceituado diretor de cinema divide um pouco de sua experi\u00eancia com alunos do curso de Dire\u00e7\u00e3o de Fotografia Semestral<\/b><\/p>\n
Os alunos do curso de Dire\u00e7\u00e3o de Fotografia Semestral<\/a> da Academia Internacional de Cinema<\/a> (AIC), no m\u00eas de junho, tiveram o privil\u00e9gio de receber o renomado Diretor de Fotografia, Lauro Escorel, para uma conversa gostosa e cheia de aprendizado.<\/p>\n <\/p>\n Lauro possui uma extensa lista de trabalhos. Como diretor de fotografia ganhou diversos pr\u00eamios com produ\u00e7\u00f5es como Giovanni Improtta, de Jos\u00e9 Wilker, no qual foi agraciado com o pr\u00eamio de melhor fotografia no Cine Pernambuco do Audiovisual, em 2013; pelo document\u00e1rio “Vin\u00edcius\u201d, recebeu o Pr\u00eamio de Melhor Fotografia do festival CinePort de 2006; por Jogo Subterr\u00e2neo ganhou o Pr\u00eamio do Cinema Paulista Melhor Fotografia de 2006; por ‘Acqu\u00e1ria’, o Pr\u00eamio do Cinema Paulista de Melhor Fotografia em 2005. Foi indicado ao Grande Pr\u00eamio Brasil de 2002 e ao Pr\u00eamio ABC de Cinematografia tamb\u00e9m de 2002, por ‘O Xang\u00f4 de Baker Street’, al\u00e9m de indica\u00e7\u00f5es e pr\u00eamios como diretor.<\/p>\n Nascido em Washington, filho de diplomata, Lauro Escorel falou um pouco sobre a experi\u00eancia que somente os 47 anos atr\u00e1s de uma lente podem conceder. \u201cA ideia da conversa com os alunos foi a de compartilhar um pouco da minha experi\u00eancia profissional, onde busco sempre enfatizar a import\u00e2ncia do trabalho do diretor de fotografia e sua responsabilidade junto aos produtores e diretores que o convidam para trabalhar<\/i>\u201d.<\/p>\n <\/p>\n Para Lauro Escorel, o resultado do trabalho est\u00e1, n\u00e3o somente na tecnologia usada, mas, sobretudo, na experi\u00eancia do profissional, em sua busca pelo conhecimento, \u201cEnfatizo a import\u00e2ncia da educa\u00e7\u00e3o e atualiza\u00e7\u00e3o tecnol\u00f3gica. A permanente evolu\u00e7\u00e3o tecnol\u00f3gica na era digital traz consigo a necessidade dos profissionais estarem sempre estudando e se informando. Al\u00e9m disso, o diretor de fotografia\u00a0deve dominar o assunto para poder buscar solu\u00e7\u00f5es economicamente vi\u00e1veis dentro da realidade de cada projeto<\/i>\u201d.<\/p>\n <\/p>\n O diretor chama a aten\u00e7\u00e3o dos alunos para todo o conhecimento acumulado em mais de 100 anos de cinematografia, pois apesar do acesso a toda tecnologia dispon\u00edvel, esta n\u00e3o exclui esse conhecimento acumulado anteriormente. \u201cN\u00e3o devemos ser saudosistas,\u00a0mas precisamos manter algum grau de controle sobre nosso pr\u00f3prio trabalho<\/i>\u201d, completa Lauro.<\/p>\nA EXPERI\u00caNCIA<\/h5>\n
<\/a>
CONHECIMENTO E A TECNOLOGIA<\/h5>\n
O CONHECIMENTO ACUMULADO E SUA RELEV\u00c2NCIA NO MUNDO MODERNO<\/h5>\n